41 receitas com gergelim que são ao mesmo tempo nutritivas e deliciosas

Apesar do gergelim ser conhecido apenas como um elemento decorativo de pães e sanduíches para muitas pessoas, saiba que a sementinha merece toda a sua atenção, já que é uma grande aliada da boa forma e ainda contribui com muitos benefícios para a sua saúde. Superversátil, pode ser consumido nas mais variadas formas, em molhos, acompanhamentos ou até mesmo em pratos principais e sobremesas. Confira as melhores receitas com gergelim e inclua essa especiaria em seu cardápio!

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Molhos e Temperos

Esse molho é uma excelente alternativa saudável para incrementar saladas, sopas, arroz e até mesmo frutas. Além de auxiliar na redução do uso do sal, é capaz de enriquecer o sabor dos pratos. Seu consumo é benéfico ao organismo!

Publicidade

Para quem não conhece, o tahine é uma pastinha feita com sementes de gergelim, utilizada em pratos do Oriente Médio. Em apenas 20 minutinhos, tenha em mãos essa opção deliciosa para incrementar seus preparos!

Que tal uma versão diferenciada do tradicional tahine? Aqui, ele será combinado com salsinha para uma cor esverdeada, assim como para sabores mais frescos. Perfeito para finalizar saladas e carnes grelhadas de sua preferência!

Seus pães, bolachas e torradinhas podem ficar mais gostosos com essa pastinha verde proteica! Preparada com grão-de-bico e um pouco de gergelim, essa é uma combinação que promete ser bastante nutritiva e saudável.

Lanches e Petiscos

Para servir como petisco aos amigos ou em reuniões familiares, que tal um kibe de gergelim? Feito com a carne moída incrementada com suas sementes, o resultado é um lanchinho crocante para servir com maionese verde.

Se a tapioca já é um preparo mais saudável e equilibrado, quando enriquecida com gergelim, proporciona fibras, além de vitaminas e minerais! Combine com o recheio de sua preferência e se delicie sem limitações.

Adicionar gergelim na sua guacamole é uma forma de trazer ainda mais benefícios nutricionais ao seu prato! Isso porque, o abacate já é conhecido por ser uma fonte de gorduras saudáveis, enquanto as sementes são um potente antioxidante.

Essa é uma ótima opção de lanchinho para quem não deseja consumir muitos carboidratos! Nada como biscoitinhos feitos com farinha de amêndoas e de linhaça, assim como sementes de gergelim. Altamente saudáveis e irresistíveis!

Uma versão vegana de um lanche tão clássico entre os brasileiros! Esse pão de queijo terá seu polvilho doce e azedo combinados com inhame e incrementados com chia e gergelim para maior sensação de saciedade.

Que tal combinar aquela sua deliciosa manteiga de ervas com esse pão fofinho de sementes de gergelim? Pronto em 50 minutinhos, seu rendimento de 8 porções é o suficiente para um café da manhã bastante reforçado.

Publicidade

Tenha finais de semana mais gostosos com esses enroladinhos de salsicha! Opção incrível para fugir de refeições mais elaboradas e que demandam muito tempo na cozinha. Finalize com gergelim branco ou preto, como preferir!

Para acompanhar aquele pingado ou uma xícara quentinha de chá, não deixe de experimentar essas bolachas cracker saudáveis! Entre seus ingredientes: farinha de linhaça, chia, gergelim branco e preto, além de um delicioso orégano.

Vá muito além da tapioca ou crepioca no seu café da manhã! Confira essa receitinha de aveioca e se preferir, substitua o farelo de aveia por aveia em flocos na mesma quantidade. O resultado será irresistível de qualquer maneira!

É celíaco ou está simplesmente cuidando mais da sua alimentação? Essa coxinha low carb não tem farinha branca entre seus ingredientes, já que sua massa é composta por frango desfiado com requeijão. Empanada com ovos e especiarias!

Gosta de cookies e é curioso o suficiente para querer experimentá-los em uma versão salgada? Esses serão preparados com cenoura e parmesão ralado, além de gergelim e aveia em flocos para que fiquem mais nutritivos.

Publicidade

Acompanhamentos

Em busca de um acompanhamento leve para refeições mais simples e ainda assim saborosas? Essa salada de repolho incrementada com shoyu e gergelim tem uma pegada oriental que promete surpreender seu paladar!

Querendo incluir alguns legumes no seu cardápio? Nessa receitinha, vagens, cenouras e abobrinhas serão salteadas, resultando num prato bastante leve e saudável em todos os sentidos. Temperados com alho, shoyu e gergelim!

O bifum é um tipo de macarrão de arroz bastante versátil, que pode ser preparado inclusive como saladinha! Para uma versão mais proteica e nutritiva, será combinado com kani-kama, além de cenoura e pepino.

Mais um preparo para quem não resiste a uma comidinha oriental! Não deixe de testar em casa o preparo dessa farofa crocante que ficará pronta em 25 minutinhos. Sua base será de farinha de mandioca biju, conhecida por seus sabores suaves!

Prato coreano bastante popular, o mini kimbap consiste em arroz temperado, vegetais e proteína. Aqui, a utilizada será o spam apresuntado, que é um tipo de carne enlatada com textura macia e menos densa.

Fácil e prático, o tofu grelhado é aquele acompanhamento leve, embora seja temperado com variadas especiarias. Entre elas: shoyu, óleo de gergelim torrado, gochugaru, alho e semente de gergelim, resultando em sabores marcantes.

O bulgogi é um prato conhecido por ter sua carne preparada em altas temperaturas. Feito com alcatra ou maminha em tiras, serão temperadas com um molho de seus demais ingredientes todos batidos no liquidificador.

Na dúvida sobre o que fazer para acompanhar seu prato principal? Uma berinjela oriental é a sugestão perfeita para aquele arroz branco soltinho e uma carne grelhada. E o melhor de tudo: pronta em 20 minutinhos!

Incrementada com gergelim, essa abobrinha refogada terá sabores neutros que também ficarão deliciosos combinados com outros legumes de sua preferência. Valendo apenas se atentar para seus diferentes tempos de cozimento!

Com sabores levemente agridoces, nada como uma batatinha caramelizada para complementar o seu cardápio semanal! Cortadas em pedaços grandes e uniformes, seu molho será de shoyu, melado de cana, gochugaru e gochujang.

À procura de uma saladinha para acompanhar suas carnes grelhadas ou ao molho? A nirá é o ingrediente perfeito para isso, sendo um tipo de cebola japonesa com sabores menos pungentes do que a cebola comum ou o alho.

Pratos Principais

O salmão com crosta de gergelim tem um preparo versátil, podendo ser grelhado na frigideira ou levado ao forno para assar. Se preferir o filé de atum, a troca também é válida! Sirva com um molho clássico teriyaki.

Para quem não consome carnes, esse yakisoba vegano é aquele prato que combina perfeitamente com um almoço de domingo em família! Aposte em uma finalização de gergelim com cebolinha para sabores mais frescos e especiais.

Gosta de toques marítimos? Traga esse sabor para o seu cardápio a partir do preparo dessa merluza com crosta de gergelim! Como acompanhamento, aposte em um delicioso purê de batatas e seus legumes favoritos refogados.

Aproveite aquele arroz dormido de geladeira para preparar essa versão frita deliciosa! Com esse preparo, você pode transformá-lo em um prato fresco, ideal para um jantar romântico, uma vez que tem um rendimento de 2 porções.

Nesse prato de texturas macias e ao mesmo tempo crocantes, a carne moída será combinada com aveia em flocos e finalizada com gergelim, formando uma crosta irresistível em sua superfície. Sirva com arroz branco soltinho!

Clássico da culinária japonesa, o harusame é um tipo de macarrão japonês feito de feijão-verde. Menos quebradiço que o bifum, mas tão versátil quanto ele quando falamos no preparo de pratos diversificados.

O arroz de gochujang é um preparo que incorpora esse condimento tradicional coreano feito à base de pimenta vermelha fermentada. Seus sabores costumam ser mais fortes que outros tipos, valendo usar conforme o seu paladar.

Conhecido por ser feito com farinha de trigo sarraceno, esse é um macarrão fino e longo para não pesar quando combinado com outros ingredientes. Sua textura firme e granulada será incrementada com vegetais como pepino e cenoura.

Para quem adora esse tipo de massa, esse penne oriental tem um rendimento de 2 porções e um preparo de 35 minutinhos! Com frango em cubos, ganha também cogumelos shitake em tiras para uma acentuação de seus sabores terrosos.

Nada como uma porção de batatas diferentona para aguçar o paladar da galera! A kimchi fries será combinada com carne moída, geleia de pimenta e maionese. Achou pouco? Experimente finalizar com gergelim e cebolinha!

O gergelim é uma especiaria muito comum em preparos agridoces. Nessa receitinha, é misturado com ketchup, amido de milho e shoyu, cozido por alguns minutos para colocar o açúcar e caramelizar a carne.

Mais um preparo com nirá, ingrediente amplamente usado na culinária asiática! Esse carpaccio de salmão é um prato visualmente mais sofisticado, mas preparado com muita facilidade. Impressione com essa refeição completa!

Sobremesas

Sobremesa de origem árabe, o halawi será preparado com o auxílio de um processador e uma batedeira, mas saiba que misturar seus ingredientes na mão, com um fouet, renderá uma massa também lisinha e leve.

Deixe seu dia muito mais docinho com uma deliciosa banana caramelada finalizada com gergelim! A calda (depois de fria) promete uma textura crocante, sendo uma sobremesa fácil e rápida de ser preparada.

O simit são argolas de pão turcas que podem ser saboreadas na versão doce ou salgada. Nessa sugestão de preparo, sua cobertura será de melado de cana com gergelim torrado, aceitando um recheio doce de sua preferência.

A semente de gergelim, combinada a uma alimentação saudável, é uma aliada perfeita para quem quer manter a saúde e a boa forma com refeições repletas de sabor. Confira também essas receitas com semente de girassol para aproveitar ao máximo os seus nutrientes!

Mariana Paiva Costa
curadoria feita com por

Olá, sou a Mari e morar sozinha me obrigou a explorar a culinária para me sustentar! Parece engraçado, mas a partir disso procurei conhecer novos alimentos e combinações possíveis. Adoro me aventurar em receitas simples, mas ainda assim saborosas! Dessas que me permitam criar refeições gostosas com poucos ingredientes e sem muito esforço ou tempo na cozinha.

minhas listas instagram