32 receitas com farinha de aveia que são um verdadeiro espetáculo

A farinha de aveia é uma fonte de fibras interessante muito presente nas dietas sem glúten e que também ajuda a controlar o peso. Na cozinha, ela pode ser utilizada para compor pratos doces e também salgados. Os preparos vão de bolos até hambúrguer. Confira uma seleção de receitas com este alimento que são de encher a boca d’água:

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Receitas salgadas

A farinha de aveia é um ingrediente versátil e muito mais saudável. Inclua essa empadinha de aveia no seu café da tarde e turbine sua alimentação.

Publicidade

Quem disse que fazer pão precisa dar muito trabalho? Aqui, o preparo é feito combinando os ingredientes em um recipiente até dar o ponto.

O preparo deste pão é simples: misture os secos, depois os molhados, deixe a massa descansar e depois é só assar. A farinha de aveia é usada com a de amêndoas e o polvilho doce para substituir o trigo.

E se você está procurando um pão vegano com farinha de aveia, confira esta receita. O preparo é feito com água, fermento, açúcar, chia, farinha de linhaça e de trigo branca, sal e óleo vegetal.

Um pão simples, que não precisa de sova e feito no liquidificador. É só bater tudo e colocar para assar.

Publicidade

Para este croquete, além de ter uma massa mais leve feita com farinha de aveia, ele tem um preparo fácil, rende cerca de 6 unidades e fica pronto em 20 minutos.

A massa desta esfiha é mais leve, porque leva batata-doce, gemas, fermento e farinha de aveia no seu preparo.

Para esta receita, a farinha de aveia é usada para empanar o bolinho, deixando-o seu preparo mais saudável. Outros ingredientes utilizados são grão-de-bico, cebola, alho, azeite e temperos.

Que tal preparar um muffin com uma massa mais nutritiva e leve? Esta receita leva a farinha de aveia para retirar o trigo da massa.

Nesta receita, a massa, feita com a farinha de aveia é supersimples de ser feita. Você deve apenas misturar com água até formar uma massa esfarelante.

Publicidade

Esta torta de sardinha tem sua massa feita no liquidificador e o seu recheio nem precisa ir ao fogo.

Receitas doces

Para deixar uma massa mais leve, a farinha de aveia é a escolha perfeita. Aqui, ela incorpora nesse muffin de laranja saboroso e saudável. Confira!

Está de dieta e quer comer um cookie? Este biscoito levinho vai te ajudar a matar a vontade. A massa do doce conta com aveia. O preparo também conta com a baunilha que dá um toque especial à textura. As gotas de chocolate completam o sabor.

Um cookie diferente com um sabor especial. Esta receita leva ovo, óleo de coco, açúcar demerara, farinha de aveia, raspas de laranja, sal e fermento.

O biscoito de aveia desta receita é uma ótima pedida para servir no café da manhã ou como lanche. A mistura dos ingredientes é feita em um recipiente. É um doce que vai fazer sucesso na sua mesa.

Publicidade

Este biscoito é ótimo para você que quer um docinho mais saudável. Ele é feito com manteiga, açúcar demerara, café solúvel, gema, farinha de aveia, amido de milho e fermento.

A farofinha da cuca clássica é feita com trigo, mas para esta receita, ela é substituída pela farinha de aveia. O açúcar de coco também entra na massa para deixá-la menos calórica.

Esta torta é feita em camadas: uma de bananas, outra de uma massa seca feita com farinha de aveia, de arroz, amido de milho, canela, sal e açúcar. Para finalizar, é coberto com uma mistura de ingredientes úmidos.

Esta é uma receita de bolo sem glúten que vai te encantar. O preparo se destaca pelos ingredientes supersaudáveis. Alguns exemplos são a farinha de aveia e o açúcar mascavo. Além da massa, você aprende a fazer uma calda de cacau em pó para finalizar o prato.

O gostinho predominante desta sobremesa é do milho. A massa deste bolo é mais leve e também leva ingredientes como ovo e manteiga. O açúcar utilizado é o demerara que deixa seu sabor característico no preparo. Além disso, ele é feito no liquidificador.

O bolo de banana desta receita traz uma massa bem básica, mas saborosa. O uso da farinha de aveia deixa o preparo menos pesado e deve-se utilizar a fruta bem maduram para ficar mais docinho.

O brownie de chocolate também pode ser feito de uma forma mais saudável. Para esta receita você vai utilizar apenas 5 ingredientes: chocolate 70%, manteiga, ovos, açúcar demerara e farinha de aveia.

Receitas fit

Esta é uma versão de hambúrguer mais leve. A base do preparo conta com alguns ingredientes: frango cozido e desfiado, cebola, alho, cebolinha, farinha de aveia, azeite e temperos. Confira o passo a passo e se delicie.

O uso da frigideira para cozinhar esta pizza dá uma textura bem crocante ao prato. Um destaque da massa é o uso do azeite e a água ajudar a dar o ponto certo para o preparo. Para temperar, deve-se utilizar apenas o sal. É uma opção que surpreende pela rapidez.

Receita perfeita para substituir aquele pão mais calórico de manhã. Esta receita é feita na frigideira, fica pronta em 20 minutos e rende uma porção.

oferecido por Quatá

Uma torta fit totalmente feita no liquidificador. Esta receita você vai bater tudo, despejar metade em uma assadeira colocar no recheio, cobrir com o restante da massa e levar para assar.

A massa desta torta leva ovos, requeijão, farinha de aveia, sal e fermento. O recheio fica por conta do atum com cebola, alho, ervilha, parmesão e temperinhos a gosto.

O empadão de frango fit é muito simples de ser feito. Para a massa é só misturar, despejar metade na forma, rechear e colocar o restante dela. Fica pronta em até 45 minutos e rende cerca de 10 pedaços.

Está sem tempo? Confira este bolo fit feito na caneca e no micro-ondas. Você vai precisar de banana, ovo, canela, farinha de aveia, fermento e óleo de coco.

Aquela rosquinha doce também pode ser feita em uma versão fit. Para isso, você vai precisar de banana, ovo, açúcar demerara, canela, polvilho doce, farinha de aveia, leite desnatado e açúcar mascavo.

Esta é uma receita de panqueca sem lactose que vai te deixar salivando. A clara de ovo e a farinha de aveia são os ingredientes base da massa. Além disso, a farinha de linhaça deixa o preparo mais nutritivo. A mistura deve ser levada para fritar em frigideira untada para não correr o risco de grudar.

Um bolo fofinho e com uma massa sem glúten e leve. A farinha de aveia substitui o trigo e o açúcar demerara ajuda deixar o bolo fit.

A farinha de aveia pode te ajudar a conquistar pratos ainda mais gostosos. Seus lanches e refeições ficarão supercompletos com estes preparos. De quebra, são boas opções para quem está de dieta. Se você gosta de preparos nutritivos e saudáveis, não deixe de conferir receitas com aveia.