50 receitas para uma ceia de Natal pequena e repleta de sabor

Mesmo em uma ceia de Natal pequena, é possível ter uma celebração à altura do que a data pede, sem desperdícios e com muita comida saborosa

Não sabe quanto preparar de entrada, acompanhamento, prato principal e sobremesa, muito menos calcular a bebida para seus convidados? Não tem problema! Abaixo, você pode checar a recomendação da chefe de cozinha Ana Paula Daleffe para acertar em cheio na sua ceia, considerando um evento com duração de 5h.

Aperitivos

  • Canapés ou salgadinhos: 4 a 6 por pessoa;
  • Frios: 80 gramas a 100 gramas por pessoa.

Prato principal

  • No geral: 250 gramas por pessoa;
  • Extra: pernil, chester, peru e tender servem, em média, de 8 a 10 pessoas. Para render mais, é possível cortar a carne em fatias finas.

Acompanhamentos

  • Farofa: 1 kg serve até 15 pessoas;
  • Arroz temperado com castanhas e passas: 1 kg serve até 10 pessoas;
  • Salada: 100 gramas por pessoa.

Sobremesa

  • Porção individual: 2 unidades por pessoa;
  • Outras: 100 gramas por pessoa.

Bebidas

  • Água: 350 ml por pessoa;
  • Cerveja: 750 ml por pessoa;
  • Espumante: 1 garrafa para 4 pessoas;
  • Vinho: 1 garrafa para 4 pessoas.

Aproveite e use todas essas dicas na hora de montar o seu cardápio!

Agora, chegou a hora de escolher os pratos que você irá preparar. Abaixo, apresentamos opções bem variadas divididas em categorias para você conferir!

Publicidade

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Aperitivos para uma ceia de Natal pequena

Brusqueta ou bruschetta é sinônimo de praticidade! Com um sabor irresistível, essa receita é feita apenas com pão, alho, tomate, manjericão, azeite, sal e pimenta-do-reino. Caso você queira, ainda é possível adicionar queijo para deixar o petisco ainda melhor.

Publicidade

Puro charme, esses canapés servem até para decorar sua mesa de Natal. Aqui, a ideia é cobrir a cestinha caseira com patê de ricota e azeitona. Sem complicações, sobra mais tempo para você se deliciar com cada mordida.

Não é só na Páscoa que peixe pode ser apreciado. Para deixar o cardápio de aperitivos mais gotosos, esse bolinho de bacalhau é uma ótima escolha, pois além de saboroso, é simples e leve.

Uma opção leve e superfácil de fazer são essas torradinhas de maionese e queijo. Ótima pedida de aperitivo para seus convidados petiscarem enquanto a ceia não é servida.

Você irá se surpreender com essa opção de aperitivo. Feito com massinha de pastel, ele é recheado com presunto, queijo e orégano. Crocante e extremamente saboroso, vai deixar a sua ceia muito mais saborosa.

Publicidade

Para servir um petisco de entrada na ceia, escolha esse sanduíche árvore de Natal. Além de ser saboroso e fácil de ser feito, vai deixar a sua mesa muito mais encantada.

Essa opção é perfeita, porque você aproveita o salpicão que está fazendo para preparar uma entradinha para os seus convidados petiscarem. As cestinhas são feitas com massa de pastel, para facilitar o processo. Experimente!

Aquela tábua de frios é sempre uma ótima pedida para um aperitivo antes da ceia. E que tal preparar um no formato de guirlanda? Confira como fazer essa receita que além de deliciosa, vai deixar a sua mesa de Natal um charme.

Uma receita mais sofisticada para deixa a sua ceia chique, mas com um preparo simples e muito saboroso. Confira como fazer esse terrine de Natal delicioso que leva ricota, cream cheese, queijo minas e temperinhos.

Aprenda a fazer esse petisco de queijo coalho de entradinha para a sua noite de Natal. Com leite, tapioca, queijo coalho, sal e azeite, você prepara essa delícia para forrar o estômago antes da ceia.

Publicidade

Pratos principais para uma ceia de Natal pequena

Se você é aquela pessoal que ama um Natal tradicional, esta receita não pode ficar de fora da sua lista. Aqui, você vai aprender a preparar um clássico peru para saborear na sua ceia.

Para quem é fã de uma carne suína, não pode deixar de fazer esse pernil assado superfácil, que vai deixar a sua ceia muito mais gostosa.

Outra alternativa de prato principal é o chester. Aqui, a pele fica dourada e bem crocante, enquanto a carne fica macia e suculenta. Isso sem contar no tempero, sendo simplesmente irresistível.

Procurando uma receita para transformar aquele tender sem graça em uma receita saborosa para a sua ceia? Encontrou! Esse preparo vai te ensinar a fazer um molho de laranja muito gostoso para acompanhar seu tender e deixá-lo apetitoso.

Tender é uma carne que combina muito com molho cítricos e agridoces. Para deixar a sua ceia especial, confira o preparo desse tender que leva um molho mostarda com mel.

Publicidade

Mesmo em uma ceia de Natal pequena, dá para servir uma ave inteira. Nesse caso, que tal apostar no frango? Nessa receita, ele é recheado com uma farofa bem caprichada para um resultado mais festivo.

Saboroso e suculento são os adjetivos que mais descrevem esse lombo recheado. Uma ótima opção para você preparar para a sua ceia de Natal e deixar os seus convidados com água na boca.

O chester é outra receita bem típica do Natal e não pode faltar nas ceias tradicionais. Com a carne mais macia e suculenta, é uma ótima carne para quem quer uma opção menor. Aqui, você aprende a temperar e preparar um chester delicioso.

Para quem gosta de um peixinho, não pode perder esse bacalhau especial de Natal. O peixe é refogado com cebola, alho e azeitonas e depois é levado para o forno com batatas e queijo por cima, para dar aquela gratinada.

Uma receita simples, mas que sempre deixa qualquer refeição saborosa. O fricassê de frango combina muito com a ceia de Natal e você pode deixá-lo mais natalino, adicionando uvas-passas na decoração.

Acompanhamentos para uma ceia de Natal pequena

Uma salada bem colorida combina muito bem com o clima natalino, certo? Nessa receita, a dica é combinar alface, rúcula, tomate-cereja, cebola roxa, manga e figo.

Um salpicão de frango também é uma boa pedida de prato para acompanhar a sua refeição de Natal. Ele conta com diversos sabores em uma única garfada com um modo de preparo para lá de prático. Confira!

Confira como preparar essa árvore de Natal que vai transformar a clássica salada caprese em um prato natalino, charmoso e delicioso.

Farofa é aquele acompanhamento de sucesso que não pode faltar em uma mesa de Natal. Crocante e, ao mesmo tempo, molhadinha, essa versão leva bacon e nozes. Isso sem contar que é extremamente aromatizada. Com um passo a passo fácil de ser seguido, difícil é resistir ao sabor desse prato!

Outra maneira de incrementar a sua salada para o natal é fazer ela em formato de guirlanda como essa opção. Além de trazer mais sabor para a sua mesa, vai dar um toque a mais na sua decoração.

Para dar um ar mais festivo ao arroz do dia a dia, a proposta dessa receita é incrementá-lo. Para isso, você vai precisar de cenoura, pimentões vermelho e amarelo, uva-passa, milho, ervilha e cheiro-verde. Esses são ingredientes simples, mas que já fazem a diferença.

Um arroz soltinho, delicioso, colorido e temático. Uma receita que vai conquistar seus convidados pelo sabor e pelo visual natalino.

Aquela batatinha não pode ficar de fora da sua ceia de Natal. Por isso, separamos essa receita de batata gratina para trazer um sabor a mais na sua comemoração.

O arroz de forno é uma receita que deixa qualquer refeição mais saborosa e especial. Por ser um preparo simples, é a opção perfeita para quem quer um ceia de Natal pequenas e prática. Confira!

E para aquela farofa bem incrementada, essa receita é a ideal. Com bacon e calabresa, esse acompanhamento vai deixar a sua ceia de Natal cheia de sabor. Confira!

Sobremesas para uma ceia de Natal pequena

Além de ser muito gostosa, a rabanada é perfeita para aproveitar aquele pão amanhecido que está dando bobeira na sua cozinha. Aqui, fatias de pão são umedecidas em uma mistura de leite e leite condensado, passadas em ovos, fritas com manteiga e polvilhadas com açúcar e canela.

A rabanada tradicional feita com pão já fica boa, agora imagine a de chocotone! Essa receita é ótima para reaproveitar as sobras dos chocotones.

Faça a alegria das crianças, e dos adultos também, com essa receita de gelatina colorida. O preparo é simples e o resultado é uma sobremesa deliciosa, gelada e perfeita para deixar a sua ceia linda e bem doce.

Além de cair bem como sobremesa, esses biscoitos servem até mesmo para presentear seus convidados. A massa de manteiga é bem fácil de preparar e, de quebra, você aprende como fazer decoração superfácil.

Creme branco como recheio, biscoito Calipso nas bordas e ganache como cobertura são usados para formar essa torta, que também é servida gelada. O tempo na geladeira é de apenas 2 horas: depois disso, é só aproveitar cada mordida!

Deixe os tios felizes preparando esse pavê clássico de chocolate. Essa é a sobremesa perfeita para preparar para o Natal, porque é deliciosa e tem um preparo supersimples.

Essa é a sobremesa perfeita para quem gosta de pudim e de sorvete, porque junta essas suas receitas em uma só. Para melhorar: ela é refrescante e tem o preparo super simples. A dica, para deixá-la com mais cara de Natal é preparar uma calda de ameixas.

Aprenda a fazer esse strogonoff de nozes e deixe a sua ceia toda especial. Uma sobremesa muito gostosa, clássica de Natal e fácil de preparar.

O manjar não pode faltar na mesa da ceia, por isso, confira o passo a passo dessa opção com coco e de quebra, você aprende a fazer uma calda de ameixa deliciosa.

Uma sobremesa azedinha e gelada para deixar o seu Natal com um gostinho especial. Prepare essa mousse de maracujá e veja como é simples agradar o paladar de todos os seus convidados.

Bebidas para uma ceia de Natal pequena

Para deixar o vinho mais refrescante e ideal para o calor brasileiro, vale a pena apostar na sangria. Aqui, ele é combinado com maçã, limão, pêssego e laranja. Você pode colocar em uma jarra bem bonita, para que cada um possa se servir e aproveitar ao máximo o drink.

Já essa é a pedida certeira para quem está em busca de um sabor mais adocicado. Ice, morangos e leite condensado são combinados para formar a bebida. Para decorar a taça, a dica é usar moranguinhos.

E que tal preparar um ponche feito com cranberry, laranja, soda e vodka? Aposto que irá fazer muito sucesso entre os seus convidados.

Um drink fácil, mas extremamente saboroso, a batida de coco vai deixar a sua ceia ainda mais saborosa.

Aprenda a fazer a bebida que vem conquistando todo mundo. Confira o passo a passo para fazer um moscow mule clássico, com direito a espuminha de gengibre caseira.

A mimosa é um drink perfeito para qualquer comemoração. A bebida consiste em uma mistura de suco de laranja com espumante, perfeito para deixar o seu Natal refrescante.

Aproveite e faça esse drink de morango com espumante, docinho e com uma aparência incrível para deixar a sua mesa inda mais fabulosa e natalina.

Suco de uva, refrigerante de limão, abacaxi, maçã, pêssego e uvas são usados para preparar essa bebida. Como não leva álcool, o drink está liberado para adultos e crianças. Além disso, também é possível usar outras frutas de sua preferência.

Refrescante, fácil e com uma cor incrível, o pink lemonade vai fazer sucesso na sua ceia de Natal. A bebida não leva álcool e por isso pode ser apreciada por todo mundo.

Deixe a sua ceia mais tropical com esse drink sem álcool que mistura o coco com o abacaxi. Perfeita para servir na sua ceia no lugar dos refrigerantes. Confira!

Para não esquecer a quantidade ideal:

Receiteria

Agora que você já conferiu esses pratos deliciosos para uma ceia de Natal pequena, que tal checar também receitas para o almoço de Natal? Assim, sua celebração ficará repleta de sabores!