21 receitas de moqueca para sentir o melhor do sabor brasileiro

Escrito por Bruna Pacheco

Moqueca é um prato com o típico sabor brasileiro. Bem temperada, essa receita pode levar frutos do mar, cebola, pimentão, alho, tomate e muita pimenta, além de, claro, o azeite de dendê e o leite de coco. Melhor ainda se for feita em uma panela de barro.

Ficou com água na boca? Separamos 21 receitas de moqueca com peixe, camarão, frango, vegetariana, vegana… tem moqueca para todos os gostos. Confira:

Moquecas de peixe

1. Moqueca de peixe fácil: esta receita de moqueca de peixe é rápida e fácil. Apenas com peixe, cebola, pimentão amarelo e vermelho, tomates, leite de coco, azeite de dendê, sal, limão e coentro. Para preparar, basicamente você deve cortar tudo em rodelas e colocar para cozinhar. Sirva com farofa de banana e arroz.

2. Moqueca de bacalhau: o nobre bacalhau ganha espaço nesta receita, em uma combinação inusitada e saborosa. A grande dica desta receita é adicionar o azeite de dendê desde o começo do cozimento. Para finalizar este prato, coloque camarões e se prepare para provar esta delícia.

3. Moqueca de pintado: o filé de pintado é uma escolha acertada para a moqueca. Nesta receita, não foram usados tomates, mas extrato de tomate. Primeiro, tempere o peixe, pegue uma panela de fundo grosso, coloque o azeite de dendê, uma parte dos pimentões e da cebola. Depois, coloque as postas de peixe e acrescente mais uma camada de cebolas e pimentões. Coloque mais uma camada de peixe, acrescente o restante dos pimentões e da cebola e finalize com leite de coco, o extrato de tomate e o restante do azeite de dendê. Aí é só deixar cozinhar.

4. Moqueca de tilápia: filé de tilápia, também conhecido como Saint Peter, é um peixe bem branco e nem sempre utilizado para fazer moqueca. Mas nesta receita fica uma delícia. Uma dica para potencializar o sabor do peixe é temperá-lo na véspera, com limão, pimenta branca e uma mistura de sal com alho feito no pilão. Deixa a receita ainda mais saborosa.

5. Moqueca de surubim: o surubim, ou pintado, é um peixe bem brasileiro, de água doce, sua carne é branca e suculenta e tem poucas espinhas. Com modo de preparo simples, a dica deste prato é usar a panela de barro e servir acompanhado de vatapá.

6. Moqueca de dourado: esta receita tem um ingrediente muito especial: o gengibre. Coloque o óleo na panela e frite um pouco a cebola, o tomate e o pimentão, só até amolecer. Depois, faça camadas na panela de peixe e dos vegetais cozidos, alternando até a última camada ser de vegetais. Acrescente o gengibre picado, coentro, sal e leite de coco. Deixe descansando uma hora até o peixe pegar o gosto. Após o descanso, coloque a panela no fogo e espere cozinhar. Você pode servir este peixe acompanhado de arroz branco e pirão.

7. Moqueca africana: esta receita é inspirada em na moqueca feita na África. Peixe, camarão, cebola, tomates, pimentão verde, vermelho e amarelo, leite de coco, azeite ou óleo de amendoim, coentro, pimenta preta moída, pimenta de bode ou dedo de moça ou cumari e sal. Esses são os ingredientes selecionados para compor o prato, que é uma delícia.

8. Moqueca de namorado à atafona: esta receita é fruto de uma mistura entre as moquecas baiana e capixaba. Esta moqueca leva peixe namorado, camarão, suco de limões, alho amassado, cebolas, tomates, pimentões, azeite de dendê, coentro, coloral, leite de coco e azeite de oliva. Servida com arroz e pirão é uma delícia.

9. Moqueca de peixe com acaçá e farinha de dendê: o charme desta receita está tanto na moqueca quanto nos acompanhamentos. A moqueca de peixe é a clássica baiana, com muito azeite de dendê e leite de coco. Mas o acaça de arroz que acompanha promete um sabor inigualável. Com arroz agulhinha, água ou água de coco, coco ralado fresco, leite de coco, lâminas de coco para dourar você faz um acompanhamento delicioso. E não esqueça da farofa de dendê para complementar.

10. Moqueca de robalo: esta receita traz duas dicas importantes: procurar cozinhar em uma panela de barro e deixar todos os ingredientes cortados previamente, porque entram quase todos ao mesmo tempo no cozimento. Filés de peixe, camarões, cebolas, pimentões verdes e vermelho, alho, tomates, azeite de dendê, leite de coco, pimenta biquinho, pimenta-do-reino e salsinha picada complementam este prato.

Moqueca com outras proteínas

11. Moqueca de camarão: o camarão aparece como coadjuvante nas moquecas de peixe, mas vira protagonista em receitas pensadas nele. Nesta receita, o leite de coco e o azeite de dendê entram em cena e os ingredientes não são cortados em rodelas, mas em cubinhos, o que dá uma apresentação mais moderna à receita. Sirva esta deliciosa receita com arroz branco.

12. Moqueca baiana de peixe e camarão: preparada na panela de barro, esta é uma receita tipicamente baiana, com bastante azeite de dendê e leite de coco. Monte a moqueca alternando os tomates, as cebolas e o pimentão com o peixe, deixe descansando por 15 minutos. Depois, coloque para cozinhar por 20 minutos e coloque o camarão. Cozinhe por mais 5 e pronto. Este prato fica ótimo com arroz branco e farofa de banana.

13. Moqueca de cajú com camarão seco: o protagonista desta receita é o caju. Esta moqueca leva cebola, alho, gengibre, pimentões verde e vermelho, tomates maduros, caju maduros, leite de coco, camarões secos, coentro, castanha de caju, azeite de oliva, azeite de dendê e sal. A receita parece um tanto quanto inusitada, mas fica encorpada e saborosa.

14. Moqueca de frango: quem não gosta muito de peixe tem uma alternativa. O frango entra como um complemento delicioso nesta receita. Para prepará-la, comece refogando a cebola nos azeites de oliva e dendê, coloque alho e em seguida, o frango. Assim que o frango estiver dourado, junte o pimentão e o tomate. Coloque meia xícara de água, tampe a panela e deixe cozinhar. Acrescente o leite de coco, acerte o sal e os temperos à sua escolha. E pronto!

15. Moqueca de frango com palmito: nesta receita, utilize sobrecoxas de frango desossadas, palmito em conserva, cebola, alho, pimentões verde e vermelho, tomate, azeite de dendê, leite de coco, sal, pimenta calabresa seca, pimenta rosa a gosto, salsinha e cebolinha para finalizar. Quando estiver pronto, aproveite uma deliciosa mistura de cores e texturas!

Moquecas vegetarianas

16. Moqueca de banana da terra: comece esta receita fazendo um refogado de cebola, alho, gengibre, pimentão e tomate com um pouco de azeite de oliva. Acrescente as bananas cortadas em fatias mais longas ou rodelas, cubra com leite de coco e tampe a panela. Deixe cozinhar por 15 minutos, até a banana cozinhar e o molho encorpar. Destampe, acerte o sal e finalize com dendê e coentro. Se quiser brincar com as texturas, pode adicionar um pouco de castanha de caju. Para acompanhar, sirva arroz branco e farofa de dendê.

17. Moqueca vegana de palmito: nesta receita, o palmito entra no lugar do peixe. A moqueca vegana de palmito pupunha leva também alho picado, cebola, pimentões amarelo e vermelho, palmito tomate, extrato de tomate, leite de coco, azeite de dendê, pimenta-do-reino, sal, salsinha, coentro e cebolinha. Se quiser, você pode acrescentar também folhas de alga nori.

18. Moqueca vegetariana: a banana da terra é um dos protagonistas do prato. Para fazer a moqueca vegetariana, ligue o fogo e esquente a panela de barro. Corte as bananas e a abobrinha sem casca ao meio e em tirar compridas e tempere com limão, sal e alho. Refogue a cebola e o tomate com azeite de oliva e sal. Adicione o gengibre, a banana e a abobrinha. Coloque o palmito, a cebola roxa, o tomate, o pimentão amarelo, o coentro e o leite de coco, deixe ferver e finalize com o azeite de dendê.

19. Moqueca vegana de repolho: o repolho toma o lugar do peixe nesta receita, que leva bastante azeite de dendê e leite de coco, que é caseiro e dá um sabor mais concentrado ao prato. Para acompanhar, aposte no arroz e na farofa de dendê.

20. Moqueca de cogumelos, banana e palmito pupunha: esta receita de moqueca é assinada por um chef e leva muitos ingredientes, todos eles deliciosos. A moqueca vegetariana tem banana, cogumelos, pupunha, alho-poró, biomassa de banana verde, leite de coco, mostarda Dijon, requeijão cremoso, queijo parmesão e muitos outros legumes e especiarias que compõem um prato muito saboroso.

21. Moqueca de caju: o caju é riquíssimo em vitamina c, cálcio, ferro e fósforo, além de muito saboroso. Nesta receita, é utilizada a carne de caju, que é resultado do caju ter sido esmagado e ter seu suco extraído. A carne de caju é perfeita na moqueca, já que sua textura esponjosa absorve bem o caldo do cozido.

Gostou das receitas de moqueca? Então confira receitas de comidas nordestinas que vão te fazer salivar.

PARA VOCÊ