26 receitas de panqueca fit para comer bem e de forma saudável

Seja doce ou salgada, a panqueca fit é um tipo de refeição rápida de fazer e que ajuda muita gente a manter a dieta em dia. Quem está em busca de perder peso e manter uma vida mais saudável, deve apostar no consumo de alimentos fit, que possuem mais fibras e dão uma sensação de saciedade.

As panquecas são boas opções porque podem receber diferentes tipos de recheios. Dessa forma, você consegue variar bem o cardápio e não enjoar da dieta. Para garantir um lanche especial, confira uma lista com as melhores receitas de panqueca fit para preparar em casa!

Receitas de massa de panqueca fit

panqueca fit

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

1. Panqueca fit integral: ter algumas receitas de massa de panqueca na manga é uma mão na roda. Isso porque basta você variar nos recheios para não cair na mesmice e enjoar rapidamente desse tipo de refeição. O ponto positivo desta receita é que a massa é feita com farinha integral, rica em fibras.

2. Panqueca de aveia sem glúten: nesta receita, você vai aprender a fazer uma massa de panqueca que não tem glúten e usa a farinha de aveia ou a aveia em flocos para dar liga na mistura. Basta misturar com leite, ovos e uma pitadinha de sal.

3. Panqueca fit de amêndoas: mais uma opção de massa fit que usa farinha de amêndoas na preparação — caso não tenha essa farinha em casa, basta triturar as amêndoas no liquidificador. Você também vai precisar de um ovo e de farinha de coco.

4. Panqueca fit sem lactose e sem glúten: se você quer uma panqueca sem glúten e lactose, aposte na preparação desta massa doce. Você vai precisar de uma banana amassada, um ovo e uma colher de amaranto ou quinoa em flocos. Dica: se você não for celíaco use a farinha de aveia.

5. Panqueca de aveia e linhaça: quer começar o dia se alimentando bem e de forma saudável? Faça essa massinha de panqueca e a saboreie com um pouquinho de mel! A combinação da farinha de aveia com a de linhaça vai gerar um lanche rico em fibras. Essa receita rende 5 panquecas pequenas.

6. Panqueca fit sem glúten: para preparar esta panqueca, você vai precisar de farinha de trigo integral ou de mistura para waffle, um ovo, leite de coco ou iogurte e fermento. Fica uma delícia saborear essa panqueca com mel, requeijão ou geleia.

Receitas de panqueca fit doce

panqueca fit

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

7. Panqueca fit doce funcional: nesta receita, você vai aprender a preparar uma deliciosa panqueca sem ovos e sem leite. Para deixar tudo ainda mais incrível, faça uma calda de amendoim e mel que acompanha figos frescos. O resultado vai te deixar com água na boca.

8. Panqueca fit de banana com aveia: esta panqueca fit de aveia com banana é bem fácil de ser feita, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. Escolha uma banana bem madura que você nem vai sentir falta de açúcar!

9. Panqueca fit com cacau: com esta receita, você vai conseguir preparar panquecas low carb repletas de sabor e com uma textura deliciosa. A massa leva: meia abobrinha, farinha de linhaça, farinha de amêndoas, cacau em pó sem açúcar, claras de ovos e fermento químico. Se desejar, inclua adoçante a gosto.

10. Panqueca de banana aveia e cacau: você tem os costume de fazer algo especial no café da manhã aos finais de semana? Se sim, aposte na preparação desta panqueca! Ela leva banana, aveia em flocos, farinha de linhaça dourada, ovo, cacau e fermento em pó. Sirva as panquecas ainda quentinhas com amoras ou blueberries, sua família vai se apaixonar.

11. Panqueca integral de banana sem ovos e sem leite: uma receitinha de panqueca doce que os veganos vão adorar, isso porque a massa não leva nenhum ingrediente de origem animal. Para o sabor ficar ainda melhor, sirva com uma porção de frutas ou nozes. Esta receita rende de 6 a 8 panquecas.

12. Panqueca fit de coco e morango: que tal uma massa de panqueca doce que leva coco ralado? A textura desse lanche vai te surpreender! Além do coco, você também vai precisar de goma de tapioca, stévia ou o adoçante que você goste, fermento e fatias de morango (que são incluídas na massa enquanto ela ainda está na frigideira).

13. Panqueca de banana com aveia e linhaça: em apenas 10 minutinhos, você estará saboreando essa panqueca quentinha e rápida de fazer! Você vai usar farinha de aveia, semente de linhaça, claras, banana e uma pitadinha de adoçante culinário — se a banana estiver bem madura, o adoçante é dispensável.

14. Panqueca fit de banana e pasta de amendoim: se você está aderindo a dietas que contribuem para o emagrecimento saudável e que priorize os carboidratos de baixo índice glicêmico, vai encontrar nesta receita de panqueca fit um curinga para seu dia a dia. A preparação não leva farinha, sendo livre de glúten e lactose.

15. Panqueca fit de banana: sabe quando bate aquela vontade louca de comer um doce, mas você fica com peso na consciência de fazer isso? Chega de sofrência, coleguinha! Faça essa receita rapidinha que leva: uma banana, dois ovos e três colheres de farinha de aveia. Adicione um pouco de canela para acentuar o sabor da banana.

16. Panqueca que mirtilo e iogurte: esta receita traz ingredientes funcionais para você comer uma panqueca gostosa sem culpa! Os ingredientes necessários para preparar essa delícia são: ovo, farinha de aveia, farinha de coco, água, mirtilos frescos, iogurte desnatado, açúcar demerara, fermento em pó e essência de baunilha.

17. Panqueca fit de canela e uva-passa: nesta receita, você vai adicionar uva-passa na massa da panqueca. Dessa forma, o lanche vai ter ainda mais fibras, que ajudam a regular o funcionamento do intestino. Para acompanhar, você pode adicionar mel ou iogurte grego.

Receitas de panqueca fit salgada

panqueca fit

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

18. Panqueca fit com massa de presunto: nesta receita, você vai usar fatias de presunto no lugar da massa da panqueca. Para o recheio, prepare uma carne moída bem temperada acompanhada de ovos cozidos.

19. Crepioca com frango: a crepioca é a querida do pessoal adepto às dietas low carb. A massa fica leve e o molho branco utilizado no recheio é maravilhoso. Como proteína, utilize frango desfiado temperado.

20. Panqueca fit salgada de batata-doce: essa panqueca é ideal para ser saboreada como pré-treino, assim você terá bastante disposição para ir à academia. Você vai precisar de batata-doce cozida, ovos, leite de arroz, orégano, farinha de linhaça, farinha de berinjela e fermento em pó.

21. Panqueca fit com fibra de soja: esta é uma receita bem leve de massa de panqueca salgada e superfácil de ser feita, porque basta bater todos os ingredientes no liquidificador. Você vai precisar de fibra de soja, leite desnatado, sal e fermento.

22. Panqueca fit com farinha de grão-de-bico: o diferencial dessa receita é o fato de levar na massa leite de castanha de caju, farinha de grão-de-bico, chia, ovo caipira, azeite de oliva e sal. Como recheio, faça um belo refogado de peito de frango desfiado.

23. Panqueca fit de espinafre: por mais incrível que pareça, esta receita não leva nenhum tipo de farinha na preparação. Você vai utilizar apenas ovo, clara, folhas de espinafre, queijo light, peito de peru, cebolinha, sal e pimenta.

24. Panqueca fit de couve-flor com tapioca: nesta receita, a couve-flor que vai dar todo o sabor à panqueca. Além dela, você também vai usar ovos, queijo ralado, cebolinha, goma de tapioca, sal e pimenta. O rendimento é imenso: você consegue fazer entre 18 a 20 panquecas.

25. Panqueca fit de espinafre e chia: mais uma receita de panqueca que não leva nenhum tipo de farinha na massa e fica supersaudável, fácil de fazer e deliciosa. Basta ter espinafre, ovo, claras, chia em grãos, sal e pimenta.

26. Panqueca integral de ricota e alho-poró: esta receita rende até 10 panquecas grandes, especialmente se você fizer bem fininha. O destaque fica para a combinação utilizada no recheio, que leva ricota, cebola, alho-poró, tomates, escarola, sal e pimenta a gosto.

Agora você não tem mais desculpas para fugir da dieta! Basta variar na preparação das panquecas fit para garantir uma refeição cheia de sabor e que contribui para sua saúde. Para ajudar ainda mais, confira uma lista com receitas fit tão gostosas que vão te impedir de colocar o pé na jaca.

PARA VOCÊ