20 receitas de salpicão apetitosas para servir em ocasiões especiais

Por
Atualizado em 24.08.21

O salpicão é um dos pratos mais tradicionais servidos no Natal. Mas você não precisa esperar o final do ano para saborear dessa delícia na sua casa. 

Publicidade

O mais interessante é que o prato pode ser feito sempre que sobrar um pouquinho daquele frango assado que você comprou na padaria ou no mercado.

Porém, você pode usar outras proteínas desfiadas na hora de preparar o acompanhamento. Basta preparar o molho, incluir mais ingredientes e um prato frio delicioso fica pronto! Confira as melhores receitas de salpicão para servir em um almoço ou jantar especial:

Receitas de salpicão de frango

1. Salpicão de sobras de frango: mesmo que você não tenha sobras de um frango assado em casa, basta cozinhar 200 gramas de peito de frango em água e sal. Acrescente cenoura, uva-passa, maçã, milho, ervilha, cebola, alho e, para o molho ficar molhadinho, maionese e creme de leite.

2. Salpicão de frango com iogurte: nesta receita, você vai usar um copinho de iogurte para dar liga ao frango desfiado. Mesmo assim, um pouquinho de maionese e mostarda será necessário. Para o sabor ficar ainda mais incrível, você vai adicionar uvas verdes e grão de bico.

Publicidade

3. Salpicão de frango com requeijão: quem quer inovar pode adicionar cubos de batata cozida, queijo e presunto ao frango já desfiado. Para o molho, você vai usar um copo de requeijão cremoso e uma caixa de creme de leite.

4. Salpicão de frango defumado: o frango defumado tem aquele saborzinho que muita gente ama — e aquele gostinho que lembra bacon vai explodir na sua boca! Um jeito de inovar na apresentação é misturar o salpicão de frango defumado com macarrão fusili, penne ou recheando conchigliones. Mas, é claro: você pode servir puro, adicionando folhas verdes e torradas.

5. Salpicão com frango defumado e abacaxi em calda: unir o sabor do frango defumado com o azedinho equilibrado do abacaxi vai fazer com que seu prato seja um sucesso absoluto durante o almoço ou jantar! Se você não quiser comprar o abacaxi em calda, prepare-o em casa. Basta descascar e cortar a fruta em rodelas e cozinhar na panela de pressão.

Publicidade

6. Salpicão de frango com batata palha: quer acrescentar um gostinho todo especial à sua preparação? Experimente incluir batata palha por cima da mistura na hora de decorar o prato. A maciez do frango combina muito bem com o crocante da batata.

7. Salpicão de frango para o Natal: o salpicão de frango é uma das opções de saladas favoritas dos brasileiros para a ceia de Natal e Ano-Novo. Nesta receita, além dos segredos para fazer o acompanhamento, você ainda descobre como preparar um tender ao molho de abacaxi para que sua ceia fique ainda mais completa.

8. Salpicão de frango com molho especial: para preparar esta receita, você vai precisar de frango desfiado, cenoura ralada, passas, milho em conserva e ervilha. O segredo vem na preparação do molho, que leva maionese, ketchup, mostarda, suco de limão, molho inglês e azeite. Se desejar, decore com batata palha.

Receitas de salpicão com diferentes carnes

9. Salpicão de presunto: salpicão sem frango existe, sim! Nesta receita, você vai aprender a substituir o frango por presunto. Acentue o sabor incluindo pimentão vermelho, maçã verde, amêndoas em lascas, palmito e limão. O molho é preparado aos moldes tradicionais, usando maionese e creme de leite.

10. Salpicão de filé de porco com couve: quem deseja mudar a proteína utilizada no prato tradicional natalino pode inovar adicionando lombo suíno desfiado. Para tudo ficar ainda melhor, junte couve picada bem fininha. Lembre-se de ter um pouquinho de hortelã para aromatizar o prato.

11. Salpicão de lombo: este é o típico prato que, quando colocado na mesa, todo mundo vai querer comer um pouquinho mais. Use lombo de porco desfiado e presunto para preparar este prato. Acrescente ainda pimentões verde e vermelhos, maçã, suco de limão, seleta de legumes enlatados e maionese como molho. A uva-passa é opcional!

12. Salpicão de bacalhau: usar bacalhau na hora de preparar este tipo de salada vai surpreender suas visitas, especialmente por unir com perfeição o gosto doce com o salgado. A lista de ingredientes é extensa, mas cada item adicionado ajuda a ressaltar o sabor do prato.

13. Salpicão de atum e abacaxi: em apenas 15 minutinhos, esta receita fica pronta para ir à mesa! Muitos ingredientes são enlatados, como o atum, a seleta de legumes e o abacaxi em caldas (e isso facilita demais a sua vida na hora da preparação). Você vai usar frutas e temperos para finalizar o prato.

14. Salpicão de frios: nesta receita, você vai precisar de peito de peru e presunto. Mas saiba que você pode substituir pelos frios de sua preferência! Misture-os com cenoura, milho, azeitonas verdes e pretas, passas, batata palha, maionese, ketchup, coentro, salsa e cebolinha. Vai ficar um espetáculo.

Publicidade

Receitas de salpicão leve

15. Salpicão de Kani: preparar o prato com kani vai trazer um gostinho de caranguejo ao alimento. Você ainda vai precisar de batatas, cenoura, maçã, passas, azeitonas, maionese, creme de leite e suco de limão, além de temperos.

16. Salpicão de cenoura, quinoa e lentilha: quem está em busca de uma opção leve vai adorar essa combinação! As estrelas do prato são a quinoa e a lentilha, mas você ainda vai precisar de cranberries, amêndoas, alho-poró, cenouras e outros temperos. A receita rende bastante e serve até 10 pessoas!

17. Salpicão funcional: você já tinha pensado em iogurte e mostarda a um salpicão? Pois saiba que o resultado fica saboroso e super nutritivo. A receita ainda leva frango, sendo indicada para os marombeiros que não querem sair da dieta no final de semana.

18. Salpicão levinho: além de ser uma delícia, esta receita é super saudável. Isso porque em vez de usar requeijão ou maionese, você vai preparar o molho com iogurte ou cottage, ou ainda com pasta de soja. A uva-passa é sempre opcional em todas as preparações.

19. Salpicão de repolho: quer uma opção vegetariana? Temos também! Em vez de usar algum tipo de carne, você deve acrescentar meio repolho cortado bem fininho. Adicione nozes para ressaltar o sabor do prato.

20. Salpicão vegano: nesta receita, você vai aprender a preparar o acompanhamento sem nenhum ingrediente de origem animal. Será necessário: cenoura, maçã verde, milho, salsão, azeitonas, cubinhos de batata cozida, ervilha, uva-passa, carne de jaca, maionese vegana, mostarda, suco de limão, salsinha, cebolinha, sal e pimenta do reino.

Agora que você já viu uma lista com as melhores receitas de salpicão, passe no mercado, compre todos os ingredientes e faça um acompanhamento especial cheio de amor e sabor para seus convidados. Para deixar essa refeição ainda mais incrível, aproveite para conferir receitas para o almoço de domingo que todo mundo vai curtir.