20 receitas com mandioquinha que vão acalentar seu coração

Escrito por                          

A mandioquinha é um vegetal que pode ser preparado de uma infinidade de formas. Purês, chips, caldos e como massa para outros preparos são apenas alguns exemplos. Confira uma seleção imperdível de receitas com esse ingrediente pra lá de versátil:

Receitas simples com mandioquinha

1. Purê de mandioquinha: o purê é um excelente acompanhamento e um dos preparos mais clássicos da culinária. Para essa versão, você vai precisar apenas de mandioquinha e requeijão cremoso. O tempero é feito com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino.

2. Mandioquinha na manteiga: essa é uma receita bem simples e que pode te salvar na correria do cotidiano. O vegetal é apenas cozido em água e depois refogado na manteiga com alho, salsa e sal. É possível acrescentar mais temperos a gosto.

3. Palitos salteados de mandioquinha e cenoura: aqui, a mandioquinha aparece com um gostinho agridoce irresistível. Os palitos do vegetal e de cenoura são “caramelizados” com açúcar na frigideira e temperados. A sugestão é servir com carne moída, salada ou arroz branco.

4. Bolinho de mandioquinha: essa é uma boa pedida para servir como aperitivo no happy hour. A massa do bolinho é feita em um recipiente e, além da mandioquinha, o diferencial é o uso do queijo ralado – que deixa o preparo com sabor e textura incríveis.

5. Pão de mandioquinha sem glúten: o pão dessa receita é uma boa opção para quem não consome glúten, pois é fofinho e gostoso. O preparo é feito com os polvilhos doce e azedo, o que dá um aspecto de pão de queijo para o prato. As bolinhas são assadas por mais ou menos 20 minutos.

6. Pão fit de mandioquinha com linhaça: essa é uma receita funcional e que vai te ajudar a comer um pãozinho sem sair da dieta. O diferencial do preparo é o uso da linhaça e do azeite, que são alimentos considerados termogênicos. O tempo de forno é de 15 minutos.

Caldos, cremes e sopas

7. Sopa de mandioquinha com espinafre: o espinafre é um ingrediente que harmoniza bem com a mandioquinha e pode ser utilizado tanto fresco quanto congelado. Para deixar o prato mais completo, a dica é acrescentar linguiça defumada ao preparo. Ao servir, pode-se adicionar azeite e essa é uma ótima opção para os dias mais frios!

8. Sopa de mandioquinha com alho-poró: o refogado de alho-poró, manteiga, alho e cebola deixa essa sopa com um gostinho difícil de resistir. A mandioquinha deve ser cozida e para o preparo ficar com um consistência bem líquida é preciso reunir tudo no mixer antes de voltar para a panela.

9. Caldo de mandioquinha com linguiça e bacon: essa receita traz dois ingredientes que combinam muito com a mandioquinha para o preparo do caldo: o bacon e a linguiça. Para o tempero, você vai precisar apenas de sal, pimenta-do-reino, alho e cebola. O cheiro-verde é usado para finalizar o prato.

10. Creme de mandioquinha com requeijão: o requeijão é o ingrediente perfeito para quem gosta de cremes com consistência mais grossinha. Essa receita conta com um preparo bem fácil de reproduzir e um toque especial do tempero é o uso da noz-moscada. A sugestão é servir com pedaços de bacon frito.

11. Creme de mandioquinha com bacon: o diferencial dessa receita é o uso do creme de leite ou de ricota para compor o prato. Além da mandioquinha, você também vai utilizar alho, sal e pimenta. O bacon e a salsinha são adicionados por último, na finalização do prato.

12. Caldo verde de mandioquinha: essa é a versão ideal para os amantes do caldo verde. O louro em pó e o açafrão são dois ingredientes especiais do tempero. Para deixar o prato bem verdinho, você vai usar couve. O preparo pode ser servido com linguiça frita.

13. Sopa de mandioquinha com calabresa: aqui, a sopa é preparada com poucos ingredientes e não demanda de muito trabalho. A linguiça calabresa deve ser frita e cozinhar junto com a mandioquinha para deixar o sabor do prato ainda melhor. Para acompanhar, a sugestão é preparar croutons caseiros.

Receitas especiais com mandioquinha

14. Carne de panela com purê de mandioquinha: a carne de panela é um prato bem básico da culinária, mas que também pode ser preparado de maneiras mais sofisticadas. O diferencial dessa versão é o uso do chimichurri para temperar e o purê do acompanhamento leva apenas três ingredientes: a mandioquinha, o sal e a água.

15. Coxinha de mandioquinha com frango, catupiry e bacon: a coxinha é a paixão nacional e sua massa também pode ser feita com mandioquinha. Para ficar bem saborosa, a dica é não utilizar água no preparo, mas caldo de frango. O recheio fica por conta de um refogado bem temperadinho de tomate, frango desfiado, requeijão e bacon.

16. Quiche de mandioquinha com iogurte: a mandioquinha é utilizada no recheio dessa quiche, junto com ovos, queijo parmesão, iogurte e temperos. A massa deve ficar com uma textura de farofa e ser feita com manteiga gelada. O resultado é uma ótima opção para servir como lanche ou café da tarde!

17. Risoto cremoso de mandioquinha: essa é uma opção de risoto que funciona bem para quem é vegetariano. A dica é ir acrescentando a água aos poucos, conforme o arroz for secando, para a textura ficar bem cremosinha. Na finalização, você vai usar manteiga e queijo parmesão ralado.

18. Nhoque de mandioquinha com ragu de fraldinha: esse nhoque tem um preparo simples e é feito com temperos, farinha de trigo, manteiga, gema de ovo, queijo parmesão e mandioquinha. Para deixar o prato bem completo, o molho utilizado é um ragu de fraldinha finalizado com salsinha e cebolinha.

19. Escondidinho de mandioquinha com carne e brócolis: essa é outra receita que mostra como a mandioquinha pode ser utilizada para substituir a batata convencional. Além disso, o prato tem como recheio a mistura do brócolis cozido com músculo. É uma ótima pedida para servir quando a família está reunida!

20. Carré de cordeiro com purê de mandioquinha: o carré é uma carne superespecial e bem saborosa. Nessa versão, seu preparo conta com o uso de vinho branco e shoyu. O caldo que deixa o purê de mandioquinha bem consistente é feito com maisena e água.

Viu como é possível preparar a mandioquinha de muitos jeitos? Com certeza alguma dessas versões fará sucesso na sua mesa e entrará para o cardápio do dia a dia e das ocasiões especiais. Aproveite e veja também receitas de pão de mandioquinha e legumes no forno!

PARA VOCÊ