43 receitas com pepino para incluir nas refeições do dia a dia

O pepino é um fruto que aparece com grande frequência na mesa de muitos brasileiros e isso acontece porque, além de ser um alimento nutritivo e saboroso, conta com um gostinho suave e uma textura crocante. Para melhorar ainda mais, ele é super refrescante, o que combina muito bem com o clima do país e gera diversos benefícios ao organismo.

Publicidade

O consumo desse ingrediente é importante para a saúde porque ele é rico em antioxidantes, é diurético, ajuda a evitar a constipação, previne e combate o câncer, é anti-inflamatório, faz bem para o coração e muito mais! Por esses e outros motivos, esse é um item que merece ganhar um espaço no seu prato.

Se quando você pensa em pepino, a salada é a primeira coisa que ele te lembra, saiba que é possível preparar pastas, sopas, drinks e muitas outras opções com o seu uso. Para conhecer algumas receitas, basta conferir a lista abaixo.

Saladas com pepino

1. Salada de pepino japonês: essa é uma receita muito parecida com o sunomono, uma salada de pepino japonês. A única diferença é que o vinagre de arroz é deixado de lado e dá lugar ao de maçã. O resultado também é muito saboroso e pode conquistar os mais variados paladares. Por isso, vale a pena testar em casa.

2. Picles de pepino: muita gente adora o picles de pepino, mas só compra as opções prontas em mercados. Mas sabia que você pode preparar esse item em casa sem muito trabalho? Nessa receita, você pode conferir todas as dicas para um resultado de sucesso. Então, não perca a oportunidade e faça essa delícia na sua cozinha.

Publicidade

3. Salada de pepino com manga: combinar legumes e frutas pode ser uma excelente escolha para quem procura por um prato colorido, saboroso e ao mesmo tempo muito nutritivo. Aqui, além da manga, o abacate também entra em cena. Ah, e se você quiser, ainda pode acrescentar algumas folhas verdes para sua refeição ficar ainda melhor.

4. Salada de pepino e abacate: essa é uma salada supersimples de ser feita, mas que fica com um gostinho incrível, e isso acontece porque é usada uma grande quantidade de temperos para dar mais sabor ao prato. Mesmo com um preparo extremamente prático é possível se deliciar com um prato refrescante e ao mesmo tempo delicioso.

5. Conserva de pepino oriental: essa não é uma conserva apenas de pepino, pois a cenoura também é usada. Os legumes são combinados com vinagre de arroz, açúcar e sal. Mesmo com uma lista de ingredientes tão curtinha, você pode obter um alimento superversátil para comer como petisco ou incrementar o sabor de pratos variados.

Publicidade

6. Salada oriental: que tal preparar uma receita de salada oriental para sua próxima refeição? Para testar essa opção em casa, você vai precisar de harussame, um macarrão bem fininho feito a base de feijão, pepino, água, vinagre de arroz, açúcar, glutamato monossódico e café. O resultado é um prato extremamente leve e com um gostinho incrível.

7. Sunomono: essa é uma receita de salada muito comum na culinária japonesa e é feita com a combinação de fatias bem finas de pepino, sal, vinagre de arroz, açúcar, gergelim tostado, óleo de gergelim, sal e pimenta. O resultado é um prato agridoce com um gostinho incrível e refrescante, ideal para os dias de calor intenso.

8. Salada de pepino com iogurte: que tal preparar uma saladinha bem simples, mas que é incrementada com um molho de iogurte caseiro? Essa é uma ótima pedida para quem gosta de pratos cremosos, mas que não tenham uma grande quantidade de calorias. Para melhorar ainda mais, o seu tempo na cozinha será bem curtinho.

9. Salada de pepino com orégano: essa é uma receita de salada que é feita com alface, tomate, pepino e orégano. É uma combinação simples e extremamente prática, mas que pode deixar seu prato muito mais colorido, nutritivo e gostoso. Por isso, vale a pena testar essa opção em casa e se deliciar com o resultado final.

10. Relish de pepino: essa é uma receita super prática de ser feita, mas que conta com um tempo de espera longo, mas que fica tão gostosa, que vale a pena testar em casa. Aqui, o fruto é combinado com pimentão, cebola roxa, água, sal, vinagre, açúcar, mostarda e cravo. Você pode comer o relish puro, com outros legumes, folhas ou até mesmo carnes.

11. Salada de pepino e manjericão: quer uma receita bem prática de uma saladinha para incrementar suas refeições? Essa pode ser a escolha ideal! Aqui, o pepino é misturado com cebola roxa e manjericão, o que resulta em um prato refrescante e com um gostinho de quero mais. Além disso, com apenas 10 minutos na cozinha está tudo prontinho.

12. Salada de pepino e rabanete: essa é outra opção que não dá quase nada de trabalho para ser feita, mas é uma ótima alternativa para quem adora o pepino e quer variar no sabor das saladas feitas com esse fruto. Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes é bem curtinha e o sabor pode te surpreender positivamente.

Lanches e petiscos com pepino

13. Molho de iogurte e pepino: essa é uma receita, que, na verdade, é turca, um molho grego super popular. Os principais ingredientes usados aqui são: iogurte, pepino e alho, mas alguns poucos itens também entram em cena para incrementar seu sabor. Essa é uma ótima pedida para ser servida com pães, como acompanhamento de peixes ou frango, molho para salada ou o que sua imaginação permitir!

14. Pasta de pepino e coalhada: essa é outra receita de tzatziki, porém, aqui, o iogurte é deixado de lado e dá lugar para a coalhada. Além desse item e do pepino, você irá precisar apenas de alho, sal e azeite. É uma excelente escolha para quem quer um molho incrível e que é super rápido de ser feito. Ah, aqui a sugestão é servir com pão ou carne suína.

Publicidade

15. Panzanella: essa é uma ótima opção para um petisco delicioso e que é muito simples de ser preparado. Aqui, você só precisa picar e misturar pão italiano, pepino, tomate, cebola, cenoura, manjericão e depois acrescentar sal, azeite e balsâmico. Se você está procurando por praticidade e por um sabor incrível, essa pode ser a receita ideal.

16. Hambúrguer vegano com molho de pepino: nessa receita, você pode aprender a preparar um hambúrguer vegano de quinoa que é incrementado com um molho caseiro de pepino. É uma ótima sugestão para quem procura por um lanche mais encorpado, mas que ainda seja saudável e nutritivo.

17. Sanduíche de pepino: que tal conhecer uma receita de um sanduíche superfácil de ser preparado? Aqui, fatias de pão de forma são recheadas com pepino, cream cheese e hortelã. O resultado é um lanche refrescante, ideal para os dias de calor intenso. Para melhorar ainda mais, o tempo na cozinha é bem curtinho.

18. Tabule: essa receita é uma ótima pedida para um lanche bem levinho ou para um petisco mais nutritivo. Aqui, a sugestão é servir o tabule em copinhos, assim, as porções são individuais. O resultado é super charmoso e ao mesmo tempo saboroso.

19. Copinho de salmão e pepino: se você está procurando por uma receita de um petisco sofisticado, mas que não é muito difícil de ser preparado, essa pode ser uma excelente escolha. Aqui, o copinho é feito com fatias de pepino e recheado com queijo cottage. Alguns temperos também entram em cena para incrementar o sabor do prato.

20. Sanduíche de pepino com tomate: quer conhecer uma receita de um sanduíche bem incrementado para um lanche encorpado? Essa pode ser uma excelente escolha! Aqui, a sugestão é rechear seus pães de forma com tomate, pepino, abacate e alguns temperos. É uma excelente escolha para quem quer matar a fome de maneira saudável.

21. Cheese bacon com pepino: que tal preparar um cheese bacon que é incrementado com um molho de relish de pepino? Essa pode ser uma ótima pedida para quem quer inovar no sabor de um sanduíche tão querido e comum. Então, se é isso que você está procurando, não deixe de testar essa opção em casa e se deliciar com o resultado final.

22. Wrap de camarão e pepino: a sugestão dessa receita é rechear um pão árabe com pepino, camarão e abacate. A mistura pode até parecer ousada, mas pode ser uma boa escolha para quem gosta de inovar na cozinha e não tem medo de combinar ingredientes que contam com sabores bem distinto. Então, que tal testar e se surpreender?

Pratos salgados variados com pepino

23. Salmão grelhado com pepino e abacate: essa é uma receita em que o salmão é grelhado e servido acompanhado por abacate, pepino e iogurte. É uma excelente escolha para quem procura um prato simples de ser feito, que conta com um gostinho especial e ainda é refrescante. Além disso, você pode se surpreender com o resultado.

Publicidade

24. Salmão com molho de pepino: essa pode ser uma ótima pedida para quem quer comer o salmão assado. Aqui, o peixe vai sozinho ao forno, mas depois de pronto, ganha uma cobertura de um molho feito com iogurte, pepino e alguns temperos. É uma opção superprática de ser feita, mas que fica com um gostinho de quero mais.

25. Salmão com molho holandês de pepino: quer conhecer uma receita bem especial para a sua próxima refeição? Então, essa pode ser uma excelente escolha! A sugestão dessa receita é combinar o salmão com um molho holandês, que é incrementado com pepino. Essa é uma excelente escolha para quem quer sair da rotina e conhecer novos sabores.

26. Salmão defumado com pepino: essa é uma receita em que postas de salmão são grelhadas e servidas com um molho de coalhada e uma saladinha de pepino. O resultado é um prato bem charmoso, com um sabor que pode surpreender os mais variados paladares. Por isso, vale a pena testar em casa e se deliciar com o gostinho.

27. Salmão com laranja e pepino: a dica dessa receita é assar um salmão coberto com tomate, laranja e pepino. É uma excelente escolha para quem quer inovar na cozinha, mas sem deixar a praticidade de lado. Além disso, o resultado final pode deixar muita gente com água na boca.

28. Macarrão crudívoro de pepino: essa é uma receita em que o pepino é cortado em lâminas bem finas, sendo servido como um falso macarrão. Para incrementar seu sabor, um molho de abacate entra em cena. Essa é uma excelente escolha para quem está procurando por um prato simples, refrescante, saboroso e ao mesmo tempo nutritivo.

29. Raita de pepino: a raita é um prato indiano, que tem como principal ingrediente o pepino, mas também leva em seu preparo iogurte, hortelã, sal, limão, açúcar, cominho e pimenta. Você pode usar esse item de variadas formas, como acompanhamento para carnes, massas, pães e até mesmo salada. O que importa é dar um toque refrescante ao seu prato.

30. Sopa fria de pepino: a sopa fria é uma excelente escolha para quem quer praticidade ou não tem muito tempo para cozinhar e quer se deliciar com uma refeição caseira. Isso porque para fazer esse prato em casa, só é preciso misturar todos os ingredientes com o auxílio do liquidificador e depois servir. O nível de dificuldade do prato é bem baixo!

31. Temaki de pepino e cenoura: já pensou em preparar o seu próprio temaki em casa? Essa pode até parecer uma missão muito trabalhosa, mas com um pouco de paciência e cuidado, você pode obter um resultado incrível. Além disso, a sugestão é usar cenoura e pepino como recheio, mas você pode variar e usar outros ingredientes, como o salmão, por exemplo, para uma refeição ainda mais completa.

32. Sopa fria de pepino e hortelã: essa é outra opção de sopa fria de pepino, mas que ganha o toque da hortelã, o que faz com que o resultado seja ainda mais refrescante. Essa é uma excelente escolha para entrada ou para quem está procurando por uma receita bem levinha para a próxima refeição. Mesmo com um modo de preparo bem simples, você pode amar o resultado final!

33. Sopa fria de pepino e iogurte: que tal conferir mais uma opção de sopa fria de pepino? Aqui, o iogurte entra em cena para dar mais cremosidade ao prato e deixar seu sabor irresistível. Essa é uma opção muito simples de ser feita, mas que pode surpreender pelo sabor.

34. Udon: udon é um tipo de massa japonesa que é facilmente encontrada em lojas de produtos orientais. Aqui, ela é combinada com legumes para um sabor incrível, um prato colorido e supernutritivo. Além disso, o modo de preparo é extremamente prático.

35. Espaguete com molho de pepino: já pensou em usar o pepino para preparar o molho do seu espaguete? Aqui, para o prato ficar ainda mais completo, você também irá precisar de castanhas. Essa é uma excelente escolha para aquele dia em que você quer preparar uma refeição saborosa em poucos minutos.

Bebidas com pepino

36. Gin tônica com pepino: gin com tônica é um dos drinks mais famosos do mundo, por isso, já ganhou algumas adaptações, como é o caso dessa receita, em que fatias de pepino entram em cena para incrementar o sabor da bebida. Então, se você gosta de inovar, não pode deixar de confirar as dicas dessa opção.

37. Bebida de pepino e limão: a sugestão dessa bebida é combinar água com gás, pepino, limão e gengibre. É uma ótima opção para ajudar a refrescar os dias quentes de verão de uma maneira saborosa e sem muito trabalho.

38. Suco de tangerina com pepino: que tal preparar um suco que combina tangerina, pepino e taioba? Essa é uma excelente escolha para quem está procurando por uma bebida refrescante e que seja ao mesmo tempo gostosa e nutritiva.

39. Água aromatizada com pepino: tem dificuldade para tomar água durante o dia? Então, essa receita pode ser uma ótima escolha para você conhecer. Aqui, a água é incrementada com limão, pepino e hortelã, o que resultada em uma bebida muito refrescante. Assim, seu consumo diário de líquidos aumentará de uma maneira bem gostosa.

40. Drink de pepino e melancia: combinar o pepino com a melancia é uma ótima alternativa para quem quer uma bebida diurética e que conte com um gostinho incrível. Para melhorar ainda mais, o trabalho na cozinha é bem curtinho.

41. Suco detox de couve com pepino: para preparar esse suco detox, além da couve e do pepino, você também vai precisar de linhaça dourada, melão e água de coco. O passo a passo é simples e o resultado é uma bebida que pode te surpreender.

42. Suco verde detox: já nessa receita, o suco detox é feito com a combinação de maçã, pepino, kiwi, espinafre ou couve e salsinha. Só é preciso bater todos os ingredientes combinados com água no liquidificador e sua bebida estará prontinha.

43. Suco verde com pepino: a última receita da lista é de um suco feito com couve, pepino, água de coco, aipo, gengibre, limão, banana e hortelã. A lista de ingredientes pode até não ser das mais curtas, mas o resultado é tão bom, que vale a pena testar.

O pepino é um alimento que conta com poucas calorias e seu consumo gera diversos benefícios para o organismo e, além disso, seu sabor conquista os mais variados paladares. Por isso, esse é um ingrediente que merece um espaço nas suas refeições!