21 receitas com vinho branco para aproveitar seu sabor em pratos e drinks

Escrito por                          

O vinho branco é o tipo de bebida que pode ser usado tranquilamente no preparo dos mais variados pratos, como também de drinks. Seu sabor ajuda a aromatizar aquela refeição especial e ainda pode ser combinado com outras bebidas, frutas e até mesmo ervas para uma bebida especial. Sendo tão versátil assim, já dá vontade de testar alguma receita, não é mesmo?

Pratos com vinho branco

1. Pernil de cordeiro assado com vinho branco: essa é uma receita fácil de ser feita, mas para que o pernil fique com aquele gostinho especial, é preciso começar a temperá-lo na noite anterior ao dia de servir. Mostarda, vinho, salsão e outros condimentos fazem parte desse tempero. O tempo de forno é de aproximadamente 4 horas.

2. Fígado de boi ao molho de vinho branco: o fígado de boi é aquele tipo de ingrediente que divide opiniões. Afinal, tem gente que ama, enquanto outros, não querem nem saber de provar. Se você faz parte do primeiro time, precisa experimentar essa receita. Aqui, a carne fica com uma textura bem macia, sem contar no gostinho do molho feito com vinho.

3. Lombo com vinho branco: nessa opção, o lombo suíno é temperado com sal, pimenta-do-reino, suco de limão, vinho, alho, cebola, salsinha e alecrim. A carne deve descansar nessa mistura por 4 horas. De tempo em tempo, é bom dar uma viradinha para que o tempero se espalhe. Depois, é só levar para assar junto com batatas cortadas.

4. Picanha com vinho branco e shoyu: com uma pegada oriental, nessa receita, a picanha deve descansar em uma marinada feita com shoyu, missô e vinho. Depois de 2 horas, é o momento de grelhar a carne, que deve ser colocada em uma frigideira aquecida com manteiga já derretida e folhas de alecrim.

5. Macarrão com camarão e vinho branco: macarrão é um ótimo prato para quando bate aquela preguiça de cozinhar. Porém, também é possível fazer uma refeição bem caprichada e até mesmo com uma pegada mais sofisticada usando esse ingrediente. É o caso dessa receita, que combina a massa com camarão grelhado com a bebida.

6. Risoto com vinho branco: risoto é aquele tipo de prato curinga, é fácil de ser feito e ainda rende uma refeição para lá de gostosa. Porém, há alguns segredos para obter um resultado de sucesso. Quer saber quais são? Então, confira todas as dicas dessa receita, que ensina a fazer um risoto bem básico e que pode ser incrementado da maneira que você preferir.

7. Frango e cogumelos ao molho de vinho branco: nessa receita, o frango e os cogumelos são refogados na manteiga. Quando eles estiverem prontos, é hora de fazer um molho branco, que leva vinho. A dica é servir essa combinação junto com um macarrão, se você preferir, um arroz também cai bem.

8. Strogonoff de frango com vinho branco: strogonoff é aquele tipo de receita que agrada os mais variados paladares. Para testar essa opção em casa, é preciso de filé de frango, ketchup, mostarda, milho ou champignon, vinho, creme de leite, sal e pimenta. A lista de ingredientes é bem curtinha, não é mesmo? E o modo de preparo ainda é fácil!

9. Frango com vinho branco: sabe aquele tipo de comida que parece que faz um carinho no estômago? Esse prato é um deles. Aqui, pedaços de coxa e sobrecoxa são envolvidos por um molho vermelho incrementado com vinho. É o tipo de receita simples, mas que é bem gostosa. Então, que tal experimentar?

10. Peixe assado com vinho branco: para quem quer uma receita com uma pegada mais saudável, vale a pena investir em um peixe assado. Ele vai ao forno junto com pedaços de batata e cenoura. Enquanto ele assa, é preciso ir regando aos poucos com um molhinho bem denso feito com vinho, azeite, limão e vários temperos.

11. Fetuccine com salmão e molho de vinho branco: macarrão com um molho branco cremoso com toque de vinho já é uma delícia. Combinado com pedaços de salmão, melhor ainda. Esse é aquele tipo de prato que você faz em pouco tempo, mas não tem vontade de parar de comer.

12. Filé mignon com molho de pimenta e vinho branco: nessa receita, você aprende a preparar deliciososo medalhões de filé mignon. A textura fica bem macia e o molho feito com vinho e pimenta dá um sabor irresistível ao prato. Tudo isso sujando apenas uma panela.

Bebidas com vinho branco

13. Coquetel com vinho branco: nessa receita, o drink é feito com gelo, fatias de pera, um pouco de gin, licor de pêssego e bastante vinho. Para dar aquele toque extra de sabor, alecrim e manjericão também são usados para finalizar o coquetel.

14. Drink de laranja com vinho branco: refrescante, essa é uma bebida bem fácil de ser feita. Em uma jarra, hortelã e açúcar são amassados juntos. Depois, é só colocar suco de laranja e completar com o vinho. A dica é servir o drink bem geladinho.

15. Batida de abacaxi com vinho branco: para um resultado bem leve e refrescante, a dica dessa receita é usar abacaxi congelado. A fruta deve ser batida no liquidificador junto com o vinho. Caso você ache necessário, é possível acrescentar um pouco de leite condensado para adoçar o drink. Para finalizar, é só adicionar água.

16. Quentão de vinho branco no copinho de maçã: para quem busca uma opção de bebida quentinha, o quentão pode ser a escolha perfeita. Ele é feito com água, vinho, açúcar, maracujá, maçã, gengibre e limão. Para um resultado charmoso, a sugestão é servir o drink dentro de uma maçã.

17. Caipirinha de vinho branco: para inovar no sabor da querida caipirinha, vale a pena deixar a cachaça de lado e usar o vinho no seu lugar. Além disso, essa é uma boa opção de receita para quem não quer ganhar uns quilinhos extras. Isso acontece porque o açúcar é substituído pelo adoçante. Ah, também é preciso de limão e gelo para testar essa receita.

18. Coquetel de vinho branco e frutas tropicais: cheio de frutas, esse drink é a cara do verão. Uva, limão, carambolas e laranja kinkan fazem parte da receita. Açúcar, cointreau e misk também ajudam a dar um toque de sabor. Para finalizar, é claro, muito vinho.

19. Mojito de vinho branco: tradicionalmente, o mojito é feito com rum. Para obter uma versão mais leve e mais suave, a sugestão é dessa receita é usar o vinho com a uva chardonnay. Ele é combinado com hortelã, açúcar, limão, água com gás e gelo.

20. Sangria de vinho branco: para testar essa receita em casa, você só vai precisar de vinho, rum de coco, Sprite e abacaxi em cubos. Todos os ingredientes são misturados em uma jarra. Depois, é só servir e se deliciar com o sabor do drink.

21. Clericot com vinho branco: para fechar a lista, mais uma receita bem refrescante. Aqui, o drink é feito com vinho, cointreau, abacaxi, maçã, laranja e hortelã. Para quem adora combinar vários sabores em um único copo, vale a pena experimentar.

Viu só quanta opção você pode testar em casa? E se você é um bom amante dessa bebida, ainda pode conferir mais opções de drinks com vinho para testar aí na sua cozinha.

PARA VOCÊ