56 receitas de almôndega que os amantes de carne ficarão babando

Polpetta, polpettone, polpettine, almôndegas… Nomes não faltam para esse prato. As bolinhas de carne misturadas com pão amolecido, ovos e temperos são originalmente italianas, mas foram adaptadas ao paladar brasileiro, e a muitos outros.

Publicidade

Suculentas, as almôndegas combinam com vários acompanhamentos como arroz, purê de batatas e o tradicional espaguete. As variações das receitas são muitas, desde as carnes – ou legumes! – escolhidas, passando por temperos diferentes, e finalizando com muitas opções de molhos.

Almôndegas tradicionais de carne vermelha

1. Almôndegas light

Uma receita clássica de almôndega que substitui a farinha, ou o pão, por farelo de aveia. Fica uma delícia e bem leve.

2. Almôndegas tradicional

Publicidade

Foto: iStock

Foto: iStock

Essa receita é clássica mesmo. Leva carne moída muito bem temperada, pão amolecido e um ovo para dar liga. Depois de tudo bem misturado, é só moldar as bolinhas, dar uma leve fritadinha e colocar para cozinhar em um molho caprichado. Vai agradar a família toda.

3. Almôndegas fritas

O segredo para almôndega ficar sequinha quando frita é a massa ter bastante liga. Então, na mistura da carne com o pão, você precisa sentir que está bem uniforme e “juntinho”. Frite em óleo quente, para que cozinhe por dentro e fique com aquela casquinha crocante por fora.

Publicidade

4. Almôndegas ao forno

As almôndegas assadas são mais saudáveis, mas caprichando no tempero, você irá garantir o sabor as bolinhas de carne. Depois de modeladas, você vai assar as almôndegas por cerca de 10 minutos, para então colocá-las no molho. Experimente essa variação.

5. Almôndegas gratinadas

Foto: iStock

Foto: iStock

O toque especial dessa receita é a cobertura de queijo mussarela colocada sobre as almôndegas na hora de assá-las. Depois de 20 minutos no forno, você terá almôndegas cozidas e com uma casquinha de queijo deliciosa.

6. Almôndegas ao molho de tomate

Foto: iStock

Foto: iStock

Uma receita bem fácil de fazer, pois utiliza molho pronto e garante um sabor especial com o tempero utilizado na carne, que leva sal e bastante pimenta.

7. Almôndegas com bacon e chilli

O segredo dessa receita é a mistura do bacon na massa de carne com ovos e farinha. O bacon traz um sabor diferenciado, que combina muito com o chilli usado para temperar. Não deixe de fazer no próximo almoço.

8. Almôndegas clássicas

Publicidade

Para essa receita clássica, você vai precisar de carne vermelha moída, ervas, alho, cebola, sal, pão e molho de tomate. O preparo é simples, pois as bolinhas vão cozinhar junto com o molho. Prático, rápido e saboroso!

9. Almôndegas com courgete

Essas almôndegas levam abobrinha italiana picada em sua mistura. A dica da receita é gelar as bolinhas antes de fritá-las, para garantir que fiquem bem sequinhas na fritura.

10. Almôndegas com molho de tomate

Essa receita tem um segredinho, que é a mistura da carne de porco com a de vaca no preparo. O que deixa ela mais especial é o acompanhamento, mais tradicional mais impossível, molho de tomate e espaguete. Um prato campeão.

11. Almôndegas suculentas

Foto: iStock

Foto: iStock

A suculência dessa receita fica por conta dos temperos, com cheiro verde, alho, shoyu e pimenta do reino moída. Depois de uma rápida fritada em azeite de oliva, as almôndegas terminam o cozimento junto com o molho.

12. Almôndegas assadas

Depois de preparar as bolinhas, você deve polvilhar queijo ralado por cima. Além de dar um sabor extra, o queijo ajuda a fazer uma casquinha nas almôndegas assadas. Depois de prontas, é só cobrir com molho e se deliciar.

Publicidade

13. Almôndegas de carne com aveia

Se você busca receitas que sejam mais saudáveis que as originais, mas não abre mão do sabor, você vai adorar essa versão! Usando uma carne magra e farinha de aveia, essas almôndegas não vão deixar nada a desejar.

Almôndegas Recheadas

14. Almôndegas de bacon e queijo

As almôndegas recheadas surpreendem à mesa e tem muito sabor. E essa receita é super especial. A massa leva bacon e é recheada com queijo. Para finalizar, um molho barbecue traz uma doçura ao prato.

15. Almôndegas à milanesa

Essas almôndegas ficam com cara de bolinho de boteco. O preparo à milanesa deixa as bolinhas super crocantes e o queijo fica bem derretido dentro por causa da fritura. Incrível!

16. Almôndegas recheada com ricota e cream cheese

O preparo do recheio com ricota e cream cheese é para garantir que fique bem recheado, mas que os queijos não vazem durante o cozimento. É preciso tomar cuidado na hora da montagem também. As almôndegas vão cozinhar junto com o molho, e absorver bem o sabor.

17. Almôndegas recheada com presunto, queijo e espinafre

O sabor desse prato é garantido pelo recheio das almôndegas. O espinafre deve ser refogado no azeite e então misturado com queijo e presunto para rechear as bolinhas. A mistura de sabores fica sensacional!

Preparos especiais com carne vermelha

18. Almôndegas suecas

A receita sueca tem algumas diferenças da nossa. Leva leite, carne de porco e de vaca, manteiga, noz moscada e cardamomo. O molho utilizado pelos suecos não é o tradicional de tomate, mas sim um à base de creme de leite e molho inglês. Vale a pena experimentar.

19. Almôndegas ao molho barbecue

Mais uma almôndega que fica com cara de petisco de boteco. Modele as bolinhas bem pequenas para que fiquem bem sequinhas na fritura e capriche no molho barbecue que vai por cima na hora de servir.

20. Almôndegas no palito

As almôndegas dessa receita são assadas, então, para garantir que fiquem sequinhas, empane-as em farinha de rosca antes de colocá-las no forno, já bem quente. Depois é só colocar as bolinhas no palito e servir.

21. Almôndegas do Joey

Os fãs de Friends sabem o quanto o Joey gosta de sanduíche de almôndegas. Aqui, a receita das almôndegas que tanto agradam o personagem. O segredo? O tempero das bolinhas e do molho deve ser caprichado.

22. Almôndegas gregas

Outra receita étnica com sabor bem peculiar. A massa de carne moída leva berinjela picada e assada, mudando bastante o sabor do prato. Nessa receita, você ainda aprende a fazer um molho de tomate, queijo e limão siciliano. Dá água na boca.

23. Almôndegas suecas com vodka

O sabor diferenciado dessa receita é garantido na hora da fritura, em que você vai utilizar a vodka para flambar as bolinhas de carne. Acompanhe com um molho de geleia agridoce. Você vai surpreender os convidados.

24. Almôndegas picantes com mostarda

O sabor dessa receita é bem marcante, pois mistura o picante do tempero das almôndegas, que leva gengibre, alho, coentro, canela e pimenta calabresa, com o molho de mostarda escura. Essa é para quem gosta de sabores fortes.

25. Almôndegas assadas com legumes

A receita da almôndega leva carne vermelha moída, ovo, queijo parmesão ralado, sal, pimenta do reino e azeite. O acompanhamento é feito com cenoura, abobrinha e iogurte natural para o molho. Uma receita leve e deliciosa.

26. Polpettine com molho pomodoro

O diferencial dessa receita é o tamanho minúsculo das almôndegas. Elas devem ser tão pequenas quanto um palito de fósforo. Depois de modeladas, devem cozinha com o molho, trazendo sabor a ele.

27. Almôndegas funcionais

A receita leva carne moída, alho, chia, couve, hortelã, sal e pimenta e queijo ralado. A couve e a chia fazem com que o prato fique mais saboroso e seja também funcional. Vale experimentar.

28. Almôndegas indianas

As almôndegas indianas levam leite de coco e um tempero bem tradicional do país, o masala. O sabor é bem diferente e apimentado. Vale a inovação.

29. Almôndegas ao estilo Nigella

A receita da chefe Nigella tem um segredo: suco de limão siciliano no preparo da carne. Outra dica é modelar as bolinhas bem pequenas para que fiquem sequinhas depois da fritura.

30. Almôndegas no palito com molho especial

Foto: iStock

Foto: iStock

As almôndegas devem ser preparadas pequenas, e fritas. Para servir, você irá utilizar os palitos, colocando um em cada bolinha e, de acompanhamento, deve fazer um molho à base de ricota e limão. Fica gostoso e refrescante.

31. Almôndegas com chia

Foto: iStock

Foto: iStock

O preparo é diferente, pois não leva nenhum tipo de pão ou farinha para dar liga à massa de carne, que é completada com chia e molho shoyu.

32. Almôndegas com ovo de codorna:

Essa receita é para quem quer um prato diferente e impressionante! Recheada com ovo de codorna e com um molho especial, essas almôndegas vão te surpreender.

Carnes variadas

33. Almôndegas com especiarias

A receita leva carne de porco, orégano, alho, cebola, cominho, salsa, louro, queijo, azeite e pão. Como você viu, ela é bem temperada!

34. Almôndegas de carne de sol com catupiry

Esse prato tem um sabor regional. A mistura de carne de sol com linguiça moída já garante um sabor forte à carne. O molho de abóbora, que leva ainda pimentões, aipo, cebola e manjericão também tem um sabor bem marcante. A receita é diferente, por isso tenha certeza que seus convidados estão dispostos a provar misturas mais exóticas.

35. Almôndegas de frango com cogumelos

Para preparar as almôndegas você vai precisar de peito de frango moído, farinha de rosca, ovo, noz moscada, alho e salsinha. Para o molho, capriche na variedade de cogumelos, utilize também tomilho, cebola, manteiga, farinha de trigo, caldo de galinha e azeite de oliva. O resultado é surpreendente.

36. Almôndegas de peixe

A dica para essa receita é não escolher um peixe com um sabor muito forte, a opção indicada é a pescada. As bolinhas devem ser empanadas em farinha de rosca e fritas, fica parecendo um bolinho de peixe. Sucesso garantido.

37. Almôndegas de frango

A receita leva peito de frango picado, cebola, salsão, alho, azeitonas, pão, ovo, sal e pimenta. Depois de moldar as bolinhas, empane-as em farinha de trigo e frite. Fica super gostoso.

38. Almôndegas de porco

Para esse preparo você vai precisar de carne de porco moída, sal, pimenta, ovo, farinha de trigo, farelo de aveia, bacon, cebola e água. As almôndegas são fritas na manteiga, o que garante um sabor especial.

39. Almôndegas de salmão com molho de iogurte

Você irá utilizar o lombo do salmão para fazer essas almôndegas. Sugere-se que ele seja triturado, junto com os temperos, em um processador de alimentos, ou até mesmo no liquidificador. O molho de iogurte traz um sabor suave à combinação.

40. Almôndegas de frango com aveia

Receita para quem está batalhando para definir o corpo na academia. A massa de carne não leva nem ovo nem pão, apenas carne de frango, aveia e tempero. Experimente antes do treino.

41. Almôndegas de frango com gengibre

O sabor especial dessa receita vem do gengibre no tempero do frango. as bolinhas, bem temperadas, devem ser fritas depois de moldadas. A combinação é inusitada, mas deliciosa.

Almôndegas vegetarianas

42. Almôndegas de pinhão

A receita leva pinhão cozido, alho, sal, páprica, óleo vegetal, cebolinha e farinha de trigo. O resultado é bem diferente. Experimente fazer no inverno, época de colheita da semente.

43. Almôndegas de ervilha e quinoa

Quinoa e feijão preto fazem a massa dessa almôndega que leva também muitos temperos, ovo, pão e farinha de aveia. Além de saboroso, o prato é rico em ferro.

44. Almôndegas de berinjela

A almôndega de berinjela leva também sal, cebola, farinha de arroz e óleo de girassol. O sabor é delicado e o prato muito leve. Vale a pena experimentar.

45. Almôndegas de grão de bico e nozes

A receita leva azeite, cebola, alhos, nozes, extrato de tomate, farinha de rosca, linhaça, manjericão, orégano, grão de bico, salsinha, sal e pimenta. As bolinhas são fritas e cobertas com molho de tomate. Fica uma delícia.

46. Almôndegas de cogumelo e aveia

Mais uma mistura de sabores bem diferentes. O cogumelo é uma boa opção nos pratos vegetarianos, e aqui não é diferente. Utilizando a aveia para dar a liga na massa, molde as bolinhas e frite-as. Experimente.

47. Almôndegas de berinjela com macarrão

Nessa receita você aprende a preparar as almôndegas de berinjela, que ficam bem leves e saborosas, e também uma massa de macarrão de crepioca. Bem diferente, não é mesmo?

48. Almôndegas de feijão branco

A receita leva feijão branco, linhaça, água, cebola, cebolinha, pimentão, salsinha, panko, farinha de trigo, sal e pimenta. Ela fica com um sabor diferente e é muito nutritiva.

49. Almôndegas de feijão vermelho

Mais uma receita que leva feijão na massa, garantindo o ferro nas almôndegas. Para acompanhar, um molho de tomate bem temperado fica perfeito.

50. Almôndegas de lentilha

Sem carne nem glúten, essa receita fica bem leve e saborosa. A lentilha é um grão bastante nutritivo e um ótimo substituto para dietas sem carne. Não deixe de saborear esse prato.

51. Almôndegas de banana da terra

A mistura é diferente: banana, mandioca, cebola roxa, menta, sal, pimenta e farinha de arroz. Está preparado para inovar?

52. Almôndegas de proteína de soja

A massa à base de proteína de soja é recheada com queijo colha e coberta com molho de tomate. Muito gostosa!

53. Almôndegas de ricota

Foto: iStock

Foto: iStock

A receita leva ricota, parmesão ralado, azeite, creme de leite e temperos. Essas almôndegas não são assadas nem fritas. Depois de moldadas é só comer.

54. Almôndegas de lentilha diferente

A lentilha é uma fonte de proteína vegetal muito usada pelos vegetarianos. O melhor dessa receita é que ela utiliza aquela sobra de lentilhas cozidas, reaproveitando para fazer almôndegas deliciosas.

55. Almôndegas de grão de bico

Além de saborosa, essa receita é também saudável. Mas lembre-se de utilizar apenas os grãos, sem líquidos.

56. Almôndegas de couve-flor

Isso mesmo, essas almôndegas foram feitas com couve-flor! Além de ser uma receita vegana e saudável, essa receita está dentro das receitas crudívoras, ou seja, sem cozimento.

Difícil escolher por qual começar, não é mesmo? Existem opções de bolinhas de carne com molho com diferentes tipos de carne e que garantem um almoço muito especial para quem você gosta.