61 receitas com farinha de amêndoas para deixar seu dia mais gostoso

Por
Atualizado em 31.08.21

A farinha de amêndoas é feita a partir da trituração da oleaginosa, que tem origem em uma árvore que se chama amendoeira. Esse é um alimento que pode ser consumido de diversas formas, ou seja, em farinha, in natura, torrada, em lascas, entre outras.

O consumo desse fruto seco gera diversos benefícios ao organismo, isso acontece por causa da grande quantidade de fibras, sais minerais, vitamina E e outros. Outras vantagens desse item são: é livre de radicais livres, gera sensação de saciedade, tem baixa quantidade de carboidratos, é rico em proteínas e muito mais!

Além disso, esse é um ingrediente livre de glúten, e pode ser usado tranquilamente para substituir a farinha de trigo em várias receitas. Então, que tal conhecer várias opções doces e salgadas que podem se encaixar em diferentes momentos do seu dia? Veja abaixo:

Bolos com frutas e farinha de amêndoas

Foto: Reprodução / cozinhando a dois

1. Bolinho de amêndoas e framboesa: essa é uma receita de um bolinho com preparo simples e que ainda conta com uma pequena quantidade de ingredientes. Para melhorar ainda mais, o resultado é uma massa bem suave e com um gostinho incrível por causa do acréscimo das framboesas.

2. Bolo de frutas com amêndoas: se você quer combinar frutas diferentes para dar mais sabor à sua massa feita com farinha de amêndoas, essa receita pode ser uma excelente escolha. Para testar essa opção em casa, você vai precisar de uva passa, ameixa e damasco.

Publicidade

3. Bolo de amêndoas e limão siciliano: essa é uma receita do famoso chef de cozinha Jamie Oliver. Aqui, além da combinação de farinha de amêndoas com limão siciliano, as sementes de papoula também entram em cena. Esse é um item caro e difícil de ser encontrado em muitas partes do Brasil, mas seu uso faz toda a diferença no sabor final desse bolo.

4. Bolo de laranja e amêndoas: essa é uma receita de bolo diferente da maioria das opções comuns. Aqui, a textura é densa e ao mesmo tempo molhadinha, o que faz com que a sensação de prazer seja imensa a cada mordida. A calda que contribui para esse resultado é feita com laranja mesmo e dá um toque de sabor incrível ao bolo.

5. Bolo de banana e amêndoas: se você quer uma receita simples de bolo que combine farinha de amêndoas com fruta, essa opção feita com banana pode ser uma ótima escolha. Aqui, o preparo é super simples, a lista de ingredientes é bem curtinha e o sabor é muito bom, pode apostar sem medo.

6. Bolo perfumado de laranja: se você está procurando por uma receita simples de bolo de laranja, mas que deixe seu perfume por toda a casa, essa pode ser a receita ideal. Aqui, a lista de ingredientes é bem curtinha e o modo de preparo é supersimples, mas o resultado é tão gostoso, que você não vai conseguir comer apenas um pedaço.

Publicidade

7. Bolo de fubá e limão: que tal dar um toque diferente para o tradicional bolo de fubá? Essa é uma ótima sugestão para quem gosta de inovar na cozinha, mas não quer ter muito trabalho. Além disso, essa é uma receita que além de ser livre de glúten, também não leva lactose.

8. Bolo de amêndoas e framboesa com leite de coco: se você gostou da ideia de preparar um bolo que combina a farinha de amêndoas com framboesa, mas precisa de uma receita sem lactose, essa é a receita ideal para testar na sua casa.

9. Bolo de tangerina com amêndoas: já pensou em preparar uma receita de bolo que leva apenas cinco ingredientes? Essa é a proposta dessa opção que além de ser simples, também conta com o gostinho incrível e intenso da tangerina.

10. Bolo de maracujá e amêndoas: se você está procurando por uma receita de bolo que conte com uma massa bem fofinha e um gostinho azedo, essa pode ser uma excelente escolha. O maracujá é uma fruta que faz toda a diferença no preparo dessa opção.

Bolos variados com farinha de amêndoas

11. Brownie sem glúten/lactose: que tal testar uma receita de brownie fit que tem como principal ingrediente a batata doce? Essa é uma opção de bolo que leva vários ingredientes saudáveis e ainda deixa o glúten e a lactose de lado. Mesmo assim, o resultado é uma massa densa e ao mesmo tempo macia, que pode deixar qualquer um com água na boca. Então, que tal testar em casa e se deliciar com o resultado?

12. Bolo de chocolate e amêndoas: é difícil encontrar alguém que não goste de bolo de chocolate, não é mesmo? Então, que tal inovar no preparo dessa sobremesa que faz o maior sucesso? A sugestão aqui, além de deixar a farinha de trigo de lado, é preparar uma calda de chocolate que também ganha um toque de limão e pimenta.

13. Bolo de amêndoas: essa é uma receita em que a farinha de amêndoas é usada no preparo da massa e também na cobertura, feita com uma calda de mel e manteiga. O resultado é um bolo simples, mas que combina sabores e texturas bem diferentes, por isso, vale a pena testar em casa.

14. Bolo de chocolate: se você está procurando por uma receita bem simples de bolo de chocolate que é feito com farinha de amêndoas, acabou de encontrar a opção ideal. Aqui, tanto a lista de ingredientes quanto o modo de preparo facilitam testar essa sobremesa.

15. Bolo de cenoura: o bolo de cenoura é outra sobremesa que faz sucesso entre os mais variados paladares, não é mesmo? Por isso, é interessante conhecer algumas receitas diferentes dessa delícia. Aqui, além da massa feita com farinha de amêndoas, uma cobertura de chocolate entra em cena para deixar seu doce ainda mais gostoso.

Publicidade

16. Petit gâteau: o petit gâteau é uma sobremesa tão gostosa e charmosa, que muita gente pensa que seu preparo é complicado, mas, na verdade, não é. Só é preciso prestar atenção na temperatura e no tempo de forno, que com certeza seu resultado será um grande sucesso.

17. Bolo de amêndoas funcional: essa é uma opção que além de ser livre de glúten, também deixa a lactose de lado e é funcional. É uma ótima pedida para quem está procurando uma alimentação mais saudável ou apenas quer deixar bolos muito gordinhos fora do cardápio.

18. Bolo de cacau e amêndoas: que tal preparar um bolo de chocolate funcional? Essa é uma ótima pedida para quem está procurando por uma receita saudável, mas que não deixe de lado o sabor incrível dessa sobremesa que faz um grande sucesso entre todas as idades.

19. Cupcake de amêndoas e cacau: essa é uma receita que combina os sabores de baunilha, farinha de amêndoas, a canela e o cacau. Como resultado, você terá um docinho pra lá de saboroso! O modo de preparo não é dos mais simples, mas o gostinho é tão bom, que vale a pena testar em casa e se deliciar com cada mordida.

20. Bolo de amêndoas diet: que tal preparar uma receita de bolo que deixa o açúcar de lado e dá lugar para o adoçante culinário? Além disso, o creme de ricota é usado em grande quantidade, o que faz com que a textura da massa fuja do tradicional e o gostinho ainda fique incrível. Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes é bem curtinha.

21. Bolo marzipan: se você quer uma receita de um bolo bem simples, mas que surpreenda pelo sabor, essa pode ser a opção ideal. Aqui, o passo a passo é explicado bem detalhadamente, por isso, mesmo que você não tenha muita experiência na cozinha, a chance de sucesso é bem grande.

Tortas doces com farinha de amêndoas

22. Tortinha de limão: essa é uma receita em que a farinha de amêndoas é usada para fazer a base da torta, que conta com uma textura crocante e um gostinho incrível. Já o recheio, fica por conta de um creme de limão que é azedinho na medida certa. Para deixar seu docinho ainda mais gostoso, você ainda vai precisar de uma cobertura de chantilly.

23. Torta de amêndoas com chocolate: quer preparar uma torta de chocolate que fica com uma textura bem molhadinha e ainda fica pronta em menos de 1 hora? Então, essa é a opção ideal para você! Para melhorar ainda mais, a lista de ingredientes é bem curtinha e o trabalho na cozinha não é grande.

24. Torta de morango com amêndoas: essa é uma receita em que a farinha de trigo é usada para o preparo da massa, e a farinha de amêndoas entra em cena para incrementar o sabor e a textura do recheio, que também leva morangos.

Publicidade

25. Torta de figo com amêndoas: essaé uma opção em que a farinha de amêndoas é usada no preparo da massa da torta. O recheio fica por conta de uma combinação de figo, água e açúcar. Com uma lista de ingredientes simples e curtinha, é possível preparar uma sobremesa que vai deixar muita gente com água na boca.

26. Torta de chocolate branco e amêndoas: que tal preparar uma torta que combina o gostinho da farinha de amêndoas com chocolate branco? Além disso, a sugestão dessa receita é servir essa sobremesa acompanhada de uma bola de sorvete de limão.

27. Torta creme de figo: essa é uma receita em que a farinha de amêndoas é usada tanto no preparo da massa, quanto no creme que serve como recheio. Para melhorar ainda mais, o figo também entra em cena para dar um toque de sabor surpreendente para o seu doce.

28. Torta mousse de chocolate: quer uma torta de chocolate com uma textura bem cremosa? Então, basta conferir como fazer essa sobremesa em casa. Aqui, o preparo é tão simples e o resultado é tão gostoso, que você vai se perguntar como ainda não conhecia essa receita.

29. Cheesecake de pêssego: essa é uma receita de cheesecake lowcarb, por isso, a farinha de amêndoas é usada no preparo da massa. Além disso, o resultado fica supercharmoso por causa da disposição das frutas na cobertura. Então, se você gosta de pêssego, não deixe de experimentar e se deliciar com o resultado final.

Doces com farinha de amêndoas

Foto: Reprodução / vai comer o quê?

30. Macaron de limão: o macaron é um doce francês que conta com uma textura super delicada e um preparo que requer atenção em todos os mínimos detalhes. Por isso, nessa receita, você confere uma grande quantidade de dicas para que o seu resultado seja de sucesso, mas se você não acertar de primeira, não deixe de testar mais uma vez.

31. Macaron de laranja com gengibre: essa é uma ótima opção de macarons para o halloween, pois, aqui, você confere como fazer uma decoração de abóbora para o seu docinho. O resultado é tão bonito, que quase não dá vontade de comer.

32. Macaron de chocolate: para finalizar as opções de macarons, temos essa receita que conta com um gostinho de chocolate. Como esse é um sabor apreciado por muita gente, pode ser uma ótima receita para você testar em casa e dividir com outras pessoas.

33. Crumble de ameixa e amêndoas: essa é uma receita em que ameixas vão ao forno com uma cobertura crocante de amêndoas. O resultado é uma combinação de sabores e texturas sensacional! Para melhorar ainda mais, o passo a passo é extremamente simples e pode ser executado com sucesso até mesmo por quem não tem experiência na cozinha.

34. Panna Cotta: essa é uma receita que conta com uma base de creme de leite e gelatina, leva um toque de café e ainda ganha uma farofa de amêndoas e cacau para incrementar o sabor. Como a sobremesa é composta por três camadas, é interessante que você sirva em porções individuais e, preferencialmente, em potinhos transparentes.

35. Brigadeiro de amêndoas: que tal fazer um brigadeiro um pouco diferente? Aqui, o chocolate em pó é combinado com farinha de amêndoas e amêndoas tostadas, o que faz com que o sabor do docinho fuja do tradicional, mas ainda fique incrivelmente saboroso.

36. Docinho de amêndoas: o último docinho da lista parece muito com um brigadeiro, mas o chocolate em pó é deixado de lado e dá lugar para a farinha de amêndoas. Para deixar seu doce ainda mais gostoso e charmoso, a sugestão é usar lâminas da oleaginosa como cobertura.

Biscoitos com farinha de amêndoas

Foto: Reprodução / moldando afeto

37. Estrelas de canela e amêndoas: essa é uma ótima opção de biscoito para quem quer uma receita que seja livre de glúten e lactose. Além disso, para um gostinho ainda mais gostoso, não é só a farinha de amêndoas que tem destaque aqui, pois a canela também entra em cena para deixar seus cookies ainda mais gostosos.

38. Biscoito de amêndoas e chocolate sem glúten : essa é uma receita que combina as farinhas de amêndoas e fécula de mandioca. Além disso, o chocolate também entra em cena para deixar o gostinho do biscoito ainda mais irresistível. Se você quer uma opção simples, mas cheia de sabor, não deixe de testar esse biscoito em casa.

39. Biscoito de amêndoas simples: essa é uma receita extremamente simples, mas que pode fazer um grande sucesso na sua mesa. Com um passo a passo descomplicado e uma lista de ingredientes curtinha, vai ser difícil não preparar sempre esses biscoitos em casa.

40. Biscoito macio de amêndoas: essa é uma receita de um biscoito de amêndoas que conta com uma textura macia e ao mesmo tempo molhadinha. Aqui, a sugestão é apostar no licor de amaranto para dar um toque aromatizado aos seus biscoitos.

41. Biscoito de amêndoas e claras de ovo: essa é uma receita que tem como principais ingredientes a farinha de amêndoas e claras de ovo, o que faz com que o resultado seja um biscoitinho com uma textura extremamente macia e um sabor suave. Para dar um toque extra no gostinho, a dica é acrescentar raspas de limão.

42. Cookies de amêndoas: para preparar essa receita, você vai precisar apenas de farinha de amêndoas, farinha de aveia, óleo de coco, melado de cana ou mel e pistache – esse último item é opcional. Além de uma lista de ingredientes curtinha, o modo de preparo é extremamente simples e pode ser facilmente executado.

43. Biscoito de amêndoas e limão: que tal preparar alguns biscoitinhos com farinha de amêndoas que ainda contam com um toque de limão? O resultado é um petisco aromatizado e que tem uma massa fofinha e ao mesmo tempo úmida.

44. Cookies de amêndoas e amendoim: para preparar essa receita, você vai precisar apenas de farinha de amêndoas, farinha de amendoim, xylitol, claras e chocolate. Mesmo com uma lista de ingredientes bem curtinha, o sabor é incrível. Além disso, o passo a passo é extremamente simples e pode ser executado tranquilamente.

45. Biscoito saudável de amêndoas: que tal testar em casa essa opção de biscoito que combina fibras e farinha de amêndoas? Essa é uma ótima pedida para um petisco saudável, mas que não deixa o sabor incrível de lado. A lista de ingredientes não é das mais curtas, mas o gostinho é tão bom, que vale a pena comprar todos os itens.

46. Cookies de cacau: essa é uma receita de cookies de cacau que além de ser livre de glúten, também deixa a lactose de lado. Mesmo assim, o resultado é um petisco tão saboroso, que pode deixar qualquer um com água na boca. Então, que tal testar em casa e se deliciar com o gostinho desses biscoitos?

Lanches com farinha de amêndoas

Foto: Reprodução / Francinha

47. Muffin de banana: essa é uma receita de muffin de banana que leva sementes de papoula e farinha de amêndoas. O resultado é um bolinho supersaudável, mas que tem um sabor muito bom, por isso, essa é uma ótima pedida para o seu lanche da tarde ou até mesmo para uma sobremesa sem muitas calorias.

48. Cupcake salgado: essa receita de cupcake salgado não leva glúten e nem lactose, por isso, pode ser saboreada por quem tem intolerância ou alergia aos itens citados. Essa é uma ótima pedida para um lanchinho rápido, mas que não deixa o sabor de lado.

49. Torta low carb: essa é uma receita de torta que conta com uma massa bem crocante e um recheio super cremoso, que é feito com cogumelos e biomassa de banana verde. Se você não come alimentos de origem animal, também pode se deliciar com essa opção.

50. Muffin proteico: que tal testar em casa essa receita de muffin proteico que é feito com banana, amêndoas e tapioca como ingredientes principais? O resultado é supersaudável e ainda pode te surpreender pelo gostinho sensacional.

51. Torta salgada: essa é uma torta salgada que leva a farinha de amêndoas no preparo da massa e conta com um recheio de atum e queijo. O resultado é um prato bem levinho, mas que pode cair muito bem em um lanche da tarde ou até mesmo em um jantar.

52. Bolinho de chuva com amêndoas: bolinho de chuva é um petisco que combina com diversos momentos, até mesmo os de sol, não é? Então, que tal testar essa receita que deixa a farinha de trigo de lado e dá lugar para a de amêndoas? Você pode se surpreender com o resultado desse petisco.

53. Muffin de amêndoas e tangerina: que tal testar uma receita de muffin doce que combina a farinha de amêndoas com tangerina? O resultado é um bolinho aromatizado e que ainda conta com uma massa bem levinha. Essa é uma opção saudável, mas que não deixa o sabor de lado.

Massas com farinha de amêndoas

Foto: Reprodução / frufruta

54. Pizza lowcarb: se você adora pizza, mas quer uma opção de massa mais saudável para fazer em casa, não deixe de conhecer essa receita. Aqui, as farinhas de amêndoas, grão de bico e aveia são combinadas com fermento, sal, água e azeite. O resultado é um prato cheio de fibras e que pode fazer o maior sucesso na sua mesa.

55. Pão de amêndoas sem glúten/lactose: essa é uma receita de pão sem glúten e lactose que pode conquistar um espaço no seu estômago. Isso porque mesmo sem o uso desses itens, o resultado é uma massa que cresce relativamente bem e fica fofinha.

56. Panqueca de amêndoas: para preparar essa receita, você vai precisar apenas de farinha de amêndoas, ovo e farinha de coco. Mesmo usando só três itens, o resultado é uma massa que pode te conquistar. O legal é servir essa opção como café da manhã, combinada com frutas ou mel, por exemplo.

57. Patê sablée: patê sablée é uma massa crocante para tortas, que fica com uma textura que derrete na boca a cada mordida. É ideal para ser recheada com os mais variados itens, você só precisa deixar sua imaginação fluir e se deliciar com o resultado final.

58. Pão low carb: como essa é uma receita que leva uma grande quantidade de farinha de amêndoas, seu custo não é dos mais baixos. Por isso, essa é uma boa opção para ser preparada de vez em quando, naquele dia em que você quer sair da rotina com um pãozinho caseiro low carb que conte com um gostinho incrível.

59. Pão de amêndoas simples sem glúten/lactose: essa é uma receita que combina a farinha de amêndoas com polvilho doce e ainda leva um toque de farinha de linhaça. Além desses itens, você também vai precisar de sal, açúcar e fermento para testar essa opção.

60. Panqueca simples de amêndoas: essa é uma opção de panqueca que combina farinha de amêndoas, ovo, mel, ou agave, e canela. O resultado é uma massa bem aromatizada e que ainda conta com um gostinho doce incrível. O sabor é tão bom, que você pode comer suas panquecas puras, mas se quiser, também pode incrementá-las com outros alimentos.

61. Panqueca doce: essa é uma opção de panqueca doce que não leva lactose. Além disso, aqui, a sugestão é servir a massa com um creme de cacau e avelã, o que fará com que sua refeição fique ainda mais gostosa.

A farinha de amêndoas pode ser comprada pronta ou feita em casa, só é preciso triturar a oleaginosa até que ela atinja a textura ideal. Além disso, a variedade de pratos que você pode fazer com esse ingrediente é enorme, não é mesmo? Se você adora amêndoas, não deixe de conferir receitas feitas com amêndoas para testar em casa!