58 receitas com gergelim que são ao mesmo tempo nutritivas e deliciosas

Escrito por                          

Apesar do gergelim ser conhecido apenas como um elemento decorativo de pães e sanduíches para muitas pessoas, saiba que a sementinha merece toda a sua atenção, já que é uma grande aliada da boa forma e ainda contribui com muitos benefícios para a sua saúde.

Poderosa fonte de nutrientes, o gergelim é rico em vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, fibras, magnésio, fósforo e proteínas, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, combatem a anemia, favorecem a saúde da pele, fortalecem os ossos e músculos, auxiliam no controle de diabetes e ainda ajudam no emagrecimento.

Além disso, o gergelim é superversátil e pode ser consumido nas mais variadas formas, em molhos, entradinhas e saladas ou até mesmo em pães, carnes, pratos quentes variados e sobremesas, como biscoitos e bolos. Confira 58 receitas com gergelim saborosas para incluir no cardápio da sua casa:

Molhos e temperos com gergelim

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

1. Tahine caseiro: para quem não conhece, o tahine é uma pastinha preparada com sementes de gergelim muito utilizada em diversos tipos de pratos em locais como o Oriente Médio. Além disso, ela é muito usada no preparo de homus (pasta de grão de bico), pastinhas de berinjela e também para temperar falafel.

2. Molho com mel e gergelim: simples, rápido e prático, esse é um daqueles molhos que basta misturar todos os ingredientes para depois se deliciar. Para preparar, você vai precisar de mel, azeite de oliva, gergelim torrado, mostarda e vinagre balsâmico. Sirva na salada ou em um potinho à parte.

3. Tempero saudável de gergelim: também conhecido como gersal, esse tempero é uma excelente alternativa saudável para incrementar saladas, sopas, arroz e até frutas. Além de auxiliar na redução do uso do sal e enriquecer o sabor dos pratos do dia a dia, o consumo do gersal nos traz benefícios devido as proteínas, gorduras boas e fibras do gergelim.

4. Molho de gergelim com hortelã: que tal preparar um molho delicioso de gergelim com hortelã para deixar as suas refeições com um toque especial? Tenha em mãos os seguintes ingredientes: água, sal, gergelim branco torrado, azeite de oliva, tahine, suco de laranja, alho e hortelã picada.

5. Gersal de gergelim preto e branco: essa é outra incrível receita de gersal, perfeita para aumentar os nutrientes nas preparações do dia a dia e diminuir a ingestão de sal. Simples de preparar, o tempero é feito com apenas três ingredientes: gergelim branco orgânico, gergelim preto orgânico e sal marinho ou sal do himalaia.

Entradas com gergelim

Foto: Reprodução / Vamos Receber

6. Puffs de parmesão com cebola e gergelim: se você ama receber convidados em casa e não abre mão de servir aperitivos bonitos e saborosos, conheça essa receita de puffs de parmesão com cebola e gergelim, que são simples de preparar e ficam irresistíveis quando consumidos bem quentinhos.

7. Crackers com trigo germinado e gergelim: esses crackers com trigo germinado e gergelim são uma deliciosa sugestão para snacks saudáveis, que você prepara com muita facilidade em casa. Entre os ingredientes, estão também sementes de linhaça, sal marinho, alho, ervas aromáticas, pimenta do reino moída, páprica e azeite de oliva.

8. Ricota de gergelim germinado: o resultado dessa receita é simplesmente surpreendente, pois o sabor da ricota fica maravilhoso e a facilidade de preparo é impressionante. Além disso, as sementes de gergelim germinadas são supersaborosas. Tempere com uma pitadinha de sal do himalaia e limão.

9. Torradinhas integrais de gergelim: essas torradinhas integrais de gergelim são uma verdadeira perdição, pois além de deliciosas, são também crocantes e ficam ainda melhores quando servidas com patês ou pastinhas de aperitivo. Elas podem também substituir croutons em saladas e sopas.

10. Bolinhas de ricota com gergelim: lindas e saborosas, essas bolinhas de ricota com gergelim são uma excelente opção de entrada para ocasiões especiais em casa. Tenha em mãos ingredientes como queijo parmesão ralado, ricota, gergelim branco e gergelim preto, pimenta preta moída, sumo de limão, mostarda ao mel e água.

Saladas com gergelim

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

11. Salada oriental com óleo de gergelim torrado: que tal começar a semana com uma saladinha bem saudável com um toque oriental? Ela leva apenas ingredientes nutritivos, como aspargos frescos, repolho, broto de feijão, manga, cebola e cenouras, e ganha um toque especial com a presença do óleo de gergelim torrado.

12. Salada de pepino agridoce com gergelim: apesar de simples, essa saladinha refrescante de pepino agridoce com gergelim conta com um sabor delicado e um visual muito apetitoso. Ela é uma receita muito tradicional na culinária japonesa, conhecida como sunomono, e é uma ótima opção para fugir das saladas comuns.

13. Salada de cenoura em tiras com gengibre e gergelim: se o objetivo é dar aquela boa incrementada na salada simples de cenoura crua, aposte nessa receita fácil de fazer que combina o legume com um molhinho delicioso feito com gengibre, gergelim, azeite de oliva e shoyu.

14. Salada de rabanete com molho de laranja e gergelim: além de saudável e saboroso, o rabanete tem uma cor linda que enfeita qualquer salada. Se você deseja uma receita diferente com rabanetes, não deixe de conhecer essa deliciosa versão combinada com um molho de laranja e gergelim.

15. Salada verde com damasco, chia e gergelim: funcional e cheia de saúde, essa é uma receita de salada perfeita para um almocinho leve nos dias quentes do verão. Entre os ingredientes, estão alface gourmet, mini rúcula, damascos picados, palmito, chia, gergelim branco, sal, azeite e limão a gosto.

16. Salada de cenoura com molho de gergelim: você não pode deixar de experimentar essa saudável e deliciosa alternativa de temperar uma salada de cenoura simples, apostando em um molho de gergelim nutritivo, saboroso e simples de preparar em casa. Para temperar, use salsinha picada e sal a gosto.

17. Salada de grão de bico com gergelim: essa é uma deliciosa salada de grão de bico, que além de gostosa é supernutritiva e faz muito bem para a saúde, já que é rica em proteínas e fibras. Além disso, o toque especial dessa receita fica por conta do óleo de gergelim e gergelim torrado.

18. Salada de aspargos e broto de feijão com molho de gergelim: para preparar em casa essa receita de salada leve, refrescante, nutritiva e saborosa, você irá precisar dos seguintes ingredientes: aspargos frescos, broto de feijão, rabanetes, cebola roxa, cenoura, shoyu, óleo de gergelim torrado e suco de limão.

19. Salada de repolho com gergelim e sementes de girassol: se você adora repolho e gosta de experimentar combinações de ingredientes diferentes, como frutas frescas, secas, sementes e oleaginosas, não deixe de conhecer essa receita de salada com gergelim, que pode ser considerada uma refeição completa.

20. Salada de cenoura com laranja e gergelim: essa salada leva cenoura e laranja, que juntas fazem uma combinação simplesmente irresistível. A receita conta também com sementes de gergelim, que potencializam o valor nutritivo do prato, e com um tempero básico feito com uma pitada de sal do himalaia, limão e azeite de oliva.

Legumes com gergelim

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

21. Legumes com gergelim salteados no shoyu: que tal aproveitar aqueles legumes que estão esquecidos na geladeira para um jantarzinho bem prático e saudável? A combinação dessa receita leva vagem, abobrinha e cenoura, tudo crocante, levemente salteado no shoyu e com um punhado de gergelim a gosto.

22. Vagem com shoyu e gergelim: essa receita simples de vagem crua grelhada com shoyu light e gergelim preto a gosto serve como um bom acompanhamento do almoço, do churrasco ou até mesmo para comer de entradinha em ocasiões especiais. Para grelhar a vagem, aposte em um fio de óleo de coco.

23. Chips de berinjela ao forno com gergelim: saborosos, crocantes e fáceis de preparar em casa, esses chips de berinjela ao forno com gergelim são petiscos excelentes para servir com arroz, batatas, saladas ou também como recheios de sanduíches. Se você é fã de berinjela, com certeza vai se apaixonar!

24. Batata assada em palitos com molho de alho e gergelim: o resultado dessa receita simples são batatas crocantes e muito saborosas incrementadas com um delicioso molho de alho, gergelim, funcho e tomilho fresco, que é bem fácil de fazer em casa e dá um toque especial ao prato.

25. Batatinhas picantes com mel e gergelim: aprenda aqui o passo a passo de como preparar uma deliciosa receita de batatinhas bolinhas douradas e picantes combinadas com mel e gergelim, que juntos fazem uma combinação maravilhosa. Além de bom petisco, essa batata é também um ótimo acompanhamento para assados e grelhados.

Pães com gergelim

Foto: Reprodução / Flamboesa

26. Pão de batata doce, linhaça e gergelim: para quem não gosta muito do sabor dos pães integrais industrializados, essa é uma receitinha perfeita para ter em mãos, pois ensina a preparar um pão caseiro semi integral delicioso de batata doce, linhaça e gergelim. Fácil de fazer, a receita não leva nem leite e nem ovos.

27. Pão semi integral com gergelim: esse é um saboroso pão semi integral com gergelim de fermentação lenta que leva um pouquinho de gersal na cobertura, o que o torna perfeito para fazer sanduíches. Além disso, foram misturados na receita o gergelim branco com o preto, que dão um sabor muito especial ao pão e também garantem um efeito lindo.

28. Pão low carb de farinha de berinjela e gergelim: se você está fazendo dietas para emagrecer, mas não dispensa um bom pãozinho, conheça essa receita low carb feita com farinha de berinjela e gergelim, que além de muito mais saudável, é também extremamente gostosa e fácil de fazer.

29. Pão 100% integral com gergelim: que tal preparar em casa um pão com gergelim delicioso e 100% integral? Você vai precisar apenas de ingredientes básicos como sal, açúcar de coco, fermento biológico para pão, azeite de oliva, água morna, gergelim para salpicar e farinha de trigo integral.

30. Sanduíche de frango e gergelim: ideais para um lanchinho da tarde caprichado ou até mesmo para servir em festas de aniversário e outras ocasiões especiais, esses sanduíches de frango e gergelim são simples de preparar, nutritivos e repletos de sabor. Depois de preparar, sirva imediatamente ou guarde na geladeira com filme plástico.

31. Pão com centeio e gergelim: se o objetivo é apostar em novas receitas para incrementar o café da manhã do final de semana, conheça esse delicioso pãozinho de fermentação lenta com centeio e gergelim, que fica com uma massa fofinha, cheia de furinhos e uma irresistível casca crocante.

32. Pão de ervas com gergelim: simples e prático de fazer, esse é um pão de ervas com gergelim que, além de delicioso, deixa um aroma incrível espalhado pela casa enquanto está assando no forno. Tenha em mãos ingredientes como ervas aromáticas secas, pimenta calabresa, gergelim branco e queijo parmesão de castanhas de caju.

33. Pão de biomassa de banana verde com gergelim: esse é um delicioso pãozinho funcional que é saudável e pode ser consumido sem culpa, já que é sem glúten, sem lactose e feito à base de biomassa de banana verde. Além disso, a receita leva itens nutritivos como gergelim e sementes de linhaça.

Peixes com gergelim

Foto: Reprodução / Gordelícias

34. Salmão grelhado com gergelim: pronto em menos de 30 minutos, esse salmão grelhado com gergelim é um prato simples e incrível para saborear em um almoço caprichado no final de semana. Anote os ingredientes: filé de salmão, gergelim preto, azeite de oliva, sal e pimenta do reino.

35. Atum assado com crosta de gergelim: extremamente nutritiva, leve, refrescante e saborosa, essa é uma receita para ninguém botar defeito. Entre os ingredientes, estão uma peça de atum fresco, pimenta branca, coentro, gergelim branco, gergelim preto, azeite de oliva extravirgem e sal.

36. Salmão com crosta de gergelim: essa é uma receita de peixe supersaudável que pode ser servida tanto em jantares sofisticados quanto em refeições simples do dia a dia, já que é fácil de preparar e vai agradar a todos os paladares. Se quiser um prato com menos calorias, apenas diminua a quantidade de gergelim.

37. Peixe grelhado com molho de limão e gergelim: se a ideia é fazer bonito para os convidados em casa, aposte nessa receita prática e saborosa que ensina a preparar um peixinho grelhado com molho de limão e gergelim. Tenha em mãos também ingredientes como cheiro verde picado e pimenta dedo de moça.

38. Saint peter com crosta de gergelim preto: nos dias quentes do verão, nada melhor do que receitas leves e fáceis de preparar em casa, como é o caso desse saboroso saint peter com crosta de gergelim preto, que pode ser servido tanto com uma saladinha variada quanto com um risoto de limão siciliano.

39. Tilápia com crosta de parmesão, gergelim e coco: se você está de dieta e pretende apostar em uma refeição mais leve e saudável até mesmo para o final de semana, conheça essa receita maravilhosa de tilápia com crosta de parmesão, gergelim e coco, que quando combinada a um purê de mandioquinha fica ainda mais irresistível.

40. Salmão com mel e gergelim: saudável, deliciosa e bem prática de fazer em casa, essa receita de salmão assado com mel e gergelim branco sem dúvidas vai te surpreender! Você vai precisar também de outros ingredientes, como óleo vegetal, vinagre, molho inglês, pimenta branca moída e sal.

Frango com gergelim

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

41. Frango empanado com gergelim: o resultado dessa receita é um franguinho empanado com gergelim bem cremoso, gostoso e supercrocante, que é uma ótima opção de acompanhamento, mas também pode facilmente ser consumido puro junto com uma saladinha.

42. Sobrecoxa de frango com gergelim: sabe aqueles dias que você pretende preparar uma comidinha bem gostosa e diferente para fugir da rotina? Essa receita é ideal para isso, já que ensina como fazer uma deliciosa sobrecoxa de frango com gergelim e um molhinho oriental que garante o toque especial do prato.

43. Quadradinhos de frango com gergelim e chutney de manga: se você gosta de frango a passarinho, não pode deixar de conhecer essa receita que é uma versão funcional e mais saudável do petisco. Entre os ingredientes em destaque, estão canela, anis, manga, gengibre, gergelim e pimenta dedo de moça.

44. Frango em crosta de gergelim com honey mustard e molho de hortelã: para inovar no filé de frango simples de todos os dias, aposte nessa receita diferente que incrementa a carne com uma saborosa crosta de gergelim e dois molhos incríveis, o honey mustard e o molho de hortelã.

45. Frango à milanesa com gergelim: essa é uma comidinha simples, porém deliciosa e que pode deixar as refeições do dia a dia muito mais especiais. É um frango à milanesa com gergelim rápido de fazer e que leva ingredientes simples como sal, farinha de trigo, ovo e farinha de rosca.

Pratos salgados variados com gergelim

Foto: Reprodução / cozinha a dois

46. Empadão de frango com gergelim: essa é uma receita simples e tradicional, daquelas que agradam a todos os gostos e podem ser incrementadas em sabor e qualidade nutritiva. Nela, o gergelim aparece de duas formas: farinha de gergelim para enriquecer a massa e sementes polvilhadas por cima para ajudar no visual e na crocância.

47. Tirinhas de carne com legumes e óleo de gergelim torrado: aqui, você confere uma refeição rápida para um final de semana de calor bem preguiçoso. Simples de fazer, a receita conta com o toque oriental do óleo de gergelim torrado, que tem um sabor bem marcante e deixa os legumes, vegetais e tirinhas de alcatra ainda mais especiais.

48. Hambúrguer de quinoa com gergelim e aveia: essa receita é ideal para quem adora inovar no preparo de hambúrguer vegetal caseiro aproveitando o que tem na geladeira. Aqui, basta juntar os ingredientes e temperos, adicionar a farinha de aveia sem glúten para dar a liga e modelar o hambúrguer.

49. Frango picante com gergelim: para um jantarzinho bem rápido, prático e saboroso, aprenda essa receita deliciosa de franguinho picante com gergelim acompanhado de uma salada bem leve, refrescante e nutritiva feita com repolho, tomate, pimentão amarelo, cenoura e cebola em conserva.

50. Risoto de maracujá com filé mignon em crosta de gergelim: se o objetivo é preparar uma refeição caprichada para toda a família no almoço de domingo, sem dúvidas essa receita vai surpreender, já que combina um risoto de maracujá com incríveis escalopes de filé mignon em crosta de gergelim.

51. Cubinhos de tofu com gergelim: essa é uma receita superleve e saudável, perfeita para você comer a qualquer momento do dia sem culpa. Simples de preparar, ela combina cubinhos de tofu com sementes de gergelim tostadas, que dão um toque especial ao prato e podem ser servidos com arroz, salada ou batatas.

52. Tortinha de frango, milho e gergelim: o resultado dessa receita é uma tortinha deliciosa com massa fininha e quebradiça, daquelas que esfarelam na boca. Além disso, ela não leva gordura hidrogenada entre seus ingredientes e conta com um recheio de frango com milho, gergelim e cream cheese bem cremoso e irresistível.

53. Pão de queijo com gergelim: tem coisa melhor do que sempre termos em casa pães de queijo para saborear no café da manhã, lanche da tarde ou assistindo a um filme? Fácil de preparar, essa receita conta com ingredientes como polvilho doce, queijo minas, óleo de girassol, ovos, leite e gergelim, que deixa o salgado mais rico, crocante e saboroso.

54. Fettuccine com molho de shoyu e gergelim: que tal fugir das receitas de macarrão tradicionais e apostar nesse maravilhoso fettuccine com molho de shoyu e gergelim inspirado na culinária chinesa? Tenha em mãos outros ingredientes como alho, óleo de soja, cebola, acelga, cenoura e farinha de trigo.

Doces com gergelim

Foto: Reprodução / Simplesmente Delícia

55. Bolo de gergelim, erva doce e coentro: simples de fazer e extremamente gostoso, esse é um bolo branco clássico incrementado com sementes de gergelim, erva doce e coentro, que se complementam perfeitamente. Além disso, as raspas de limão siciliano e laranja garantem o toque especial da receita.

56. Sorvete de gergelim preto tostado: que tal inovar na sobremesa e preparar em casa um sorvete de gergelim preto tostado? Refrescante e com sabor bem marcante, ele leva outros ingredientes como leite em pó desnatado instantâneo, água fervente, iogurte integral sem sabor, leite condensado e creme de leite pasteurizado gelado.

57. Farofa doce de gergelim: também conhecida como fufu, essa é uma farofinha doce feita com gergelim torrado, rapadura ralada e farinha de mandioca, que tradicionalmente é feita no pilão, mas também fica maravilhosa no liquidificador. Para ficar ainda melhor, polvilhe em cima de sorvetes ou frutas.

58. Biscoitos de gergelim e pistache: aprenda a preparar em casa esses biscoitinhos duas faces deliciosos, que são simples de fazer, combinam superbem com um cafezinho e também são doces na medida certa. Entre os ingredientes, estão açúcar, manteiga, extrato de baunilha, ovos, farinha de trigo, fermento, pistache e sementes de gergelim.

A semente de gergelim combinada a uma alimentação saudável é uma aliada perfeita para quem quer manter a saúde e a boa forma com refeições repletas de sabor e que realmente saciam a fome por muito mais tempo. O gergelim é facilmente encontrado à venda em lojas naturais e supermercados!

PARA VOCÊ