20 receitas de doces italianos dignos das mais tradicionais nonas

Com um sabor intenso e muito rico, os doces italianos ganham adeptos em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil. Quem gosta de saborear uma sobremesa típica e deliciosa, vai ficar com água na boca só de conferir essa lista incrível com diferentes opções diretamente da Itália. Ficou com vontade de provar? Escolha as suas preferidas e corra para a cozinha!

Publicidade

Receitas tradicionais

iStock

1. Cannoli: quem assistiu aos filmes do Poderoso Chefão deve se lembrar do doce servido na trilogia. E se você ficou morrendo de vontade de experimentar essa delícia, então vai amar essa receita! Aqui, você aprende o passo a passo certinho de como preparar esse clássico italiano capaz de encantar todos os paladares.

2. Panna cotta: com um sabor gostoso e suave, a panna cotta parece um doce complicado de fazer, mas na verdade é muito fácil! Com poucos ingredientes: creme de leite, leite, açúcar, essência de baunilha e gelatina sem sabor, você consegue preparar essa maravilha aí na sua casa.

3. Caçarola italiana: doce digno das nonas italiana, a caçarola é
uma ótima opção de sobremesa para quem quer inovar e surpreender todos os convidados. O ingrediente especial fica por conta do queijo minas, que dá um sabor especial e uma textura muito interessante para a receita.

4. Tiramisù: um dos doces italianos mais famosos e queridos, esse é aquele tipo de receita que surpreende pela visual e pelo sabor intenso. Feito a base de café, ele é um pouco mais complexo de preparar e requer um cuidado extra na hora da montagem. Para tirar de letra, basta conferir o vídeo!

Publicidade

5. Babà al Rum: nada mais gostoso do que saborear um café feito no capricho e acompanhado de um pedaço bem saboroso de bolo, não é mesmo? E para repaginar o seu lanche da tarde, a dica é investir nessa deliciosa opção que ainda leva um chantilly bem cremoso e frutas vermelhas fresquinhas.

6. Baci de mama: também conhecido como “beijo da mama”, esse doce é uma bolachinha simples, mas capaz de encantar os mais variados paladares. Tudo o que você vai precisar é farinha de trigo, açúcar, farinha de amêndoas, chocolate em pó e chocolate amargo em barra.

7. Cantuccini: perfeito para petiscar enquanto coloca a conversa em dia com os amigos, o cantuccini é uma espécie de bolachinha crocante e saborosa. Para dar um toque bem refrescante, a dica é caprichar nas raspas de limão siciliano.

Publicidade

8. Cassata: mais uma receita famosa, a cassata italiana é uma das comidas que a atriz Julia Roberts saboreia em “Comer, Rezar e Amar”. E como o longa também se passa na Índia, essa versão leva um toque muito especial de coulis de frutas, feito com abacaxi, manga, maracujá, uva passa branca, pimenta, canela e cravo.

9. Crostata de ricota: farinha de trigo, açúcar, manteiga, ovos, sal, raspas de limão siciliano, ricota, vinho marsala, chocolate ao leite, canela, zest de laranja e zest de limão são os ingredientes que compõem esse docinho maravilhoso e que vai surpreender todo mundo!

10. Gelato italiano: o calor é gostoso quando se tem algo refrescante e leve para saborear, certo? E quem gosta de sorvetes diferentes vai se apaixonar por essa opção tipicamente italiana. Muito simples de fazer, ele é perfeito para comer nos dias de verão!

11. Pastiera de grano: uma das principais sobremesas da Páscoa italiana, a pastiera de grano é um doce que simboliza a prosperidade. Apesar de ser típica dessa época do ano, ela também pode ser servida em outras datas especiais ou quando bate aquela vontade de saborear algo diferente e gostoso.

Receitas diferentes

iStock

12. Cannoli de chocolate: delicada, a massa dessa gostosura requer um cuidado todo especial na hora do preparo. E para seguir cada etapa corretamente, você deve conferir o vídeo dessa receita maravilhosa, que ainda leva um recheio de chocolate e uma linda decoração de chocolate, granulado e açúcar de confeiteiro.

13. Cannoli de Nutella: a Nutella é o recheio especial desse cannoli simples de fazer e que fica pronto bem rapidinho. Para deixar o doce charmoso e com um visual incrível, você pode polvilhar açúcar de confeiteiro antes de servir.

14. Panna cotta de maracujá: uma das receitas italianas mais famosas no mundo todo, a panna cotta é aquele tipo de sobremesa que agrada todos os convidados. Para dar um gosto mais tropical ao doce, a sugestão é apostar nessa opção incrível de maracujá!

15. Panna cotta de manga: outra versão com novos sabores, essa receita é feita a base de manga, ou seja, ideal para os dias mais quentes de verão. Os outros ingredientes necessários são gelatina sem sabor, creme de leite e açúcar. Sirva em taças de vidro bem lindas e arrase!

16. Panna cotta vegana: os veganos não poderiam ficar de fora da lista. Sem ingredientes de origem animal, essa receita vai arrancar suspiros de quem quer que prove. Experimente!

Publicidade

17. Caçarola italiana sem leite condensado: para a massa desse doce você vai precisar ter em mãos açúcar, leite, farinha de trigo, margarina, ovos, queijo parmesão e coco ralado. Já para a cobertura basta separar açúcar e água. O resultado final é de cair o queixo!

18. Tiramisù de cream cheese: refinada, essa receita é perfeita para quem quer inovar na sobremesa de domingo e deixar todo mundo pedindo bis. O segredo está na montagem, então, capriche na hora de montar as camadas desse doce tão gostoso.

19. Tiramisù de morango: os apaixonados por morango vão devorar rapidamente esse tiramisù. Quer preparar aí na sua casa? Anote o que você vai precisar: leite condensado, ovos, extrato de baunilha, açúcar, água, bolacha champagne e, claro, morangos fresquinhos e bem lindos!

20. Zeppole com brigadeiro temperado: o nome é complicado, mas o modo de preparo desse doce é simples e todo mundo vai tirar de letra. O toque especial fica por conta de uma pitada de noz-moscada no brigadeiro e raspas de limão na massa.

E a palha italiana?

Não se deixe enganar pelo nome: a palha italiana é um doce tipicamente brasileiro! Sim, a sobremesa feita a base de brigadeiro e bolachinhas trituradas nasceu em solo tupiniquim e não tem nenhuma ligação com o país europeu.

Quer continuar se aventurando no maravilhoso universo de doces italianos? Então, dê uma olhada também nessas outras receitas incríveis de panna cotta e tiramisù.