15 receitas com nata que vão te ajudar a preparar pratos mais cremosos

Por
Atualizado em 17.12.21

A nata é a parte mais gordurosa do leite, que se separa ao ferver e serve como ingrediente principal para diversos laticínios, como a manteiga e alguns queijos.

Publicidade

Além disso, ela pode ser protagonista de receitas doces e salgadas também, conferindo um sabor suave e uma consistência cremosa aos pratos.

Para conhecer algumas possibilidades de uso desse derivado do leite na sua cozinha, confira 15 receitas com nata e tenha um bom apetite!

Receitas salgadas com nata

1. Flor de abobrinha com nata, ciboulette e beurre noisette: das receitas com nata presentes nesta lista, esta é com certeza a mais exótica. Ela é muito bonita e saborosa e, além disso, mistura sabores e texturas. Aposte nela como entrada para um jantar especial a dois.

2. Spaghetti com nata e brócolis: os fãs de massa precisam experimentar esta receita. O melhor de tudo é que seu preparo é muito simples e rápido e, por causa disso, é o prato ideal para quem não pode perder tempo na cozinha. Para dar o toque final, a dica é adicionar algumas ervas, como manjericão ou alecrim.

Publicidade

3. Nhoque ao molho de funghi e nata: em vez de apostar sempre no molho vermelho, que tal sair do lugar-comum e experimentar um nhoque ao molho funghi? O tempo de preparo desta receita leva um pouco mais do que uma hora, mas vale a pena cada segundo investido.

4. Fusilli com salmão, nata e hortelã: esta é uma receita divina! Ela une o sabor leve do salmão à delicadeza da nata e à refrescância do hortelã. O resultado é um prato quente delicioso que agrada até mesmo os paladares mais refinados!

5. Pão de nata: esta receita te ensina como fazer um pão fofinho e saboroso, perfeito para acompanhar um café preto e forte no café-da-manhã. Seu sabor é suave, nem muito salgado nem muito doce e, por causa disso, harmoniza com recheios variados.

Publicidade

6. Polenta brustolada com nata e azeite de mate: esta é uma receita deliciosa para servir como acompanhamento ou entrada no jantar. A polenta brustolada é muito firme e ao mesmo tempo macia. A nata aparece na montagem e é a cereja do bolo, incrementando o sabor e a textura.

Receitas doces com nata

7. Rocambole com nata e raspas de chocolate amargo: se o que você está buscando é uma sobremesa, acabou de encontrar. Esse rocambole combina ingredientes que casam muito bem e o resultado é um doce de massa macia e recheio cremoso. Pode ser servido gelado ou morno!

8. Bolacha de nata: procurando uma receita para servir no lanche das crianças? Dê uma olhada nessas bolachas de nata que são deliciosas e derretem na boca. Seu preparo é muito simples, basta misturar os ingredientes, separar as bolachas e levar ao forno.

9. Pastéis de nata: esta é uma iguaria típica de Portugal, mas você pode saboreá-la em sua casa. Com esta receita, você aprende o modo de preparo tradicional e o resultado é um pastel doce com massa crocante por fora e um recheio cremoso por dentro. A dica é servir acompanhado de um café quentinho.

10. Rosquinhas de nata com creme de avelã caseiro: sabe aqueles biscoitinhos de nata que você compra no supermercado? Que tal incrementá-los com um delicioso creme de avelã caseiro? Nesta receita, você aprende todos os passos necessários para isso.

11. Madeleines de nata e papoula: as madeleines são biscoitos em formato de concha muito populares pela França. Seu preparo geralmente é muito simples e leva ingredientes fáceis de encontrar. Esta receita ganha um toque de refinamento com a adição das sementes de papoula.

12. Furrudum com nata batida: o furrudum é um doce de mamão verde com rapadura típico do Centro-Oeste do Brasil. Nesta receita, você aprende como preparar o doce e ainda como harmonizar com a nata, que é incrementada pela flor de laranjeira.

13. Biscoito de nata com coco: esta é uma versão do biscoito de nata que leva coco por cima. Com isso, ela se torna mais saborosa, já que este ingrediente é responsável pela maior parte do sabor. Seu preparo é muito simples e leva cerca de 40 minutos.

14. Creme de iogurte e nata com amoras: esta é uma sobremesa deliciosa para servir em uma reunião familiar. O creme de nata e iogurtes contrasta com o sabor forte das amoras. O preparo é simples e rápido e a apresentação fica muito bonita. Sirva quando estiver geladinho!

Publicidade

15. Torta de nata e figo: esta é uma outra opção de sobremesa para ocasiões especiais. A massa fica muito crocante e saborosa, contrastando com a textura cremosa do creme de nata. Para finalizar, disponha em cima da fatia alguns pedaços de figos frescos ou em conserva antes de servir.

Agora que você já sabe como pode usar nata nas receitas do seu dia a dia, aprenda a incorporar outros laticínios em seu cardápio conferindo receitas com queijo feita e receitas com queijo cottage.