42 receitas de tortas doces e salgadas que vão garantir um Natal delicioso

Escrito por                          

O Natal é uma das datas mais festivas do ano – época de reunir a família e os amigos e celebrar com muitos quitutes deliciosos. E um prato que não pode faltar na ceia de Natal é a torta: doce ou salgada, ela é incrivelmente versátil e já virou tradição natalina!

As possibilidades de recheios são infinitas e esta lista traz 43 opções doces e salgadas, para você escolher a receita que mais combina com a sua ceia ou almoço de Natal.

Você vai encontrar receitas para todos os gostos nessa lista, já que ela conta com opções recheadas com frutas, chocolate, queijos, carnes, frutos do mar e outros. Confira:

Tortas doces com frutas

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bó

1. Torta de frutas vermelhas e creme de baunilha: além de incrivelmente deliciosa, esta torta é muito bonita e é a cara do Natal! As frutas vermelhas trazem leveza e deixam a sobremesa apetitosa. Aprenda a fazer uma saborosa massa podre e um recheio de baunilha supercremoso e de dar água na boca! Depois, é só decorar com as frutas de sua preferência e festejar o Natal com esta torta incrível!

2. Torta de maçã: a tradicional torta americana também pode deixar o seu Natal ainda mais saboroso! Esta torta de maçã é ótima para quem quer inovar na sobremesa natalina e fugir de pratos muito doces que podem ser enjoativos. A decoração da torta é outro charme: com a massa trançada, ela fica ainda mais apetitosa, lembrando as sobremesas que vemos nos filmes!

3. Torta de morango de geladeira: já que o Natal brasileiro é celebrado no verão, uma sobremesa gelada é uma ótima ideia. Esta torta de morango, à base de gelatina, é perfeita para quem quer se refrescar durante as festas e não quer fazer um prato muito elaborado. Além de levar ingredientes simples, a torta não vai ao forno e ainda fica extremamente apetitosa!

4. Torta de pêssego em calda: tradicionalmente recebido em cestas de Natal, o pêssego em calda é uma opção de recheio para a sua torta de fim de ano. Além de ser fácil de fazer, a receita leva poucos ingredientes e pode ser servida com sorvete, para deixar o prato mais refrescante. E, se você quiser, pode substituir o pêssego em calda por outras frutas!

5. Torta de banana: um prato que provavelmente vai agradar a família toda na ceia de Natal é essa torta de banana! A combinação da fruta com canela deixa o ambiente cheiroso e todo mundo com água na boca. O melhor desta receita é que ela é incrivelmente prática – em vez de preparar a massa e o recheio separadamente, é feita apenas uma mistura e o resultado é uma torta cremosa e muito saborosa!

6. Torta de limão brûlée: para os cozinheiros que adoram inovar nos pratos, esta torta é perfeita! Usando a técnica do brûlée, que nada mais é do que açúcar queimado por cima da sobremesa, é possível trazer crocância e um sabor ainda mais rico à torta de limão. A combinação cítrica com o doce e o amargo do açúcar vai deixar o seu Natal ainda mais delicioso!

7. Torta de maracujá: esta torta, feita com mousse de maracujá, vai te deixar com água na boca! Composta por três camadas – massa de biscoito de maizena, mousse feito com gelatina e cobertura feita com suco concentrado -, a torta fica muito bonita e é uma opção para uma sobremesa mais leve na ceia de Natal.

Tortas doces com chocolate

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

8. Torta simples de chocolate: para agradar a todos, às vezes é melhor optar pelo clássico – e nada é mais popular que a tradicional torta de chocolate. Celebre o Natal com esta deliciosa sobremesa, supercremosa e com sabor delicioso, que deixa pessoas de todas as idades com água na boca!

9. Torta banoffee: que a banoffee, doce feito com doce de leite, banana e creme, é uma delicia, todos já sabem. Mas você sabia que é possível adaptar a receita para o formato de torta? Aprenda a fazer a base da sobremesa com biscoitos e manteiga e deixe a torta ainda mais saborosa adicionando chocolate ao preparo! Impossível resistir a essa combinação perfeita de doces e frutas!

10. Torta de ganache de chocolate com frutas vermelhas: deixe seu Natal ainda mais delicioso com esta torta de quatro camadas: massa de biscoitos e manteiga, ganache de chocolate, creme branco e frutas vermelhas. Além de bonita e extremamente apetitosa, a torta ainda é fácil de fazer – ela nem precisa ir ao forno – e é servida gelada. Perfeita para os dias mais quentes!

11. Torta de chocolate com laranja: uma combinação perfeita para adoçar as festas de fim de ano e, ao mesmo tempo, refrescar, essa torta é feita com chocolate e laranja, é diferente e muito saborosa! Surpreenda a todos levando esta sobremesa à ceia de Natal e agrade desde os chocólatras até aqueles que não são fãs de doces enjoativos.

12. Torta de chocolate com caramelo salgado: a combinação de chocolate e caramelo é um clássico impossível de errar, por isso, esta torta é uma ótima opção para servir na ceia de Natal. Além dos sabores tradicionais, o sal do caramelo traz um sabor único ao prato. Para completar, são adicionadas avelãs à massa de biscoitos, deixando tudo ainda mais saboroso!

13. Torta de chocolate com capim limão e framboesas: que existem tortas com diferentes recheios possíveis você já sabe, mas provavelmente nunca imaginou usar capim limão nessa sobremesa. No entanto, a erva pode ser utilizada para fazer um creme apenas com leite condensado e suco de limão. O resultado é incrível e, para deixar a torta ainda mais saborosa, a massa é feita de chocolate e frutas vermelhas são usadas para decorá-la. Impossível não gostar!

14. Torta de chocolate branco com limão: também é possível usar chocolate branco para rechear tortas! A combinação deste doce com o cítrico do limão é uma ótima escolha para servir de sobremesa no Natal. Com base de biscoitos de chocolate e ganache de chocolate branco com limão e chantilly como recheio, essa torta com certeza fará sucesso na sua ceia!

15. Torta de chocolate branco com amêndoas: uma sobremesa simples e refinada, esta torta de chocolate branco e amêndoas não separa a massa do recheio – o que a torna ainda mais prática! Crocante por fora e cremosa por dentro, ainda é servida com um sorvete de limão delicioso que você pode aprender a fazer nesta receita.

16. Torta de chocolate com café e paçoca: para os amantes de paçoca, esta receita é perfeita: a junção do doce de amendoim com o chocolate vai deixar sua sobremesa deliciosa e com gostinho brasileiro. Um ótimo jeito de celebrar o Natal com a família e os amigos. E o melhor é que você pode aprender a fazer a sua própria paçoca com esta receita maravilhosa!

Tortas doces veganas

Foto: Reprodução / Vai Comer o Quê?

17. Torta vegana de limão: além de ser incrivelmente bonita, esta torta ainda é saudável e muito saborosa! Aprenda a preparar uma deliciosa torta de limão vegana, perfeita para quem não consome derivados de animais, é intolerante à lactose ou, simplesmente, quer pegar leve nos banquetes do fim de ano! O melhor de tudo é que esta torta não usa ingredientes muito caros ou difíceis de encontrar – uma das maiores preocupações de quem quer fazer uma dieta vegana. Experimente!

18. Torta banoffee vegana: quem pratica uma dieta restritiva também pode se deliciar com a torta banoffee! Aprenda todo o passo a passo, desde o preparo da base, com biscoito e margarina veganos, passando pelo caramelo, feito com tâmaras, e a cobertura, que leva leite de coco para fazer um creme. A receita é um pouco trabalhosa, mas o resultado faz o esforço valer a pena. Com esta torta, ninguém vai passar vontade no Natal!

19. Torta vegana de pêssego: esta torta de pêssego leva tantos ingredientes gostosos que vão te deixar com água na boca! A massa é preparada com tâmaras, aveia em flocos e óleo de coco, e o recheio leva apenas pêssegos in natura e geleia! Além de deliciosa, a sobremesa é muito prática e pode ser uma alternativa para quem quer manter a dieta durante as festas de fim de ano.

20. Torta vegana de framboesa: decorar as tortas com frutas pode ser uma ótima opção para quem quer fazer uma sobremesa bonita e tem dificuldade em cuidar desses detalhes. Esta receita ensina a preparar uma massa vegana com biscoitos doces e óleo de coco, recheada com um creme de framboesas frescas trituradas com castanhas de caju hidratadas. O melhor de tudo é que a torta pode ser servida congelada, como sorvete, para combinar com o calor do fim de ano!

21. Torta vegana de chocolate: o chocolate é um dos doces mais adorados, e quem disse que não pode existir uma versão vegana da guloseima? Com esta receita, que substitui o creme de leite por leite de coco na ganache e usa amêndoas e tâmaras na massa, é possível saborear uma incrível torta de chocolate sem culpa! Além de não utilizar derivados de animais, a receita é cheia de ingredientes saudáveis que vão deixar sua ceia ainda melhor.

Tortas salgadas com queijos

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

22. Torta de ricota e alho poró: as tortas doces são a verdadeira cara do Natal, mas nada impede de servir um quitute salgado na ceia também, não é mesmo? Por isso, esta torta de alho poró pode ser uma ótima escolha para a sua celebração. Com um recheio leve e saboroso, é uma opção para servir de acompanhamento para o peru ou para a carne de sua escolha!

23. Torta de queijo brie com amêndoas: a clássica combinação do queijo brie e de amêndoas, muito comum em coquetéis, também pode ser adaptada como recheio de tortas! Com esta receita, é possível inovar no formato do prato, que é montado de forma mais rústica do que a maneira tradicional. Por fora, uma massa crocante e leve envolve o queijo cremoso e as amêndoas – é de dar água na boca!

24. Torta de queijo e tomate: esta torta é para quem não quer ter trabalho na cozinha: basta misturar todos os ingredientes no liquidificador e, depois, é só assar! Além disso, a combinação de queijo e tomate agrada a maioria dos paladare e não vai sobrar nem um pedaço desta torta na sua ceia!

25. Torta quatro queijos: outro recheio difícil de resistir é este de mussarela, gouda, cheddar e requeijão. A cremosidade desta torta é incrível, além de combinar perfeitamente como acompanhamento de carnes que geralmente são servidas na ceia de Natal. O melhor de tudo é que a massa é feita com biscoitos salgados, o que facilita o preparo e traz crocância ao prato!

26.Torta de pizza fácil: nada melhor do que uma combinação extremamente brasileira para rechear a sua torta natalina, não é mesmo? Presunto, queijo e tomate são três ingredientes deliciosos e tão populares que é quase impossível alguém não gostar do trio! Por isso, esta torta é uma ótima opção para a sua ceia, além de prática e saborosa, agrada até os mais exigentes com sua simplicidade!

Tortas salgadas com carnes

Foto: Reprodução / Mosaico de Receitas

27. Torta de carne seca com massa de abóbora: a combinação de carne seca e abóbora já é conhecida, mas esta torta com certeza é inovadora. Aprenda a preparar uma incrível massa com o vegetal, que pode ser recheada com o charque cremoso. Esta torta é tão deliciosa que vai roubar a cena na sua ceia!

28. Torta cremosa de batata com carne seca: esta torta é tão cremosa que pode até ser confundida com escondidinho! A massa de batata é incrivelmente suave e traz cremosidade ao prato e, unida ao charque, que é extremamente marcante, cria uma combinação de sabores perfeita. Vai ser impossível resistir a esta torta na ceia de Natal.

29. Torta de carne com queijo e maionese verde: inove na ceia de Natal com esta combinação inusitada. Para fugir do recheio de carne e queijo tradicional, experimente adicionar esta maionese verde ao preparo. O ingrediente vai deixar tudo ainda mais cremoso, trazendo um sabor ainda mais rico à torta. O melhor de tudo é que a massa é feita com pão de forma, deixando o preparo mais fácil e rápido!

30. Torta de carne com cerveja: utilizar cerveja para temperar carnes é sempre uma boa ideia – a bebida traz um sabor único ao prato! Por isso, nada melhor do que aplicar a técnica no preparo de uma torta para a ceia de Natal. Esta receita ensina o passo a passo para que a carne fique saborosa e, depois, é só montar o prato em uma forma. Utilizando massa folhada, a torta fica leve e o preparo fica ainda mais simples.

31. Torta de frango com requeijão: é claro que, na seleção de tortas salgadas, não podia faltar a mais tradicional. Simples e clássica, a torta de frango com requeijão já caiu no gosto dos brasileiros e, por isso, é perfeita para a sua ceia. Agrade os mais diferentes paladares com esta receita que une cremosidade e sabor e celebre o Natal com uma torta deliciosa!

32. Torta de frango com massa de ricota: a massa de torta é uma delícia, mas às vezes pode ser um pouco enjoativa. Por isso, esta receita mostra como utilizar o creme de ricota para a base, deixando o prato mais leve e, ainda assim, saboroso. Para completar, aprenda a fazer um recheio de frango com vários vegetais, temperos e muito mais. Com uma massa leve e um recheio cremoso, esta torta vai deixar a sua ceia ainda mais deliciosa.

Tortas salgadas com peixe e frutos do mar

Foto: Reprodução / Cozinha a Dois

33. Torta de camarão com palmito: para levar o sabor do mar à ceia de Natal, nada melhor do que uma torta com recheio de camarão! Aprenda a preparar o fruto do mar com palmito e diversos temperos para que o sabor fique ainda mais marcante e delicioso. Além do saboroso recheio, a massa também tem um resultado incrível. Vale a pena investir neste prato para celebrar as festas de fim de ano.

34. Torta de atum: esta receita, além de muito prática, resulta em uma torta cremosa e saborosa. Para prepará-la, basta bater os ingredientes da massa no liquidificador e, depois, dispor o recheio, que nada mais é do que atum enlatado, legumes e temperos. Uma ótima forma de servir peixe na ceia.

35. Torta de sardinha: se o atum não é muito sua praia, esta receita é uma alternativa para uma torta com peixe fácil e deliciosa. A massa é feita no liquidificador e o recheio não precisa nem ir ao fogo para ficar pronto! Basta dispor a sardinha enlatada, tomates picados, ervilhas e azeitonas sobre a massa na forma, que deve ir ao forno. Depois, é só aproveitar a ceia de Natal com esta torta deliciosa.

36. Torta com bacalhau, frutos do mar e palmito: este prato, conhecido como torta capixaba, é típico do Espirito Santo e vai deixar seu Natal ainda mais saboroso. Além de possuir um recheio completíssimo, com bacalhau, camarão, siri, mexilhão e palmito, a torta ainda fica muito bonita com a decoração de colorau por cima da massa. Inove no prato da ceia de Natal e surpreenda a todos com esta torta maravilhosa.

37. Torta de bacalhau cremoso: o bacalhau é um peixe típico da Semana Santa, mas é tão delicioso que também costuma ser consumido no Natal! Esta receita ensina a preparar um recheio extremamente cremoso e temperado e uma massa leve que vai te deixar com água na boca. Por mais que tenha um sabor marcante, o bacalhau é uma opção para um prato mais suave para a sua ceia. Vale a pena experimentar.

Tortas salgadas veganas

Foto: Reprodução / Fru Fruta

38. Torta vegana cremosa de espinafre e alho poró: esta torta incrivelmente cremosa e com um sabor delicioso vai te deixar com água na boca! E o melhor é que é livre de glúten, lactose e de qualquer derivado de animais. Uma ótima alternativa para pessoas com restrições alimentares ou que adotam uma dieta mais saudável e tão deliciosa que todos vão querer um pedaço!

39. Torta de cogumelos, palmito e azeitona: aprenda a preparar uma massa sem derivados de animais e com um recheio vegetariano incrivelmente saboroso! O preparo desta torta é muito simples e o resultado é um prato delicioso e leve. Além de ser uma ótima opção para veganos, também pode ser uma opção de acompanhamento para as carnes servidas na ceia!

40. Torta vegana de tomate cereja: esta torta tem uma montagem rústica que vai conquistar os convidados do seu Natal! Além disso, a massa integral e o recheio de tomate cereja deixam o prato saudável e leve. Simples e deliciosa, esta torta vegana agrada todos os paladares e ainda ajuda a manter a dieta mesmo nos dias de festa do fim de ano.

41. Torta de grão de bico com legumes: uma opção de preparo para a massa de torta vegana é triturar o grão de bico com óleo de coco. Para rechear, esta receita ensina a preparar um creme de aveia e castanhas, que é misturado com os legumes refogados. O resultado é uma torta deliciosa, com ingredientes saudáveis e sem derivados de animais!

42. Torta de grão de bico com palmito: a massa de grão de bico também é utilizada nesta receita. No entanto, o recheio é preparado com palmito, diversos vegetais e temperos. O segredo é acrescentar uma mistura de amido de milho e água aos vegetais refogados, deixando o recheio cremoso e encorpado. Depois de pronta, é só saborear uma torta deliciosa e saudável!

Agora que você já escolheu a torta que vai servir no Natal, é hora de preparar outros pratos, bebidas e sobremesas para celebrar a data! Confira receitas de peru de Natal, de bebidas natalinas e de panetone e chocotone que vão deixar o seu fim de ano ainda mais delicioso!

PARA VOCÊ