50 receitas com paçoca que vão te surpreender de tão gostosas

Junto com brigadeiro, cuscuz e tapioca, a paçoca é um orgulho nacional. Pura, quadrada, rolha, feita em casa ou cremosa, ela é deliciosa de qualquer forma. Mas, como a criatividade é outro ingrediente tipicamente brasileiro, há muita diversidade de receitas com paçoca.

Bolos, pavês e tortas; no recheio, na cobertura, apenas de enfeite. Nas receitas abaixo a paçoca é o destaque. Escolha uma (ou duas, ou três…) e se delicie!

Índice do conteúdo:

Bolos com paçoca

1. Bolo de paçoca: ingredientes do dia a dia e preparo rápido garantem um bolo simples, com gosto de casa e conforto. Servido quentinho, acompanhado de café ou chá, transforma qualquer tarde num momento especial.

2. Bolo de paçoca prático: um bolo simples fica ainda mais gostoso, sem deixar de ser fácil de fazer. Bolo de paçoca com creme de leite condensado e coberto com paçoca. Impossível não fica com água na boca!

Publicidade

3. Bolo de paçoca e doce de leite: dois amores nacionais se encontram e formam um casal delicioso. Bolo de paçoca, coberto com doce de leite e mais paçoca. E tudo sem sujeira nem preparos elaborados. Uma receita infalível para fazer sempre!

4. Bolo de paçoca com cobertura: a melhor maneira de definir esse bolo é: paçocudo. Tem bastante paçoca na massa, tem brigadeiro de paçoca na cobertura e mais paçoca para finalizar. O bolo fica macio, fofinho; o brigadeiro fica cremoso. Para os amantes de paçoca – todos nós, no caso – é um caso de amor sem fim.

5. Bolo vulcão de paçoca: para quem gosta de bolo com cobertura cremosa, que deixa a mordida bem suave, essa é a receita. Já para quem gosta de muita cobertura, de partir o bolo e ver a cobertura se espalhando e cobrindo tudo, bem, nesse caso essa é a receita ideal também.

6. Bolo de paçoca com iogurte: a massa feita com iogurte fica fofa e muito leve. Coberta com brigadeiro de paçoca forma um bolo de sabor equilibrado, perfeito para adoçar o dia.

7. Bolo de paçoca com fubá: poucos ingredientes, preparos simples e menos de uma hora e meia no total para o bolo ficar pronto. Uma boa opção para quando temos pouco tempo e contamos só com ingredientes do dia a dia.

Publicidade

8. Bolo vulcão de paçoca com chocolate: bolo vulcão com uma surpresa! O bolo é de paçoca, o recheio é de brigadeiro de paçoca e a cobertura, de ganache de chocolate meio amargo. Ao partir, uma onda de brigadeiro e ganache cobre a fatia e faz esse bolo ser inesquecível.

9. Bolo de amendoim com cobertura de paçoca: bolo de amendoim é bom, coberto por brigadeiro de paçoca fica melhor ainda. O segredo para dar certo é a temperatura: ingredientes devem estar em temperatura ambiente e tanto bolo quando brigadeiro devem estar mornos na hora de desenformar e cobrir.

10. Bolo de chocolate com creme de paçoca: imagina um bolo com camadas de chocolate intercaladas por um creme de paçoca e coberto com ganache de chocolate meio amargo. Imaginou? Então pode se animar, porque é fácil de fazer. É só seguir o passo a passo.

Publicidade

11. Bolo de paçoca sem ovos: a criatividade e a vontade de comer são maiores que as restrições alimentares – ou, às vezes, restrições de estoque em nossa geladeira, né? Por isso, essa receita ensina a preparar o bolo sem ovos sem perder a textura fofa que faz um bolo brilhar.

12. Bolo de paçoca sem glúten no micro-ondas: um bolo que fica pronto em pouco mais de cinco minutos. Não, não é um sonho, é bolo de paçoca feito no micro-ondas! Você só precisa misturar todos os ingredientes, levar para assar por cinco minutos e, depois de pronto, cobrir com pasta de amendoim e paçocas esfareladas.

13. bolo vulcão de paçoca: a base da receita é um bolo simples, daqueles bons, mas com potencial para ficar incrível. E é aí que entram doce de leite e paçoca, eles deixam a receita com cara de sonho de criança que se realizou.

Tortas com paçoca

14. Torta fácil de paçoca: ingredientes gostosos juntos viram uma torta gostosa! A base é de biscoito, o recheio é uma espécie de brigadeiro de paçoca e, para finalizar, paçoca esfarelada. Servida gelada, fica refrescante, perfeita para dias de calor.

Publicidade

15. Torta de paçoca e brigadeiro: quase um torta sorvete de paçoca! Só de falar já dá água na boca. São três passos: a base feita com biscoito, chocolate em pó e manteiga; o creme de cream cheese, creme de leite fresco, leite condensado e paçoca e a cobertura de brigadeiro. Com certeza, uma das receitas mais gostosas que você vai experimentar!

16. Torta de chocolate, café e paçoca: sabe quando você procura uma receita e encontra duas? Aqui você aprende a fazer uma torta linda e gostosa, com o contraste dos sabores da massa, do chocolate amargo, do café e da paçoca; e aprende também a preparar paçoca em casa!

17. Torta de paçoca sem glúten: massa crocante, recheio cremoso e cobertura de paçoca esfarelada, sem glúten nem lactose. A mistura de texturas e o sabor doce na medida certa tornam um desafio não comer a torta inteira de uma vez.

18. Torta de paçoca com chantilly: chocolate e paçoca se completam, né? Nessa receita, a base da torta é de biscoito de chocolate e o recheio, bem cremoso, é de paçoca com creme de leite e ovos. Depois de assada, ela vai para geladeira para ficar geladinha, temperatura ideal para ser saboreada.

19. Torta de brigadeiro de paçoca: massa sablée deixa toda torta bonita e gostosa! Recheada com brigadeiro de paçoca é um exemplo de como a mistura da técnica com a criatividade rende bons resultados. Mas não se assuste: a massa tem nome chique, mas é bem tranquila de fazer.

20. Torta de paçoca com cobertura de Nutella: sim, vamos apelar e usar Nutella. Quero ver você resistir agora! A base da torta é biscoito de maisena, o recheio é brigadeiro de paçoca e a cobertura, sim, uma camada generosa de Nutella.

21. Torta mousse de paçoca: recheio bem cremoso, suave, leve. Para isso, você deve usar gelatina e chantilly pronto, além de leite condensado, creme de leite e, claro, paçoca. A textura dessa torta vai surpreender!

22. cheesecake de paçoca: a gente ama paçoca, então por que não fazer uma cheesecake de paçoca, não é mesmo? Essa receita fica uma delícia e vai conquistar todos seus convidados!

23. Torta de paçoca, chocolate e pé de moleque: cinco ingredientes, três etapas de preparo, tudo muito simples e rápido. Paçoca e manteiga formam a base, chocolate meio amargo e creme de leite fazem o recheio e pé de moleque fica na cobertura. Uma mordida e você já vai querer pular fogueira!

Publicidade

24. Torta de paçoca com pasta de amendoim: além de paçoca, essa receita também leva biscoito e pasta de amendoim para destacar o sabor. O preparo é como já aprendemos: base de biscoito, paçoca e manteiga, recheio de brigadeiro de pasta de amendoim e cobertura de farelo de paçoca.

Doces gelados com paçoca

25. Pavê de paçoca fácil: o clássico pavê de biscoito champagne ganha uma versão com saborzinho de amendoim. São dois cremes entre as camadas do biscoito, brigadeiro de paçoca e brigadeiro de chocolate, e ganache e paçoca para cobrir.

26. Pavê de paçoca vegano: veganos também amam pavê, por isso essa receita é muito importante (e não só para veganos, já que o sabor com certeza agrada tomo mundo que gosta de paçoca). Leite de ou amêndoas substitui o leite animal e garante que a mágica aconteça.

27. Pavê de paçoca com sorvete: o pavê mais fácil de fazer da sua vida e com os ingredientes mais amados: paçoca e sorvete! A gente já começa a amar antes de mesmo de provar. O creme é feito com a mistura de sorvete, paçoca e creme de leite. Não é exagero dizer que talvez seja a melhor sobremesa de todos os tempos!

28. Pavê de paçoca com pedaços de amendoim: a receita básica (creme de paçoca, biscoito e creme de chocolate) ganha um detalhe que faz diferença: pedaços de amendoim entre as camadas acrescentam crocância e mais sabor ao pavê.

29. Pavê de paçoca com chocolate na taça: receita ideal para fazer quando for receber amigos para um almoço ou jantar. As porções individuais ficam bonitas e deliciosas!

30. Gelado de paçoca com leite condensado: muito fácil de fazer: você só precisar misturar os ingredientes e levar à geladeira por 30 minutos. Uma sobremesa gelada, refrescante, ótima para dias de calor.

31. Picolé de paçoca com leite em pó: essa é para voltar a ser criança. Picolé feito em casa com gostinho de paçoca. E, a melhor parte, o mais difícil nessa receita é ter as forminhas e os palitos em casa.

32. Picolé de paçoca com leite condensado: mais uma para deixar a criançada feliz. Picolé, mas também pode ser geladinho/sacolé. E nem precisa ir ao fogo, é só misturar os ingredientes, colocar nas forminhas (ou saquinhos) e congelar.

33. Picolé de paçoca vegano: para quem escolhe uma vida vegana, uma boa notícia: a receita pede só quatro ingredientes – leite de coco, paçoca, pasta de amendoim e melado – e quatro horas de congelador.

34. Sorvete de paçoca com Nutella: mais uma vez apelamos para o ingrediente mais amado, Nutella. Além dele, você precisa de leite condensando, paçoca, creme de leite fresco e açúcar. Você sabe que vai querer fazer essa receita!

35. Sorvete de banana com paçoca: você com certeza já conhece aquele truque de congelar banana para fazer sorvete. Mas, diz aí, já aproveitou esse conhecimento para fazer sorvete de paçoca? Pois é, ideia genial, né?

36. Sorvete de paçoca vegano: você pode congelar em forminhas e fazer picolés ou, com um pouco de emulsificante, pode fazer um sorvete bem cremoso, que não perde em nada para as gelaterias finas por aí.

37. Sorvete de paçoca com chocolate: essa receita tem uma dificuldade: resistir à vontade de comer tudo no meio do preparo, quando misturamos o brigadeiro de paçoca com o chantilly. É preciso resistir e levar ao congelador. Depois de congelado, é só cobrir com ganache de chocolate e, aí sim, se deliciar!

38. Sorvete de paçoca com leite de coco: receita boa para quem quer curtir sorvete de paçoca e seguir firme no consumo de ingredientes naturais. O amendoim torrado e a castanha de caju dão cremosidade ao sorvete e a paçoca finaliza dando textura e mais sabor. Uma delícia!

39. Pudim de paçoca: pudim é algo bem brasileiro, então nada mais justo que juntar à paçoca. Um pudim bem cremoso, com calda bem dourada e sabor e cobertura de paçoca. Não há nenhum defeito nessa receita!

40. Pudim de paçoca com gelatina: o que é melhor que pudim? Um pudim muito fácil de fazer! Esse não vai ao forno e quem dá a textura ao doce é a gelatina. Outro forte argumento a favor dessa receita é a quantidade de paçoca: no pudim e na cobertura. Pedaçudo e saboroso!

Doces cremosos com paçoca

41. Creme de paçoca: um creme geladinho, refrescante, docinho e de paçoca. De preparo simples, você só precisa ter cuidado na hora de misturar o creme de ovos e açúcar com o leite quente, para que os ovos não cozinhem. Bem simples, fácil e gostoso!

42. Paçoca cremosa de em camadas: paçoca em versão cremosa é uma novidade que conquistou todo mundo. Poder preparar essa delícia em casa é oportunidade de superar o sentimento de ficar só na vontade. E ela ainda fica linda se servida em porção individual, em camadas, com paçoca esfarelada.

43. Ovo de páscoa recheado com brigadeiro de paçoca: ótima ideia para presentear na Páscoa. Presentear um amigo ou você mesmo! Depois de provar, você nunca mais vai dar bola para os ovos industrializados!

44. Mousse de paçoca: mousse de chocolate, de maracujá, de limão… que tal variar? Essa receita com paçoca é tão gostosa e fácil de fazer que com certeza vai entrar para lista de favoritas!

45. Paçoca de colher: só três ingredientes, uma panela e menos de minutos é o que você precisa para preparar esse doce. Creme de leite, leite condensado e paçoca. É tão simples que nem se você tentar você consegue errar.

46. Ovo de páscoa recheado com creme de paçoca: opção vegana para adoçar sua Páscoa, esse ovo é recheado com um creme bem espesso, macio, daqueles de encher a colher (e a boca). Para deixar mais bonito e apetitoso, você pode enfeitar o ovo com brigadeiros de paçoca. Você vai querer que seja Páscoa todo dia!

47. Delícia de paçoca: sobremesa simples na execução, mas completa na degustação. Camadas de biscoito, ganache de chocolate e brigadeiro de paçoca resultam em contraste de cores, texturas e sabores que se complementam. Não falta nada!

48. Paçoca cremosa com pedaços de amendoim: o doce perfeito para aqueles dias em que precisamos de colheradas de alegria, em porções nada modestas. Facinho de fazer, o difícil é mesmo esperar esfriar um pouco para comer!

49. Brigadeiro de paçoca: o sabor fica marcante porque tem paçoca na massa e em volta dos brigadeiros. Com essa receita, todo aniversário vira festa junina e toda festa junina vira aniversário!

50. Ovo de páscoa com doce de leite e paçoca: você olha e pensa “um ovo recheado com doce de leite e coberto com paçoca, gostoso”. Aí você morde e descobre que tem ainda mais paçoca dentro! Muito gostoso!

Se receitas com paçoca não forem suficiente para você, que tal conhecer receitas de amendoim doce? Ou, quem sabe, se for mais seu estilo, receitas de batida de amendoim. Com certeza você vai encontrar algo do seu gosto!