62 receitas com beterraba surpreendentes para incluir no seu dia a dia

Escrito por                          

A beterraba é um ingrediente que além de proporcionar uma cor linda à sua mesa, também pode gerar benefícios ao seu corpo, pois fornece antioxidantes, minerais, uma grande quantidade de fibras entre muitas outras vantagens.

Se você imagina que esse legume está presente apenas em saladas, que tal conhecer diversos pratos que podem ser feitos usando-o cru, cozido ou assado? As opções são imensas e podem te surpreender.

Confira nossa lista abaixo para inovar no preparo das suas refeições.

Saladas com beterraba

Foto: Reprodução / Cozinha dalbo

Foto: Reprodução / Cozinha dalbo

1. Beterraba assada: nessa receita, além de conferir como assar o legume, você também vai aprender a fazer um molho com queijo de cabra e iogurte que serve de acompanhamento.

2. Salada de beterraba com maionese: se você gosta de uma salada refrescante para os dias quentes, essa pode ser uma ótima opção. A maionese que acompanha o legume é feita com limão, que cria um contraste de sabor muito interessante com o gosto levemente adocicado da beterraba.

3. Beterraba na chapa: para preparar essa receita, você também vai precisar de cenoura, batata e temperos. Como os legumes devem ser ralados antes de irem para a chapa, o preparo é bem rápido.

4. Salada de beterraba assada: se você quer servir uma salada mais elaborada, essa pode ser uma boa opção, já que para incrementar o sabor do legume são usadas nozes pecan, alface, mel e queijo de cabra.

5. Salada de beterraba com laranja: combinar o sabor adocicado do legume com o ácido da fruta gera uma combinação muito saborosa. Se você gosta de pratos que misturam sabores completamente diferentes, experimente essa opção.

6. Refogado de beterraba: essa é uma opção de salada que usa os talos e folhas do legume e, por isso, é uma ótima opção para aproveitar todas as partes do ingrediente, assim, evitando desperdício.

7. Salada de beterraba com repolho: nessa receita o legume e a hortaliça são marinados, portanto, o tempo de espera para servir o prato é de 12 horas. A vantagem é que o preparo é simples e você pode guardar a salada por até 7 dias.

8. Carpaccio de beterraba: nessa receita, o carpaccio é servido com couve-flor e molho pesto. É uma opção simples, leve e saborosa.

9. Tartar de beterraba: além de aprender a preparar o tartar, nessa receita você também confere como fazer uma sopa fria de iogurte e como dar um toque de baunilha ao azeite.

10. Salada de beterraba com molho agridoce: essa é uma receita que dá um pouquinho de trabalho para ser preparada, mas depois de provar o resultado final, você verá que o esforço vale a pena.

11. Salada de beterraba, cenoura e rabanete: nessa receita os legumes são servidos crus, pois assim todos os nutrientes são mantidos. Além disso, isso faz com que o preparo seja muito rápido.

12. Salada de lentilha com beterrada: além dos dos ingredientes citados no nome da receita, esse prato também leva queijo feta, cenoura e alguns temperos, como a hortelã, por exemplo.

13. Carpaccio de beterraba com picles de cebola: o preparo dessa receita é bem simples, porém o picles de cebola deve marinar por 30 minutos. É uma ótima opção para quem busca uma opção leve e saudável.

14. Salada de agrião, beterraba e trigo: para deixar a salada com um gostinho diferente, essa receita usa a farinha para quibe. Com um ingrediente simples você consegue inovar no sabor do prato.

Bolos com beterraba

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

15. Bolo de beterraba simples: essa é uma receita de bolo sem lactose e que não vai te deixar muito tempo na cozinha. Mesmo com um preparo simples, o resultado é muito saboroso.

16. Bolo de beterraba integral: se você quer uma opção de bolo saudável, que tal testar essa daqui? Além de usar beterrabas e ser integral, também é livre de lactose.

17. Bolo de beterraba : essa é uma receita que usa poucos ingredientes e tem um preparo bem simples. Cai muito bem naquele lanche da tarde acompanhado de um café quentinho.

18. Bolo com cobertura de beterraba: sabe aquele bolo simples de laranja? Nessa receita, ele é incrementado com uma cobertura feita com cream cheese, açúcar e beterraba. O resultado é bem charmoso e o sabor é ótimo.

19. Bolo de beterraba e chocolate: a combinação de um legume com chocolate pode até soar estranha logo de cara, mas o resultado pode agradar muitos paladares. Para incrementar o sabor é necessário preparar um ganache.

20. Red velvet de beterraba: sabe aquele bolo com uma massa vermelha super charmosa? Nessa receita, você vai aprender como preparar essa massa usando beterrabas. Para completar o sabor é preciso fazer uma cobertura de cream cheese com açúcar.

21. Bolo de beterraba e inhame: essa é outra opção de bolo que não leva lactose. A combinação pode não parecer muito atrativa, mas além de saudável, também é gostosa. Uma dica para incrementar o sabor é servir com geleia da sua fruta favorita.

22. Muffin de beterraba sem lactose: essa é uma receita que além de ser sem lactose, também é funcional. Para completar o sabor, você pode acrescentar frutas ou mel.

Massas com beterraba

Foto: Reprodução / Na minha panela

Foto: Reprodução / Na minha panela

23. Macarrão de beterraba: para não ter muita dificuldade para preparar essa receita é preciso ter uma máquina de macarrão. Se você não tiver, vai precisar de muita força para fazer a massa.

24. Nhoque de beterraba: para fazer essa receita, você vai precisar apenas de beterrabas, farinha de trigo, alho, sal e azeite. Você também confere como preparar o molho pesto, que é usado de acompanhamento.

25. Macarrão com molho de beterraba: essa é uma receita de molho de tomates que é encorpado com o auxílio das beterrabas. Para completar o sabor também é necessário usar alguns temperos.

26. Panqueca de beterraba: que tal incrementar o sabor da massa das suas panquecas usando beterrabas? O legume dá outra cor e sabor ao prato! A sugestão é rechear com proteína de soja, mas você também pode usar outros ingredientes de sua preferência.

27. Macarrão com pesto de beterraba: que tal dar um toque diferente para o famoso molho pesto? Se você gosta de inovar, aproveite e teste essa receita!

28. Bolonhesa de beterraba: que tal inovar no preparo desse molho super tradicional? Acrescentando a beterraba, você vai ter uma opção mais saudável e com um gostinho a mais.

29. Nhoque de beterraba com queijo: se você quer preparar uma refeição com um sabor completamente novo, mas sem ter muito trabalho, essa pode ser uma boa dica. Tanto a massa quanto o molho levam queijo.

30. Pão de beterraba: essa é uma receita de pão de leite em que o legume é acrescentado. Além de ser fácil de preparar, cai muito bem quentinho com manteiga.

31. Torta de beterraba: quer surpreender as pessoas que você gosta servindo uma torta que, além de linda, é muito saborosa? Essa pode ser a receita ideal, que além de tudo isso, não vai te deixar muito tempo na cozinha.

Farofas e molhos com beterraba

Foto: Reprodução / Be nice, make a cake

Foto: Reprodução / Be nice, make a cake

32. Homus de beterraba: com um preparo simples e rápido, o homus é um ótimo ingrediente para acrescentar ao seu sanduíche, algumas torradas ou até mesmo um petisco durante um filme.

33. Farofa de beterraba: uma farofa cai muito bem para acompanhar aquele almoço de domingo ou até mesmo durante a semana, não é mesmo? Essa fica super colorida e saborosa. Além disso, você pode usar seus temperos favoritos para ficar a sua cara.

34. Cuscuz de beterraba: além de beterraba, laranja e cenoura são usados para dar sabor ao cuscuz, além, é claro, de alguns temperos. O preparo muito rápido e o prato fica colorido.

35. Farofa de talos e folhas de beterraba: essa é uma receita para aproveitar tanto o legume, quanto suas folhas e talos, assim, evitando o desperdício. Se você gosta de utilizar todas as partes possíveis de um alimento, experimente essa farofa.

36. Molho de cenoura e beterraba: essa é uma receita de molho que tem uma aparência muito parecida com a do tomate, porém com uma textura mais espessa. Já o sabor é completamente novo.

37. Pasta de beterraba: essa pasta é uma ótima opção de ingrediente para dar mais sabor ao seu pão. Além disso, tem um preparo muito rápido e pode ser guardada na geladeira por até 5 dias.

Pratos criativos com beterraba

Foto: Reprodução / Cozinha vibrante

Foto: Reprodução / Cozinha vibrante

38. Risoto de beterraba light: o risoto é um prato que é simples de ser preparado, mas é saboroso e, por isso, também é muito apreciado. Porém, essa é uma receita adaptada em que o arroz arbóreo é substituído pela cevadinha.

39. Purê de inhame com beterraba: além de inhame e beterraba, você vai precisar apenas de creme vegetal e temperos para fazer essa receita. O preparo é bem rápido e o sabor é muito interessante.

40. Risoto de beterraba: nessa receita, além de aprender a preparar um risoto de beterraba com toque de mascarpone, você também confere como fazer um polvo grelhado para servir de acompanhamento.

41. Chips de beterraba: sabe quando você quer fazer aquele lanchinho rápido e está procurando algo saudável para comer? Esse chips pode ser uma ótima opção para esses momentos.

42. Risoto de beterraba: quer um risoto um pouco mais incrementado? Além do legume, essa opção também leva queijo brie e nozes. É uma boa opção para uma refeição mais sofisticada, mas que não dê muito trabalho.

43. Arroz de beterraba: quer deixar seu arroz bem vermelhinho e com um sabor bem diferente? A beterraba pode ser o ingrediente ideal para obter esse resultado.

44. Salmão grelhado com purê de beterraba: esse é um prato muito saboroso, mas que tem um preparo muito simples. A combinação de sabores pode te surpreender!

45. Hambúrguer de feijão e beterraba: para quem quer uma refeição mais descontraída, o hambúrguer é uma ótima pedida. Deixando a carne de lado, você pode saborear uma refeição muito saudável e gostosa.

46. Hambúrguer de lentilha e beterraba: a combinação de lentilha com beterraba também resulta em um hambúrguer muito gostoso e nutritivo. É outra opção muito boa para quem quer uma alternativa para o prato com carne.

47. Hambúrguer de lentilha e beterraba: se você ainda quer outra alternativa para o hambúrguer com beterraba, essa outra combinação com lentilha também pode ser uma ótima opção.

Sopas e cremes com beterraba

Foto: Reprodução / Sweet my kitchen

Foto: Reprodução / Sweet my kitchen

48. Creme de beterraba com batata: que tal servir um creme de beterrabas quentinho acompanhado de creme de leite gelado? O contraste de temperaturas e sabores torna o prato muito saboroso.

49. Sopa de tomate e beterraba: sem muito trabalho na cozinha e com aproximadamente 40 minutos você vai poder saborear essa sopa quentinha, que além de gostosa, fica com um tom de vermelho muito bonito.

50. Sopa de beterraba: um ingrediente muito importante para o preparo dessa receita é a nata. Porém, como esse ingrediente não é encontrado com facilidade em muitas partes do país, você pode substituí-lo usando o queijo mascarpone ou creme de leite.

51. Caldo de beterraba com gengibre: um caldo leve é uma ótima opção para quando você está sem muito tempo para cozinhar e quer saborear algo leve, não é mesmo? Essa opção cai muito bem nos dias mais frios.

52. Sopa de beterra com queijo: o queijo feta foi o escolhido para incrementar o sabor do legume nessa receita. Além dele, o cominho também tem um papel importante no sabor final da sopa.

53. Sopa de beterraba: essa é uma sopa bem cremosa e que é preparada com poucos ingredientes. É uma ótima opção para uma refeição rápida e bem quentinha.

54. Creme de legumes: que tal combinar abóbora, beterraba e cenoura? O resultado é uma refeição saborosa e muito nutritiva. A sopa fica com uma cor vermelha bem intensa e uma textura cremosa.

55. Consumo de abóbora e beterraba:

Bebidas com beterraba

Foto: Reprodução / Sweet my kitchen

Foto: Reprodução / Sweet my kitchen

56. Suco de beterraba, laranja e couve: incrementar o suco de couve pode ser uma boa opção para sair da rotina e ainda obter mais nutrientes, não é mesmo?

57. Vitamina de beterraba: se você busca uma bebida que dê uma maior sensação de saciedade do que os sucos, a vitamina pode ser uma boa pedida. Além da beterraba, vários outros ingredientes são usados, como banana e damascos, por exemplo.

58. Suco de beterraba: se você pratica atividades físicas, essa é uma ótima opção de suco para ser consumido antes do seu treino, pois esse suco ajuda com que os nutrientes cheguem em menos tempo ao músculo.

59. Suco de beterraba e cenoura: que tal usar os talos da beterraba para preparar um suco que também combina cenoura e e laranja? Essa é uma ótima opção de bebida para começar o dia.

60. Suco de beterraba, tomate e espinafre: dias quentes pedem opções de sucos refrescantes e que tal unir a vontade de se refrescar com uma bebida que é cheia de nutrientes?

61. Suco funcional de beterraba: para incrementar o sabor desse suco, você também vai precisar de melancia, chia e água. Com poucos ingredientes é possível preparar uma bebida saudável e saborosa.

62. Suco de laranja com beterraba e gengibre: a combinação desses ingredientes torna esse suco uma opção muito nutritiva e saborosa. Por isso, é uma ótima opção de bebida para ser acrescentada ao café da manhã ou aos lanches durante o dia.

A beterraba é um ingrediente muito versátil e pode ser usada para preparar refeições que se encaixam em diferentes momentos do dia a dia e até para opções mais sofisticadas, não é mesmo? Além disso, ela é uma opção super saudável para entrar no cardápio!

PARA VOCÊ