13 receitas com açafrão que rendem pratos coloridos e cheios de sabor

Escrito por                          

O açafrão, também conhecido como cúrcuma, açafrão-da-terra e gengibre amarelo, é uma especiaria de origem asiática. Com uma cor viva e um sabor marcante, ele é usado tanto para colorir, como para incrementar o gostinho dos pratos. Tudo isso aliado a diversos benefícios que o consumo do ingrediente trazem à saúde. Inspire-se com as receitas abaixo:

1. Leite de açafrão

Também conhecida como leite dourado, essa é uma bebida típica da Índia. O protagonista da receita é o açafrão, que é combinado com um leite vegetal de sua preferência, canela, pimenta-do-reino preta e leite de coco. Esses são os ingredientes básicos para o preparo, porém é possível adicionar outras especiarias de sua preferência.

2. Arroz com açafrão

Para dar um toque de sabor especial para o arroz do dia a dia, vale a pena conferir essa receita. Aqui, só é preciso dourar alho no azeite, na sequência, refogar açafrão em pó com o arroz, adicionar água e deixar o grão cozinhar. Viu só como um passo simples pode fazer toda a diferença no gostinho e na cor do seu prato? Vale a pena experimentar.

3. Pão rústico com açafrão

Um pão quentinho feito em casa é tudo de bom, não é mesmo? Se a massa não tiver que ser sovada e nem descansar, melhor ainda! Assim é possível se deliciar com todo o seu sabor em poucos minutinhos. Ficou curioso? Se liga só: farinha, água morna, açafrão e sal são misturados até formar uma massa homogênea. Depois, é só esticar com um rolo e assar em uma frigideira em fogo baixo.

4. Pão caseiro de leite de coco com açafrão

Se você é do tipo que gosta de um pão mais gordinho, com uma massa bem fofinha, essa receita pode ser perfeita para ser testada na sua cozinha. O açafrão, além de dar uma cor linda à massa, ainda dá aquele gostinho especial, mas delicado. O leite de coco também entra em cena agregando um sabor suave ao pão e contribui com a textura macia.

5. Risoto de açafrão com queijo gouda

A combinação do sabor marcante do açafrão com o levemente adocicado do gouda combinam muito bem. Isso sem contar na cremosidade desse risoto. Ficou com água na boca só de ler? Então, é só conferir as dicas desse prato simples de ser feito, mas que pode conquistar o seu paladar.

6. Risoto de açafrão com ragu de costela

Risoto já é uma comfort food, mas servido acompanhado de um ragu de costela, ele ultrapassa os limites de um prato que faz carinho no estômago. Combinado com o sabor da especiaria, o resultado fica perfeito. Mesmo sendo dividido em duas etapas, o modo de preparo dessa receita não é nada complicado e não exige grandes habilidades culinárias.

7. Risoto de camarão com açafrão

Para obter um risoto com uma pegada um pouco mais sofisticada, vale a pena investir nessa opção que combina o sabor da especiaria com o do camarão grelhado. Além disso tudo, limão siciliano também acrescenta um gostinho extra para o prato. Com um preparo simples e prático, difícil vai ser parar de comer essa delícia.

8. Risoto de frango com açafrão

A combinação de frango com açafrão fica bem saborosa. Afinal, a carne conta com um sabor suave e temperada com a especiaria, vira uma explosão de sabores na boca. Para deixar seu dia ainda mais gostoso, essa combinação é usada em um risotinho bem cremoso e fácil de ser feito.

9. Risoto de calabresa com açafrão

Um risoto saboroso pode usar tranquilamente ingredientes simples como a calabresa. Esse é um prato versátil e que combina com os mais diferentes ingredientes. Para que o resultado final fique mais interessante, a dica é usar a especiaria para dar aquela pitada de sabor ao prato.

10. Frango com açafrão e legumes

Feita com frango, cenoura, broto, cogumelos, pimentões, azeite, água, açafrão e outros temperos, essa receita é ideal para quando você está com preguiça de cozinhar. Esses dias podem até ser frequentes, não é mesmo? Mas isso não quer dizer que você não pode comer algo gostoso passando pouco tempo na cozinha. Veja como o modo de preparo é fácil.

11. Nhoque de batata-doce com açafrão

Adicionar a especiaria logo no preparo da massa do nhoque de batata-doce faz com que seu sabor não passe despercebido, mas ao mesmo tempo é delicado. Aqui, a dica é assar o legume no forno ou no micro-ondas. Assim, ele não absorve muita água e você não precisa usar tanta farinha de trigo. Isso faz com que a massa fique bem levinha.

12. Sardinha com açafrão na churrasqueira

Para testar essa receita em casa, só é preciso ter em mãos sardinhas, suco de limão, açafrão, azeite e sal. Pouca coisa, não é mesmo? Quando o peixe estiver temperadinho, ele deve ir para a churrasqueira. Essa é uma ótima alternativa para inovar naquele churrasco de domingo.

13. Peras ao vinho branco com açafrão

Para fechar a lista, uma sobremesa que pode adoçar o seu dia. Além da especiaria, do vinho branco e da pera, você também vai precisar de açúcar, suco de limão siciliano, canela, cravos e água. O doce é feito em poucos minutos, o que é ótimo para quando você quer algo que fique pronto bem rapidinho.

E aí, ficou com água na boca de ler tanta receita gostosa com o açafrão? Esse ingrediente também é muito usado em um tempero bem famoso, se você quer saber mais sobre, veja algumas receitas com curry.

PARA VOCÊ