74 receitas com queijo gorgonzola que beiram a perfeição

Escrito por Vanessa Herrmann

O gorgonzola é um tipo de queijo azul, originário da cidade Gorgonzola, localizada na Itália. Seu surgimento remonta ao século 10 e desde então faz um grande sucesso entre os italianos por sua textura cremosa e seu sabor intenso.

Como o queijo combina duas coalhadas com temperaturas diferentes em seu preparo, bolhas de ar são formadas, resultando nos fungos característicos desse tipo de alimento.

Seu consumo pode ser feito de várias maneiras: como aperitivo puro, combinado com mel e frutas, em molhos e cremes, sopas, tortas e muito mais! Como ele é um ingrediente bem versátil, não é uma tarefa difícil inseri-lo no preparo dos mais variados pratos.

Para que você conheça algumas receitas que usam esse queijo de sabor marcante, confira a lista abaixo, que conta com 74 opções bem diferentes.

Petiscos com gorgonzola

Foto: Reprodução / sabor sonoro

1. Bruschetta de figo e gorgonzola: a bruschetta é um clássico, por isso, é uma ótima pedida para quem não quer errar na escolha do petisco ou da entrada. Aqui, a combinação de figo com gorgonzola resulta em um sabor agridoce que pode surpreender os mais variados paladares. Para melhorar ainda mais, você vai precisar de poucos ingredientes e não vai passar muito tempo na cozinha.

2. Trouxinha de gorgonzola e nozes: nessa receita, é feita uma combinação de ricota, gorgonzola, nozes e alguns temperos, usados para rechear folhas de massa filó que, depois, são moldadas no formato de trouxinhas. Depois disso, é preciso levar o petisco por alguns instantes na frigideira, para que a massa fique dourada, e por mais uns 10 minutos no forno. Após essas etapas, você pode se deliciar com o quitute.

3. Figo com gorgonzola: se você está procurando por um petisco que seja sofisticado e ao mesmo tempo fácil de ser preparado, essa pode ser a opção ideal. Aqui, o figo é incrementado com uma calda de aceto e um pedaço de gorgonzola. Se você quiser ainda mais sabor, também é possível acrescentar um pedaço de copa.

4. Berinjela com gorgonzola: essa é uma receita que leva apenas dois ingredientes, berinjela e queijo, porém, o preparo é um pouco demorado, já que o legume deve ficar no forno por aproximadamente uma hora. Porém, depois disso, só é preciso misturar os dois itens, o que faz com que o passo a passo seja superprático. A dica é servir a pasta com torradas.

5. Pasta de gorgonzola simples: essa é outra ótima opção para quem está procurando uma receita que leva poucos ingredientes, já que para testar essa pasta em casa só é preciso ter em mãos requeijão e o queijo, mas você também pode acrescentar um pouco de alho, caso goste de um sabor mais intenso.

6. Patê de gorgonzola: essa é uma receita um pouco mais incrementada do que a opção anterior, já que é feita a partir da combinação de queijo, azeite, iogurte grego, cebolinha e sal. O resultado é uma textura bem mais leve do que a pasta simples e com um sabor bem diferente devido aos temperos.

7. Pasta de gorgonzola com cream cheese: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas do queijo, damasco, nozes e cream cheese. Essa combinação de ingredientes combina sabores e texturas bem diferentes, por isso, o resultado pode surpreender os mais variados paladares. Além disso, o tempo na cozinha é bem curtinho e não é necessário ter muita experiência culinária, o que é ótimo, não é mesmo?

8. Pasta de gorgonzola e cream cheese: não gostou muito das opções de pasta que foram citadas? Então, que tal conhecer essa receita que combina gorgonzola, cream cheese, sal e pimenta-do-reino? Você só precisa picar e misturar todos os ingredientes e depois servir da maneira que preferir!

9. Goiabada com gorgonzola: essa é uma dica tão simples, que mal pode ser chamada de receita. Aqui, fatias de queijo são combinadas com pedaços de goiabada. O bom dessa opção é que ela é superversátil, já que pode ser servida como petisco, entrada ou até mesmo sobremesa!

10. Pera com gorgonzola: essa é uma receita em que a fruta é assada e incrementada com queijo e mel, além de outros itens, como suco de laranja e cream cheese, por exemplo. O passo a passo não é muito complicado, mas exige atenção. Se você quer surpreender com uma apresentação sofisticada, essa pode ser a pedida ideal.

11. Shitake com gorgonzola: essa é uma receita extremamente simples, em que é retirado o talo do cogumelo, que depois é recheado com queijo temperado com sal e azeite. Depois disso, basta levar o petisco ao forno, esperar alguns minutos e se deliciar com o resultado final.

Carnes com gorgonzola

Foto: Reprodução / vai comer o quê?

12. Asinha de frango com gorgonzola: essa é uma receita de asinha de frango picante muito comum nos Estados Unidos e, para incrementar o sabor do prato, a sugestão é preparar um molho de gorgonzola para servir como acompanhamento. O resultado é uma carne supersuculenta, que pode ser servida como petisco ou até mesmo como refeição principal.

13. Filé ao molho de gorgonzola: essa é outra receita feita com filé mignon e molho de gorgonzola. Porém, aqui, o molho é feito com queijo, leite, mel, farinha de trigo, manteiga, temperos e azeite. O resultado é um sabor marcante que pode te surpreender.

14. Frango com gorgonzola: já pensou em preparar em casa um peito de frango recheado com gorgonzola e marinado no mel? Essa é a proposta desta receita, que não é complicada de ser feita, mas que exige um pouco de paciência para a montagem do prato. O resultado é um gostinho agridoce incrível.

15. Medalhão ao molho de gorgonzola: nessa receita, você aprende como fazer um medalhão de filé mignon que é coberto com um molho de gorgonzola. Para o molho, além do queijo, você vai precisar de vinho branco, creme de leite, sal, pimenta e azeite. Uma sugestão é servir a carne acompanhada com um purê de batata, pois a combinação fica incrível, pode apostar!

16. Frango empanado com gorgonzola: o peito de frango empanado é um prato adorado pelos mais variados paladares e muito comum na mesa dos brasileiros, por isso, é interessante saber como inovar no seu sabor, não é mesmo? Nessa receita, a sugestão é rechear a carne com o queijo gorgonzola, o que fará com que o gostinho fique mais marcante.

17. Carne suína com gorgonzola: que tal preparar um picadinho com carne de porco que ainda leva um molho de gorgonzola? Essa é a proposta desta receita, que é estilo comida confortável e aconchegante, mas que pode te surpreender pelo sabor.

18. Carne ao molho de gorgonzola: nessa receita, você aprende a preparar um delicioso peito de boi que é incrementado com molho de gorgonzola. Para melhorar ainda mais, você também pode conferir como fazer um risoto de parmesão para servir como acompanhamento. Se você adora sabores marcantes, essa pode ser uma excelente escolha.

19. Sobrecoxa de frango com gorgonzola: quer preparar um daqueles pratos bem bonitos, que dão água na boca só de olhar? Então, confira essa receita em que sobrecoxas de frango são assadas com queijo gorgonzola e batatas. Essa é uma ótima pedida para aquele almoço de domingo em família!

20. Escalope com gorgonzola: essa é uma receita de escalope de filé mignon que conta com um molho de gorgonzola bem suave, ideal para agradar os mais variados paladares, já que tem muita gente que acha o sabor desse queijo muito forte.

21. Gratinado de frango e gorgonzola: você está procurando por uma receita de um prato bem suculento, que combine carne e o queijo gorgonzola? Então, essa pode ser a opção ideal para você testar em casa. Aqui, o frango desfiado é incrementado com um molho branco que também leva o queijo. Além disso, um biscoito triturado também entra em cena para dar um toque crocante ao prato.

22. Escondidinho de carne seca e gorgonzola: o escondidinho de carne seca é um clássico, apreciado pelos mais variados paladares, não é mesmo? Mas se você quer dar um toque extra de sabor ao prato, você pode seguir a dica dessa receita, que é acrescentar gorgonzola.

Massas com gorgonzola

Foto: Reprodução / na minha panela

23. Molho de gorgonzola com alho-poró: se você está procurando por uma receita de um molho com sabor marcante e que ao mesmo tempo seja superaromatizado, essa receita pode ser a opção ideal para você fazer na sua cozinha, pois esse é o resultado da combinação de gorgonzola com alho-poró. O modo de preparo é extremamente simples e a lista de ingredientes é bem curtinha, mas você pode se surpreender com o resultado final.

24. Espaguete com gorgonzola: essa é uma receita simples de espaguete, que leva um molho de gorgonzola com um toque de parmesão. Para quem gosta de combinar queijos, essa pode ser uma ótima escolha para preparar em casa.

25. Lasanha de berinjela com gorgonzola: já pensou em fazer uma receita de lasanha que foge do comum? Então, essa pode ser uma boa pedida para você testar. Aqui, a massa tradicional é deixada de lado e dá lugar para a berinjela. Além disso, um creme de gorgonzola também entra em cena para deixar o prato ainda mais gostoso.

26. Ravioli com gorgonzola: a sugestão dessa receita é comprar um ravioli de carne já pronto e preparar apenas o molho de queijo para servir como acompanhamento. Se você não tem muito tempo para passar na cozinha, mas quer saborear uma massa com um gostinho incrível, essa opção pode ser uma boa pedida.

27. Fettuccine com gorgonzola: se você está procurando por uma receita superfácil de ser preparada e que ainda conte com uma lista de ingredientes bem curtinha, não deixe de conhecer essa opção. Aqui, tudo é bem simples, mas o sabor pode te surpreender.

28. Macarrão com bolonhesa de gorgonzola: o molho bolonhesa é um dos mais queridos quando pensamos em massas, não é mesmo? Mas, que tal dar um toque de sabor extra ao molho supertradicional? O gorgonzola, além de deixar o prato com um gostinho diferente, ainda acrescenta cremosidade ao seu macarrão.

29. Massa com gorgonzola e nozes: se você está procurando por uma receita de um prato simples de ser feito e que leva poucos ingredientes, mas tem um toque de sofisticação, essa pode ser a receita ideal para ser testada na sua cozinha. Aqui, a combinação de sabores e texturas fica incrível, devido ao uso de gorgonzola e nozes.

30. Molho de gorgonzola para massas: essa é uma receita de molho branco tradicional, mas que conta com o acréscimo do queijo. Além de ser uma ótima pedida para incrementar o sabor das suas massas, você também pode usá-lo no preparo de carnes e até mesmo em outros pratos, como batatas assadas, por exemplo. O modo de fazer é simples e o resultado, superversátil, por isso, vale a pena testar em casa.

31. Massa com mignon e gorgonzola: nessa receita, você aprende a fazer um delicioso macarrão que é acompanhado por um molho de gorgonzola com tirinhas de filé mignon. A lista de ingredientes não é extensa e o passo a passo é supersimples, mas o resultado final pode te surpreender positivamente.

32. Nhoque com gorgonzola: nessa receita, você vai aprender como fazer um delicioso nhoque de abóbora, que é incrementado com um molho de gorgonzola. Essa é uma excelente escolha para quem quer fugir da rotina tanto no sabor da massa quanto no do molho.

33. Nhoque de batata e gorgonzola: outra ótima opção de nhoque para inovar na cozinha é essa receita que tem a massa feita com batata doce. O resultado é um prato bem levinho, mas que conta com um sabor marcante. O modo de preparo não é dos mais práticos, mas o resultado é tão gostoso, que vale a pena testar em casa.

34. Risoni de gorgonzola: já experimentou o risoni? Ele é uma massa com aparência de arroz. O resultado dessa receita é um daqueles pratos aconchegantes, que cai muito bem em diversas ocasiões, tanto para ocasiões que pedem um prato mais elaborado quanto para os dias mais comuns.

35. Massa ao vinho com gorgonzola: que tal deixar sua massa roxa e com um gostinho especial usando vinho tinto? Essa é a proposta desta receita, que ainda leva gorgonzola e cebolas caramelizadas. O preparo pode até parecer complicado, mas, na verdade, não é. Além disso, a apresentação do prato fica superdiferente.

Sopas e cremes com gorgonzola

Foto: Reprodução / panelaterapia

36. Creme de abóbora com gorgonzola: o creme de abóbora é um daqueles pratos que dá água na boca só de olhar, não é mesmo? A cor vibrante e o gostinho desse legume são itens que contribuem para isso, mas um toque extra de sabor nunca é demais, não é mesmo? Por isso, o gorgonzola entra em cena nessa receita!

37. Creme de batata com gorgonzola: combinar batata com gorgonzola pode ser uma excelente escolha para quem busca por um prato bem cremoso e ao mesmo tempo com um toque de sabor inesquecível. Para melhorar ainda mais, essa é uma receita que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha e um passo a passo pra lá de prático.

38. Creme de gorgonzola no pão: já pensou em fazer um creme de gorgonzola para servir em um pão italiano redondo? Essa é a proposta desta receita, que fica supercharmosa e é ideal para os dias mais frios. Você, com certeza, vai surpreender seus convidados em um jantar especial! Tudo isso sem ter que passar horas na cozinha.

39. Creme de brócolis, batata e gorgonzola: essa é uma receita de um creme bem denso, já que ele combina brócolis e batata triturados. Além disso, o queijo entra em cena para dar um toque extra de sabor ao prato. Se você quer uma refeição que dê sustância e ao mesmo tempo seja supersaborosa, essa pode ser uma excelente escolha.

40. Sopa de brócolis com gorgonzola: os principais ingredientes usados no preparo desta sopa são o brócolis e o gorgonzola, mas outros itens também entram em cena para deixar o gostinho do prato ainda melhor, são eles: alho-poró, batata, creme de leite e diversos temperos. O resultado é uma combinação de sabores tão incrível, que será difícil não repetir.

41. Sopa de mandioquinha com gorgonzola: a mandioca salsa é um legume com um sabor levemente adocicado, por isso, a combinação com o queijo gorgonzola fica interessante. Para testar essa opção em casa, além dos dois itens citados, você vai precisar apenas de caldo de galinha, alho-poró, azeite e sal.

42. Sopa de cenoura com gorgonzola: essa é uma receita de sopa de cenoura que é incrementada com uma pasta de gorgonzola. Essa pasta é feita a partir da combinação do queijo com margarina e ervas frescas. O resultado é bem diferente e ideal para quem gosta de inovar na cozinha.

43. Creme de abóbora com gorgonzola: que tal usar a abóbora moranga no preparo de uma sopinha bem leve, mas que tem um gostinho que pode te deixar de boca aberta? Essa é uma receita com uma lista de ingredientes bem curtinha e com um passo a passo muito simples.

Risotos com gorgonzola

Foto: Reprodução / blog da lu

44. Risoto de aspargo e gorgonzola: o risoto é um prato simples de ser preparado, mas que pode ser uma ótima pedida para uma refeição sofisticada, e essa receita é a prova disso. A combinação do queijo com aspargos fica com um sabor incrível e uma apresentação de dar água na boca. Tudo isso sem ter muito trabalho na cozinha.

45. Risoto de pera e gorgonzola: a combinação de pera com gorgonzola é clássica e isso acontece porque a mistura desses sabores fica incrível e ainda pode surpreender os mais variados paladares. A sugestão dessa receita é usar o arroz carnaroli, que contém mais amido do que o arbóreo e consequentemente faz com que o prato fique mais cremoso.

46. Risoto de alho-poró com gorgonzola: essa é uma ótima receita para quem não gosta de desperdiçar ingredientes, pois o alho-poró é usado inteirinho. A parte branca é combinada com o arroz e os talos entram em cena no preparo do caldo. Fazer um caldo caseiro faz toda a diferença no sabor do prato, por isso, vale a pena testar essa opção.

47. Risoto de moranga e gorgonzola: a moranga é um legume com um sabor levemente adocicado, por isso, ela contrasta de uma maneira incrível com o sabor marcante do queijo azul. Essa é uma receita que fica extremamente cremosa e com cara de comida confortável, ideal para os dias mais frios.

48. Risoto de funghi com gorgonzola: combinar funghi e gorgonzola pode até soar estranho, já que os dois ingredientes contam com um sabor bem marcante. Mas se você gosta de pratos assim, pode se encantar com o resultado final. Além disso, o passo a passo é bem fácil de ser reproduzido em casa.

49. Risoto de gorgonzola e pera: essa é uma receita do famoso chef de cozinha Jamie Oliver. O diferencial nesse prato é que as peras são caramelizadas no mel, o que faz com que a fruta fique mais firminha e solte menos água. Além disso, o sabor adocicado do prato também fica mais marcante.

50. Risoto de shitake e gorgonzola: essa é outra receita de uma pessoa famosa, Michael Pollan, jornalista que pesquisa e escreve muito sobre comida. Aqui, você confere o passo a passo dele para o preparo de um risoto sensacional que combina queijo e cogumelo.

51. Risoto de gorgonzola e nozes: que tal preparar em casa um risoto com sabor marcante e com um leve toque crocante? Essa é a proposta desta receita, que combina queijo com nozes. Além disso, a dica é que para um resultado de sucesso, é muito importante fazer um caldo caseiro.

52. Risoto de gorgonzola e amêndoas: essa é uma ótima pedida para quem está procurando uma receita sofisticada e que conte com um passo a passo simples. Como a amêndoa é uma oleaginosa de sabor suave, ela combina muito bem com o gostinho marcante do queijo.

Lanches com gorgonzola

Foto: Reprodução / cozinha vibrante

53. Quiche de gorgonzola: quiche é uma torta que tem um espaço guardado no coração de muita gente, e isso acontece tanto pela sua textura quanto pelo seu sabor. Aqui, o gostinho fica por conta de uma combinação cremosa de queijo e espinafre, sem contar na casquinha crocante que é a base de tudo!

54. Hambúrguer com gorgonzola e cebola: que tal fazer um hambúrguer que não é servido no pão, mas acompanhado apenas de batatas? Essa é a proposta desta receita, em que o queijo é usado para o preparo de um molho e as cebolas são caramelizadas.

55. Sanduíche de figo e gorgonzola: já pensou em preparar em casa uma receita de sanduíche que combina figo e gorgonzola? Essa é uma excelente escolha para quem quer sair da rotina e fazer um lanchinho extremamente suculento. Ah, mas não pense que só esses ingredientes são usados, viu? A rúcula, por exemplo, é outro item que entra em cena.

56. Sanduíche de queijo branco e gorgonzola: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas de queijo branco, gorgonzola e baguete. Mesmo usando apenas três ingredientes, você pode se surpreender com o sabor desse sanduíche.

57. Hambúrguer com chutney e gorgonzola: quer preparar um hambúrguer bem diferentão em casa? Então, conheça essa receita da carne que é combina com chutney de banana e uma deliciosa pasta de queijo. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas o resultado final é tão interessante, que vale a pena comprar todos eles.

58. Torta de brócolis e gorgonzola: essa é uma receita de torta que fica com uma textura tão leve, que até chega a lembrar uma nuvem. Além disso, você pode substituir o brócolis por outros legumes que preferir, assim, pode sempre inovar sem ter muito trabalho.

59. Pão de manjericão com gorgonzola: um pão caseiro e quentinho recém saído do forno é tudo de bom, não é mesmo? Se for aromatizado e tiver um toque de queijo, melhor ainda! Essa é a proposta desta receita, que é versátil e, por isso, pode se encaixar muito bem em qualquer momento do seu dia.

60. Hambúrguer com gorgonzola: nessa receita, você vai aprender como fazer um hambúrguer caseiro que é incrementado com queijo, cebolas caramelizadas e picles. Mesmo sendo uma opção bem recheada, o passo a passo não é complicado.

61. Hambúrguer de gorgonzola: essa é uma receita um pouco diferente, já que o hambúrguer não é feito com carne bovina moída, mas com linguiça de porco. O resultado é um prato com um sabor bem marcante e que é ideal para quem gosta de inovar na cozinha.

62. Sanduíche de frango e gorgonzola: a sugestão desta receita é rechear um pão ciabatta com frango desfiado, bacon, rúcula e queijo. Essa é uma receita que mescla sabores e texturas bem diferentes, por isso, pode ser uma ótima pedida para um sanduíche especial.

63. Quiche de alho-poró e gorgonzola: se você quer uma receita de quiche superfácil de fazer e que ainda conte com um gostinho superaromatizado, essa pode ser a receita ideal para ser testada na sua cozinha. Aqui, o trabalho não é muito grande, assim como a lista de ingredientes. Mesmo assim, você pode ficar muito contente com o resultado final.

64. Pão caseiro com gorgonzola: tem muita gente que não faz um pão caseiro por não querer ficar sovando a massa. Mas já pensou em fazer uma receita de massa sem sova? Essa é a proposta desta opção, que ainda leva um toque de queijo para incrementar o sabor.

Pratos variados com gorgonzola

Foto: Reprodução / sabor sonoro

65. Salada de folhas com gorgonzola: essa é uma receita que combina folhas verdes, queijo, peras caramelizadas no mel, suco de limão, azeite e sal. O resultado é uma mistura de sabores diferente, mas que cai super bem!

66. Batata recheada com gorgonzola: essa é uma receita bem básica, onde batatas são recheadas apenas com queijo, creme de ricota, sal e pimenta. Mesmo com uma lista de ingredientes bem curtinha e um passo a passo simples, você pode se surpreender com o resultado.

67. Polenta rústica com gorgonzola: a polenta é um prato simples, mas que pode ganhar um toque de sofisticação. Esse é o caso dessa receita, que tem como acréscimo damascos e queijo. O preparo não fica muito mais complicado com o uso desses itens, mas o resultado final é divino!

68. Batata assada com gorgonzola: nessa receita, você aprende como fazer fatias de batata doce assadas e recheadas com queijo. É uma opção de prato simples de ser feito, mas que pode ser um ótimo acompanhamento para as suas refeições.

69. Torta de batata com gorgonzola: essa é uma receita de torta de batata que pode ser servida como acompanhamento ou até mesmo como prato principal, já que além do legume e do queijo, outros ingredientes entram em cena, como o bacon, por exemplo.

70. Batata recheada com cream cheese e gorgonzola: a sugestão dessa receita é rechear minibatatas com cream cheese e gorgonzola e depois levar tudo ao forno. A lista de ingredientes não é extensa e o passo a passo é superprático!

71. Salada de endívia com gorgonzola: que tal preparar uma salada diferente para a sua próxima refeição? Aqui, folhas de endívia são recheadas com queijo, uvas e nozes. Você precisa só desses ingredientes e alguns minutos na cozinha para testar essa receita!

72. Purê de batata com gorgonzola: o purê de batata é um clássico na casa de muita gente, não é mesmo? Por isso, é interessante conhecer novas maneiras para inovar no sabor desse prato, e, assim, não cair na rotina. Acrescentar um queijo ao preparo do purê pode ser uma maneira simples de incrementar seu gostinho e textura.

73. Pudim de couve-flor e gorgonzola: já pensou em fazer um pudim salgado? Essa é a proposta desta receita, que combina couve-flor, queijo, ovos, creme de leite, cebolinha, sal e pimenta-do-reino.

74. Salada com tangerina e gorgonzola: a última receita da lista é uma salada de folhas verdes que é incrementada com pedaços de tangerina e queijo. Com apenas três ingredientes, você pode preparar uma salada que vai deixar todo mundo com água na boca.

O queijo gorgonzola tem um sabor marcante e é muito apreciado justamente por isso. Ainda, ele é superversátil e pode ser usado no preparo de uma grande quantidade de pratos, como você pode perceber na lista acima. Se você adora queijos, confira também receitas com queijo grana padano para testar em casa.

PARA VOCÊ