35 receitas práticas para congelar que vão facilitar os seus dias

Escrito por    

Não é sempre que temos tempo e disposição para preparar nossas comidas. Com a correria do dia a dia, com as visitas inesperadas ou com feriados preguiçosos, acabamos optando por comidas mais práticas e nem sempre saudáveis. Mas sabia que preparar os alimentos com antecedência, e congelá-los, é uma ótima opção para esses momentos?

Continua após o anúncio

Com esse método, você pode organizar seu cardápio da semana de maneira variada e balanceada e se livra de ter que cozinhar todos os dias, economizando tempo nas refeições e evitando o desperdício. E não precisa se preocupar, pois ao congelar os alimentos de maneira correta, eles conservam sua coloração, seu sabor e suas propriedades nutritivas.

Confira receitas que vão facilitar sua vida e que podem ser preparadas em diferentes momentos!

Para o almoço e o jantar

Foto: Reprodução / Gordelicias

1. Massa de panqueca: a massa dessa panqueca leva pouquíssimos ingredientes e são aqueles que você sempre tem em casa. Além disso, muita coisa que tem na sua geladeira pode se transformar em recheio, desde carne moída até aquele espinafre que sobrou da hora do almoço.

2. Rondelli de massa de pastel: essa receita vai conquistar os amantes de massa por sua praticidade e também pelas várias opções de recheio e molho. Você pode congelar os rondellis já montados, e, depois, é só retirá-los do freezer e aquecer

3. Rondelli de brócolis e ricota: essa é uma outra opção para fazer com massa de pastel, usando o brócolis, que junto com o queijo, dá um toque ainda mais saboroso para a receita. O ideal é congelar o rondelli sem o molho e colocá-lo apenas na hora que decidir esquentar a massa no forno para servir.

4. Lasanha de presunto e queijo: para aqueles que tem pouca experiência na cozinha, essa receita é ideal e garante uma refeição deliciosa. Você também pode adaptá-la para o recheio que preferir, deixando-a ainda mais com a sua cara, e guardá-la no freezer, facilitando aquele dia de correria.

5. Fricassê de frango: essa receita leva três ingredientes principais e deliciosos, que são o frango cremoso, o creme de milho e a batata palha e essa combinação é impossível dar errada. A vantagem é que, depois de pronta, pode ficar congelada por até 3 meses.

6. Nhoque de batata com camarão: o camarão dá um toque elaborado e especial para essa receita que é super simples. Para congelar, basta colocar o nhoque em um tabuleiro, levar ao freezer e depois transferir para um saco plástico. Na hora de servir, retire do freezer e leve direto para a água fervente.

Continua após o anúncio

7. Nhoque de ricota com molho de manteiga: a massa dessa receita de nhoque é um pouco diferente das tradicionais, tanto pelo tamanho quanto pela maciez. Além disso, o molho de manteiga com limão dá um toque incrível para a receita. Para congelar, coloque os pedaços de nhoque em uma travessa, sem que encostem um no outro e, depois que estiverem congelados, transfira-os para uma sacola plástica de alimentos e mantenha no congelador até a hora de consumir.

8. Escondidinho de carne-seca: essa é uma receita clássica e, ainda que recheio de carne seca possa dar um pouco mais de trabalho, o resultado final faz valer a pena cada minuto na cozinha. Além disso, também é uma opção para quem não come carne, podendo ser recheado com queijo e servido com arroz branco e salada. O escondidinho pode ficar congelado por até 3 meses.

9. Hambúrguer caseiro: essa receita de hambúrguer caseiro é super prática, perfeita para qualquer momento e também mais saudável que os hambúrgueres industrializados. E tudo que você vai precisar é de carne moída, farinha de trigo e temperos de sua preferência, podendo variá-los para ter sabores diferentes. Podem ser congelados por até um mês se embalados em filme plástico.

10. Almôndegas: nessa receita, é importante escolher uma boa carne moída, para que as almôndegas fiquem macias. O ideal é que você congele as almôndegas ainda cruas, mas o segredo da receita está no modo de fritá-las: adicione o azeite em uma frigideira e só coloque os pedaços de carne quando ele já estiver bem quente, deixando-as crocantes por fora. Depois disso, é só se deliciar com o resultado.

Para o lanchinho da tarde

Foto: Reprodução / Receitas de minuto.

11.Massa de pizza com borda recheada: a pizza é uma opção deliciosa para o lanche da tarde e a borda recheada a deixa ainda mais saborosa. Depois de preparar a massa, escolha como recheá-la: existem inúmeras opções e você pode preparar diversas vezes com recheios diferentes. A massa deve ser congelada ainda crua, depois do crescimento, e embalada em plástico filme, podendo ficar no freezer por até 30 dias.

12.Pastel de forno: essa receita de pastelzinho, além de simples, é uma opção mais saudável, pois, por serem assados, se tornam menos calóricos e mais nutritivos. Você pode servi-los como aperitivo e também variar nos recheios.

13.Enroladinho de salsicha: a massa usada para preparar os enroladinhos de salsicha pode ser usada em todos os salgados assados. Você pode prepará-la tanto com a máquina de fazer pão quanto à mão, e o resultado vai ser uma massa super macia. Depois de assados, é só esperar esfriar e você já pode congelá-los.

14.Empadão de frango: essa é uma receita que não tem erro e é uma delícia. Você ainda pode acrescentar ingredientes de sua preferência no recheio, como palmito, por exemplo, que combina bastante e ainda dá um gostinho a mais. Depois de assar o empadão de frango, é só esperar esfriar completamente e levar ao freezer para congelar.

15.Empada aberta de queijo: essa receita é um clássico para as festas de aniversário, e para não ficar na correria, nada melhor do que já deixá-las preparadas com antecedência. As empadas abertas de queijo podem ficar no freezer por até 3 meses! Poucos ingredientes são utilizados para prepará-las, mas não deixam de ser deliciosas.

Continua após o anúncio

16.Torta cremosa de frango e milho: o diferencial dessa torta é o seu recheio cremoso de frango, milho e azeitona, que dá um sabor incrível para a receita. Para congelar essa torta, o ideal é cobri-la com filme plástico e para descongelar, retire-a do freezer na véspera do dia que for consumir e deixe-a na geladeira. Depois disso, leve ao forno médio de 15 a 20 minutinhos, coberta com papel alumínio, e estará pronta para servir.

17.Kibe de forno: essa receita é perfeita para deixar sua tarde ainda mais gostosa. Para congelar, é só embalar bem e levar ao freezer. Na hora de servir, pincele a massa com um pouco de manteiga e leve ao forno por 40 minutos ou menos.

18.Coxinha de frango com catupiry: não tem quem não ame coxinha, ainda mais de frango com catupiry! A massa dessa receita é levinha e macia e você também pode usá-la para fazer bolinha de queijo, rissoles e outro salgadinhos. Antes de congelar as coxinhas, espere esfriar completamente, e quando for comer, deixe descongelar em temperatura ambiente e frite em óleo quente. Elas ficam sequinhas e muito saborosas!

19.Bolinho de carne seca e mandioca: o bolinho de carne seca com mandioca, é uma ótima opção para seu happy hour. Eles são ideais para serem servidos acompanhados de uma cervejinha ou de um suco bem gelado. Depois de prontos, podem ser congelados, e na hora de servir é só fritar em óleo quente. Você vai se surpreender com o resultado!

Para a galera fitness

Foto: Reprodução / Fit food ideias.

20.Hambúrguer de atum: não é nada fácil resistir as comidinhas gordurosas do nosso dia a dia, mas esse delicioso hambúrguer de atum é uma proposta incrível para continuar comendo coisas gostosas, feitas de um jeito mais saudável. Para prepará-lo, você vai precisar de poucos ingredientes, entre eles: atum, aveia em flocos e sal marinho. Você pode congelá-lo já assado e na hora de comer é só esquentar no micro-ondas.

21.Almôndega light: essa é uma receita prática e magra, as almôndegas são cheias de proteínas e fibras e podem ser servidas também como petiscos. São ótimas para comer tanto puras quanto acompanhadas com saladas, legumes e massas integrais. Elas devem ser congeladas antes de assar!

22.Coxinha de batata doce: tem coisa melhor do que comer coisas gostosas e saudáveis? A coxinha de batata doce é uma dica perfeita, já que é feita apenas com ingredientes como frango, batata doce e farinha de aveia. Além de tudo, ela é assada e pode também ser o seu pré-treino, pois ela já tem as proteínas que você precisa. Essas coxinhas são ideais para congelar depois de prontas e te ajudam a manter o foco na dieta!

23.Strogonoff light de frango: parece difícil de acreditar que é possível uma receita de strogonoff ser light, mas tem como! A dica é preparar o frango sem óleo, substituir o creme de leite por requeijão light e usar o molho de tomate caseiro ao invés do industrializado. O resultado é uma refeição deliciosa e perfeita para ser congelada em pequenas porções.

24.Linguado com limão e amêndoas: a carne de peixe além de nutritiva e saudável, é rica em proteínas, então, essa receita de linguado com limão e amêndoas é uma boa opção para quem leva uma vida fitness. Você pode substituir as amêndoas por castanha de caju, castanha do Pará ou pistache e servir com macarrão parafuso de linhaça. Depois de pronto, pode ser congelado e ao descongelar, separe apenas as porções que for usar, pois não poderá congelar novamente.

25.Arroz de couve-flor: essa é uma ótima opção para quem está de dieta, pois esse arroz lembra o branco tradicional, mas não tem carboidrato, ajudando a diminuir a quantidade de calorias das refeições. Você pode prepará-lo em grandes quantidades e congelar em pequenas porções, mas lembre-se sempre de tirar todo o ar do recipiente para não perder os nutrientes. O arroz de couve-flor pode ficar guardado no freezer por até 3 meses.

Para os dias frios

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

26.Creme de abóbora e gengibre: essa receita tem poucas calorias e muita vitamina devido aos benefícios da abóbora. Junto com o gengibre, as vantagens da sopa são ainda maiores, ela ajuda o corpo a “queimar” as gordurinhas e também proporciona um sabor e um aroma deliciosos. Depois de pronta, é só congelar!

27.Creme de palmito com queijo: para quem quer inovar na cozinha, sem ter muito trabalho, essa é uma ótima opção. O preparo do creme é bem simples e leva ingredientes que provavelmente você já tem em casa, o resultado é surpreendente e muito apetitoso. Como a receita leva creme de leite, você não pode deixá-la tanto tempo no freezer, então tenha atenção ao congelar!

28.Creme de mandioquinha, batata e tomate: para os amantes de sopas e caldos, é impossível provar esse creme e não se apaixonar. Além de rápido para preparar, o resultado é cremoso e muito saboroso e você pode servir esse creme em um pão italiano, deixando-o com uma aparência ainda mais elegante. O ideal é deixá-lo congelado por, no máximo, 2 meses.

29.Sopa de legumes com carne: entre todas as variedades de sopas, a sopa de legumes com carne é uma das que fazem mais sucesso por ser gostosa e simples. Além disso, essa receita tem poucas calorias e também é muito nutritiva. Depois de congelada, a sopa pode ficar no freezer por até 3 meses e te salvar nos dias de inverno.

Para a sobremesa

Foto: Reprodução / Dupla Gourmet

30. Bolo no pote de brigadeiro com morango: essa receita não tem erro, já que misturar morango e brigadeiro em um bolo só é para conquistar qualquer um. Além disso, depois de pronto, você terá um bolo macio e delicioso, que rende nove potinhos e pode ser congelado por até 20 dias. Você vai amar!

31. Muffins com gotas de chocolate: tanto as crianças quanto os adultos adoram muffins e para prepará-los você precisará de gotas de chocolate e outros ingredientes básicos que você já deve ter em casa. Essa receita tem várias vantagens: o resultado é uma delícia, pode ser levada como lanche da tarde e pode ser congelada por até 5 meses. Para consumir, basta retirar do freezer, esperar descongelar totalmente e levar ao forno já aquecido por 5 minutos. Vai parecer que foi feito na hora!

32.Chocotone ou panetone: chocotone e panetone fazem muito sucesso no Natal, mas para quem ama o doce e não quer esperar até o final do ano para comer, essa receita é a salvação. O preparo dos dois é feito da mesmo forma, o que vai mudar é o recheio feito com frutas ou chocolate. As duas opções ficam uma delícia e você pode congelar o doce inteiro ou em pedaços, basta embalar bem que ele se mantem conservado por 3 meses.

33. Pavê de bis: esse pavê vai te deixar com água na boca e depois de provar, ele vai estar sempre nas suas sobremesas. Não precisa ser nenhum mestre na cozinha para prepará-lo, pois ele é bem simples e leva poucos ingredientes. Depois de finalizado, você pode congelá-lo, mas lembre-se que quando for servir, deve deixá-lo por algumas horinhas na geladeira antes de consumir. O resultado é sensacional, e vai agradar a todos!

34. Waffle churros: a waffle já é uma delícia e essa versão de churros é ainda melhor. A receita usa a massa tradicional, então, o segredo está em cobri-la com açúcar e canela. Quando for congelar, o ideal é que o faça com a massa ainda sem o açúcar e a canela e deixe para acrescentá-los na hora de consumir. Todos vão adorar e querer mais!

35. Brigadeiro de leite ninho com nutella: brigadeiros são sempre bem-vindos. O tradicional já é uma delícia, mas essa opção de leite ninho com nutella é melhor ainda e tem um gostinho especial de infância. Para congelar, leve ao freezer em um pote com tampa e, quando for servir, retire do congelador, coloque nas forminhas e deixe em temperatura ambiente.

Agora que você conhece essas receitas, vai poupar tempo e vai ter opções deliciosas de comidinhas práticas para provar e se surpreender todos os dias. As frases “eu não tenho o que servir para as visitas” e “eu perco muito tempo cozinhando todos os dias”, não vão mais fazer parte do seu vocabulário!

PARA VOCÊ