Mesmo em uma ceia de Natal pequena, é possível ter uma celebração à altura do que a data pede. Para te ajudar nessa tarefa, começamos indicando as quantidades ideais de comidas e bebidas. Depois, você confere uma seleção incrível de receitas. Assim, fica fácil se programar direitinho e aproveitar ao máximo ao lado das pessoas que você ama!
Não sabe quanto preparar de entrada, acompanhamento, prato principal e sobremesa, muito menos calcular a bebida para seus convidados? Não tem problema! Abaixo, você pode checar a recomendação da chefe de cozinha Ana Paula Daleffe para acertar em cheio na sua ceia, considerando um evento com duração de 5h.
Continua após o anúncio
Aproveite e use todas essas dicas na hora de montar o seu cardápio!
Agora, chegou a hora de escolher os pratos que você irá preparar. Abaixo, apresentamos opções bem variadas divididas em categorias para você conferir!
Vamos começar com 10 opções de pratos que são sucesso garantido na hora de montar a mesa.
iStock
Bruschetta é sinônimo de praticidade! Com um sabor irresistível, essa receita é feita apenas com pão, alho, tomate, manjericão, azeite, sal e pimenta-do-reino. Caso você queira, ainda é possível adicionar queijo para deixar o petisco ainda melhor. Veja o passo a passo para testar!
Puro charme, esses canapés servem até para decorar sua mesa de Natal. Aqui, a ideia é cobrir um pão sírio com patê de gorgonzola e ervas. Para a decoração, palitos Stiksy e tomate também entram em cena. Sem complicações, sobra mais tempo para você se deliciar com cada mordida.
Continua após o anúncio
Uma salada bem colorida combina muito bem com o clima natalino, certo? Nessa receita, a dica é combinar alface, cenoura, tomate-cereja, nozes, damasco, cebola roxa, laranja e croutons. Para fechar com chave de ouro, você também aprende a fazer um molho de mostarda, mel, azeite, suco de limão, sal e pimenta-do-reino para servir como acompanhamento.
Para dar um ar mais festivo ao arroz do dia a dia, a proposta dessa receita é incrementá-lo. Para isso, você vai precisar de cenoura, pimentões vermelho e amarelo, uva-passa, milho, ervilha e cheiro-verde. Esses são ingredientes simples, mas que já fazem a diferença.
iStock
Um salpicão de frango também é uma boa pedida de prato para acompanhar a sua refeição de Natal. Ele conta com diversos sabores em uma única garfada e tem um modo de preparo para lá de prático. Confira!
Já pensou em usar carne moída para incrementar a sua ceia? Nessa receita, a proposta é utilizar o ingrediente para fazer um rocambole. Para um resultado especial, provolone é usado como recheio e parmesão, na cobertura.
Farofa é aquele acompanhamento de sucesso que não pode faltar em uma mesa de Natal. Crocante e, ao mesmo tempo, molhadinha, essa versão leva bacon e nozes. Isso sem contar que é extremamente aromatizada. Com um passo a passo fácil de ser seguido, difícil é resistir ao sabor desse prato!
Continua após o anúncio
Mesmo em uma ceia de Natal pequena, dá para servir uma ave inteira. Nesse caso, que tal apostar no frango? Nessa receita, ele é recheado com uma farofa bem caprichada para um resultado mais festivo.
Outra alternativa de prato principal é o chester. Aqui, a pele fica dourada e bem crocante, enquanto a carne fica macia e suculenta. Isso sem contar no tempero, que é simplesmente irresistível. Para experimentar, veja o passo a passo no vídeo!
Também tem opção de prato principal livre de ingredientes de origem animal! Carne de plantas, proteína de soja e creme de castanhas formam as três camadas dessa receita.
As bebidas não podem ficar de fora, mesmo em uma ceia de Natal pequena. Tem opções com ou sem álcool para você servir para os seus convidados. Dá só uma olhadinha a seguir:
Para deixar o vinho mais refrescante e ideal para o calor brasileiro, vale a pena apostar na sangria. Aqui, ele é combinado com abacaxi, maçã, limão e laranja. Você pode colocar em uma jarra bem bonita, para que cada um possa se servir e aproveitar ao máximo o drink.
Já essa é a pedida certeira para quem está em busca de um sabor mais adocicado. Vodka, morangos, suco de morango e leite condensado são combinados para formar a bebida. Para decorar a taça, a dica é usar açúcar e morangos.
Aqui, você aprende como fazer um drink de pêssego em duas versões: com e sem álcool. A primeira leva cerejas, pêssego e champagne. Já na opção sem álcool, as frutas são combinadas com água de coco. Em ambos os casos, o resultado é surpreendente!
Suco de uva, refrigerante de limão, morango, maçã, uva, kiwi, pêssego e ameixa são usados para preparar essa bebida. Como não leva álcool, o drink está liberado para adultos e crianças. Além disso, também é possível usar outras frutas de sua preferência.
Essa é uma bebida comum no Natal estadunidense, mas pode tranquilamente fazer parte da sua festividade. Semelhante à gemada, a receita leva leite, creme de leite, ovos, açúcar, cravo, noz-moscada e canela. Se você topa beber ovos crus e gosta de um sabor bem aromatizado, vale a pena experimentar!
Após se deliciar com os pratos salgados, chega a hora da sobremesa. Abaixo, você confere opções descomplicadas e também propostas mais elaboradas. Veja só:
iStock
Além de ser muito gostosa, a rabanada é perfeita para aproveitar aquele pão amanhecido que está dando bobeira na sua cozinha. Aqui, fatias de pão são umedecidas em uma mistura de leite e leite condensado, passadas em ovos, fritas com manteiga e polvilhadas com açúcar e canela. Aprenda como fazer!
Além de cair bem como sobremesa, esses biscoitos servem até mesmo para presentear seus convidados. A massa de manteiga é bem fácil de preparar e, de quebra, você aprende como fazer decoração com glacê real para dar uma cara bem natalina ao doce.
Já para quem está em busca de uma sobremesa bem refrescante para espantar o calor de dezembro, esse picolé pode ser um sucesso. Afinal, ele leva dois ingredientes queridinhos no preparo de sobremesas: Oreo e leite Ninho. Só é importante saber que o doce precisa descansar por 6 horas na geladeira antes de ser servido, beleza?
Creme branco como recheio, biscoito Calipso nas bordas e ganache como cobertura são usados para formar essa torta, que também é servida gelada. O tempo na geladeira é de apenas 2 horas: depois disso, é só aproveitar cada mordida!
Já pensou em dar uma apresentação especial para um bolo simples? Aqui, uma massa branca é recheada com frutas cristalizadas, uvas-passas e nozes. Depois, ela ainda coberta com glacê e mais nozes. O passo a passo é tão simples, que até mesmo quem não tem experiência na cozinha pode facilmente obter um resultado de sucesso.
Evitar o desperdício é mais do que necessário e, para tornar essa tarefa mais fácil, vale a pena dar novo uso para pratos que sobraram da ceia. Confira:
Crocante, devido ao uso de farinha de rosca, e com recheio de queijo, esse é um prato que fica delicioso. Você pode servir como entrada ou até mesmo como petisco. Veja as dicas de preparo no vídeo e aproveite todo o sabor do bolinho de arroz!
Bateu aquela fome no meio do dia? Então que tal preparar um sanduíche de peru? Com um toque agridoce, essa receita vai facilmente surpreender positivamente seu paladar!
Já pensou em fazer seu próprio rosbife? Com essa receita, isso é possível! Além do pernil, você também vai precisar de azeitonas, cebolas e limão. São poucos itens, mas que já garantem um resultado de sucesso.
Essa é uma alternativa para quem tem chester sobrando da ceia. Aqui, ele vira um recheio bem cremoso para uma torta com massa de liquidificador. Com essa receita, a hora do lanche vai ficar muito mais gostosa!
A rabanada tradicional feita com pão já fica boa, agora imagine a de panetone! Para dar cremosidade, a dica é usar uma mistura de creme de leite fresco com açúcar. Para fritar, você vai precisar de manteiga e azeite. Já na hora de servir, ainda entram em cena iogurte natural adoçado com açúcar, raspas de limão-siciliano e doce de leite.
Quer agradar às crianças com preparos diferenciados? A nossa lista também conta com opções gostosas e divertidas para elas!
Extremamente simples, a proposta dessa receita é utilizar cortadores em formatos variados para cortar as frutas – em forma de estrela, por exemplo. Depois, é só espetar no palito e servir. Para um resultado bem atrativo, dá para usar frutas com cores bem variadas.
Que tal preparar gelatina em formato de picolé? Essa é a proposta dessa receita, que conta com três sabores em apenas um palito. É uma opção que agrada a vários paladares, além de ser fácil de ser feita e bem acessível.
Saudáveis, essas bolachinhas são feitas com farelo de aveia, bananas, melado de cana ou mel, ovo, farinha de trigo integral, fermento, óleo de coco, uvas-passas e nozes. Para deixar a aparência mais atrativa para as crianças, aposte em cortadores com formatos divertidos.
Parece um ratinho, mas essa é uma receita de minisanduíche em que a bisnaguinha é usada como base. O recheio leva requeijão e queijo parmesão. Já o nariz fica por conta de tomate-cereja, enquanto as orelhas são de rabanete, os olhos de azeitona e o rabo pode ser qualquer erva de sua preferência. Para segurar tudo, um pedaço de cenoura também entra em cena.
Cupcake saudável? É isso mesmo! Aqui, é usada a carne de peito de peru mesmo, e não o embutido, beleza? Além da carne, ovos, farelo de aveia, purê de tomate, cenoura, azeite e temperos são usados no preparo. Para decorar, a sugestão é usar purê de batata, queijo e ervilhas.
Agora que você já conferiu esses pratos deliciosos para uma ceia de Natal pequena, que tal checar também receitas para o almoço de Natal? Assim, sua celebração ficará repleta de sabores!