Não é sempre que temos tempo e disposição para preparar nossas comidas. Com a correria do dia a dia, com as visitas inesperadas ou com feriados preguiçosos, acabamos optando por comidas mais práticas e nem sempre saudáveis. Mas sabia que preparar os alimentos com antecedência, e congelá-los, é uma ótima opção para esses momentos? Confira receitas que vão facilitar sua vida e que podem ser preparadas em diferentes momentos!
Vá direto ao tipo de receita que você procura:
Para o almoço e o jantar
A massa dessa panqueca leva pouquíssimos ingredientes e são aqueles que você sempre tem em casa. Além disso, muita coisa que tem na sua geladeira pode se transformar em recheio, desde carne moída até aquele espinafre que sobrou da hora do almoço.
Publicidade
Essa receita vai conquistar os amantes de massa por sua praticidade e também pela combinação tradicional de presunto e queijo. Você pode congelar os rondellis já montados, e, depois, é só retirá-los do freezer e aquecer.
Essa é uma outra opção para fazer com massa de pastel, usando o brócolis, que junto com o queijo ricota, dá um toque ainda mais saboroso para a receita. O ideal é congelar o rondelli sem o molho e colocá-lo apenas na hora que decidir esquentar a massa no forno para servir.
Para aqueles que tem pouca experiência na cozinha, essa receita é ideal e garante uma refeição deliciosa. Você também pode adaptá-la para o recheio que preferir, deixando-a ainda mais com a sua cara, e guardá-la no freezer, facilitando aquele dia de correria.
Essa receita leva três ingredientes principais e deliciosos: o frango cremoso, o creme de milho e a batata palha. Com essa combinação é impossível que a receita dê errado. A vantagem é que, depois de pronta, pode ficar congelada por até 3 meses.
Publicidade
Nessa receita, o queijo dá um toque elaborado e especial. Para congelar, basta colocar o nhoque em um tabuleiro, levar ao freezer e depois transferir para um saco plástico. Na hora de servir, retire do freezer e leve direto para a água fervente.
A massa dessa receita de nhoque é um pouco diferente das tradicionais, tanto pelo tamanho quanto pela maciez. Além disso, o espinafre dá um sabor incrível para a receita. Para congelar, coloque os pedaços de nhoque em uma travessa, sem que eles encostem um no outro e, depois de congelados, transfira-os para uma sacola plástica de alimentos e mantenha no congelador até a hora de consumir.
Essa é uma receita clássica e, ainda que o recheio de carne seca possa dar um pouco mais de trabalho, o resultado faz valer cada minuto gasto na cozinha. Além disso, também é uma opção para quem não come carne, podendo ser recheado com queijo e servido com arroz branco e salada. O escondidinho pode ficar congelado por até 3 meses.
Essa receita de hambúrguer caseiro é super prática, perfeita para qualquer momento e mais saudável do que os hambúrgueres industrializados. Tudo que você vai precisar é de carne moída, farinha de trigo e temperos de sua preferência, podendo variá-los para ter sabores diferentes. Podem ser congelados por até um mês se embalados em plástico filme.
Nessa receita é importante escolher uma boa carne moída, para que as almôndegas fiquem macias. O ideal é que você congele as almôndegas ainda cruas, mas o segredo da receita está no modo de cozinhá-las: no micro-ondas! Depois disso, é só se deliciar com o resultado.
Publicidade
Para o lanchinho da tarde
A pizza é uma opção deliciosa para o lanche da tarde. A massa deve ser congelada ainda crua, depois do crescimento, e embalada em plástico filme, podendo ficar no freezer por até 30 dias.
Essa receita de pastelzinho, além de simples, é uma opção mais saudável, pois, por serem assados e integrais, se tornam menos calóricos e mais nutritivos. Você pode servi-los como aperitivo e variar nos recheios.
A massa usada para preparar os enroladinhos de salsicha pode ser usada em todos os salgados assados. Você pode prepará-la tanto com a máquina de fazer pão quanto à mão. O resultado vai ser uma massa super macia! Depois de assados, é só esperar esfriar e você já pode congelá-los.
Essa é uma receita que não tem erro e é uma delícia. Você ainda pode acrescentar ingredientes de sua preferência no recheio, como palmito, por exemplo, que combina bastante e ainda dá um gostinho a mais. Depois de assar o empadão de frango, é só esperar esfriar completamente e levar ao freezer para congelar.
Essa receita é um clássico para as festas de aniversário e, para não ficar na correria, nada melhor do que já deixá-las preparadas com antecedência. As empadas abertas de queijo podem ficar no freezer por até 3 meses! Poucos ingredientes são utilizados para prepará-las, mas elas não deixam de ser deliciosas.
Publicidade
O diferencial dessa torta é o seu recheio cremoso de frango, milho e azeitona, que dá um sabor incrível para a receita. Para congelar essa torta, o ideal é cobri-la com filme plástico e para descongelar, retire-a do freezer na véspera do dia que for consumir e deixe-a na geladeira. Depois disso, leve ao forno médio de 15 a 20 minutinhos, coberta com papel alumínio, e estará pronta para servir.
Essa receita é perfeita para deixar sua tarde ainda mais gostosa. Para congelar, é só embalar bem e levar ao freezer. Na hora de servir, pincele a massa com um pouco de manteiga e leve ao forno por 40 minutos ou menos.
Não tem quem não ame coxinha, ainda mais quando é recheada com frango! A massa dessa receita é feita com abóbora cabotiá e fica levinha e macia e você também pode usá-la para fazer outros salgadinhos. Antes de congelar as coxinhas, espere esfriar completamente e, quando for comer, deixe descongelar em temperatura ambiente e frite em óleo quente. Elas ficam sequinhas e muito saborosas!
O bolinho de mandioca com carne seca é uma ótima opção para seu happy hour. Eles são ideais para serem servidos acompanhados de uma cervejinha ou de um suco bem gelado. Depois de prontos, podem ser congelados, e na hora de servir é só fritar em óleo quente. Você vai se surpreender com o resultado!
Para a galera fitness
Não é nada fácil resistir as comidinhas gordurosas do nosso dia a dia, mas esse delicioso hambúrguer de atum é uma proposta incrível para continuar comendo coisas gostosas, feitas de um jeito mais saudável. Para prepará-lo, você vai precisar de poucos ingredientes, entre eles: atum, aveia em flocos e farelo de aveia. Você pode congelá-lo já assado e na hora de comer é só esquentar no micro-ondas.
Essa é uma receita prática e magra, as almôndegas são cheias de proteínas e fibras e podem ser servidas também como petiscos. São ótimas para comer tanto puras quanto acompanhadas com saladas, legumes e massas integrais. Elas devem ser congeladas antes de assar!
Tem coisa melhor do que comer coisas gostosas e saudáveis? A coxinha de batata doce é uma dica perfeita, já que é feita apenas com ingredientes como frango, batata doce e farinha de aveia. Além de tudo, ela é assada e pode também ser o seu pré-treino, pois ela já tem as proteínas que você precisa. Essas coxinhas são ideais para congelar depois de prontas e te ajudam a manter o foco na dieta!
Parece difícil de acreditar que é possível uma receita de strogonoff ser light, mas tem como! A dica é preparar o frango sem óleo, substituir o creme de leite por requeijão light e usar o molho de tomate caseiro ao invés do industrializado. O resultado é uma refeição deliciosa e perfeita para ser congelada em pequenas porções.
A carne de peixe além de nutritiva e saudável, é rica em proteínas, então, essa receita de linguado à lá muniére é uma boa opção para quem leva uma vida fitness. Depois de pronto, pode ser congelado e ao descongelar, separe apenas as porções que for usar, pois não poderá congelar novamente.
Publicidade
Essa é uma ótima opção para quem está de dieta, pois esse arroz lembra o branco tradicional, mas não tem carboidrato, ajudando a diminuir a quantidade de calorias das refeições. Você pode prepará-lo em grandes quantidades e congelar em pequenas porções, mas lembre-se sempre de tirar todo o ar do recipiente para não perder os nutrientes. Além disso, a burrata deve ser adicionada ao prato apenas após o processo de descongelamento. O arroz de couve-flor pode ficar guardado no freezer por até 3 meses.
Para os dias frios
Essa receita tem poucas calorias e muita vitamina devido aos benefícios da abóbora. Com a adicao das especiarias ao creme, a receita proporciona um sabor e um aroma deliciosos. Depois de pronta, é só congelar!
Para quem quer inovar na cozinha, sem ter muito trabalho, essa é uma ótima opção. O preparo do creme é bem simples e leva ingredientes que provavelmente você já tem em casa. O resultado é surpreendente e muito apetitoso.
Para os amantes de sopas e caldos, é impossível provar esse creme e não se apaixonar. Além de rápido para preparar, o resultado é cremoso e muito saboroso. Você pode servir esse creme em um pão italiano, deixando-o com uma aparência ainda mais elegante. O ideal é deixá-lo congelado por, no máximo, 2 meses.
Entre todas as variedades de sopas, a sopa de frango com legumes é uma das que fazem mais sucesso por ser gostosa e simples. Além disso, essa receita tem poucas calorias e também é muito nutritiva. Depois de congelada, a sopa pode ficar no freezer por até 3 meses e te salvar nos dias de inverno.
Para a sobremesa
Essa receita não tem erro, já que o doce de leite em um bolo pode conquistar qualquer um. Além disso, depois de pronto, você terá um bolo macio e delicioso, que pode ser congelado por até 6 meses. Você vai amar!
Tanto as crianças quanto os adultos adoram muffins e para prepará-los você precisará de leite ninho, baunilha, gotas de chocolate e outros ingredientes básicos que você já deve ter em casa. Essa receita tem várias vantagens: o resultado é uma delícia! Pode ser levada como lanche da tarde e congelada por até 5 meses. Para consumir, basta retirar do freezer, esperar descongelar totalmente e levar ao forno já aquecido por 5 minutos. Vai parecer que foi feito na hora!
O chocotone trufado faz muito sucesso no Natal, mas para quem ama o doce e não quer esperar até o final do ano para comer, essa receita é a salvação. O preparo é simples e o recheio é feito com o chocolate branco e o meio amargo. Fica uma delícia e você pode congelar o doce inteiro ou em pedaços, basta embalar bem e conservá-lo por até 3 meses.
Esse pavê vai te deixar com água na boca e depois de provar, ele vai estar sempre nas suas sobremesas. Não precisa ser nenhum mestre na cozinha para prepará-lo, pois ele é bem simples e leva poucos ingredientes. Depois de finalizado, você pode congelá-lo, mas lembre-se que quando for servir, deve deixá-lo por algumas horinhas na geladeira antes de consumir. O resultado é sensacional e vai agradar a todos!
Waffles são uma delícia e essa versão de bana sem glúten é ainda melhor! Todos vão amar o resultado e você pode manter no congelador por até 3 meses!
Brigadeiros são sempre bem-vindos. O tradicional já é uma delícia, mas essa opção de leite ninho com morango é melhor ainda e tem um gostinho especial de infância. Para congelar, leve ao freezer em um pote com tampa e, quando for servir, retire do congelador, coloque nas forminhas e deixe em temperatura ambiente.
Agora que você conhece essas receitas, vai poupar tempo e vai ter opções deliciosas de comidinhas práticas para provar e se surpreender todos os dias. E se você quer praticidade na hora de cozinhar, não deixe de conferir essas receitas fáceis que até quem não tem experiência na cozinha, não terá dificuldade.
Publicidade
Johnny é comunicólogo formado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá. Taurino apaixonado por boa comida, também ama música pop, Britney, Madonna e livros. Além disso, é um colecionador (um pouco compulsivo) louco por mídia física.
minhas listas instagram