32 receitas com provolone que vão elevar o padrão da sua cozinha

Escrito por Bruna Pacheco

De origem italiana, o queijo provolone é um queijo de massa fermentada e filada, produzido a partir do leite de vaca. Quando fresco, tem um sabor suave e quando maturado, seu sabor é picante.

O queijo provolone tem um sabor bem característico e único. Ele vai bem em snacks, entradas, carnes e massas. Confira abaixo 32 receitas com queijo provolone que vão te fazer suspirar:

Snacks com provolone

1. Chips de provolone: esta receita é muito simples. Para começar, pegue um prato e forre com papel manteiga. Corte o provolone em rodelas bem fininhas, coloque-as sobre o papel manteiga e leve ao micro-ondas. E pronto.

2. Pão recheado com escarola, provolone e calabresa: esta receita é uma explosão de sabores. Para começar, prepare a massa do pão e deixe crescer. Enquanto isso, prepare o recheio da escarola com alho, cebola, tomate seco, orégano ou tomilho e sal e pimenta a gosto. Pique a linguiça calabresa em fatias. Para montar, abra a massa, coloque as fatias de calabresa, o recheio de escarola e o queijo. Enrole como um rocambole e ponha para assar.

3. Provoleta: esta receita leva poucos ingredientes e é ótima para degustar comendo uma torradinha. Apenas provolone, orégano, azeite, tomate seco a gosto e pimenta-do-reino são necessários para esta receita.

4. Provolone à milanesa: esta receita prova que o que é bom pode ficar ainda melhor. Cubinhos de provolone ganham uma nova roupagem: à milanesa. Sirva com um molho à sua escolha.

5. Pão de queijo com provolone: esta delícia mineira ganha um novo sabor, de provolone. Polvilho azedo, sal, óleo, leite, água, ovos e queijos mussarela e provolone compõem o pão de queijo com provolone.

6. Provolone assado: com muitos temperinhos, esta receita é rápida e uma delícia. Com azeite, pimenta calabresa, orégano e provolone, sirva com torradinhas ou puro mesmo.

7. Pão de provolone: comece fazendo a receita do pão e deixe crescer. Depois de mais ou menos uma hora, misture bastante provolone. Para deixar o pão bem bonito, asse ele no formato de trança.

8. Folhado de salsicha, bacon e provolone: o enroladinho de salsicha ganhou companheiros deliciosos nesta receita. Comece colocando o bacon no forno, mas sem tostar. Abra e trance a massa folhada. Enquanto isso, coloque os bacons em um prato, o provolone por cima e a salsicha no meio e enrole. Depois disto pronto, pincele manteiga por cima da massa folhada e enrole. Coloque para assar e pronto!

9. Bolinho de arroz com provolone: o bolinho de arroz fica ainda mais gostoso recheado com provolone. Uma das dicas boas para fazer o bolinho de arroz é usar o arroz cozido que você já tem na geladeira. Bata o arroz com os outros ingredientes no liquidificador, misture com a farinha e faça bolinhas recheadas de provolone. Frite e se delicie.

Entradas com provolone

10. Barquinhas de batata: esta é uma ótima opção de entrada. Leva batata, queijos provolone e mussarela, peito de peru, orégano e pimenta-do-reino a gosto. Para fazer é muito simples também. Você pode servir as batata acompanhadas com molho sour cream.

11. Abacaxi assado com provolone: esta receita leva abacaxi, provolone e hortelã, mas se você quiser, pode ousar e mudar os ingredientes. Para fazer, você pode escolher diversas maneiras. Pode ser na churrasqueira, no forno, na frigideira, no micro-ondas ou no grill. Vai bem com churrasco, como entrada ou acompanhamento.

12. Salada picada de folhas, grão-de-bico, provolone e salaminho: esta é uma salada para fazer bem picada e comer apenas com um garfo. Para fazer, use um bom queijo provolone e tomates cereja bem doces, que vão contrastar com o picante do queijo e do salaminho. Adicione a cebola roxa, o alface americana, o radiche e o grão-de-bico. Tempere com limão e sal e sirva com vinagrete.

13. Patê de provolone com ricota: esta receita é daquelas que deixam sua rotina mais prática, sendo um lanche rápido. Ricota, leite, queijo provolone, alho, sal, pimenta-do-reino, orégano, manjericão e azeite são os ingredientes deste patê delicioso.

14. Canapé vegetariano de cenoura com provolone: o pão de alho é uma preferência nacional. Este canapé é basicamente uma torradinha de alho com um creme de cenoura com provolone. A mistura parece inusitada, mas dá muito certo.

15. Patê de provolone com maionese: para esta receita, você vai precisar de queijo provolone, maionese light e um dente de alho. Com um modo de preparo muito simples, você pode fazer canapés, torradinhas, e colocar esta mistura em diversas coisas.

Carne com provolone

16. Rocambole de carne recheado de provolone: receitas de forno deixam a rotina mais prática, não é mesmo? O segredo deste rocambole, além do recheio de provolone, é colocar aveia para dar liga na carne. Você pode servir com purê e ervilhas.

17. Filé mignon suíno recheado com tomate seco e provolone: o filé mignon suíno recheado é uma daquelas receitas que parecem complicadas mas não são. Você pode comprar a carne pré-temperada e incrementar com suco de limão, por exemplo. Para montar, corte a carne e adicione o queijo em cubinhos e o tomate de uma forma bem farta. Feche a carne com um barbante e amarre. Coloque no forno e pronto!

18. Frango com crosta de provolone e parma: talvez todo o tempo que você precise para fazer esta receita é de dez minutos. Apenas com presunto de parma, provolone, bife de frango e tomilho, você tem um almoço ou um jantar muito delicioso e rápido.

19. Picanha ao avesso com provolone: uma ótima opção para o almoço caprichado de domingo. Como a picanha é feita ao avesso, a carne fica suculenta, macia e muito saborosa. Para rechear, use linguiça calabresa, queijos mussarela e provolone, cebola, salsinha e alho picado. Um tempo de forno e pronto.

20. Rocambole de carne, presunto, provolone e cenoura: com carne moída, você pode fazer este delicioso rocambole. Faça o recheio com presunto cozido, cenoura crua e cubinhos de provolone. Você pode servir com purê rústico de batata e abóbora.

21. Contrafilé recheado com provolone: esta receita aumenta o requinte do churrasco. Para isso, recheie o contrafilé com o provolone e tempere, deixando marinar por um tempo. Enrole com papel alumínio e leve à churrasqueira. Quando estiver cozido, tire o papel para dourar e pronto.

22. Hambúrguer recheado de provolone: vai fazer hambúrguer para a turma? Então não perca esta receita. O segredo é misturar a carne de patinho com o contrafilé por causa da gordura. Faça uma bolinha, divida em dois e insira metade no aro. Coloque o pedaço de provolone e o restante da carne. Agora é só levar à chapa.

23. Cupim com provolone: gosta de fazer churrasco? Esta receita é para você. O cupim deve ser feito com calma, na churrasqueira, durante duas horas, para garantir o sabor. O provolone pode ser feito na chapa da churrasqueira mesmo. Sirva os dois juntos.

24. Bolinho de carne com provolone: com cara de prato de boteco, esta receita é ótima para quem gosta de receber os amigos e tomar uma cerveja. A dica de ouro desta receita é usar pão de forma fresco para deixar o bolinho de carne mais suculento.

25. Lombo recheado com provolone e tomate seco: para as festas de família ou de final de ano, esta receita é perfeita. Lombo, salsinha, azeite, pimenta calabresa, queijo provolone, tomates secos e bacon deixam esta receita intensa e deliciosa.

26. Espeto de medalhão de provolone: apaixonados por churrasco vão adorar esta receita. A mistura de queijo provolone com bacon com o tempero de chimichurri é muito saborosa. É um ótimo acompanhamento para as carnes assadas.

27. Lombo de porco com espinafre e provolone: mais uma ótima receita para as festas de família. Espinafre, alho, noz-moscada, sal, pimenta, lombo de porco, queijo provolone, sálvia e avelãs compõem um delicioso prato.

Massas com provolone

28. Macarrão com batatas e provolone: esta é uma daquelas receitas de uma panela só. O macarrão é cozido junto com a batata, depois a mistura recebe bastante queijo e fica incrível, perfeita para aquecer a barriga e o coração naqueles dias frios.

29. Macarrão com provolone e brócolis: esta receita é uma ótima opção para quem não quer perder muito tempo na cozinha. Para fazer, você vai precisar de macarrão integral, brócolis cozido no vapor, molho branco, mostarda dijon, sal, pimenta-do-reino, páprica, provolone ralado e parmesão ralado. Gratine no forno para finalizar.

30. Penne de tomate seco e rúcula com provolone: esta receita é muito fácil e é perfeita para o almoço ou jantar. A rúcula com tomates secos ganham a companhia do bacon, do provolone, do creme de leite fresco, parmesão e muitos outros temperos. É uma explosão de sabores.

31. Penne ao molho de quatro queijos: molho de quatro queijos que pode ficar pronto em dez minutos? Temos aqui! Para fazer, basta dourar o alho e acrescentar o requeijão, o leite e o creme de leite e mexer quando começar a ferver. Coloque na panela o provolone, parmesão e a mussarela (ou o queijo de sua preferência). Aí é só misturar na massa que já está cozida.

32. Lasanha quatro queijos: parece complicada, mas não é! Esta receita de lasanha quatro queijos é uma delícia. Comece fazendo um molho bechamel com mussarela ralada. Para montar, coloque o molho em um refratário, adicione a massa, mais molho, queijo prato e cheddar e assim você segue até terminar o preparo. Finalize com provolone.

Gosta de queijos? Então confira 74 receitas com queijo gorgonzola que beiram a perfeição

PARA VOCÊ