22 receitas com ovo cozido que cabem no seu bolso

Por
Atualizado em 21.01.20

O ovo cozido é um ingrediente superlevinho e saboroso, que combina com os mais diferentes sabores e ainda cabe no bolso de todo mundo. Apesar disso, são poucas as pessoas que sabem, de fato, como aproveitar todo o potencial que esse alimento tem para oferecer na culinária.

Quer preparar um lanche para saborear no final da tarde? Ou, talvez, uma farofinha para acompanhar suas refeições? Que tal uma salada de maionese, ou um arroz cremoso? O ovo cozido é destaque em todas essas receitas deliciosas – e em muitíssimas outras!

Para sair na frente e arrasar cada vez mais na cozinha, confira, a seguir, 22 receitas espetaculares com ovo cozido.

Publicidade

Lanches e acompanhamentos com ovo cozido

Foto: Reprodução / Cozinha travessa

1. Farofa úmida com ovo cozido: essa receita veio para facilitar e deixar a sua vida mais gostosa! Confira o passo a passo e aprenda a preparar uma farofinha fácil, rápida e que tem um resultado incrível. Você só vai precisar de cebola, ovo, tomate, maçã, azeitona e farinha.

2. Farofa de calabresa com ovo cozido: aqui está outra opção de farofa para acompanhar suas refeições. O preparo dessa receita também é muito simples – é só fritar os ingredientes, acrescentar o ovo e a farinha e mexer um pouquinho. Sirva em temperatura ambiente.

3. Salada de batata com ovo cozido: a salada de batata é uma receita que costuma agradar os mais diversos paladares. Esse passo a passo te ensina a preparar uma versão básica e certeira desse prato, utilizando apenas batata, ovo, maionese, cebola e sal. Não deixe de provar!

4. Salada de batata alemã com ovo cozido: o grande diferencial dessa receita é a escolha cuidadosa da lista de ingredientes. Ao contrário das versões originais, essa salada de batata não leva maionese. Ingredientes diferentes como o pepino, a mostarda e o iogurte são utilizados no preparo, o que faz com que essa seja uma opção bastante interessante.

5. Salada de grão de bico com ovo cozido: essa salada é feita com grão de bico, ovo e tomate. Para temperar, entram em cena a salsinha, a pimenta-do-reino e o sal. Se você gosta de se aventurar na cozinha e experimentar coisas novas, não pode deixar de testar essa receita.

6. Maionese de batata com ovo cozido: o primeiro passo para preparar essa receita é cozinhar as batatas. Depois disso, é só acrescentar os outros ingredientes, misturá-los e temperar com capricho. Mantenha na geladeira até o momento de servir.

Publicidade

7. Arroz cremoso com ovo cozido: ideal para compor aquele jantar especial ou para servir em um churrasquinho com os amigos, esse arroz tem tudo para te conquistar. O seu preparo leva contra-filé, cebola, arroz, creme de leite, ovo, salsinha, cebolinha e caldo de carne.

8. Purê de aipim com ovo cozido: essa receita reúne sabor e saúde com perfeição. Para o preparo, tenha em mãos aipim, leite, manteiga, ovo, sal e pimenta. Além de deliciosamente saboroso, esse purê fica pronto em apenas dez minutinhos! Bom demais, né?

9. Sanduíche de abacate com ovo cozido: acrescente essa receita ao seu menu e tenha lanches muito mais saborosos e especiais. A combinação do abacate com o ovo resulta em um sabor marcante e diferente, que fica na memória. Tá esperando o que para experimentar?

10. Sanduíche de abacate com ovo cozido e presunto: esse passo a passo apresenta uma versão mais incrementada da receita anterior. A sugestão, aqui, é preparar um presunto cru bem crocante e temperado. Fique à vontade para acrescentar ou retirar ingredientes.

11. Mini cuscuz com ovo cozido: essa receita traz um versão menorzinha do cuscuz paulista e combina, também, os sabores do ovo de codorna, do palmito, da azeitona e da ervilha. Confira o passo a passo e fique por dentro de todas as dicas para preparar esse prato com maestria.

12. Bolovo: essa receita consiste em utilizar o ovo para rechear a carne moída, formando bolinhos. Capriche no tempero para dar um toque especial. Você pode utilizar cebolinha, salsa, mostarda, pimenta-do-reino e sal, ou escolher os condimentos de sua preferência.

Pratos salgados com ovo cozido

Foto: Reprodução / Cumbuquinhas

13. Ovos mimosa: se você gosta de receitas que contenham uma textura mais cremosa, aposte nessa opção. Depois de cozinhar os ovos, é só retirar a gema e recheá-los com mostarda, molho inglês e cebola. Além de superprática, essa receita tem um sabor divino!

14. Ovos recheados com bacon: o bacon é um ingrediente que potencializa qualquer prato. Nessa receita, ele entra em cena para rechear o ovo – juntamente com a maionese e a mostarda. Tempere com sal e pimenta e aproveite todo o sabor que esse prato tem a oferecer.

15. Bacalhoada de forno com ovo cozido: essa receita foi pensada para substituir a carne vermelha na semana santa, mas é tão gostosa que você vai querer todos os dias! Para preparar, você vai precisar de bacalhau, batata, pimentão, cebola, tomate, ovo e azeitona.

Publicidade

16. Bolo de carne moída com ovo cozido: carne moída, ovo, cenoura, vagem, cebola e farinha de rosca são os ingredientes necessários para fazer essa receita. Tempere a carne, cozinhe os ovos e modele o bolo de carne. Em seguida, acrescente os outros recheios e feche a massa, cuidando para não deixar buracos. Asse em forno alto por, mais ou menos, vinte minutinhos.

17. Bife de frango à role com ovo cozido: aprenda a preparar uma opção de prato incrivelmente delicioso e prático. Para isso, você vai precisar de peito de frango, cenoura, pimentão, ovo, tomate e palitos de dente – para auxiliar na montagem do frango.

18. Assado de linguiça com ovo cozido e legumes: essa receita vai te ajudar a preparar uma refeição extremamente gostosa e prática. Aproveite os legumes que estão sobrando na sua geladeira e asse-os com a linguiça e o azeite. O resultado é delicioso e rende bastante.

19. Tutu de feijão com ovo cozido: o tutu de feijão é um clássico nas mesas do nosso país. Nessa versão, ele é acompanhado de bacon, calabresa, ovo, farinha de mandioca, salsinha, sal e pimenta-do-reino. Para preparar o tutu em si, utilize caldo de feijão e feijão pronto.

20. Aspargos na manteiga com ovo cozido: é muito bom sair da nossa zona de conforto, de vez em quando, e preparar pratos diferentes. Essa receita de aspargos na manteiga te ajuda a inovar sem correr grandes riscos, já que o passo a passo não apresenta muitas dificuldades. Tempere o prato com sal marinho, pimenta-do-reino e salsinha para fechar com chave de ouro.

21. Sopa fria de tomate com ovo cozido: essa receita é a prova de que dá para saborear uma boa sopa em qualquer estação do ano. Ao contrário das receitas tradicionais, ela é servida fria (ou em temperatura ambiente). Experimente e tenha uma experiência gastronômica única!

22. Feijão tropeiro com ovo cozido: que tal preparar um prato especial para servir no almoço de domingo? Tudo o que você vai precisar é de feijão, ovo, linguiça, couve e farinha de mandioca. Você pode, ainda, aproveitar aquele feijão que está congelado ou a carne que sobrou da janta do dia anterior. O resultado vai continuar incrível!

Se você ainda não tinha certeza da versatilidade do ovo cozido, agora não restam mais dúvidas! Com essas receitas caprichadas você já está pronto para compor refeições incríveis. E para continuar expandindo o seu cardápio de receitas, confira também como preparar um delicioso ovo poché.

Publicidade