19 receitas com pera que vão adocicar e diversificar o seu cardápio

Escrito por                          

Além de ter um formato bem característico e belo, a pera é uma fruta incrível para acrescentar mais sabor à culinária. Podendo ser utilizada tanto em pratos doces quanto salgados, não há dúvidas de que, em qualquer uma das opções, ela vai dar um toque especial ao resultado. Por isso, confira algumas receitas com pera para arrasar na hora de servir!

Receitas doces com pera

1. Pera recheada assada: procurando uma receita mais saudável para a sobremesa? De forma bem prática e simples, esse passo a passo ensina a fazer peras recheadas com nozes, flocos de aveia e agave. E, para deixar ainda mais saboroso, basta colocar um pouco de canela por cima antes de assar.

2. Bolo de pera com especiarias: utilizando a pera tanto na massa quanto na decoração, com farinha de trigo, manteiga, açúcar, ovo, leite, baunilha, canela, noz-moscada e cravo em pó, você faz esse bolo fofinho e gostoso. Uma ótima opção para servir no café da manhã.

3. Peras ao suco de maracujá: diferente e saborosa, essa receita cozinha peras em um molho de maracujá e depois as serve com uma calda feita com maizena, água e as sobras do molho na panela. Além disso, inspirada pelo Halloween, aqui tem dicas de decoração para arrasar nas comemorações.

4. Peras ao vinho rosé: diferente da receita acima, as peras aqui são cozinhadas em vinho rosé com açúcar refinado, cardamomo e canela. E, para deixar a apresentação bem maravilhosa, você espera a calda engrossar na panela e serve junto com sorvete. Uma opção que vai surpreender os seus convidados.

5. Doce de pera com sorvete: já pensou em fazer peras na churrasqueira? Esse passo a passo ensina uma receita incrível para fazer no final de semana e servir peras caramelizadas com sorvete e calda de groselha. Um prato doce que vai fazer sucesso na hora do churrasco.

6. Crumble de peras: em apenas dois minutinhos, esse vídeo mostra como fazer um crumble delicioso de peras com farinha de trigo, açúcar, manteiga, limão, leite condensado, creme de leite e canela em pó. Para finalizar, basta servir com sorvete e decorar com uma folhinha de hortelã.

7. Torta crumble de peras: com o recheio feito de peras, limão, açúcar cristal, açúcar mascavo, farinha de trigo, gengibre em pó, noz-moscada, pimenta-do-reino, conhaque e baunilha, essa torta doce vai trazer um sabor incrível para a hora da sobremesa. Isso sem falar do crumble crocante que vai por cima e dá um toque ainda mais especial ao prato.

8. Torta de pera: querendo uma sobremesa bem bonita para servir em comemorações? Diferente da torta acima, o recheio aqui é feito com leite integral, amido de milho, leite condensado, creme de leite, ovos e essência de baunilha. Já a pera é colocada por cima, fazendo uma decoração linda e bem parecida com uma flor.

9. Tarte tatin de pera: fugindo do tradicional, a tarte tatin é uma torta invertida. Feita na frigideira, o recheio aqui leva peras, açúcar, cravo em pó, canela e manteiga. Para completar, a massa folhada vai por cima e, depois de assada, é só virar em um prato e servir essa sobremesa supergostosa.

10. Pera com massa folhada e creme frangipane: se você quer inovar na hora do doce, não há dúvidas que com essa receita você fará isso! Cheio de dicas imperdíveis, esse passo a passo mostra como fazer uma pera muito saborosa recheada com creme frangipane e assada por cima de uma massa folhada crocante.

Receitas salgadas com pera

iStock

11. Salada de pera, nozes e queijo de cabra: além de ser feita com ingredientes incríveis, essa salada acompanha um molho que dá aquele toque especial à receita. Utilizando vinagre balsâmico, mel, azeite, mostarda Dijon, pera, queijo de cabra, nozes e mix de folhas, você faz esse prato gostoso e saudável.

12. Bruschetta de gorgonzola com pera: você precisa de apenas cinco ingredientes para fazer essa receita: pão italiano, pera, gorgonzola, alho e azeite. Para deixar o miolo bem tostado, a dica aqui é levar as fatias de pão à frigideira antes de montar essa bruschetta deliciosa.

13. Sanduíche de brie com peras: chamou os amigos para uma visitinha e não sabe o que fazer de lanche? Esse passo a passo ensina a fazer um sanduíche incrível com baguete, pera, nozes, mel e queijo brie. Depois de levar ao forno, esse prato vai fazer sucesso na hora de servir.

14. Risoto de pera com gorgonzola: se você procura uma receita gostosa para o seu jantar, aqui você encontra isso! Com arroz arbóreo, vinho branco, caldo de legumes, cebola, pera, gorgonzola, parmesão e manteiga, você faz esse risoto muito saboroso.

15. Risoto de brie com pera e aspargo: diferente da receita anterior, o aspargo entra aqui para agradar todos os fãs desse ingrediente. Bem prático e rápido, em dois minutos esse vídeo mostra como preparar um risoto de pera com brie bem delicioso.

16. Nhoque ao molho de pera: massa é sempre uma ótima opção para a hora do almoço. Essa receita de nhoque inova no molho feito com pera, creme de leite, queijo gorgonzola, leite e noz-moscada. Uma delícia que vai agradar o paladar de quem gosta de um prato agridoce.

17. Pappardele ao molho gorgonzola com pera caramelada: sendo mais uma opção de massa, aqui, o diferencial está nas peras caramelizadas, na massa pappardele e nas nozes acrescentadas por cima do prato. Uma ideia diferente e incrível para chamar os amigos para experimentar.

18. Tilápia com molho de pera: com filé de tilápia, mandioquinhas, pera, açúcar, mostarda, amido de milho, leite em pó e salsinha, você faz esse prato delicioso para comer na hora do almoço. E sabe o que é mais interessante nessa receita? Ela é todinha feita no micro-ondas.

19. Lombo recheado com pera e gorgonzola: é sempre uma delícia dar um toque agridoce à carne. Aqui, de forma bem prática e rápida, esse passo a passo ensina a fazer um lombo suíno recheado com pera caramelizada e gorgonzola que vai deixar todo mundo com água na boca.

É impossível dizer que não dá para fazer pratos incríveis com pera após tantas opções. Que tal agora expandir o cardápio e acrescentar mais frutas ao menu? Confira aqui receitas com tâmara e receitas com pitaya que vão te surpreender.

PARA VOCÊ