27 receitas de pão de queijo pra mineiro nenhum colocar defeito

Escrito por Caroline Hecke

O pão de queijo é praticamente um patrimônio brasileiro. A receita, típica de Minas, é um dos lanches preferidos no país e, por conta da sua popularidade, podemos encontrar uma série de variações da receita.

Não existe somente um estilo de pão de queijo, afinal, ele pode ser mais sequinho, mais macio, mais crocante, mais salgado ou de sabor suave, mas não importa a sua preferência: pão de queijo é sempre bom!

Prepare uma boa xícara de café para acompanhar seu pão de queijo: separamos aqui, as melhores e mais completas receitas dessa deliciosa preciosidade mineira.

Receitas tradicionais

Fonte: Reprodução / Fotografando à Mesa

Fonte: Reprodução / Fotografando à Mesa

1. Pão de queijo tradicional: essa é a receita mais básica do pão de queijo. Ela exige alguns ingredientes, batedeira, forno e 30 minutos do seu dia. São apenas 8 passos para a felicidade!

2. Pão de queijo da Palmirinha : sabe aquele pão de queijo perfeito da vovó? Essa é a receita do sucesso! Ao contrário da receita anterior, essa precisa de um pouco mais de atenção, mas com certeza vai valer o esforço extra.

3. Mini pão de queijo: essa é a receita do pão de queijo pequeno e mais crocante. Por ser pequeno, ele é ideal para fazer em quantidades maiores e servir em uma cestinha na hora do café. Pode ser também um bom petisco para a família ou os amigos na hora de curtir uma sessão de cinema em casa.

4. Pão de queijo perfeito: um pão de queijo bem crocante por fora e super macio por dentro. A receita rende entre 50 a 60 pães de queijo, então capriche na produção!

5. Pão de queijo da fazenda: essa receita é mais rústica e não exige um pão de queijo perfeitinho, de formato redondo. Dessa vez, quando a massa estiver pronta, é só colocar as porções na forma com uma colher, sem modelar. Mais prático e com um visual bastante diferente.

6. Pão de queijo francês : ele entra na lista dos “tradicionais” por ser uma receita tradicional francesa, bastante diferente do pão de queijo que comemos por aqui. Nessa versão européia, o nosso pão de queijo ganha uma massa mais leve, parecida com as Carolinas, mas sem deixar de lado o sabor característico do prato mineiro .

Com recheio

Fonte: Reprodução / Comida do Dia

Fonte: Reprodução / Comida do Dia

7. Pão de queijo com queijo e salame: pão de queijo já é bom, com recheio então, a coisa fica melhor ainda! Nessa receita, você combina o sabor do queijo com o salame, uma dupla mais que perfeita.

8. Pão de queijo com queijo: se você é do time que acha que queijo nunca é demais, seja bem-vindo ao clube! Essa receita é de um delicioso pão de queijo recheado com… mais queijo!

9. Pão de queijo com goiabada: esse é o pão de queijo Romeu e Julieta, uma escolha perfeita para comer depois de um pão de queijo mais salgado, como o pão de queijo recheado com queijo e linguiça.

10. Pão de queijo com batata e caramelo : essa receita é um pouco diferente da convencional, pois leva batatas cozidas em sua massa. Para contrastar com o sabor salgado, uma ótima sugestão é o recheio de caramelo. Mais uma ótima sobremesa para os amantes do pão de queijo.

11. Pão de queijo com pernil: é impossível ler essa receita sem ficar com água na boca. Aqui, o pão de queijo vira um pequeno sanduíche super recheado com pernil e vinagrete. Confie: você não vai conseguir comer um só.

12. Pão de queijo com tender: essa receita é ideal para quem quer aproveitar ao máximo os pratos que sobram nas festas de final de ano. É só fazer a receita de pão de queijo indicada e rechear com pedacinhos de tender. É sucesso na certa!

Receitas rápidas

Fonte: Reprodução / Gordelícias

Fonte: Reprodução / Gordelícias

13. Pão de queijo rápido: se você tem menos de 30 minutos para fazer seus pães de queijo, aposte suas fichas nessa receita. Para acelerar o processo, já pré-aqueça o forno enquanto prepara a massa.

14. Pão de queijo de caneca : esse é o pão de queijo oficial de quem mora sozinho: misture os ingredientes, coloque em uma caneca e leve ao microondas por menos de 2 minutos. Pronto! É claro que o sabor e a textura não ficarão iguais aos das receitas tradicionais, mas dá para matar a vontade rapidinho.

15. Pão de queijo fácil: essa mais uma receita para quem não quer perder muito tempo na cozinha. Essa receita é um pouco mais elaborada que a anterior e vai precisar entre 5 a 10 minutos extras para ficar pronta.

16. Pão de queijo na máquina de pão: se você é apaixonado por sua máquina de pão, essa receita foi feita na medida para a sua cozinha. Ela é muito prática e econômica: você só vai usar três ingredientes!

17. Pão de queijo fácil com tapioca: essa é uma das receitas mais rápidas para um pão de queijo saboroso. Ela foi criada por uma brasileira que mora em Dubai, então alguns ingredientes foram substituídos. No lugar do polvilho, a receita leva tapioca e cream cheese!

18. Pão de queijo na sanduicheira : mais uma alternativa para os “solteirões” de plantão. Essa receita não dá qualquer trabalho, não vai sujar sua cozinha e é feita em porções individuais.

19. Pão de queijo de liquidificador : essa receita cria uma massa muito mais líquida, que não pode ser moldada em bolinhas. Nesse caso, você vai precisar usar forminhas para fazer os pães de queijo. Eles ficam macios em cima, crocantes na base e úmidos por dentro.

Saudáveis

Fonte: Reprodução / Na Minha Panela

Fonte: Reprodução / Na Minha Panela

20. Pão de queijo de ricota e chia: você está seguindo uma dieta rigorosa, mas bateu aquela vontade enorme de comer algo diferente? Aposte nessa versão mais saudável do tradicional pão de queijo.

21. Pão de queijo de batata doce: essa é a receita para quem quer ficar “grandão”. Esse pão de queijo de mentira vai te ajudar a matar a vontade de fazer um lanchinho sem quebrar sua dieta.

22. Pão de queijo vegano : o pão de queijo sem queijo é ótimo para quem não quer comer nada de origem animal. Use apenas povinho doce, azedo e mandioquinha.

23. Pão de queijo de frigideira : aqui, a tapioca entra em ação para ajudar você a matar a vontade de um pão de queijo, mesmo sem abusar das calorias. O formato e a textura não são os mesmos, mas o sabor é sensacional.

24. Pão de queijo com mandioquinha : essa é uma versão bastante saudável ao pão de queijo tradicional, já que ela é uma receita sem lactose, sem glúten e sem ovos. É uma verdadeira receita coringa para quem tem restrições alimentares.

25. Pão de queijo vegan com biomassa de banana: nenhum ingrediente de origem animal vai entrar na sua cozinha. Essa receita de pão de queijo sem lactose com biomassa de banana verde tem rendimento de aproximadamente 45 pães pequenos.

26. Pão de queijo de linhaça e ricota : se o uso da linhaça é incentivado na sua dieta, essa é a receita de pão de queijo que vai conquistar você. Ela é simples de fazer e pode ser servida com alguns acompanhamentos, como requeijão light e geleias sem açúcar.

27. Pão de queijo com tofu : essa é a receita de quem quer evitar ingredientes de origem animal. Nela, você só vai usar tofu, farinha de milho, polvilho azedo, óleo vegetal e levedura nutricional.

Agora que você já tem em mãos um verdadeiro arsenal de receitas de pão de queijo, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Não vamos pedir que você escolha uma favorita, ao contrário: sugerimos que você experimente todas, afinal, pão de queijo é bom demais, não é?

PARA VOCÊ