66 receitas com manga que garantem pratos doces e salgados divinos

Escrito por                          

Por ser docinha e extremamente deliciosa e suculenta, a manga está entre as frutas mais consumidas no Brasil e pode trazer diversos benefícios para a sua saúde se consumida com regularidade. Entre eles, estão a prevenção do envelhecimento precoce da pele, o combate da acidez no estômago e de problemas como hipertensão, além de também ajudar a purificar o sangue e controlar diabetes e colesterol alto.

Além disso, a versatilidade da manga é algo impressionante, já que ela pode ser consumida nas mais variadas formas a fim de agradar diferentes paladares. Ela pode ser consumida ao natural, incrementar uma bela saladinha, ser usada de formas mais elaboradas para preparar receitas de sobremesas, cremes, bebidas e até mesmo pratos salgados, como carnes ou risotos.

Se você é fã dessa deliciosa frutinha, não deixe de conferir abaixo as melhores receitas com manga e aproveite para fazer uma preparação inesquecível para a sua família!

Sobremesas incríveis com manga

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bo

1. Manga com chocolate branco, iogurte e pecãs caramelizadas: essa é uma sobremesa bem leve, refrescante e sofisticada, que é doce na medida certa e nada complicada de preparar. São cubos de manga suculentos e frescos, um creme de chocolate branco, um delicioso iogurte e nozes pecãs caramelizadas docinhas e super crocantes.

2. Cupcakes cremosos de manga: tem coisa melhor do que cupcakes bem cremosos, saborosos e fofinhos? Essa receita ensina a preparar os bolinhos com recheio e cobertura de manga, que contam com outros ingredientes como açúcar, gemas, manteiga sem sal, creme de leite fresco e gelatina sem sabor em pó.

3. Sorbet de manga: esse sorbet de manga é a combinação ideal para uma receita fácil, saborosa, refrescante e saudável, e o melhor, para prepará-lo você precisará somente de um ingrediente: mangas tommy maduras. Para dar uma cor e um sabor a mais, você pode finalizar com algumas gotas de suco de groselha.

4. Tatin de manga com coco queimado: essa é a clássica sobremesa francesa que conta com o toque exótico da manga e do coco queimado. Para preparar esse incrível tatin que rende seis porções, tenha em mãos ingredientes como farinha de trigo, sal, açúcar, manteiga, coco ralado, mangas e água gelada.

5. Torta de mel e manga: essa torta de mel e manga é bem tentadora e você pode preparar ela rapidamente em casa sem ter muito trabalho. Entre os ingredientes, estão apenas a massa folhada, uma polpa de manga, leite condensado, mel e ovos. Ao terminar a preparação, leve ao forno por 25 minutos.

6. Picolé caseiro de manga com cenoura: que tal aprender a fazer em casa um delicioso e refrescante picolé caseiro de manga com cenoura? Aqui, o truque para não concentrar o suco somente na ponta e distribuí-lo por todo o picolé é utilizar a liga de sorvete. Além disso, você pode incrementar a receita substituindo a água por água de coco.

7. Gelado de manga: fácil de fazer, esse gelado de manga leva poucos ingredientes – usar suco natural, feito na hora, sempre gera resultado melhor – e pode ficar ainda mais exótico se você adicionar uma semente de cardamomo à calda. Perfeito para preparar nos dias quentes do verão!

8. Sorvete natural de manga e banana: sorvete é sempre bom demais em qualquer hora do dia, já que refresca, é docinho e sempre a melhor opção para enfrentar o calorão! Essa versão é super natural, prática e extremamente saudável, pois leva entre seus ingredientes somente as mangas, bananas e iogurte grego.

9. Tapioca de manga com coco: essa receita de tapioca de manga com coco rende seis porções e conta com ingredientes saudáveis como a linhaça dourada triturada, que ajuda a incrementar o recheio. É uma ótima sobremesa para um café da manhã caprichado ou um incrível lanchinho da tarde nutritivo!

10. Doce de manga com canela: para preparar esse delicioso e simples docinho, você vai precisar somente de mangas maduras e grandes, canela, açúcar demerara e água. Após o preparo, espere o doce esfriar para apurar o sabor antes de comer, e se a manga não estiver tão doce, adicione um pouquinho mais de açúcar.

11. Merengues com calda de manga e maracujá: essa receita de merengues fica simplesmente irresistível, pois o creme feito com a manga fica ainda melhor quando combinado com o maracujá, já que o azedinho da fruta corta um pouco o doce excessivo do merengue e do creme.

12. Compota de manga: essa compota de manga é super versátil, já que pode ser servida com iogurte, sorvete, ser colocada em cima de pudim e também incrementar outras diversas sobremesas. É importante usar uma manga que esteja bem firme, que é quando ela está entre verde e madura.

13. Crumble de manga: essa é uma deliciosa tortinha de manga invertida de massa crocante e com um toque de especiarias, que pode ficar ainda mais especial quando servida com creme ou sorvete. Para o recheio, você vai precisar de mangas, açúcar, amido de milho, gengibre em pó, noz moscada e suco de limão.

14. Picolé cremoso de manga e coco: esse é um picolé cremoso de manga e coco super gostoso, refrescante, simples e prático de preparar em casa. Anote os ingredientes: suco de três limões, leite de coco, chia, água e três mangas. Ao terminar, coloque a mistura em forminhas, arrume os palitos e leve ao freezer até congelar.

15. Picolé de manga, água de coco e chia: essa receita é uma forma divertida e saudável de oferecer picolé para as crianças, já que é uma sobremesa queridinha da maioria e conta somente com ingredientes saudáveis como manga, água de coco e sementes de chia. O rendimento é de 10 unidades pequenas.

16. Torta mousse de manga com chocolate: essa é uma saborosa torta mousse de manga com chocolate, que com certeza vai agradar todo mundo que experimentar. Entre os ingredientes, estão biscoito maisena, manteiga, mangas, leite condensado, creme de leite, gelatina sem sabor, raspas de limão e chocolate ao leite.

17. Trufas de manga e coco: a mistura de sabores bem tropicais fazem destas trufas um lanche perfeito para beliscar entre as refeições sem precisar acabar com dieta. Além de gostosas, elas contam com uma textura incrível e são preparadas com ingredientes saudáveis como castanhas de caju, manga desidratada, coco ralado, agave, extrato de baunilha e raspas de limão.

18. Frozen iogurte de manga light: esse frozen é basicamente um sorvete feito com frutas congeladas (bananas e mangas) e iogurte. É uma sobremesa gostosa, leve, cremosa e que conta com uma textura apaixonante, perfeita para você se deliciar em um café da manhã refrescante e caprichado.

19. Doce de pera com manga e laranja: a receita desse docinho é perfeita para aproveitar as peras maduras da sua casa, que quando combinadas aos pedaços de manga e ao aroma irresistível da laranja, fica ainda mais especial. Para adoçar, aposte no açúcar amarelo. Vale a pena experimentar!

20. Picolé de chia, coco, manga e chocolate: se você está com vontade de matar a vontade de doce com algo geladinho e refrescante, aposte nessa receita de picolé de chia, coco, manga e chocolate, que é super fácil de fazer e conta com uma consistência bem cremosa. Ótima opção para um café da manhã diferente!

21. Cheesecake de pistache e manga vegana: essa é uma cheesecake de pistache e manga vegana, sem glúten e sem lactose, perfeita para quem é intolerante ou pretende se manter dentro da dieta, já que também não leva nada de farinha, açúcar refinado ou gordura hidrogenada. Extremamente fácil de fazer, basta você colocar tudo no processador, montar a torta, e levar para a geladeira até a hora de servir.

Cremes com manga

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

22. Creme refrescante de manga: esse creme é uma receitinha com manga muito prática, deliciosa e refrescante, que além de tudo fica super linda e com uma cor vibrante de brilhar os olhos. Além disso, a sobremesa é bem simples de preparar e com certeza vale a pena incrementar na hora de servir!

23. Danoninho de manga: esse é um danoninho de manga com inhame super cremoso e nutritivo, perfeito para alimentar bebês e crianças, mas claro, que também pode ser consumido sem restrições pelos adultos. O inhame tem um sabor bem neutro, então ele ajuda a “diluir” o sabor da manga de uma forma bastante suave.

24. Creme de manga com limão: esse creme de manga com limão é super refrescante e também muito rápido de ser feito, ideal para quando você precisa de uma sobremesa prática sem perder tempo na cozinha. Além da manga e do suco de limão, você vai precisar de leite condensado, creme de leite e raspas de limão para decorar e dar um gostinho a mais.

25. Mousse de manga: essa receita é de uma mousse de manga bem fresquinha e gostosa, perfeita para a sobremesa do final de semana ou um lanchinho da tarde leve. Além disso, ela tem poucas calorias, rende cinco porções e conta com ingredientes simples como iogurte desnatado, claras de ovo, hortelã, adoçante culinário e gelatina em pó sem sabor.

26. Creme de manga, sorvete e cardamomo: essa é uma receita perfeita para o calorzinho do verão, pois é super leve e refrescante. É um creme de manga batida com sorvete e temperada com cardamomos inteiros sem casca, que sem dúvidas dão todo o toque especial da sobremesa.

27. Creme de cenoura, manga e gengibre: esse é um creme delicado e quentinho perfeito para preparar em dias mais frios, que leva uma mistura de sabores muito interessante por conta da manga e levemente picante por causa do gengibre. Além disso, é uma receita extremamente prática de preparar em casa.

28. Creme de manga com hortelã e coulis de framboesa: se você procura por uma receita refrescante, saudável, saborosa, leve e fácil de fazer, com certeza vai gostar desse creme de manga com hortelã e coulis de framboesa, que além de tudo é super sofisticado e perfeito para servir para os convidados em ocasiões especiais.

29. Mousse rápida de manga e chia: que tal aprender a preparar em casa uma mousse rápida de manga? É uma sobremesa docinha, simples e prática, crudívora, deliciosa e ainda funcional, com ingredientes saudáveis como sementes de chia, óleo de coco e maple syrup (pode ser agave ou melado também).

30. Creme de tapioca com manga: essa receita é de uma sobremesa super diferente e saudável, que é fácil de elaborar e também extremamente saborosa. É um creme de tapioca com manga sem glúten, sem lactose e sem nenhum produto de origem animal, que conta com ingredientes como leite de amêndoas, açúcar demerara, cardamomo, tapioca granulada, coco fresco, suco de limão e manga.

31. Flan de manga com gengibre e hortelã: além de deliciosa e refrescante, essa sobremesa de flan de manga com gengibre e hortelã possui pouquíssimas calorias e é facílima de preparar. Tenha em mãos os seguintes ingredientes: mangas, iogurte natural desnatado, creme de leite light, gengibre em pó, hortelã, adoçante para uso culinário e gelatina sem sabor.

32. Creme de manga com linhaça: já pensou em matar aquela vontade de doce que bate no meio da tarde ou durante os dias de TPM com uma sobremesa leve e saudável? É um creminho super saboroso e prático de preparar que é feito com mangas, sementes de linhaça, água e gengibre!

33. Mousse de manga com espuma de coco: essa é mais uma variação da deliciosa combinação de manga com coco. É uma sobremesa muito prática e rápida de fazer que leva ingredientes básicos como suco de limão, mangas, água, creme de leite, leite condensado, leite de coco, coco ralado e gelatina incolor sem sabor.

Saladas com manga

Foto: Reprodução / Simplesmente Delícia

34. Salada de frango e manga com molho de curry: essa incrível salada conta com sabores e texturas frescos e contrastantes, que com certeza deixarão você com água na boca. A receita serve quatro pessoas e leva os seguintes ingredientes: frango, folha de louro, cenoura, tomilho, grãos de pimenta, manga, iogurte natural, maionese, curry, coentro em pó, suco de limão, sal, pimenta e folhas verdes.

35. Salada verde com manga e queijo de cabra: para quem acha a salada verde de todos os dias muito sem graça, essa receita com certeza vai agradar, pois conta com ingredientes que ajudam a incrementar no sabor e texturas. Além do radicchio, adicione manga, queijo de cabra e outros temperos como aceto balsâmico, gergelim preto, sal e pimenta do reino a gosto.

36. Salada de manga e tomates: essa é uma salada super saborosa repleta de cores, contrastes de texturas e perfumes. A manga combina perfeitamente com os tomates, a cebola roxa contribui com uma incrível textura e o manjericão é o responsável por dar o toque final à esse prato leve e saudável.

37. Salada verde com maionese de manga e croutons: que tal incrementar a saladinha verde básica com uma deliciosa maionese de manga e croutons, que irão dar um toque especial e garantir a crocância do prato? Para a maionese, você vai precisar de ingredientes como cebola, sal, curry e azeite de oliva.

38. Salada de laranja, manga e amora: existe coisa mais gostosa do que combinar saladas variadas com frutas da estação? Essa aqui é feita com os seguintes ingredientes: alface americana, laranjas cortadas em gomos, manga, uvas passas, vinho branco, açúcar, amoras, suco de laranja, hortelã, nata e maionese.

39. Salada de folhas, manga, parma e sorvete de limão: essa é uma deliciosa receita de salada que você pode servir de entradinha para os convidados em ocasiões especiais. O sorvete de limão é o toque inusitado que coroa a mistura com um toque refrescante e levemente adocicado. Além dele, o prato leva também folhas diversas, manga, presunto parma, gergelim e semente de girassol. É uma verdadeira explosão de sabores!

40. Salada com manga e queijo coalho: essa é uma saladinha feita somente com alface, porém você pode misturar outros tipos de folhas, como rúcula ou agrião. Aqui, a receita serve quatro porções e conta com ingredientes saborosos como queijo coalho, suco de limão, azeite de oliva, manga, sal, pimenta do reino e pimentão.

41. Salada de pepino com manga: para um jantar leve, saudável e refrescante nos dias quentes do verão, aposte nessa salada deliciosa de pepino com manga, que você pode complementar com alguma oleaginosa ou sementes tostadas, que a transformam em um prato muito mais especial.

42. Salada de couve crua com manga e molho de limão: essa é uma incrível saladinha de couve crua e manga que conta com um molho feito com limão, azeite de oliva, pimenta dedo de moça, gengibre e cebola roxa, que são ingredientes poderosos, saudáveis e também muito saborosos.

43. Salada de manga, hortelã e trigo para quibe: já pensou em preparar uma saladinha diferente. Deliciosa e bem colorida para inovar no jantar? Essa é uma receita que leva ingredientes como manga, hortelã, suco de meio limão, azeite de oliva, sal, pimenta do reino, cebolinhas verdes e farro ou trigo para quibe (um grão italiano integral super rico em sabor e valor nutricional).

44. Salada de rúcula com manga: se o objetivo é inventar saladas coloridas, gostosas e nutritivas para toda a família, aposte na combinação da rúcula com frutas frescas. Essa receita combina a folha verde com mangas bem docinhas e outros ingredientes como pimentão vermelho, vinagre balsâmico cremoso, sal, pimenta do reino e azeite de oliva.

45. Salada com arroz, abobrinha e manga: salada com arroz 7 cereais, abobrinha, manga e salsinha é aquela receita fácil, simples e deliciosa, pois além da combinação de sabores ser certeira e perfeita, ela leva um molho delicioso feito com mostarda, limão e azeite. Em resumo, são ingredientes simples que transformam uma comidinha do dia a dia em uma refeição saborosa.

46. Salada colorida com repolho roxo, hortelã e manga: essa é outra salada colorida, saudável e deliciosa, que leva ingredientes especiais como repolho roxo, alface, manga, agrião e hortelã, que além de refrescante e super perfumado, é também um alimento calmante e digestivo, perfeito para comer a noite.

Pratos inovadores com manga

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

47. Lombo de porco com vinagrete de manga: se você também ama comidinhas com um toque adocicado e refrescante, sem dúvidas precisa fazer essa receita de lombo de porco com vinagrete de manga. É um prato perfeito para impressionar a família em um almoço de domingo!

48. Caril de peixe e manga: essa receita ensina a preparar um caril de peixe e manga super leve e suave, perfeito para os dias quentes de sol do verão. Para preparar esta delícia, você vai precisar de ingredientes como medalhões ou lombos de pescada, óleo de coco, cebola, alho, gengibre, caril, açafrão, leite de coco, manga, coentros e sal.

49. Lombo com chutney de manga: essa é uma receita perfeita para servir em festas de final de ano, pois é rápida, saborosa, super fácil e acessível. O chutney pode ser feito com até 30 dias de antecedência e mantido na geladeira e ainda combina com qualquer assado. Embora feito com frutas, ele tem um sabor agridoce suave e delicioso.

50. Ceviche de tilápia e manga: essa ceviche de tilápia e manga é um prato leve, saudável e delicioso, que pode ser preparado também em uma versão especial para vegetarianos e veganos, sem proteína animal. Dica: a manga pode estar mais para verde do que para madura, pois a consistência da verde fica bem mais gostosa. Além disso, a cebola roxa é mais adocicada e menos ácida e oferece um charme todo especial ao ceviche.

51. Sobrecoxas de frango com manga e leite de coco: já pensou no que vai preparar para o próximo almoço em família? Que tal essas deliciosas sobrecoxas de frango com manga e leite de coco? É uma receita prática que leva ingredientes simples como colorau, páprica picante, sal, mel e coentro fresco.

52. Quadradinhos de frango com gergelim e chutney de manga: essa é uma receita funcional e sofisticada para uma versão de frango à passarinho. Além do saboroso chutney de manga, a receita desses quadradinhos conta com ingredientes leves, saudáveis e marcantes, como canela, anis, pimenta do reino, açafrão, gengibre e raspas de limão.

53. Risoto de manga com bacon e parmesão: esse é um risoto suculento e simplesmente perfeito para você fazer bonito na próxima refeição. Se preferir retirar o bacon, você pode preparar uma carne separada e deixar o risoto somente com o parmesão e a manga, fruta responsável por deixar o prato mais charmoso e saboroso.

54. Curry de manga e camarão: para preparar em casa um delicioso e irresistível curry de manga e camarão, tenha em mãos os seguintes ingredientes: cebola, margarina, pimentão verde, curry, alho, farinha de trigo, leite de coco, camarão e manga. Sirva por cima de um arroz cozido bem quentinho e, se quiser, decore com lascas de coco ralado.

55. Mignon de porco com chutney de manga: que tal esse inesquecível mignon suíno acompanhado de um delicioso e aromático chutney de manga? É um prato principal que vai agradar a todos os paladares e que conta com ótimas combinações. Ideal para acompanhar um copo de cerveja!

56. Risoto de manga e curry com camarão envolto em bacon: esse é um prato super prático de preparar, porém que com certeza não deixa a sofisticação de lado. Para um delicioso contraste de doce e salgado, a aposta foi em camarões com bacon combinados com um saboroso risoto de manga. Para o tempero, o escolhido foi o curry, que combina perfeitamente com a fruta e contribui com a cor e o sabor do prato.

57. Arroz selvagem com manga: se o objetivo é inovar nas receitas tradicionais de arroz, aposte nesse incrível arroz selvagem feito com manga e outros ingredientes como manteiga, alho poró, curry, arroz branco e pimenta do reino. Ele acompanha muito bem uma carne com sabor mais forte.

58. Sopa fria de manga com pesto de castanha e coentro: procurando por receitas inovadoras de sopa? Essa com certeza não vai te desapontar, pois é prática de fazer e conta com ingredientes muito saborosos como manga, iogurte natural, sal, pimenta do reino e cubos de gelo. Sim, gelos, pois é uma sopa gelada que fica ainda melhor quando combinada com um pesto de castanha e coentro.

59. Filé mignon com molho de manga: essa receita ensina a preparar um suculento escalopinho de filé mignon acompanhado de um molho diferente e super simples, feito com suco de manga, maizena, açúcar mascavo, vinagre branco, molho inglês, mostarda, canela, noz moscada, pimenta tabasco e shoyu.

60. Espaguete com camarão, manga, pimentão vermelho, coentro e gergelim: essa receita é uma ótima forma de incrementar o espaguete sem ter muito trabalho na cozinha, pois conta com ingredientes deliciosos que combinam perfeitamente entre si. São eles: manga, camarão, pimentão vermelho, coentro, gergelim preto, azeite de oliva, alho e sal.

Bebidas com manga

Foto: Reprodução / Cinco Quartos de Laranja

61. Suco de laranja com manga e banana: essa é uma receita de suco bem refrescante, saborosa, nutritiva e simples de fazer em casa, que ainda conta com uma bela consistência cremosa. Para preparar, basta bater o sumo das laranjas com a banana e a manga no liquidificador e depois adicionar alguns cubos de gelo.

62. Smoothie de banana, manga e pêssego: super cremoso e nutritivo, esse smoothie de banana, manga e pêssego é fácil de fazer e ainda ajuda a dar uma boa refrescada nos dias quentes. Entre os ingredientes, estão também leite vegetal (ou leite de coco, suco de laranja ou maracujá), melado ou adoçante a gosto. É uma receita vegana e sem glúten!

63. Milk shake light de manga: esse milk shake gourmet é perfeito para matar a vontade de doce sem culpa, pois conta com apenas 257 calorias por porção e é uma versão mais saudável da bebida, feita com mangas, iogurte desnatado, leite desnatado e mel. Além disso, a receita é super charmosa e ensina a preparar uma “taça suja”, feita com iogurte grego light.

64. Suco de manga com gengibre: que tal variar nas tradicionais combinações de legumes e frutas para preparar sucos saudáveis? Essa é uma receita super gostosa que mistura manga com gengibre, canela, laranja e mel para adoçar. Perfeito para matar a fome de uma forma surpreendente!

65. Lassi de manga: Lassi é uma tradicional bebida indiana feita à base de iogurte. Existem versões salgadas e também essa que leva manga e é considerada uma das mais populares. É uma bebida deliciosa, bem cremosa e ideal para o lanche da tarde ou um café da manhã bem caprichado.

66. Vitamina de manga com semente de linhaça: essa é uma vitamina deliciosa e super saudável feita com manga, banana, aveia em flocos, damascos, sementes de linhaça, água e gelo. É uma receita fácil de fazer que rende duas porções e fica pronta em apenas 15 minutos. Ótimo lanche para o final da tarde!

É importante lembrar que a manga é uma fruta muito sensível a batidas, portanto saiba que ela deve ser guardada com cuidado, e de preferência em lugares secos ou ventilados, pois para ela estar em boas condições, a casca não deve ter manchas escuras ou cortes. Depois, escolha a sua receita preferida e corra para a cozinha!

PARA VOCÊ