65 receitas com curry para refeições muito bem temperadas

Escrito por                          

O curry, também conhecido como caril, é feito a partir de uma combinação de diversos temperos. Seu consumo é muito comum em diversos países asiáticos, como a Índia e a Tailândia, por exemplo. Esse também é o nome dado para um ensopado que é muito consumido nessas regiões, mas aqui, vamos falar da mistura de especiarias.

Normalmente, esse condimento é feito com gengibre, canela, cominho, zimbro, cardamomo, feno-grego, cúrcuma e pimenta, mas também é possível encontrar outras variações. Além disso, você pode encontrar esse ingrediente pronto em mercados, sendo a versão em pó a mais comum, mas também existe uma pasta que pode ser usada.

O sabor marcante e a cor forte são os destaques do curry, item que pode ser usado no preparo dos mais variados pratos, como carnes, ensopados, saladas e muito mais! Se você ficou curioso sobre como usar esse tempero exótico, confira abaixo uma lista com receitas especiais!

Como fazer curry em casa

Foto: iStock

1. Curry caseiro: para preparar essa receita do condimento em casa, você vai precisar de limão seco escuro, mostarda, pimenta rosa, cominho, erva-doce, semente de coentro, urucum, páprica picante, cúrcuma e uma pimenta fresca de sua preferência.

2. Curry em pó caseiro: para essa receita de curry, é necessário utilizar sementes de coentro, sementes de cominho, feno-grego, cúrcuma, mostarda, pimenta do reino e gengibre em pó.

3. Curry simples: se você quer ver um vídeo que mostra o preparo do curry caseiro, essa pode ser a opção ideal. Aqui, os ingredientes usados são cominho, mostarda, canela em pau, coentro e cúrcuma.

Frango com curry

Foto: Reprodução / na minha panela

4. Frango indiano ao curry: se você está procurando por uma receita fácil de ser feita e que conte com o sabor marcante do curry, mas que ao mesmo tempo seja leve, essa pode ser a opção ideal para testar na sua casa. O resultado é tão saboroso, que será difícil parar de comer esse prato, para melhorar ainda mais, o passo a passo é super simples.

5. Frango ao curry com leite de coco: que tal preparar uma receita que combina frango, cogumelos, cenoura e ainda conta com um molho super cremoso e aromático? Essa é a proposta dessa receita, que pode fazer o maior sucesso na sua mesa.

6. Sobrecoxa de frango assada ao curry: essa é uma receita extremamente simples, pois aqui, as sobrecoxas só precisam ser temperadas e levadas ao forno. O resultado é uma carne bem temperadinha, que é macia por dentro e ainda conta com uma casquinha crocante. É ideal para quem quer um prato que não dá muito trabalho, mas que seja suculento.

7. Frango agridoce com curry: se você gosta de pratos com um gostinho agridoce, essa receita pode ser o maior sucesso no seu prato. Aqui, o frango é combinado com maçãs e ainda leva um toque de curry para incrementar seu sabor.

8. Picadinho de frango ao curry: essa é uma receita que além de contar com um gostinho marcante, ainda conta com uma textura cremosa. Isso acontece porque o requeijão é um ingrediente que entra em cena para dar um toque extra ao prato. Essa não é uma opção difícil de ser feita, mas que pode surpreender quem experimentar.

9. Frango e legumes ao curry: que tal preparar um prato super saboroso que suja apenas uma panela? Essa é uma ótima pedida para quem não quer fazer muita bagunça na cozinha, mas quer se deliciar um um prato caseiro quentinho. Aqui, o frango é combinado com curry, cenoura, abobrinha e tomate.

10. Frango ao curry tailandês: essa não é uma receita que usa o curry em pó, mas sim uma versão em pasta que pode ser encontrada em casas de produtos especializados. Se você não tiver acesso ao ingrediente citado, pode usar o comum mesmo, que o sabor também será muito gostoso.

11. Curry de legumes e frango: essa é uma receita que pode assustar pela quantidade de ingredientes, mas que não é nada complicada de ser feita, viu? Essa é uma ótima opção para quem está procurando um prato com um sabor marcante e ao mesmo tempo agridoce, e que ainda leva legumes para deixar a refeição mais completa.

Carnes com curry

Foto: Reprodução / pimenta do reino

12. Almôndegas ao curry: que tal preparar essa receita em que as almôndegas são incrementadas por um molho cremoso? O gostinho é muito marcante! A sugestão aqui é usar o curry em pasta, mas você também pode usar a versão em pó, só terá que acrescentar um pouco de maisena ao prato.

13. Carne ao curry: quer dar um novo sabor ao seu bife bovino do dia a dia? Então, pare para conhecer essa receita, que tempera tirinhas de carne com curry. O passo a passo é super simples, mas você pode se deliciar com o resultado final.

14. Tiras de mignon ao curry: essa é outra receita que pede o uso de pasta de curry, mas que pode ser tranquilamente substituída pela versão em pó. Aqui, a carne fica com um molho cremoso, que é composto por ingredientes como o shoyu.

15. Curry de filé suíno: que tal preparar um filé suíno que conta com um molho com um gostinho pra lá de marcante? Essa é uma receita que conta com uma pequena quantidade de ingredientes, mas que pode te surpreender pelo sabor!

Camarão com curry

Foto: Reprodução / o melhor restaurante do mundo

16. Camarão thai ao curry: essa é uma receita que conta com uma lista de ingredientes bem extensa, porém, o resultado é tão gostoso, que vale a pena ir até ao mercado comprar todos os itens. Para você ter uma ideia, é preciso ter pimentões coloridos, leite de coco, curry, limão, vinho branco e alguns outros temperos que são usados para incrementar o prato.

17. Camarão com manga e curry: se você gosta de pratos agridoces, pode se encantar com o resultado. Aqui, além do camarão, da manga e do curry a pimenta malagueta verde é outro item importante para o sabor final dessa receita.

18. Camarão ao curry delicioso: os principais ingredientes usados para o preparo dessa receita são camarão, curry e leite de coco, mas outros itens também entram em cena para incrementar o sabor do prato, como o tomate, por exemplo. Essa é uma opção super simples de ser feita e é bem comum na Tailândia, então, que tal apreciar o gostinho de outro país na sua mesa?

19. Camarão ao curry e maçã verde: essa é outra opção que tem um leve toque agridoce e isso acontece por causa do uso da maçã verde. A lista de ingredientes não é das mais extensas, assim como o modo de preparo também não é muito complicado.

20. Curry de camarão e pistache: se você quer surpreender com um prato que mescla sabores e texturas muito diferentes, não deixe de conhecer essa receita que leva camarão, curry e pistache. O resultado é uma refeição tão gostosa, que será difícil parar de comer.

21. Camarão tailandês com curry: essa é outra receita de prato que é bem comum na Tailândia. Aqui, o camarão é combinado com maçã verde, curry e coentro, o que resulta em uma combinação de sabores que pode surpreender os mais variados paladares.

22. Curry de manga e camarão: essa é outra opção que combina camarão, curry, leite de coco e manga, porém, essa é uma receita de um prato bem mais completo, pois, aqui, o arroz e outros itens também entram em cena para incrementar o sabor e a textura da sua refeição.

23. Espetinho de camarão ao curry: quer uma receita super simples de ser preparada e que ainda renda camarões bem sequinhos? Então, essa pode ser a opção ideal para você testar em casa! Essa é uma receita que cai muito bem como um petisco ou até mesmo como refeição principal.

Peixes e outros frutos do mar com curry

Foto: Reprodução / sem medida

24. Curry incrível de peixe: essa é uma receita feita com cubos de cação, mas você também pode usar outro peixe de sua preferência. Aqui, você confere o passo a passo para preparar um curry caseiro, mas nada te impede de usar a versão industrializada, viu? O resultado é um prato com o sabor suave do peixe, um molho marcante e que ainda conta com um toque crocante de castanhas-do-Pará.

25. Filé de peixe ao curry: se você está procurando por uma opção de receita simples, mas que conte com um gostinho inconfundível, não deixe de conhecer esse peixe que é combinado com curry e limão.

26. Salmão ao curry: essa é uma receita em que o salmão ganha um tempero básico feito com sal, shoyu e azeite. Porém, ele é incrementado com um molho de iogurte e curry que pode deixar qualquer um com água na boca. Além de um gostinho marcante, esse é um prato que ainda conta com a textura suave do peixe.

27. Peixe assado com curry: nessa receita, são usadas postas de pescada branca, mas você também pode usar filés de outros peixes, como a tilápia, por exemplo. Como essa é uma receita de forno, o trabalho não é muito grande e o tempo em que o prato deve ficar assando é de apenas 20 minutos, o que é ótimo para aquele dia em que a fome bate e você não quer passar muito tempo esperando.

28. Mexilhões com molho de curry: essa é uma receita muito rápida e deliciosa de mexilhões com um molho com um gostinho pra lá de marcante. Se você está procurando por um prato rápido de ser preparado, essa pode ser a opção ideal!

29. Frutos do mar ao curry: se você quer testar uma receita que combina sabores bem distintos, essa pode ser uma excelente escolha. Para essa opção, os principais ingredientes são feijão branco, camarão, vôngole, mexilhões e tomate, mas outros itens, como o curry, também entram em cena para dar um gostinho extra ao prato.

30. Peixe com brócolis: essa é uma receita em que você vai precisar de um peixe branco firme, como o badejo, por exemplo. Aqui, a carne é combinada com brócolis, mini milho e o tempero fica por conta do curry. O resultado é um prato com um gostinho pra lá de especial e com um preparo que não é muito trabalhoso.

31. Curry delicioso de peixe: essa é outra receita que pede o uso de um peixe branco firme, então a sugestão é usar filés de namorado. Essa é uma receita que parece ter uma lista extensa de ingredientes, mas grande parte deles são temperos, então, o trabalho na cozinha não será muito grande.

32. Peixe ao curry com legumes: se você está procurando por uma receita mais incrementada, que tal testar essa opção que combina filés de peixe com cenoura, abobrinha, alho-poró e diversos temperos? É uma ótima pedida para quem quer um prato leve, mas que conte com um sabor extremamente marcante.

Grãos com curry

Foto: Reprodução / pimenta do reino

33. Cevadinha ao curry: essa é uma receita que tem como principal ingrediente a cevadinha, mas alguns legumes, como o brócolis e a cenoura, por exemplo, entram em cena para incrementar o sabor do prato. Além disso, o curry também é usado para um toque extra de sabor.

34. Curry de grão de bico e batata: que tal preparar uma receita que combina grão de bico com batatas e com um molho bem temperadinho? Essa é uma opção supersimples de ser feita, mas que pode te surpreender pelo sabor intenso.

35. Curry de grão de bico e abóbora: essa é uma receita do prato curry, que leva o tempero de mesmo nome para dar um gostinho especial ao prato. Aqui, o grão de bico é incrementado com um delicioso molho feito com tomate, leite de coco e várias especiarias.

36. Curry de lentilha: se você está procurando por uma receita de lentilha com um gostinho incrível para incrementar a sua próxima refeição, essa pode ser a receita ideal. A lista de ingredientes é bem curtinha e o modo de preparo é super simples, então, que tal testar?

37. Purê de grão de bico ao curry: que tal preparar uma receita de purê que combina grão de bico, cenoura e vários temperos? Essa é uma opção super nutritiva que pode servir de acompanhamento para sua refeição principal ou até mesmo para ser servida com pães.

38. Lentilha com maçã e curry: se você está procurando por uma receita que conta com um preparo simples, uma lista de ingredientes curtinha, mas um sabor que pode deixar qualquer um com água na boca, essa pode ser a receita ideal!

Legumes com curry

Foto: Reprodução / figos e funghis

39. Curry de couve-flor: essa é uma receita feita com couve-flor, grão de bico, curry, leite de coco e alguns ingredientes que são usados para dar um toque de sabor extra ao prato. Essa é uma ótima opção para quem está procurando por um prato leve e saudável, mas que não deixe a desejar no sabor.

40. Curry com legumes: os principais ingredientes usados para essa receita são abóbora, grão de bico e cogumelos, mas o leite de coco e uma grande quantidade de temperos também entram em cena para deixar seu prato ainda mais gostoso. Se você quer uma refeição completa, essa pode ser uma excelente escolha.

41. Vagem com curry: que tal preparar uma vagem grelhada ao curry? Essa é provavelmente a receita mais simples dessa lista, mas que pode te surpreender pelo gostinho incrível! Além disso, esse legume pode ser um ótimo acompanhamento para a sua refeição.

42. Berinjela com curry: essa é outra opção de receita bem basiquinha, mas que pode fazer toda a diferença no seu prato! Aqui, a berinjela é combinada com curry e mel, o que faz com que o sabor seja mesclado entre doce e picante.

43. Arroz de couve-flor ao curry: se você está tentando cortar carboidratos do seu cardápio ou quer apenas uma alternativa mais leve do que o arroz comum, essa receita pode ser uma excelente escolha. Aqui, o legume é cozido, triturado e temperado. O modo de preparo é extremamente rápido, mas o gostinho pode te surpreender.

44. Curry de vegetais: a dica dessa receita é usar vegetais que você já tenha na sua geladeira, ou seja, é uma ótima pedida para usar tudo que estiver sobrando por lá, e assim, evitar o desperdício. Depois que a seleção de ingredientes estiver pronta, basta conferir as dicas de temperos para que seu prato fique uma delícia.

45. Batata ao curry: batata é uma delícia de várias maneiras diferentes, não é mesmo? Então, que tal conhecer essa receita em que o legume é temperado e assado? O passo a passo é super simples, mas o tempo de espera é de aproximadamente 45 minutos.

46. Curry de batata doce: que tal preparar um prato super cremoso que combina a batata doce, coco e alguns temperos? Essa é uma ótima pedida para uma refeição leve, simples e prática, mas que tem um gostinho extremamente marcante.

Saladas com curry

Foto: Reprodução / simplesmente delícia

47. Salada mista ao curry: essa é uma salada que combina folhas de rúcula, frango desfiado, manga, cenoura e um molho de iogurte, maionese, curry e outros temperos. O resultado é um prato bem colorido e que ainda conta com um alto valor nutricional. O trabalho pode não ser dos mais curtos, mas o resultado é tão gostoso, que vale a pena testar.

48. Salada de repolho ao curry: que tal preparar uma receita de salada que combina repolho, maçã e curry? Essa é uma ótima pedida para quem não tem medo de inovar em novos sabores na cozinha e gosta de mesclar ingredientes completamente diferentes.

49. Salada de cuscuz com curry: como o cuscuz marroquino conta com um sabor bem neutro, ele combina superbem com um tempero de curry. Essa é uma opção que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha, mas que pode fazer toda a diferença na sua mesa.

50. Salada de quinoa ao curry: essa é uma receita que tem como principal ingrediente a quinoa, mas ela também leva uma pequena quantidade de frango desfiado, maçã, mel, uva passa, limão e curry. É uma ótima pedida para incrementar sua mesa de almoço ou até mesmo uma ótima opção para uma refeição mais leve e muito nutritiva.

51. Salada de macarrão ao curry: a salada de macarrão é um prato que aparece com grande frequência na mesa de muitos brasileiros, não é mesmo? Então, que tal conhecer essa receita que tem o toque especial do curry? O passo a passo é tão simples, que você pode se surpreender com o resultado final dessa opção.

Arroz e risoto com curry

Foto: Reprodução / diga maria

52. Risoto de manga e camarão: além de essa ser uma receita que combina o sabor do grão com camarão e manga, o fruto do mar ainda é coberto por bacon! Se você está procurando uma receita que surpreenda pelo sabor, não deixe de testar essa opção na sua casa.

53. Arroz com frango e curry: quer dar uma cara nova para o arroz do dia a dia, mas sem ter muito trabalho? Então, basta conferir essa receita em que o grão é combinado com leite de coco, frango e curry. O resultado com certeza será uma delícia!

54. Arroz integral com frango e curry: essa é outra receita de arroz com leite de coco, frango e curry, porém, aqui, o grão é utilizado na versão integral. Essa é uma ótima opção para quem quer uma refeição saudável e com gostinho de quero mais.

55. Arroz thai com curry: essa é uma receita de arroz um pouco mais completa, pois, aqui, o preparo é dividido em três etapas: a do camarão, a do arroz e a do molho. Mas, olha, o resultado é tão gostoso, que depois que você experimentar esse prato, nem vai lembrar do tempo que passou na cozinha.

56. Risoto de camarão e curry: essa é uma receita de risoto feito com leite de coco, camarão e curry. O resultado é um prato leve, mas que conta com um gostinho intenso. Além disso, o passo a passo é extremamente simples e a lista de ingredientes não é nada extensa, então, que tal testar em casa?

57. Arroz ao curry com damasco: essa é uma receita supersimples, mas que é uma ótima alternativa para sair da rotina. Aqui, o arroz branco normalzinho é incrementado apenas com curry e pedaços de damasco, mas o acréscimo desses dois ingredientes faz toda a diferença no sabor final do prato, viu?

Pratos variados com curry

Foto: Reprodução / sem medida

58. Tofu com curry: essa é uma receita que combina tofu e legumes com um molho feito com curry e batata doce. É uma ótima pedida para quem está procurando por um prato bem levinho, mas que também seja cheio de nutrientes e sabor.

59. Proteína de soja com curry: a proteína de soja é um alimento muito comum na mesa de pessoas que não comem carne, por isso, é interessante conhecer algumas maneiras de variar no preparo e no sabor desse item, não é mesmo? Essa é uma receita que não demora quase nada para ser preparada, mas que pode te deixar de boca aberta.

60. Macarrão crocante ao curry: essa é uma receita que é feita com um macarrão de yakissoba muito crocante! O prato é coberto por um molho de frango marinado no gengibre e no limão e ainda ganha um toque de lascas de amêndoas. O resultado é uma refeição com um sabor tão gostoso, que será difícil parar de comer!

61. Chutney de banana ao curry: já pensou em preparar um delicioso chutney que combina o sabor da banana e do curry? O resultado é um condimento incrível! Tanto, que você vai querer usá-lo no preparo dos mais variados pratos, então, pode apostar.

62. Sopa de abóbora com frango e curry: uma sopa cai muito bem em dias frios ou naquele momento em que você quer uma comida bem levinha e reconfortante, não é mesmo? Então, que tal conhecer as dicas dessa receita que é supersimples e rápida de ser preparada?

63. Sopa de cenoura com curry: que tal preparar uma sopa que fica com uma textura bem sedosa e tem a cor e o gostinho da cenoura? Além disso, o curry também entra em cena para dar um toque extra ao seu prato.

64. Creme de abobrinha com curry: essa é uma receita de sopa simples e que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha. É ideal para aquele dia em que você não tem muito tempo para cozinhar, mas quer se deliciar com uma refeição caseira bem quentinha.

65. Sopa de inhame com curry: para fechar a lista, temos essa receita que combina o sabor e a textura do inhame com curry. A lista de ingredientes é extremamente curta e o preparo é bem fácil, por isso, vale a pena testar em casa e se deliciar com o resultado final.

O curry é um ingrediente facilmente encontrado e que pode dar um novo sabor aos seus pratos, por isso, vale muito a pena ter esse item em seu armário. Até mesmo aquele prato sem graça pode ficar incrível com o seu uso!

PARA VOCÊ