71 receitas com ameixa que rendem um verdadeiro banquete

A ameixa é um fruto comestível muito consumido no Brasil por todo o ano, mas principalmente durante as festas de fim de ano ele se torna uma iguaria presente na mesa de boa parte das famílias tupiniquins.

Por ter um sabor bem característico, forte e especial, a ameixa é utilizado nas mais variadas receitas. Desde as mais simples, como uma geleia, até super rebuscadas, como pratos de alta gastronomia que a usam como elemento de contraste no sabor.

Veja abaixo algumas deliciosas receitas feitas com esse maravilhoso fruto e aprenda a usar a ameixa da melhor forma nos seus pratos doces e salgados.

Sobremesas com ameixa

Foto: Reprodução / Quitutes da Andréa

1. Tortinha de maçã com ameixa: essa deliciosa tortinha vai fazer você arrasar em uma sobremesa bem especial para um almoço de domingo em família. Você vai precisar de ingredientes como a farinha de trigo, açúcar, sal, manteiga sem sal, maçãs Fugi e suco de limão que vão dar um tom ácido ao sabor do prato.

2. Picolé de iogurte com ameixa: os meses passam, mas o calor continua em boa parte do Brasil. Nada melhor do que se refrescar com um delicioso picolé feito de açúcar demerara, suco de limão e iogurte natural. Fica muito saboroso e com certeza vai agradar a todos os presentes, principalmente os seus filhos e colegas deles.

3. Mini tarte de ameixa: receita bem simples e muito gostosa para você fazer em um lanche da tarde, ou até mesmo para o café da manhã. Você vai ter que usar uma massa folhada de boa qualidade, açúcar, manteiga, canela ou baunilha, além das ameixas sem pele e sem caroço. A família inteira vai adorar essa novidade.

4. Empadinha de doce de leite com ameixas: uma receita de sobremesa bem diferente de tudo que você já viu por aí, isso porque é uma empadinha doce, algo inovador para muitas pessoas. Você vai precisar de farinha de trigo, manteiga sem sal, açúcar refinado, iogurte natural, fermento em pó, sal e doce de leite.

5. Bombons de queijo com ameixa: agora chegou o momento de você aprender a fazer um delicioso bombom que mistura a força do sabor do queijo com as ameixas. Você vai usar ingredientes como o queijo Minas, ricota defumada, parmesão e pecorino. Aí é só montar as bolinhas com amêndoas e o fruto no meio.

6. Torta de ameixa: receita bem gostosa e um pouco complexa para você preparar em uma data especial, como um jantar romântico com a pessoa amada. Você vai ter que fazer a massa com castanha de caju crua e coco ralado, o creme de leite de coco com essência de baunilha e a geleia de ameixas com açúcar.

7. Sorvete cremoso de ameixa: outra receita refrescante para você que gosta de um sorvete para dar uma gelada nos dias quentes tradicionais brasileiros. Você vai precisar de água, açúcar, creme de leite, leite condensado e das ameixas. Bem simples de ser feito, depois de congelado fica sensacional.

8. Pavê de ameixa: mais um doce perfeito para você fazer como sobremesa em um almoço de fim de semana em família. Você vai usar ingredientes como o leite condensado e a essência de baunilha no creme branco, ameixas e açúcar no outro creme e clara de ovo, açúcar e creme de leite na cobertura.

9. Pudim de ameixa: receita muito simples, com poucos ingredientes, para você preparar como sobremesa em um almoço do dia a dia ou até mesmo no final de semana. Você vai precisar de leite condensado, leite de vaca integral, ameixas secas sem caroço, ovos e açúcar para fazer a calda que vai por cima do doce.

10. Manjar de coco com calda de ameixa: o manjar de coco é uma das sobremesas mais amadas do Brasil há anos atrás e que voltou com tudo, já que o sabor do prato é realmente incrível. Você vai precisar de leite de vaca, leite de coco, coco ralado, açúcar e amido de milho para fazer a sobremesa. Por cima vem a calda com água e açúcar.

11. Mousse de ameixa: receita super simples e rápida para você preparar uma sobremesa rápida no dia a dia corrido de um típico trabalhador brasileiro. Vai precisar de ameixas secas, ovos, açúcar refinado, açúcar, água, suco de limão, raspas de casca de limão e creme de leite sem soro. Fica muito gostoso.

12. Pavê de nozes e ameixas: um pavê daqueles de devorar assim que ficar pronto e não deixar nem um pedacinho para contar história. Você vai usar manteiga, açúcar, gemas de ovos, nozes, biscoito de maisena, creme de leite sem soro, claras em neve e as ameixas. Muito simples de ser feito e extremamente delicioso.

13. Manjar de coco com maria mole e calda de ameixa: mais uma receita deliciosa de manjar, que também usa a famosa calda de ameixas, só que agora feita com maria mole que deixa a textura e o sabor da sobremesa simplesmente sensacionais. Você vai usar água fervente, leite condensado, creme de leite e leite de coco.

14. Torta de ameixa e chocolate: mais uma torta daquelas de deixar qualquer um apaixonado pelas suas habilidades na confeitaria, o melhor de tudo é que ela tem chocolate e com essa iguaria tudo fica gostoso. Você vai precisar de farinha de trigo, manteiga, água gelada, açúcar, fermento em pó químico para fazer a massa.

Docinhos de ameixa

Foto: Reprodução / Quitutes da Andréa

15. Docinho de leite condensado com ameixa: agora chegou a hora de você aprender a fazer docinhos especiais para um evento especial, ou aniversário de um ente querido. Você vai precisar de leite condensado, manteiga, ameixas secas e açúcar cristal. Muito simples de ser feito e especialmente delicioso.

16. Docinho de tâmara e ameixa: um docinho bem apetitoso que mistura duas frutas que combinam perfeitamente entre si: as tâmaras e as ameixas. Você vai precisar de farinha de castanha de caju ou de amêndoas, água filtrada ou mineral e um mix de cereais como girassol, gergelim preto, linhaça marrom e outros.

17. Doce de ameixa vermelha com melão: um doce bem gostoso para você comer com pães e torradas em um lanche da tarde ou café da manhã. Vai precisar apenas de ameixas vermelhas, melão sem casca e sem sementes, açúcar amarelo, mel, canela em pau, cravos, estrelas de anis e uma casca de limão.

18. Doce de leite com ameixa e coco: outra mistura bem deliciosa que você vai adorar preparar é a de ameixas com coco. Esse doce maravilhoso é feito com leite de vaca integral, açúcar light ou cristal, ameixas pretas sem caroços, coco ralado e um pouquinho de bicarbonato de sódio para finalizar a receita.

19. Doce de ameixa vermelha com especiarias: mais uma receita bem apetitosa para você comer em um lanche da tarde ou café da manhã especial em família. Para fazer esse incrível doce, você vai precisar de vinho tinto, açúcar amarelo, gengibre em pó, estrelas de anis, canela em pau, cravos e cascas de limão.

20. Doce de ameixa com vinho do Porto: receita muito gostosa que também usa o vinho do Porto que dá um sabor bem especial ao doce. Além dele, você vai usar dois tipos de ameixas: as vermelhas e também as brancas. O açúcar amarelo, canela em pau, gengibre em pó, noz moscada e raspas de laranja são os outros ingredientes.

21. Doce de ameixa branca: receita muito simples de ser feita e extremamente gostosa. Você vai precisar de apenas quatro ingredientes para fazer essa delícia: polpa de ameixas brancas, açúcar, mel e vinho da região da Madeira. Fácil de ser preparado, ideal para ser consumido junto com um pãozinho fofo e apetitoso.

22. Doce de ameixa vermelha: um doce bem parecido com os outros que você viu aqui nesta lista, com a diferença que ele usa as ameixas vermelhas como ingrediente principal. Além delas, o prato também vai com açúcar amarelo, casca de limão e canela em pau. Super simples de ser feito e muito gostoso.

23. Doce de ameixa e tomate: agora é hora de você aprender uma receita bem diferente de tudo que você viu até agora. Isso porque as ameixas são feitas junto com tomates e fica tudo muito delicioso. Você vai usar ameixas brancas, tomates maduros, açúcar amarelo, canela em pau e casca de limão para finalizar.

24. Trufas de ameixas com avelãs: uma receita sensacional para você que é fã de trufas e adora ameixas. Você vai precisar de ingredientes como a avelã, castanha-do-Pará, cacau em pó, água filtrada e ameixas secas sem caroço. Simples de ser feito e ideal para você servir como sobremesa em um almoço especial.

Receitas especiais de doces com ameixas

Foto: Reprodução / Simplesmente Delícia

25. Cuca de ameixa com farofa: agora é o momento de você aprender a fazer receitas doces mais elaboradas com esse delicioso fruto que cai bem em diferentes tipos de pratos. Você vai precisar de fermento biológico instantâneo, água, açúcar, ovos, manteiga, raspas de limão, farinha de trigo, sal, ameixas e bananas nanicas.

26. Tarte de ameixa: mais uma massa bem gostosa e super simples de ser feita para você arrasar em uma sobremesa especial para toda a família. Vai precisar de farinha de trigo, manteiga, açúcar, gemas de ovo e fermento químico para a massa; além de ameixas, manteiga derretida, açúcar, ovos e sumo de limão para o recheio.

27. Rosca com coco e ameixa: receita muito gostosa para você saborear em um delicioso lanche da tarde ou café da manhã. Na massa vai ter que usar farinha de trigo peneirada, leite morno, fermento biológico e sal. Já o recheio é com leite condensado, leite de vaca, coco ralado e as ameixas secas sem caroço.

28. Caipiroska de ameixa: é hora de se preparar para o fim de semana. Que tal fazer uma festinha daquelas bem animadas em casa? Prepare drinks como essa deliciosa caipiroska que vai deixar todo mundo bem feliz. Você vai precisar apenas das ameixas frescas, vodca, açúcar mascavo e outros ingredientes.

29. Rocambole de ameixa: receita muito gostosa para você comer em um lanche da tarde, café da manhã e até mesmo como sobremesa de um almoço especial. Você vai usar ovos e farinha de trigo na massa, leite condensado, chocolate em pó e creme de leite sem soro e ameixas no recheio e chantilly na cobertura.

30. Cuca alemã de ameixa: uma receita muito gostosa, baseada em uma massa tipicamente alemã, mas que já é muito consumida em todo o Brasil. Você vai precisar de ingredientes como a água morna, fermento biológico fresco, açúcar, ameixas frescas, óleo, sal e farinha de trigo. Bem simples de fazer e muito apetitosa.

31. Rocambole de ameixa e laranja: mais um rocambole para você que gosta dessa massa simplesmente maravilhosa. Você vai usar na massa o suco de laranja, ovos, açúcar, farinha de trigo, margarina e fermento em pó. O recheio é com leite condensado, água e as ameixas secas. A cobertura vai com leite de vaca e coco ralado.

32. Rocambole de doce de leite com ameixa: para quem dizia que não havia muitas opções de preparar um delicioso rocambole doce, agora pode deixar todo esse discuso de lado. E olha que esse prato é maravilhoso, já que tem o doce de leite como um dos ingredientes principais da receita. Você vai adorar, pode confiar.

33. Clafoutis de ameixa com maçã: um prato bem diferente de tudo que você viu até agora, quando o assunto são sobremesas feitas com ameixa. Você vai precisar de ovos, leite de vaca integral ou desnatado, açúcar cristal, extrato de baunilha, farinha de trigo, sal, frutas da sua preferência e açúcar de confeiteiro para finalizar.

34. Pão de centeio, chocolate e ameixa: agora é hora de aprender a fazer aquele pão perfeito para comer no café da manhã junto com toda a sua família. Você vai usar ingredientes como a água, o açúcar, fermento biológico seco instantâneo, farinha de trigo branca, farinha de centeio, farinha integral fina, sal, ovo, manteiga e chocolate.

35. Crumble de ameixas: outra receita bem simples e muito apetitosa para você servir em um momento especial, como um jantar ou almoço com as pessoas que mais ama na vida. Vai precisar de ameixas com caroço, amêndoas, farinha de trigo, manteiga sem sal, açúcar e sal. Muito fácil de preparar e bem gostoso.

Bolos de ameixa

Foto: Reprodução / Pitadinha

36. Bolo de ameixa e cranberries: se você gosta de golos, é hora de aprender a fazer alguns deliciosos que usam esse precioso fruto em suas composições. Esse, por exemplo, leva ameixas secas sem caroço, açúcar refinado, água mineral, manteiga sem sal, açúcar mascavo, ovo, cacau em pó e outros ingredientes.

37. Bolo de amêndoa com compota de ameixa: receita bem gostosa para você preparar em um lanche especial para toda a família. Você vai precisar de ingredientes como a manteiga sem sal, açúcar, ovos, farinha de trigo, fermento em pó, amêndoas em pó, leite, sumo de limão, compota de ameixas e açúcar em pó.

38. Bolo de ameixa fresca: receita muito apetitosa para quem é alérgico à lactose e quer provar um maravilhoso bolo feito com ameixas. Você vai ter que usar farinha de trigo, açúcar mascavo, canela em pó, fermento em pó, leite de soja, gemas de ovo, claras em neve, creme vegetal derretido e os frutos para finalizar.

39. Bolo de ameixa seca: um bolo sensacional para você que gosta de se deliciar com esse maravilhoso fruto em sua forma seca. Você vai precisar de farinha de trigo, fermento em pó, queijo de cabra, pistaches, ovos, azeite de oliva, leite de vaca, iogurte natural, sal e um pouquinho de pimenta do reino como oque especial.

40. Bolo de ameixa de liquidificador: um bolo muito simples de ser feito, já que é só colocar tudo no liquidificador e depois assar que fica prontinho para ser devorado. Você vai usar ameixas pretas sem caroço, açúcar, ovos, margarina, leite de vaca, chocolate em pó, farinha de trigo e fermento em pó na massa.

41. Bolo Três Corações: um bolo sensacional para você preparar em uma situação especial, como o aniversário de um ente querido que adore ameixas. Você vai precisar de ovos, açúcar demerara ou cristal, açúcar mascavo, manteiga sem sal, leite de vaca integral, farinha de trigo, cacau em pó, sal, cravo, extrato de baunilha, fermento em pó e chocolate meio amargo.

42. Bolo de ameixas frescas com baunilha: uma receita bem gostosa para você fazer em um lanche da tarde ou café da manhã. Vai usar ingredientes como as ameixas frescas, farinha de trigo, fermento em pó, bicarbonato de sódio, sal, manteiga sem sal, açúcar, aroma de baunilha, ovo e iogurte natural.

43. Bolo de doce de leite com ameixa: receita muito gostosa e simples de ser feita, basta que você siga corretamente os dois processos para preparar o prato. Primeiro vem a massa com ovos, açúcar, farinha de trigo, fermento químico em pó e essência de baunilha. Já o recheio é com ameixas secas, doce de leite, creme de leite e coco ralado.

44. Bolo de ameixa tradicional: um prato bem simples de ser feito e especialmente gostoso para você servir no café da manhã com a sua família. Você vai precisar de ameixas secas sem caroço, água, açúcar, manteiga, gemas de ovo, farinha de trigo, sal e fermento para bolo. Muito fácil de fazer e super delicioso.

45. Bolo de ameixa com Coca Cola: outra receita que combina perfeitamente com um cafezinho bem quente e delicioso no lanche da tarde. Você vai precisar de ingredientes como o refrigerante Coca Cola, farinha de trigo, açúcar, manteiga, ovos, ameixas sem caroço, goiabada e fermento em pó. Fica muito bom.

46. Bolo de banana e ameixa: uma mistura de duas frutas que conversam muito bem, principalmente em receitas como essas de bolos e tortas. Você vai usar ovos, farinha de trigo integral, açúcar mascavo, manteiga ou margarina, banana bem madura e amassada, fermento em pó, sal e um pouco de bicarbonato de sódio.

47. Bolo de ameixa com iogurte natural: receita muito gostosa e bem nutritiva para você que adora um bolo daqueles que ficam perfeitos em um café da manhã dos campeões. Você vai precisar de ameixas frescas, farinha de trigo, fermento em pó, bicarbonato de sódio, manteiga sem sal, sal, açúcar, aroma de baunilha, ovo e o iogurte natural.

48. Bolo de ameixa com café: se esse bolos ficam sensacionais com um café daqueles super gostosos, imagina fazer o bolo com um pó de café dos fortes? É isso que essa receita vai te ensinar a fazer. Além dele e do fruto, você vai usar farinha de trigo, açúcar, óleo, iogurte e fermento em pó. Simples e bem delicioso.

49. Bolinho de ameixa com calda quente: receita muito gostosa e bem simples de ser preparada. Primeiro você vai fazer o bolo com ovos, manteiga, açúcar mascavo, mel, leite de vaca ou de arroz, farinha de arroz, canela em pau e o fermento em pó. Depois vem uma calda de uva passa com canela e água para finalizar.

Biscoitos com ameixa

Foto: Reprodução / Quitutes da Andréa

50. Bolachinhas de ameixa: esses biscoitinhos são ideais para fazer no lanche da tarde da criançada. Além de ser super divertido de preparar, eles são nutritivos e gostosos. Você vai precisar de farinha de trigo, aveia em flocos, açúcar mascavo, cacau em pó, fermento em pó, manteiga, ovo e coco ralado.

51. Cookies de ameixa com aveia: mais uma receitinha deliciosa para preparar junto com os pequenos. Você vai usar ingredientes como a manteiga, açúcar mascavo, açúcar branco comum, ovo, canela em pó, chocolate em pó, farinha de trigo, aveia em flocos finos, bicarbonato de sódio, fermento em pó e as ameixas secas.

52. Biscoitinhos de maracujá com geleia de ameixa: uma brincadeira divertida e muito saborosa. A ideia é preparar os biscoitos em formatos de estrela, coração, ou o que mais você quiser. Você vai precisar de manteiga, farinha de trigo, amido de milho, açúcar, suco de maracujá, sementes de chia e outros ingredientes especiais.

53. Cookies de ameixa e coco: cookies são pequenos biscoitinhos sensacionais para você comer sem perceber e quando olhar já ter devorado tudinho, sem sobrar nenhuma migalhinha sequer. Você vai usar nessa receita o leite de amendoim, leite de coco, banana, farelo de aveia, aveia em flocos, açúcar demerara e óleo de coco.

Geleias e compotas com ameixa

Foto: Reprodução / Cumbuquinhas

54. Geleia de ameixa com vinho tinto: com essa deliciosa receita você vai poder ter um delicioso doce de ameixa na sua casa por bastante tempo para você comer com pães, biscoitos, torradas e o que mais quiser. Para fazer essa delícia, você vai precisar de vinho do Porto, suco de limão, água, canela em pau e açúcar cristal ou demerara.

55. Compota de ameixa com limão: receita muito fácil e simples de ser preparada e que vai te ajudar a ter aquela mesa completa e bem saborosa de café da manhã ou da tarde. Você vai precisar usar apenas três ingredientes: as ameixas, o açúcar cristal e o suco de limão. Nada mais além disso e fica muito saboroso.

56. Geleia de ameixa e damasco: a mistura deliciosa dessas duas frutas agora chegou como geleia para você que adora usar esse doce com pães e biscoitos. Você vai precisar de água e semente de linhaça, além do damasco e das ameixas. Uma receita bem tranquila de fazer e extremamente apetitosa.

57. Geleia caseira de ameixa: receita super simples para você fazer em casa para comer junto com deliciosas torradas. Você vai precisar apenas de três ingredientes: as ameixas secas sem caroço, a água e uma pitadinha de sal só para dar um toque no doce. Bem fácil de preparar e fique uma verdadeira delícia.

58. Sumo de ameixa com pêssego: receita bem gostosa de um sumo para você beber e ter um dieta super nutritiva. Você vai usar somente quatro ingredientes bem simples e mega apetitosos: os pêssegos maduras, ameixas vermelhas, maple syrup e gelo para deixar a bebida bem gostosinha e refrescante.

59. Compota de ameixa com pêssego: mais uma possibilidade de compota para você comer com pães e biscoitos no café da manhã ou lanche de tarde. Dessa vez ela é feita com pêssego, fruta que combina perfeitamente com essas deliciosas ameixas amarelas. Além delas, você também vai usar vagem de baunilha, açúcar amarelo e mel.

60. Compota de ameixa com amêndoa: mais uma simples e deliciosa receita de compota para você comer com pães, torradas e biscoitos. Você vai precisar apenas de usar três ingredientes super simples: o fruto, açúcar e aroma de amêndoa que vai dar um toque especial no doce para ele ficar maravilhoso.

61. Sumo de ameixa com laranja: mais uma receita de sumo para você preparar aquela bebida super refrescante e nutritiva durante a semana e também no final dela. Você vai usar as ameixas amarelas e vermelhas, nectarina, sumo de laranjas e um pouquinho de mel, se quiser colocar para adoçar a bebida.

62. Compota de ameixa vermelha: outra deliciosa receita feita com ameixas para você comer no café da manhã. Vai precisar apenas de ingredientes como as ameixas vermelhas, açúcar, mel, cravinhos, canela em pau e um pouco de vinho do Porto para finalizar o doce com chave de ouro. Você vai adorar, pode confiar.

63. Sumo de ameixa com hortelã: os sumos são deliciosas e nutritivas bebidas para serem tomadas em dias de calor e pouca umidade. Excelente para deixar o seu corpo saudável e hidratado. Ainda mais quando ele é feito com muita cor e variedade de produtos. Essa, por exemplo, tem além das ameixas, a laranja e a hortelã.

64. Compota de ameixa com vodca: agora é hora de você aprender a fazer uma compota alcoólica para animar alguma festinha que você for preparar na sua casa. O doce é feito com ameixas com caroço, açúcar, vodca e canela em pau. Simples de fazer, muito gostoso e extremamente divertido, todo mundo vai adorar.

65. Geleia de ameixa amarela: mais uma geleia deliciosa para você comer no seu lanche da tarde, dessa vez ela é feita com as famosas ameixas amarelas que vão combinadas com o açúcar refinado e nada mais do que isso. Apenas esses dois deliciosos ingredientes que vão te fazer sentir todo o sabor desse doce par alá de especial.

66. Geleia de ameixa e biscoitos: receita bem gostosa para você comer com biscoitos em um café da manhã especial, ou lanche da tarde com a família e amigos. Você vai precisar de ameixas frescas sem caroço, açúcar, canela em pau, cravos, maçã e gotinhas de limão para finalizar com um pouco de acidez.

Receitas salgadas com ameixa

Foto: Reprodução / Sabores da Vida

67. Pão de ameixa com nozes: agora é hora de você aprender a fazer um delicioso pão um pouco salgado, mas que pode ser comido com acompanhamentos doces também, como as geleias e compotas que aprendeu a fazer nesta lista. Ele vai com sal, pimenta do reino, nozes, leite de vaca, manteiga e outros ingredientes.

68. Creme de ameixa seca: esse delicioso creme fica sensacional para temperar aquela saladinha verde maravilhosa que você faz no dia a dia e também aos finais de semana. Você vai usar apenas as ameixas sem caroço e um pouco de água para preparar o creme e bater tudo no liquidificador até virar uma pasta.

69 Farofa de bacon com ameixa: se você é fã de bacon e de ameixas, essa é a receita dos seus sonhos. Uma deliciosa farofa para acompanhar aquele churrasco do final de semana. Você vai usar manteiga, bacon, ameixas pretas, farinha de mandioca crua, salsinha e sal. Muito simples de ser feito e especialmente apetitoso.

70. Couscous com legumes e ameixas: mais uma receita salgada para você que gosta da mistura doce da ameixa em pratos diferenciados e super saborosos. Nesse, por exemplo, você vai usar couscous, água, azeite de oliva, cebola roxa, alho, cenoura, abobrinha italiana, rabanetes, amendoim torrado, sal, pimenta e orégano.

71. Medalhão de frango recheado com ameixas: agora chegou a hora de você aprender a preparar uma carne bem especial com ameixas, pastrami e tudo que ela tem direito. Vai precisar de ingredientes como o peito de frango, pastrami, damasco seco, ameixas sem caroço, queijo prato light ou outro da sua preferência.

A ameixa é um fruto muito especial na gastronomia, porque pode ser usado em diferentes tipos de receitas doces e salgadas. Agora que você já aprendeu a trabalhar com esse produto, é preciso conhecer outros que também têm muito valor, quando o assunto é culinária. É o caso do brócolis e suas múltiplas facetas.

Lorena Costa

publicado em 17/03/2017

Comentários

Em alta