45 receitas de almoço low carb para saborear sem abusar das calorias

Escrito por Thainá Cardoso

Tem se tornado comum encontrar pessoas que seguem a dieta low carb, ou seja, aquela que restringe alimentos ricos em carboidrato, como farinha de trigo, doces, batata e o aipim.

Para substituir esses ingredientes e não enjoar de comer diariamente a mesma coisa, selecionamos receitas de almoço low carb que são práticas e fáceis de fazer. Os pratos variam desde saladas e acompanhamentos, até carnes e tortas. Confira!

Saladas

1. Salada grega: a tradicional salada grega combina sabores e texturas de azeitonas pretas, pepino, cebola roxa, tomate e queijo feta, tudo isso com bastante azeite de oliva. Essa receita também leva pimenta vermelha, vinagre de maçã e orégano para temperar. É uma excelente opção para uma refeição mais leve e garante uma bela dose de carboidratos saudáveis para seu organismo.

2. Salada de maionese: um item fundamental para complementar aquele churrasco é uma maionese, né? Como em uma dieta low carb não há o consumo de batatas, você pode substituí-las pela couve-flor. O resultado é uma deliciosa salada de maionese, que pode ser consumida como complemento de uma refeição ou como prato principal.

3. Salada de espinafre: o espinafre não é uma folhagem que as pessoas costumam comer crua, mas que fica incrível como salada. A textura aveludada do espinafre combina perfeitamente com o crocante das nozes. Para complementar essa salada, basta usar cebolas roxas em conserva.

4. Salada de abobrinha e frango: essa salada é ideal para quando o tempo está corrido e você quer consumir algo rápido e saudável. A abobrinha é usada crua e cortada bem fininha. Junto com limão e hortelã, essa salada fica refrescante e muito saborosa. O frango traz proteínas para essa refeição.

5. Salada de ervas e folha de beterraba: embora não seja muito comum, a salada feita com folhas de beterraba é incrível, rica em nutrientes e serve como fonte de antioxidantes. Além de tudo, misturar com ervas (cebolinha, salsinha, manjericão) frescas e inteiras, muda a forma como se faz e se come salada. Experimente!

Acompanhamentos

6. Purê de couve-flor: não há quem resista a um purê, né? Quando ele é saudável, a ideia é melhor ainda. Para fazer essa receita, basta cozinhar a couve-flor até que ela fique bem macia e triturá-la em um processador. Em seguida, é só temperar e adicionar em uma panela o purê com margarina e dente de alho. O sabor é único!

7. Vagem com cogumelo cremoso: se você ainda não simpatiza com a vagem, é porque não experimentou esse prato. Cozido al dente e com cogumelos maravilhosos, esse legume passa de um “acompanhamento sem graça” para uma explosão de sabor a cada garfada.

8. Tomates assados: uma opção criativa para sair do convencional é assar tomates com orégano e manjericão para ficarem com um gosto especial de pizza. Essa receita fica muito saborosa e é uma ideia também para os vegetarianos de plantão.

9. Panqueca de crepioca: engana-se quem pensa que não é possível fazer dieta low carb e ingerir alimentos deliciosos. Esse prato prova exatamente o contrário. Embora seja uma panqueca de crepioca, o molho branco vem para trazer um sabor indescritível nessa massa. O recheio de frango com catupiry completa essa delícia.

10. Berinjela com calabresa: a linguiça tostada na frigideira empresta sabor para a berinjela, que é servida com toque de alho cru e vinagre, que fazem toda diferença no sabor. Para o preparo, basta retirar a pele da linguiça e levá-la ao fogo com um fio de azeite. Depois, adicione o vinagre na panela, junte a berinjela em cubos e refogue até cozinhar. No final, com o fogo já desligado, amasse um dente de alho cru sobre o prato.

11. Cenoura gratinada: essa é uma daquelas opções incríveis de comida de verdade, muito saborosa e sem trabalho na produção, já que demora apenas 30 minutos para ficar pronta. A cenoura entra crua e em fatias finas sob um creme de ovos com queijo, por cima vai uma camada de queijo parmesão. O resultado é a transformação de um simples legume em um prato diferenciado.

12. Berinjela gratinada: berinjela gratinada com tomatinho, alho, manjericão, azeite, com queijo prato, parmesão e cream cheese. Imaginou essa delícia? Basta cortar as berinjelas em rodelas, levar para grelhar com azeite. Já o molho, é cru e prático, como aqueles de pizza. É só bater uma lata de tomate pelado com alho, pimenta, manjericão e azeite. Depois, basta montar em camadas de molho, berinjela e queijo prato, e finalizar com parmesão e cream cheese.

13. Omelete de forno: omelete é aquele prato rápido que todas as pessoas adoram, mas muitas vezes pode virar um simples ovo mexido, né? Essa receita de omelete de forno vem para solucionar esse problema, porque é superprática e faz menos sujeira. Sem contar que fica parecendo uma torta e o sabor é diferenciado.

14. Omelete de carne moída: omelete por si só já é uma refeição sem carboidrato. Mas é preciso investir em um prato completo, que traga todas as propriedades necessárias para manter sua energia lá em cima. Essa receita de omelete recheado com carne moída é muito legal, porque traz mais saciedade e força para essa refeição.

15. Omelete de carne seca e arroz de brócolis: como na opção anterior, é muito legal acrescentar ovo em uma dieta low carb, já que a base é aumentar o consumo de proteínas na alimentação. Essa omelete fica alta, macia e molhadinha, porque a carne seca é refogada e bem úmida. Além de fácil de fazer, essa receita é nutritiva e muito gostosa.

16. Omelete de frango: outra ideia bem criativa para variar o preparo desse prato. O frango junto com a abobrinha trouxe inovação e sabor para uma simples omelete. Vale a pena testar!

Massas

17. Macarrão de abobrinha com almôndegas: uma opção bem saudável e deliciosa. Para quem não simpatiza tanto com o macarrão de abobrinha por achar ele “seco” ou “duro”, essa receita é incrível, já que o molho da almôndegas traz a suculência perfeita para esse prato.

18. Macarrão de abobrinha ao alho e óleo: essa é uma receita nutritiva, saudável, deliciosa e muito fácil de fazer. Embora seja leve e tenha poucas calorias, garante sensação de saciedade por bastante tempo. Para facilitar o preparo, a dica é usar um fatiador de legumes que dê o formato de tiras finas à abobrinha. Outra dica importante é dourar o alho por só um minuto, para não correr o risco de amargar o prato.

19. Panqueca de presunto e queijo: nessa panqueca, você coloca presunto no lugar da massa. Embora ele seja um ingrediente processado, é feito de carne de porco e se encaixa como low carb. Além disso, ele enrola uma panqueca como ninguém e fica ótimo nessa receita. Esse prato é uma boa para quem quer fugir da ideia tradicional de comer apenas carne com salada.

20. Espaguete de cenoura com almôndegas: essa receita vai na mesma linha do macarrão de abobrinha e o processo de preparo é o mesmo. Seja para substituir a abobrinha e/ou inovar no sabor, essa é mais uma receita deliciosa e leve, ideal para os dias mais quentes.

21. Espaguete de cenoura com berinjela e bife: receita incrível para quem quer fugir da mesmice dos pratos low carb. E é o cardápio completo: espaguete de cenoura com molho de tomate e manjericão, bife e uma berinjela empanada com farinha de coco.

22. Moussaka: essa receita conquista até pessoas que não estão buscando uma alimentação low carb. Você, com certeza, nem vai sentir falta da massa! Esse prato de origem grega é constituído basicamente por berinjelas, tomate, azeite, cebola, ervas, carne e fortemente temperado com pimenta.

23. Lasanha de berinjela: outra receita deliciosa de lasanha de berinjela … Essa é daquelas cremosas, com muito molho. Basicamente, um prato que até desmonta quando corta e que tem sabor e suculência de sobra.

24. Lasanha de pupunha: nesse prato, a massa de farinha é substituída por pupunha fresca. O recheio sugerido é molho branco e carne moída com tomate e manjericão. Mas você também pode fazer com legumes refogados, cogumelos ou o que sua criatividade permitir.

Arroz

iStock

25. Arroz de couve-flor: esse arroz é um excelente substituto para o arroz convencional. Como o próprio nome já diz, não é um arroz com couve-flor, e sim um arroz de couve-flor, ou seja, é feito apenas com o legume triturado. O resultado é incrível e o prato é muito leve.

26. Arroz de couve-flor com bacon: a couve-flor é riquíssima em vitaminas e minerais e uma ótima fonte de fibra. Além disso, possui baixo teor de gordura e, por isso, se torna uma ótima opção para servir como acompanhamento de outros pratos. Essa receita leva bacon para complementar, mas pode ser feita com frango ou outros vegetais, porque o resultado é o mesmo: delicioso!

27. Arroz de couve-flor e frango: além do arroz de couve-flor, explicado nas receitas anteriores, esse frango com molho barbecue trouxe um sabor diferenciado para a receita. O prato veio para mostrar que comer leve e saudável não precisa ser sem graça e sem sabor.

28. Arroz à grega: mais uma opção com couve-flor, mas dessa vez a cor e o tempero são ainda maiores: basta refogar pimentão, cebola e calabresa, depois triturar a couve-flor e cozinhar todos esses ingredientes como se fosse um arroz convencional.

29. Arroz carreteiro: sim, é possível fazer um delicioso carreteiro sem um grão de arroz sequer. Feita com couve-flor, essa receita mostra que você pode continuar reaproveitando as sobras dos churrascos anteriores mesmo que estiver em uma dieta low carb.

30. Arroz de brócolis al dente: para fazer essa receita, você só precisa de brócolis e 15 minutos do seu tempo. Basta cortá-lo em pedaços pequenos ou levar ao processador. Depois é só refogar com alho e azeite, temperar com sal e pimenta-do-reino. O resultado é uma refeição nutritiva, saudável e sem carboidrato.

Carnes, aves e peixes

31. Escondidinho de carne seca: esse escondidinho é ideal para quando você quer comer algo diferente, mas sem sair da dieta low carb. A abóbora fica supercremosa e o recheio com carne seca bem temperada traz um up para a receita. O tempo de preparo é um pouco longo porque a abóbora precisa estar bem cozinha para fazer o purê, mas vale a pena cada minuto de espera.

32. Escondidinho de couve-flor com carne moída: a textura desse purê de couve-flor encanta qualquer paladar. Basta usar sal, tempero de sua preferência e um recheio de carne moída. Daí é só montar e pronto, o prato está finalizado!

33. Filé de tilápia assado com manteiga: mais uma opção para quando você quer inovar na cozinha, mas sem perder muito tempo. A manteiga de ervas, feita à parte com temperos à sua escolha, diferencia totalmente o sabor desse prato.

34. Costelinha de porco: essa é uma daquelas carnes que fica imbatível, especialmente quando é acompanhada de algum molho. Duas dicas especiais a serem seguidas para a produção desse prato: a primeira é que se a costelinha estiver congelada, espere descongelar para colocar o tempero; a segunda é que você pode deixá-la com o tempero pegando gosto de um dia para o outro, assim o sabor se acentua.

35. Almôndegas low carb: a maioria das receitas de almôndegas são feitas com farinhas e outros ingredientes que tornam a mistura não compatível com a alimentação low carb. Mas, nesse caso, a produção é feita apenas com carne e temperos, sem glúten e sem lactose. Vale provar!

36. Strogonoff: esse prato é daqueles que todo mundo ama: simples, prático e delicioso. Ao invés de usar catchup e mostarda, substitua por temperos e polpa de tomate. Você nunca mais vai comer strogonoff do mesmo jeito!

37. Frango à parmegiana: separe frango, mussarela, parmesão, cebola, tomate pelado, alho e azeite, e faça essa versão de parmegiana de frango, que é fácil e mais leve.

38. Rocambole de frango: parecido com um lanchinho e ideal para enganar o estômago como se fosse um pão, esse rocambole de frango é delicioso. Basta temperar e triturar a carne e abri-la em uma fina camada sobre o papel alumínio. Depois, coloque o recheio à sua escolha, enrole e leve pra assar.

39. Coxinha de frango: que tal uma coxinha de frango sem glúten, mas muito saborosa? A massa fica bem temperadinha e o recheio bem cremoso, por levar também cream cheese.

40. Fricassé de frango: fricassé de frango é uma daquelas paixões, né? Só que a receita tradicional leva milho batido e leite, o que resulta em uma boa dose de carboidratos. Essa receita opta por uma ideia low carb, que substitui o milho pela moranga, recriando assim, uma versão com menos carboidratos.

41. Salteado de legumes e carne: essa é uma daquelas combinações para se fazer com tudo o que tem na geladeira. O segredo para garantir que a textura e o sabor dos legumes não se confundam é não cozinhar demais.

Tortas

42. Torta de amêndoas: essa torta tem uma característica incrível: jogar em um liquidificador tudo o que precisa ser consumido logo na geladeira e complementar com um belo toque de queijo. Nessa receita, o recheio utilizado foi o atum, mas você substituir pelo recheio de sua preferência.

43. Torta de brócolis: outra receita para você fazer com tudo o que tem na geladeira. O brócolis, ingrediente base dessa torta, é bem leve e não tem sabor predominante. Mas você também pode substituir pela couve-flor, que é ainda mais suave. O recheio delicioso é de frango com requeijão.

44. Torta de frango com ricota: essa torta é bem parecida com empadão e conquista adoradores desse prato tão saboroso. A ricota, o parmesão e o requeijão trouxeram à massa uma explosão de sabor.

45. Quiche: embora a quiche tenha fama de ser difícil de ser feita, essa receita prova o contrário. A massa, feita apenas com farinha de castanhas, farinha de coco, ovo e manteiga ghee, é superleve e prática. Vamos aprender?

Engana-se quem pensa que uma alimentação low carb é monótona e sem sabor. Com essas receitas, você pode diminuir o seu consumo de carboidrato na hora do almoço, sem dispensar os pratos que você mais ama. Se quiser ainda mais opções, veja nossa lista completa de receitas low carb.

PARA VOCÊ