14 receitas com farinha de linhaça para deixar sua dieta mais gostosa

Por                                
Em 18.04.20

A farinha de linhaça é uma ótima opção para substituir a farinha de trigo. Saudável e rica em fibras, ela ajuda a trazer nutrientes e textura para as receitas. Ela é muito versátil e pode ser utilizada em pratos do café da manhã até o jantar. Confira como abusar desse ingrediente para ter uma rotina mais nutritiva e igualmente deliciosa.

1. Farinha de linhaça simples

Para ter fazer sua própria farinha de linhaça, basta utilizar um triturador e moer as sementes. O ideal é realizar esse procedimento minutos antes de você utilizar em alguma receita. Ela pode ser inserida em sucos, bolos, iogurtes e saladas.

Publicidade

2. Ovo vegano com farinha de linhaça

O ovo é um alimento bem versátil. Se você é intolerante e não pode consumi-lo, uma ótima pedida é fazer este ovo fake de linhaça. É só misturar água com farinha de qualquer tipo de linhaça, aguardar 15 minutos e mexer até formar um gel. Esta mistura geralmente é utilizada em receitas veganas para substituir o ovo.

3. Suco de linhaça

Consumir esta variedade de farinha ficou fácil com esta receita de suco. Na sua versão dourada, ela será batida no liquidificador com limão, maçã-verde, hortelã e gengibre. Fica pronto rapidinho e traz bastante textura para para a bebida.

4. Tapioca com farinha de linhaça

A tapioca não possui glúten mas também é pobre em fibras. Para suprir esta falta, uma ótima pedida é acrescentar linhaça em farinha. É só misturar a goma com a farinha e cozinhar na frigideira. Fica uma delícia com manteiga e um cafézinho.

Publicidade

5. Omelete com farinha de linhaça

iStock

Esta omelete é uma opção rápida, leve e saudável para o seu jantar. Ela é preparada com ovos, leite, aveia, linhaça em farinha, orégano, tomate e queijo. Fica uma delícia e você pode comer sem culpa. Confira o passo a passo.

6. Coxinha com farinha de linhaça

Você vai agradecer por esta versão de coxinha saudável. Ela é feita com frango desfiado, creme de leite, ovo e cheiro-verde. A linhaça em farinha será utilizada para empanar e trazer aquela crocância que não pode faltar em uma coxinha. A receita também não leva glúten.

7. Bolacha de linhaça

Seja para comer um snack saudável ou para tomar com um cafézinho, esta bolacha vai fazer sucesso na sua mesa. Ela fica supercrocante. Esta versão é feita apenas com farinha de linhaça, água, sal rosa, curry, orégano e cominho e pronta em apenas 35 minutos no forno.

8. Quiche de alho-poró com farinha de linhaça

Essa quiche é ideal para receber os amigos e servir um prato deliciosamente saudável. Sua massa é feita da mistura de farinha do tipo linhaça dourada com a farinha de arroz. E para fechar com chave de ouro ela é recheada coma alho-poró, creme de arroz, ovos e temperos.

9. Maionese de farinha de linhaça

Para deixar cremosidade para sua refeição, coloque em prática uma maionese vegana e saudável. É muito fácil de fazer e leva os seguintes ingredientes: farinha de linhaça, água, azeite, limão, sal rosa e pimenta branca.

Publicidade

10. Pão de micro-ondas com farinha de linhaça

Se você não abre mão de um pãozinho na dieta, esta versão vai te salvar. Ele é muito fácil de fazer e fica fresquinho em 2 minutos de micro-ondas. Você vai precisar apenas de ovo, linhaça em farinha, fermento químico e sal.

11. Frango empanado low carb

Seu frango nunca mais ficará sem graça com essa receita. Para deixar bem saboroso você irá temperar com alho em pó e suco de limão. Mas seu grande diferencial é um empanado delicioso feito com queijo parmesão ralado e farinha de linhaça. Ele é finalizado no forno e pode ser servido como aperitivo.

12. Empadinha funcional low carb

A hora do lanche vai ficar mais gostosa com esta receita de empadinha. Ela é sem glúten, low carb e muito funcional! A receita leva farinha de grão-de-bico, fécula de mandioca, linhaça em farinha, linhaça, azeite, sal, água e temperos em pó. Fica uma delícia com um recheio suculento de espinafre.

13. Pastel com farinha de linhaça low carb

Este pastel fica muito mais saudável assado e com ingredientes nutritivos. Sua massa é feita com linhaça como farinha, gel, azeite, fécula de batata, farinha de aveia, sal e fermento em pó. Já para o recheio, você vai precisar apenas de queijo, tomate e orégano. Irresistível!

14. Pão low carb com farinha de linhaça

Publicidade

Transforme sua farinha em um pão fofinho e nutritivo. É muito fácil de fazer pois você só precisa bater no liquidificador a linhaça, ovos, semente de girassol, ervas, sal, água, azeite e fermento em pó. Ele é assado em apenas 35 minutos e vai salvar a hora do café.

Se você quiser ampliar ainda mais seu cardápio de comidas saudáveis, não pode perder esta seleção incrível de receitas com farinha de amêndoas.