55 receitas de pão caseiro para saborear quentinhos

Escrito por                          

O pão é um alimento que está presente na rotina de alimentação da maioria das pessoas ao redor do mundo. Mesmo sendo tão popular, é possível encontrar diversas versões desse alimento e cada país tem o seu favorito.

Além da grande variedade de pães que podemos encontrar, é possível servir esse alimento em qualquer ocasião do dia: tanto no café da manhã, almoço, lanche e até mesmo jantar.

Nem sempre estamos com disposição de ir à padaria, ou queremos comer um pão quentinho feito em casa ou até mesmo queremos comer um pão que não é encontrado facilmente para se comprar pronto. Para resolver essas questões, é possível preparar pães deliciosos no conforto da sua casa.

Para que você conheça algumas das diversas opções de pães caseiros que é possível preparar em casa, separamos uma lista com 55 receitas para você conferir.

Simples

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

1. Pão versátil: essa é uma massa que pode ser usada para preparar pão de hambúrguer, de forma, baguete para cachorro quente e mais opções que sua criatividade deixar.

2. Pão: essa é uma receita em que a massa do pão deve ser sovada por 10 minutos. Depois disso, a massa deve descansar até que dobre de tamanho, o tempo pode variar entre 30 minutos e 1 h 30 minutos.

3. Pão de minuto: essa é uma receita que precisa de aproximadamente 25 minutos para ficar pronta, por isso, é uma ótima opção para quando você quer preparar um pão caseiro, mas não quer esperar a massa crescer.

4. Pão batata: a dica para ter um bom resultado nessa receita é prestar atenção na umidade da batata e no tamanho dos ovos utilizados, esses fatores podem influenciar a quantidade de farinha que você vai precisar.

5. Pão australiano: essa é uma receita que mescla o sabor do cacau, do mel e do melado, criando um gosto único e muito interessante. O pão leva aproximadamente 2 horas para ficar pronto.

6. Pão de cenoura: esse pão fica com uma textura super levinha, macia e com uma coloração laranjada.

7. Pão de 10 dobras: esse pão tem uma casca dura e tem uma vantagem: a massa não precisa ser sovada. Para prepará-lo, você vai precisar de apenas 4 ingredientes: farinha de trigo, água, sal e fermento biológico seco.

8. Pão de massa mole: para quem busca receitas práticas de pães, essa pode ser uma boa opção. Como a massa fica líquida, ela não precisa ser sovada. Além disso, só precisa descansar por 30 minutos antes de ir ao forno.

9. Pão de hambúrguer: esse pão fica com uma textura bem macia e pede bastante manteiga e ovos. Você pode moldar a massa no formato de pão de hambúrguer ou outro que desejar.

10. Pão de leite: essa é uma receita bem simples e é uma ótima opção para quem não tem experiência com o preparo de massas de pães. O pão de leite tem uma textura bem macia e leve.

11. Pão trançado: essa é outra receita para quem busca praticidade na hora de preparar sua massa de pão. Com apenas 10 minutos de preparo, você já pode levar seu pão ao forno.

12. Pão sovado: para preparar essa receita, você vai precisar sovar a massa por 10 minutos antes de deixá-la crescer. O processo pode demorar entre 1 e 2 horas, pois depende da temperatura do dia. Quanto mais frio estiver, mais a massa demora para crescer.

13. Pão de soro de leite: essa é uma receita que utiliza apenas 7 ingredientes e é super fácil de ser preparada. Você só precisa misturar os ingredientes secos, depois misturar os líquidos. Quando obter uma mistura homogênea, deixe descansar até que dobre de volume.

14. Pão de milho: para deixar seu pão com sabor de milho, você deve usar 1 xícara de farinha de milho. Você pode conferir o preparo manual ou com a máquina de preparar pães.

Recheados

Foto: Reprodução / Prato fundo

Foto: Reprodução / Prato fundo

15. Pão pizza: você vai precisar de calabresa, queijo coalho, tomate, cebola e pimentão verde para rechear sua massa. A receita rende dois pães.

16. Pão recheado com mortadela e queijo: essa é uma massa que precisa ser sovada antes de deixá-la descansar. Depois que ela já tiver dobrado de tamanho, basta abrir, rechear com presunto, queijo e depois enrolar o pão.

17. Pão de cerveja recheado com linguiça: a cerveja é o líquido em maior quantidade para preparar essa receita. A lager foi a escolhida, mas você pode usar outra de sua preferência, mas a dica é evitar as muito amargas.

19. Pão recheado com frango e queijo: para deixar seu recheio ainda mais saboroso, a dica é utilizar, além do frango e do queijo, milho, tomate e azeitona.

20. Pão de minuto recheado: essa é uma receita super rápida, já que a massa só precisa descansar por 10 minutos. O recheio escolhido foi a calabresa, mas você pode usar outros ingredientes de sua preferência.

21. Pão recheado com calabresa: essa é uma receita que tem a massa bem prática, já que ela não precisa descansar. É uma ótima opção para quando você quer servir um pão quentinho, mas não tem muito tempo.

22. Pão recheado com queijo: essa é outra opção prática de massa de pão, que não precisa ser sovada e não precisa esperar crescer. Além disso, o queijo é uma opção muito prática de recheio..

23. Pão recheado com frango: a dica para ter mais praticidade no preparo dessa receita é fazer o frango enquanto espera a massa do pão descansar, assim o seu tempo é otimizado.

24. Pão recheado com queijo e calabresa: essa é uma massa que tem três etapas: depois que a primeira estiver pronta, deve descansar por 20 minutos; depois que a segunda estiver pronta, deve descansar 10 minutos e depois que a terceira e última estiver pronta, você deve esperar até que a massa dobre de tamanho.

Especiais

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

25. Pão integral de micro-ondas: para quem busca praticidade essa é uma ótima receita. Além de ser muito simples de ser feita, fica pronta em apenas alguns minutos.

26. Pão de minuto integral: o tempo total de preparo dessa receita é de apenas 25 minutos, o que é muito pouco para obter um pão caseiro muito saboroso.

27. Pão de micro-ondas Dukan: essa é uma receita que precisa de apenas quatro ingredientes: ovo, farelo de aveia, iogurte desnatado e fermento em pó. Além disso, a massa só precisa ficar por 2 minutos no micro-ondas.

28. Pão de fibras: a dica para deixar a massa desse pão bem macia é utilizar farinha branca e acrescentar fibras.

29. Pão integral de liquidificador: além de ser uma receita prática, ela não leva glúten e nem lactose.

30. Pão integral indiano: essa é uma receita de preparo rápido. Como não leva fermento, não é necessário esperar a massa crescer. Além disso, você só vai precisar de quatro ingredientes: farinha de trigo integral, óleo, sal e água.

31. Pão de batata vegano: a sugestão para deixar a massa dessa receita bem macia é utilizar batatas inglesas no seu preparo.

32. Pão de liquidificador sem lactose: receitas de liquidificador costumam ser muito práticas e, com essa, não é diferente. Para substituir o leite, a dica é utilizar água.

33. Pão de hambúrguer integral: que tal preparar um hambúrguer caseiro e também o pão que vai acompanhá-lo? Para fazer essa receita, você só precisa misturar os ingredientes, esperar a massa crescer por 1 hora, moldar a massa no formato desejado e depois levar ao forno para assar.

34. Pão integral recheado com brócolis: essa massa é feita apenas com farinha integral, mas se você quiser, pode substituir metade pela farinha branca. Para deixar a receita ainda mais saudável, a dica é utilizar açúcar mascavo.

35. Pão sem lactose: para substituir o leite, essa receita diz para utilizar água. A massa é neutra, você pode acrescentar sal ou açúcar dependendo do resultado desejado.

36. Pão de linhaça com requeijão: para preparar essa receita, você vai precisar apenas de ovos, farinha de linhaça marrom, manteiga, sal e gergelim para decorar. Essa é uma receita de preparo rápido, já que a massa deve descansar por apenas 15 minutos.

37. Pão sem glúten e sem lactose: para substituir o leite animal, essa receita diz para usar o leite de coco. Já para substituir a farinha de trigo, você deve usar farinha de arroz, polvilho doce e fubá.

38. Pão de amêndoas sem glúten e sem lactose: para preparar essa receita, você vai precisar de farinha de amêndoas, polvilho doce, farinha de linhaça dourada, chá, açúcar, fermento biológico e ovos. O preparo é bem simples.

Doces

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

39. Pão de chocolate e avelã: para quem gosta de chocolate, essa é uma ótima opção de receita. Esse pão é recheado e coberto com chocolate e avelãs.

40. Pão com casca de banana: para evitar o desperdício de alimentos é possível utilizar até mesmo a casca de alguns deles, e essa receita mostra como isso é possível. Você vai precisar de 6 cascas de banana bem lavadas para preparar essa receita.

41. Pão de banana: essa é uma receita fácil de ser preparada e a massa não precisa descansar, porém o tempo no forno é de aproximadamente 1 hora.

42. Pão com frutas secas: as frutas usadas para preparar essa receita são: uvas passas, cerejas e ameixas, mas você pode substituir pelas suas favoritas.

43. Pão doce de natal: a massa desse pão é super macia e para o seu preparo você vai precisar de frutas cristalizadas.

44. Pão de canela: essa é uma receita aromática, já que a canela tem um sabor e aroma característicos. A massa deve crescer por aproximadamente 1 hora.

45. Pão recheado com maçã e canela vegano: a maçã e a canela são dois ingredientes saudáveis para rechear o seu pão. Além disso, a receita não pede nenhum ingrediente de origem animal.

46. Pão com coco e cereja: para saborear essa receita, você vai precisar de 2 horas entre tempo de preparo e cozimento, porém seu preparo é bem simples.

47. Pão em folhas com canela: a textura dessa massa é bem fofa e simples de ser manuseada. Como é feito com canela, essa pão fica bem aromatizado.

48. Pão com creme e coco: essa é uma receita de pão doce tradicional, daquele que quando você puxa, a massa desfia na sua mão. Para completar o sabor é coberto com creme e coco ralado.

49. Pão doce: para preparar essa receita, você deve misturar todos os ingredientes sovar a massa e deixá descansar por 1 hora e 30 minutos. Enquanto isso, você deve preparar o creme que é usado para cobrir o pão.

50. Pão doce armênio: esse é um pão que fica com o sabor ligeiramente adocicado, com uma casca dourada e textura macia.

51. Pão doce finlandês: para deixar essa receita bem aromática, a canela é utilizada. Já o doce fica por conta do açúcar cristal.

52. Pão com brigadeiro: essa é uma receita em que você deve fazer bolinhas de massa recheadas com brigadeiro. Depois disso, você coloca todas as bolinhas em uma forma e leva ao forno para assar.

53. Pão doce simples: o único ingrediente que você vai precisar usar para deixar seu pão com um sabor adocicado é o açúcar. Você pode escolher entre o branco, demerara ou até mesmo mascavo.

54. Pão doce enrolado com canela: além da canela para rechear sua massa, essa receita também sugere o uso de amêndoas ou nozes para deixar seu pão ainda mais saboroso.

55. Pão doce com chocolate e coco: essa é uma receita que tem diversas etapas, mas simples de serem seguidas. Esse pão é daqueles pequenos enrolados com o recheio no meio.

Com tantas opções saborosas fica até difícil escolher qual preparar primeiro, não é mesmo?

PARA VOCÊ