45 receitas com linhaça que geram diversos benefícios para saúde

A linhaça é uma semente que quando consumida gera diversos benefícios ao corpo. Por isso, cada vez está mais presente no cardápio de muita gente. Ela é fonte de ômegas 3 e 6, é rica em fibras, gorduras boas. Além disso, também ajuda no processo de emagrecimento, pois gera sensação de saciedade, renova a pele, faz bem para o coração, ajuda no controle da diabetes, melhora o funcionamento do intestino, entre outras vantagens.

É possível encontrar a linhaça de quatro formas: farinha, grão, óleo e suplementos. Se você optar por consumir a segunda opção, é importante mastigar bem, pois sua casca não é digerida pelo intestino. Independente da maneira de ingestão escolhida, é muito interessante acrescentar esse alimento ao cardápio.

A variedade de opções para o uso da linhaça é enorme. Ela pode ser usada no preparo de massas, sucos e dos mais variados pratos.

Pão com linhaça

Foto: Reprodução / Mel com pimenta

1. Pão de centeio e linhaça: esse é um pão que, além de ser feito com linhaça e centeio, também leva farinha integral. Essa combinação faz com que essa seja uma ótima opção de massa com uma grande quantidade de fibras. Além disso, mesmo sendo uma opção saudável o resultado é uma textura macia e um sabor muito gostoso.

2. Torrada integral de linhaça: e que tal preparar mini torradas integrais em casa? Essa é uma ótima pedida para o café da manhã, lanche da tarde ou até mesmo acompanhamento para um almoço, sabia? Além de versátil, essa é uma receita que não dá muito trabalho.

3. Pão de linhaça com requeijão: essa é uma receita de um pão que não chama muita atenção pela aparência, mas se você busca uma opção saudável, pode apostar. Por causa dos ingredientes usados a massa gera uma grande sensação de saciedade e ainda leva um recheio para lá de cremoso, por isso, vale a pena experimentar.

4. Pão de linhaça: essa é uma receita que mescla a farinha de trigo branca com a integral, por isso, esse pão pode agradar quem quer uma opção mais saudável, mas também quem não consegue deixar de lado um pão branquinho.

5. Pão de batata com linhaça: já pensou em usar batata doce na massa do seu pão? Essa pode ser uma receita que foge bastante do tradicional, mas o resultado é muito gostoso. Além disso, essa é uma opção muito nutritiva para incluir no seu cardápio.

6. Pão multrigrãos: essa é uma receita que precisa ter um preparo programado, pois o fermento e a farinha precisam ser misturados e depois devem descansar por 24 horas. O tempo é longo, mas o resultado é tão satisfatório, que vale a pena.

7. Pão de quinoa com linhaça: e que tal preparar um pão que é livre de glúten, açúcar e ingredientes de origem animal? A lista de itens necessários para fazer essa massa é curta e o trabalho não é muito grande.

8. Pão de linhaça sem glúten: essa não é uma receita muito simples de ser preparada, mas a combinação de ingredientes gera tantos benefícios ao corpo e o sabor é tão gostoso, que com certeza vale a pena testar em casa e se deliciar com cada pedacinho.

Lanches doces com linhaça

Foto: Reprodução / ICKFD

9. Panqueca de banana com linhaça: uma panqueca doce cai bem tanto como café da manhã como um lanche mais completo no meio da tarde. Se essa for uma opção de refeição saudável e gostosa, melhor ainda, não é mesmo? Além disso, o tempo na cozinha é bem curtinho e o trabalho é mínimo.

10. Crumble de banana e linhaça: essa é uma receita que combina banana com suco de laranja, Nutella e ainda leva uma cobertura de farofa super crocante. Se você quer algo prático e que não exige uma grande experiência culinária, vale a pena testar.

11. Torta de banana com linhaça: já para quem gosta de uma torta com uma textura bem molhadinha, essa receita pode ser uma ótima pedida. Além disso, essa é uma opção que não usa ingredientes de origem animal.

12. Muffin de linhaça com maçã: o muffin é um bolinho que pode ser saboreado em diversos momentos do seu dia, e não só como lanche, se você quiser, até como sobremesa ela cai bem. Para melhorar ainda mais, o preparo não é nada complicado e o sabor pode deixar muita gente de boca aberta, mesmo sendo uma opção saudável.

13. Biscoito integral de maçã com linhaça: o uso da linhaça nessa receita faz com que o biscoito fique com uma textura bem levinha. Além disso, a massa é super prática de ser feita, pode ser congelada e você ainda pode escolher diversos ingredientes para usar como recheio, como geleias ou Nutella, por exemplo.

14. Barrinha de maçã com linhaça: uma barrinha energética pode ser uma ótima pedida para um lanche prático e rápido, mas sem deixar de ser saudável, sabia disso? Mas não é só isso que essa receita proporciona, já que a combinação de linhaça com maçã é muito gostosa.

15. Bolinho de chuva com linhaça: essa é uma receita de bolinho de chuva vegano, por isso, aqui, além de a linhaça entrar em cena por seu valor nutricional, ela também ajuda a dar liga na massa, já que o ovo não é usado.

16. Cuca de morango com linhaça: se você gosta bastante do sabor de cuca, mas quer inovar um pouco no preparo, essa receita pode ser uma ótima dica. Aqui a farinha de linhaça é usada tanto no preparo da massa, quanto no da farofa.

17. Panqueca de aveia com linhaça: para quem quer um lanche mais reforçado essa é uma ótima opção de receita. Com um preparo que leva apenas alguns minutos, o tempo para saborear o prato será ainda maior. A dica é servir com mel e banana.

Lanches salgados com linhaça

Foto: Reprodução / Gastrolândia

18. Pão de queijo com linhaça: o pão de queijo é um petisco muito comum na mesa dos brasileiros, não é mesmo? Por isso, é interessante saber como variar no preparo desse quitute. Essa é uma receita bem saudável e que usa alguns ingredientes diferentes, como a tapioca, por exemplo. Mesmo assim, vale a pena conferir o resultado.

19. Biscoito salgado com linhaça: essa é uma receita de um biscoitinho salgado e crocante. Como a receita é vegana, a farinha de linhaça entra em cena para substituir o uso do ovo. Além disso, o preparo é bem rapidinho.

20. Quiche funcional vegano: um quiche comum normalmente é em gorduroso, e se você fugia desse salgado por causa disso, essa receita vai ser uma ótima desculpa para voltar a saborear a torta. Essa é uma receita que não dá muito trabalho e que tem um sabor de dar água na boca.

21. Pastel de forno com linhaça: essa é uma receita sem glúten, por isso, a farinha de trigo é deixada de lado. Quem entra em cena aqui é a farinha de coco combinada com fécula de mandioca ou polvilho doce ou amido de milho.

Bolos com linhaça

Foto: Reprodução / Sabores da vida

22. Bolo de fubá com linhaça: o bolo de fubá deixa a cozinha com um cheirinho super gostoso e ainda é petisco saboroso para acompanhar um café recém filtrado, não é mesmo? E que tal acrescentar alguns ingredientes para incrementar a sua receita? Aqui você vai precisar de sementes linhaça e coco.

23. Bolo de linhaça: mesmo levando uma grande quantidade de farinha de linhaça essa é uma receita muito gostosa, viu? A farinha de trigo também entra em cena e o preparo não é nada complicado, por isso, vale a pena experimentar.

24. Bolo de cenoura com linhaça: e que tal preparar um bolo de cenoura vegano para o seu próximo lanche? A lista de ingredientes que você vai precisar para fazer essa receita é bem curtinha e o tempo na cozinha é curto, mas o resultado é uma massa bem gostosa, viu?

25. Bolo de linhaça com morango: e que tal preparar um delicioso bolo de linhaça que é coberto por uma calda de morango? Para quem quer uma opção saudável, mas que seja bem incrementada, essa receita pode ser uma ótima pedida para testar em casa.

26. Bolo de caneca com linhaça: já para quem busca um lanche bem prático e rápido, preparar o bolo de caneca pode cair muito bem, não é mesmo? Em apenas alguns minutos a massa sai prontinha do micro-ondas para ser saboreada e o trabalho é mínimo.

27. Bolo de banana e linhaça: o bolo de banana invertido é bem conhecido e apreciado por muita gente, mas essa versão que leva um toque de linhaça tem um toque especial. Além do toque extra de saciedade, você ainda tem mais sabor no seu prato.

Pratos diversos com linhaça

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

28. Hambúrguer funcional com linhaça: a farinha de linhaça é tão versátil que pode ser combinada até com a carne moída no preparo de um delicioso hambúrguer. Se você quer uma opção mais saudável é importante escolher um corte de carne magra para o seu sanduíche.

29. Risoto de legumes com linhaça: o risoto é um prato que pode salvar o seu dia, já que é um prato muito apreciado e ainda é feito em poucos minutos e pode levar os mais variados ingredientes. Essa é uma versão adaptada, já que o arroz usado é o integral, mas o resultado também é muito gostoso, viu? Vale a pena experimentar.

30. Frango com linhaça: e que tal preparar um frango à parmegiana que é empanado com farinha de linhaça? Essa é uma receita que prova que é possível fazer um prato mais saudável sem deixar o sabor de lado. Que tal testar para a sua próxima refeição?

31. Sopa de legumes com linhaça: já uma sopa cai muito bem quando queremos aquela comida que até serve como um abraço, não é mesmo? Essa opção combina linhaça, legumes e macarrão, por isso, é uma boa pedida para uma refeição completa.

32. Feijão com linhaça: e que tal preparar um feijão mais incrementado para o seu almoço ou jantar? Para fazer essa receita você vai precisar do grão, da linhaça, de abobrinha e alguns outros temperos que são usados para incrementar o sabor.

33. Creme de abacate com linhaça: um creme de abacate pode até parecer um pouco estranho, mas essa receita fica com uma textura incrível e com um sabor bem inovador. Por isso, se você gosta de inovar na cozinha e quer um preparo bem prático, não deixe de testar essa receita.

34. Creme de manga com linhaça: apenas quatro ingredientes são usados para preparar essa receita que cai muito bem em diversos momentos do seu dia. O resultado é um prato bem leve, mas que gera uma sensação de saciedade e é cheio de nutrientes.

35. Bolinho low carb com linhaça: se você quer uma opção de bolinho que tenha uma pequena quantidade de carboidratos e seja super saudável essa receita pode te servir com uma luva. O legal aqui é que você pode congelar o bolo e saborear depois sem problema.

36. Bolo de frango com linhaça: é mais comum encontrar bolos de carne bovina, mas é possível fazer uma versão desse prato com frango também. Se você gosta mais de uma carne branca, essa pode ser uma ótima pedida. Essa é uma receita que leva uma grande quantidade de temperos para que o sabor seja inesquecível.

37. Tapioca com linhaça: a tapioca pode ser servida como café da manhã, refeição principal e lanche da tarde, tudo vai depender dos ingredientes escolhidos para o recheio. Aqui a sugestão é usar ovo mexido e tomate, mas você pode soltar sua criatividade.

Bebidas com linhaça

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

38. Suco desintoxicante com linhaça: quando falamos de suco desintoxicante muita gente pensa na versão verde, mas essa daqui é uma receita de uma bebida vermelha que também tem esse efeito. Você vai precisar de laranjas, gengibre e linhaça.

39. Suco de couve com linhaça: o mais conhecido dos sucos desintoxicantes também ganha diversas versões. Você pode usar a couve como base e combinar com frutas de sua preferência. Nesse caso, quem entra em cena é o melão.

40. Vitamina de manga com linhaça: uma vitamina pode ser uma ótima opção para começar o dia para quem não gosta de comer algo logo pela manhã. Assim, a primeira refeição do dia não passa em branco e você ainda absorve vários nutrientes.

41. Suco amarelo com linhaça: quer aumentar a sua imunidade? Essa receita de suco pode ser uma ótima pedida para acrescentar ao seu cardápio. Aqui, além da semente, você também vai precisar de manga e maracujá.

42. Leite de linhaça: existe uma grande variedade de leites vegetais que podem ser feitos em casa, mas você já conhecia o de linhaça? Ele é saboroso, nutritivo e não tem um preparo muito complicado ou demorado. Além disso, ele fica ótimo sendo usado em massas de bolo, pois o resultado é uma textura bem macia.

43. Suco funcional com linhaça: esse é um suco que combina abacaxi, cenoura e algumas sementes. Essa é uma receita que foi montada por uma nutricionista e você ainda pode conferir os benefícios de todos os ingredientes usados.

44. Suco bronzeador com linhaça: e que tal combinar mamão, cenoura, linhaça e salsinha? Mesmo com uma lista de ingredientes curta, essa é uma ótima bebida de bebida para ser consumida no café da manhã, pré ou pós-treino.

45. Vitamina de mamão com linhaça: essa receita combina mamão, laranja, iogurte, linhaça e mel. O resultado é uma vitamina bem encorpada e que garante saciedade e uma grande quantidade de nutrientes.

A linhaça é um ingrediente que gera diversos benefícios ao organismo e pode ser usada de diferentes maneiras, por isso, vale muito a pena investir nesse item. Como a variedade de receitas é grande, será fácil inovar e não cair na rotina.

Vanessa Herrmann

publicado em 11/01/2017

Comentários

Em alta