15 receitas de canjica cremosa para você comer no inverno e no verão

Escrito por Thainá Cardoso

A canjica ou o mungunzá é um tipo específico de milho, que pode ser misturado a outros ingredientes. É tradicionalmente conhecida como uma sobremesa, mas também pode ser feita salgada. De leite condensado a carne de sol, é só escolher o complemento e partir para a produção. Listamos 15 receitas de canjica cremosa para você se inspirar e fazer a sua agora mesmo. Confira!

1. Canjica cremosa simples

iStock

Essa receita é uma das mais tradicionais para se fazer uma canjica. O preparo é muito simples: você só precisa cozinhá-la por uma hora e quando estiver pronta, misturar com os outros ingredientes. Você pode deixar ela mais cremosa ou mais líquida, do jeito que preferir. Além disso, é possível consumi-la quente ou gelada, a escolha é sua!

2. Canjica cremosa tradicional

iStock

Essa ideia é ótima e muito mais prática. Você só precisa usar a canjica já cozida, que vende em mercados e lojas de produtos naturais, e misturar com leite, cravos e canelas. Em seguida, adicionar açúcar, coco ralado e amido de milho para atingir o ponto que deseja. Esse processo é muito prático e você terá um resultado delicioso.

3. Canjica cremosa de leite condensado com coco

A verdade é que existem muitas variações de receitas, mas poucas são tão saborosas como essa com leite condesado e coco. É preciso só juntar a canjica com leite, leite condensado, creme de leite e coco. Não há cremosidade maior!

4. Canjica cremosa com perfume de laranja

Essa mais uma receita clássica, apenas com o extra da casca da laranja, que é cozida com a canjica e dá um toque cítrico para ela. Uma boa dica para quem gosta desse prato mais encorpado: deixe um tempo descansando na geladeira ou aumente uns 15 minutos no tempo que estiver no fogo.

5. Canjica cremosa vegana

Engana-se quem pensa que não é possível consumir uma canjica sem o uso de leite e seus derivados. Essa receita mostra que, além disso, o sabor é surpreendente. O substituto é o leite de coco ou de amendoim, que conferem peculiaridade no sabor. Para servir, torre amendoim, triture e despeje por cima.

6. Canjica cremosa funcional

iStock

Essa receita é bem parecida com a anterior, mas além disso é supernutritiva, por possuir duas fontes de amido resistente. A primeira é a própria canjica e a segunda é a biomassa de banana verde. Aproveite para consumir esta delícia de forma saudável.

7. Canjica cremosa de doce de leite

A canjica por si só já é deliciosa, quando misturada com doce de leite e coco, o resultado é ainda melhor. Não há segredo nenhum para o seu preparo: é só cozinhar e depois juntar com leite, leite de coco, coco ralado e doce de leite até levantar fervura. Experimente!

8. Canjica cremosa de doce de leite com amendoim

Receita muito parecida com a anterior, mas com o acréscimo do amendoim. Ele é responsável por dar mais cor à canjica, além de trazer uma crocância que diferencia totalmente esse prato. O preparo não demora mais que uma hora e o resultado é divino.

9. Canjica cremosa de amendoim

O diferencial dessa canjica é a cremosidade extra. Como foi utilizado leite em pó, a consistência fica muito mais firme e é ideal para comer em dias mais frios. O legal é que ela não fica muito doce, então, se você preferir, pode acrescentar mais um pouco de açúcar. O amendoim é misturado na canjica e garante mais cor e sabor para essa sobremesa.

10. Canjica cremosa com pé de moleque

Impossível perder essa receita. Além de você aprender o preparo da canjica tradicional, vai conseguir produzir seu próprio pé de moleque. Ao final, é só servi-lo com a canjica.

11. Canjica cremosa brûlée

O creme brûlée é feito com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico. Essa canjica é feita já com esse creme e finalizada com o caramelo por cima para dar aquela crocância deliciosa.

12. Canjica cremosa salgada

Engana-se quem pensa que a canjica pode ser feita apenas doce. O mungunzá salgado é uma comida mais pesada e que satisfaz bastante, por isso é ideal servi-lo em dias mais quentes e que vão se reunir bastante gente. Para trazer singularidade ao prato, use costelinha de porco, carne de sol e capriche nos temperos.

13. Canjica cremosa de sagu

Para quem não gosta ou não tem milho pra canjica em casa, preparar uma versão com sagu é uma ótima estratégia. O preparo é bem parecido com o prato tradicional, mas fica muito mais leve e é ideal que seja consumido bem gelado.

14. Canjica cremosa ao quatro leites

Canjica ao quatro leites nada mais é do que a mistura de leite, leite condensado, leite Ninho e creme de leite. Vocês imaginam a consistência e o sabor? Só experimentando para saber. Aproveite essa receita e faça a sua agora mesmo!

15. Canjica cremosa com leite condensado

Os vídeos são ótimos para exemplificar e facilitar o aprendizado das receitas. Essa é mais uma opção de canjica cremosa feita basicamente com água, leite e leite de coco. Assista agora e comece o preparo desse prato delicioso.

Quantas opções deliciosas, né? O mais legal é que você pode quebrar o mito de só consumir canjica em dias frios, já que é possível saborear esse prato delicioso em qualquer época do ano. Se quiser mais ideias, confira essas receitas de canjica doces e salgadas. Aproveite!

PARA VOCÊ