O queijo é tão amado que ganhou até um dia mundial no calendário: 20 de janeiro. Há diversos tipos, entre os mais populares no consumo brasileiro, estão a mussarela, prato, minas, parmesão, brie, gouda e gorgonzola. Cada um com uma textura e sabor. Podem ser usados nos mais variados preparos, como tortas, omeletes, molhos, petiscos, lanches, risotos, patês etc. Acompanhe nossa seleção de receitas com queijo.
O pãozinho mais amado do Brasil! Utilizamos mussarela ralada, entretanto, se você quiser, pode adicionar parmesão ou provolone - preferencialmente, escolha um queijo firme. Fica com a casquinha firme e um puxa-puxa gostoso.
Publicidade
Essa lasanha fica bem cremosa, molhadinha e com as camadas definidas. No forno, a mussarela derrete e envolve o recheio de frango, entregando uma combinação muito saborosa. Para finalizar, parmesão ralado.
O parmesão brilha nesse prato. Preferencialmente, use parmesão fresco, pois ele é mais saboroso. Um caldo caseiro também faz toda a diferença. Para o risoto ficar amarelinho, adicionamos cúrcuma. O preparo é muito fácil. Confira!
Se é parmegiana, tem que ter queijo na finalização. E você pode caprichar a gosto na quantidade. No forno, a mussarela derrete sobre a casquinha crocante do frango. Uma delícia.
Em menos de 10 minutos, você prepara uma crepioca levinha e perfeita para qualquer refeição do dia. No recheio, utilizamos o queijo frescal, que possui poucas calorias. Você pode usar o queijo que tiver em sua geladeira.
Publicidade
Pensa em um petisquinho gostoso, fácil de preparar e que rende bastante. Essa bolinha de queijo conquistou todo mundo por aqui. Você vai precisar de mussarela, amido de milho e ovo. A massa fica bem queijuda.
Um prato completo, com macarrão, filé mignon e molho quatro queijo. Utilizamos parmesão, provolone, meia-cura e queijo bola. O molho fica bem cremoso, criando contraste com a suculência da carne. Sirva com uma salada fresca.
O tipo de prato que salva a gente na correria. Você só precisa cozinhar o espaguete e preparar um molho branco tradicional, com farinha, manteiga e leite. O ponto alto está na finalização do molho, queijo provolone, gorgonzola, parmesão e mussarela.
O bauru de forno fica muito parecido com uma torta, além de entregar o sabor de pizza tradicional. A base do lanche é montada com pão de forma. O recheio ganha queijo, presunto, tomate e orégano.
A air fryer é uma grande aliada no dia a dia, principalmente para diminuir o consumo de frituras. Dessa vez, preparamos um enroladinho com massa de pastel. O recheio ganha queijo, presunto, molho de tomate e maionese.
Publicidade
Uma das nossas receitas preferidas para preparar berinjela. No recheio, usamos mussarela em fatias. Vale substituir por outro queijo que derrete, como gouda, gruyère, gorgonzola etc. Um prato vegetariano muito simples de fazer.
Aprenda a fazer arepas, um pãozinho venezuelano preparado com fubá cozido, ou seja, não possui glúten. A massa é muito fácil de fazer e o recheio não tem segredos: bastante queijo. Em menos de meia hora, está pronto.
A combinação de queijo e bacon entrega cremosidade e um toque crocante. Utilizamos queijo parmesão, gorgonzola, brie e emmental, que formam um sabor suave, levemente picante e muito aromático. Um risoto perfeito para uma ocasião especial.
Na travessa, vai macarrão tipo penne cozido, molho de tomate, creme de leite, mussarela, presunto e temperos. É só misturar tudo, finalizar com parmesão e levar para gratinar. Quando sair do forno, temos um delicioso macarrão cremoso.
Você pode aproveitar o arroz cozido do dia anterior para fazer essa receita. Finalizamos o prato com uma camada generosa de mussarela. No entanto, se quiser, também vale misturar a mussarela ralada com o arroz - isso deixará o resultado ainda mais cremoso.
Publicidade
Sempre é possível aproveitar uma refeição caseira. Essa omelete, por exemplo, fica pronta em menos de 15 minutos. E você só precisa de ovo, queijo, tomate e sal. Claro, pode acrescentar os temperos de sua preferência, por exemplo, orégano ou pimenta-do-reino.
Criatividade na cozinha é tudo! Nessa receita, a linguiça toscana se transforma em uma manta recheada com bastante mussarela e azeitonas. Depois, é só levar para assar. Sirva com arroz branco, farofa e salada.
Além de refrescante e muito saborosa, essa salada entrega muito na apresentação. Uma combinação de tomate, molho pesto e mussarela de búfala. Experimente servir com macarrão alho e óleo ou medalhão de carne.
Surpreenda na entradinha com esse patê. O preparo leva queijo cottage, tomate-cereja, páprica defumada, azeite, chimichurri, pimenta-do-reino e sal. É só misturar tudo e levar para gelar. Sirva com torradas.
O purê de batata tradicional ganha uma turbinada com a adição de queijo. Pode usar mussarela, queijo prato, minas padrão, ou outro de sua preferência. Gorgonzola, por exemplo, deixará o purê com um sabor mais acentuado, ideal para acompanhar carne vermelha.
Em uma tábua de frios, esse patê é sucesso garantido. O sabor suave do cream cheese equilibra a intensidade do gorgonzola. Para trazer um contraste na textura, finalizamos com nozes picadas. Para um patê bem lisinho, use um mixer ou processador.
A massa sem glúten é preparada com farinha de arroz e ricota fresca, que não a deixa ressecar. O recheio ganha um creme de gorgonzola com requeijão. Se quiser, adicione ervas frescas de sua preferência.
Batata recheada caseira entrega muito mais sabor que as versões vendidas em fast food. Você pode soltar a criatividade no recheio. Experimente esta combinação: frango desfiado, cream cheese, mussarela e batata amassada. Para finalizar, não pode faltar parmesão.
Basta um ingrediente para transformar seu macarrão! Aqui, o destaque vai para o gorgonzola que incorpora intensidade ao sabor do molho branco tradicional. Finalizamos o prato com tomate-cereja e manjericão para trazer um toque de frescor.
Queijo e mais queijo e mais queijo e mais queijo! Preparamos um molho com queijo gorgonzola, provolone e parmesão. Na montagem da lasanha, intercalamos massa, molho e fatias de mussarela. Cremosidade garantida e sabor bem equilibrado.
Publicidade
Uma alimentação saudável precisa ser saborosa sim. Nada de comer sanduíche seco e sem graça. Preparamos um patê com cenoura e queijo cotagge. Na montagem, pão, patê, peito de frango grelhado, alface e tomate.
Um cuscuz recheado é bom demais. Basta uma camada de queijo para trazer cremosidade e um puxa-puxa gostoso. Com um ovinho frito por cima, melhor ainda, concorda? Confira mais opções de recheio com queijo.
O queijo brie congelado é besuntado com mel e envolvido por uma massa folheada. Depois, é só pincelar ovo batido, que deixará a casquinha douradinha, e levar ao forno. Na hora de servir, adicione frutas secas e castanhas.
Uma alternativa simples e acessível para o dia a dia. Utilizamos arroz cozido, requeijão, creme de leite, manteiga, leite, parmesão e temperos. Você pode acrescentar mussarela ralada, além de outros queijos de sua preferência.
Nesta receita, você aprende a preparar a massinha de tapioca com polvilho doce e um pouquinho de água. Além de fácil de fazer, o valor é mais acessível que comprar a tapioca já pronta para ir ao fogo. Para o recheio, utilizamos queijo meia cura. Finalizamos com mel.
Douradinha e incrementada com queijos diversos, essa é uma chipa saborosa em formato tradicional de ferradura. Perfeita para combinar com uma xícara de chá ou de café no seu lanche da manhã ou da tarde!
Com queijo tudo fica bom, e na sopa não é diferente. O sabor dessa receita é marcante e nada enjoativo, pois entrega três diferentes tipos no mesmo preparo: gorgonzola, parmesão e provolone. Fica bem equilibrado!
Do café da manhã ao jantar, o queijo é sempre bem-vindo. Nossa dica: quando for ao supermercado, não coloque apenas mussarela em sua cestinha. Traga outros tipos de queijo para o seu dia a dia e explore novos sabores. O prato e o gouda, por exemplo, ficam deliciosos em sanduíches.
Para quem prefere queijos menos gordurosos, vale apostar nos frescos, como cottage, minas, frescal e ricota, que podem ser usados nos mais variados tipos de preparos. Confira nossa seleção de receitas com queijos brancos.
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram