15 receitas de legumes no forno para refeições práticas e saborosas

Escrito por                          

Os legumes no forno são uma ótima opção de refeição para o dia a dia, já que aliam praticidade e gostinho marcante. O preparo pode ser feito com vegetais variados, como a batata, a cenoura e a abóbora. Além disso, é possível incrementar o prato com ervas, queijos e temperos. Veja receitas:

1. Legumes caramelizados no forno

Essa receita pode ser feita com legumes a gosto. A sugestão é utilizar cenoura, abobrinha, berinjela, pimentão e abóbora. Para incrementar o prato, é possível acrescentar cogumelos. A mistura usada para caramelizar é composta por azeite, vinagre balsâmico e açúcar.

2. Legumada com melaço e cogumelos

O molho que deixa essa “legumada” bem caramelizada é feito com melaço, vinagre de álcool e balsâmico. Os vegetais utilizados são a gosto e os cogumelos são assados inteiros, na mesma forma. Para temperar, utiliza-se sal e pimenta-do-reino.

3. Legumes assados com tomilho

Os ramos de tomilho dão um toque verde e fresquinho para essa receita. Os legumes usados para compor o prato são cenoura, abóbora e batata doce. O tempero é feito apenas com sal e pimenta e o prato também leva alho, cebola e azeite.

4. Legumes gratinados ao molho de queijo

Essa opção combina batata com cenoura, abobrinha, brócolis e berinjela. O prato é temperado e deve ser assado com uma mistura de creme de leite e queijo ralado. O ponto é quanto já estiver douradinho por cima e o resultado vai te deixar com água na boca.

5. Legumes no forno tipo ratatouille

Aqui, a receita é inspirada no ratatouille, clássico da culinária francesa. Os vegetais usados são berinjela, tomate e abobrinha. Para o molho bem característico, você vai precisar de cebola, alho, tomate pelado, temperos e manjericão fresco. É uma ótima pedida para servir em uma ocasião especial!

6. Legumes assados com alecrim

Essa é uma versão bem fácil de legumes no forno. Além do uso do alecrim para temperar, outro diferencial é a combinação das cebolas branca e roxa. O prato é regado no azeite e deve ser assado por mais ou menos meia hora. O preparo fica com um sabor incrível e vai fazer sucesso na sua mesa!

7. Papelote de legumes

Para deixar o preparo dos legumes ainda mais rápido, essa receita utiliza o papelote. No “saco”, você vai combinar cenoura, batata, vagem e temperos. Se não houver papel manteiga em casa, é possível adaptar e fazer uma versão com papel alumínio.

8. Legumes no forno com papel alumínio

Essa é uma opção bem completa do preparo. Os legumes utilizados são batata, batata baroa, batata doce, milho, cenoura, abóbora e abobrinha. O alho com casca dá um toque rústico para o prato. Para os vegetais assarem por igual, você vai cobrir a assadeira com papel alumínio antes de assar.

9. Legumes no forno com salsinha e manjericão

Para essa receita você poderá usar legumes a gosto. É preciso temperar, assar os vegetais e, então, servir com um molho vinagrete feito com salsinha, manjericão, suco de limão e sal. Se desejar, também é possível deixar o prato mais crocante com lascas de amêndoas.

10. Caponata de legumes no forno

Esse prato fará você sentir o gostinho da Itália sem sair de casa. Os pimentões, a berinjela e a abobrinha são levados para assar com cebola, orégano, pimenta, sal e azeite. A sugestão é acrescentar ainda uva passa e amendoim, que harmonizam bem com o preparo.

11. Legumes assados com gengibre e ervas secas

O mix de especiarias deixa essa receita com um gostinho pra lá de gostoso. O tempero dos legumes leva gengibre em pó, chimichurri, sal e pimenta caiena. Para o molho irresistível, você vai usar aceto balsâmico e açúcar. É uma versão apetitosa e bem aromática!

12. Legumes assados com vinho e alecrim

Nessa receita os legumes usados são batata, alho-poró, batata doce, cenoura e abóbora. Para deixar o prato com um gostinho especial, você vai adicionar os temperos, vinho branco e ramos de alecrim ao levar para assar. O resultado é surpreendente.

13. Palitos de legumes assados e crocantes

Aqui, os legumes são cortados na forma de palito. Os vegetais utilizados são a cenoura, a batata, a mandioquinha e a batata doce. Para temperar, deve-se usar alecrim desidratado, azeite, sal e pimenta-do-reino. O prato fica com um sabor marcante e textura inconfundível!

14. Assadão de legumes e carne na travessa

Essa receita combina vários legumes bem temperadinhos com bolinhos de carne. O preparo de tudo é realizado na mesma assadeira e as cabeças de alho inteira deixam o prato com um aroma incrível. É uma ótima versão para servir no almoço de fim de semana!

15. Legumes no forno com ovos e margarina light

iStock

Aqui, os legumes são combinados com um creme feito de ovos batidos, leite e queijo parmesão. O tempero leva sal e pimenta-do-reino. O preparo é disposto em uma travessa e uma opção para incrementar é decorar com pimenta biquinho.

As versões de legumes no forno são diversas e com certeza farão sucesso na sua mesa, já que se trata de um prato simples de fazer e muito apetitoso. É uma ótima pedida para quem busca preparos nutritivos e saborosos. Aproveite e confira também receitas de caldo de legumes, legumes refogados e berinjela no forno!

PARA VOCÊ