30 receitas de bife ao molho com gostinho de comida de vó

Escrito por Giovanna Pedrosa

Sabe aquela comidinha que dá um quentinho no coração de tão gostosa? Que faz a gente sentir um conforto inexplicável? O bife ao molho é a definição perfeita para essa sensação!

Fácil e prático de fazer, esse prato pode ser preparado das mais diferentes maneiras. A sua versatilidade permite que cada um coloque o seu toque especial e acrescente os ingredientes que mais gosta. E o melhor de tudo é que o resultado é sempre uma delícia!

Confira, a seguir, uma seleção de receitas de bife ao molho que vai te fazer suspirar de alegria.

Receitas de bife ao molho com filé mignon

Foto: Reprodução / segredos da tia emilia

1. Bife de filé mignon ao molho de mostarda dijon: a mostarda dijon tem um sabor ainda mais acentuado que a tradicional, o que deixa o prato superinteressante. Para alcançar o resultado perfeito, você deve preparar uma misturinha com manteiga, sal, pimenta e mostarda e passar nos lados da carne. Depois, é só fritar os bifes e acrescentar vinho e creme de leite.

2. Bife de filé mignon ao molho madeira: essa receita deixa o filé ainda mais gostoso ao combiná-lo com os sabores marcantes do champignon e do palmito. Mas o principal destaque mesmo é o molho madeira, que é feito com manteiga, farinha de trigo, vinho, caldo de carne, sal a gosto e um pouquinho de mostarda.

3. Bife de filé mignon ao molho de mostarda: o molho de mostarda é um dos mais fáceis e rápidos de preparar. Você só vai precisar de manteiga, cebola, dois tipos de mostarda, creme de leite e pimenta. Uma dica legal é fazer o molho na mesma panela onde os filés foram fritos.

4. Bife de filé mignon ao molho de tomate: aqui, a sugestão é preparar um delicioso molho de tomate para acompanhar o filé. Essa receita, também conhecida como parmegiana, pede que os bifes sejam empanados e é uma ótima opção para quem quer fazer algo diferente. Dá um pouquinho de trabalho, mas o sabor final compensa muito!

5. Bife de filé mignon ao molho de manga: essa é uma opção para sair totalmente da zona de conforto. Para preparar o molho, separe suco de manga, maisena, açúcar, vinagre branco, molho inglês, mostarda, canela, noz-moscada e um pouquinho de shoyu. A combinação do azedinho do molho com o filé resulta em um sabor inesquecível!

6. Bife de filé mignon ao molho shoyu: essa é uma ótima opção de bife ao molho para servir no dia a dia. O preparo consiste em temperar a carne, fritá-la até dourar, acrescentar shoyu, maisena e cogumelo e deixar na panela até que alcance o ponto. Molezinha, né?

7. Bife de filé mignon ao molho de uísque: outra sugestão para quem quer inovar é essa, que leva uísque no molho. Para o preparo, você também vai precisar de mostarda, pimenta-do-reino, óleo de girassol, manteiga, cogumelos, caldo de carne e creme de leite fresco.

Receitas de bife ao molho com outras carnes bovinas

Foto: Reprodução / Na minha panela

8. Bife de contra filé ao molho de mostarda: para preparar uma refeição simples, rápida e muito gostosa, aposte nesse bife de contra filé ao molho de mostarda. Você ainda pode cozinhar um risoto ou um purê para acompanhar e completar o cardápio com excelência.

9. Bife de contra filé ao molho pesto de rúcula: o molho pesto geralmente é feito com manjericão, pinoli ou nozes e alguns temperos. Essa versão apresenta uma proposta diferente: utilizar rúcula no lugar do manjericão. O sabor fica marcante e gostoso na medida certa!

10. Bife de contra filé ao molho gengiskan: separe suco de limão, pinga, shoyu, alho, cebola, maçã, açúcar e gengibre ralado para fazer esse molho. Aí, é só bater tudo no liquidificador e reservar. Grelhe a carne, acrescente o molho e sirva. O resultado é de comer rezando!

11. Bife de contra filé ao molho de creme de leite: esses bifes são superfáceis de fazer e igualmente saborosos! O molho é feito com creme de leite e champignon, enquanto a carne deve ser temperada com alho, sal, pimenta e molho de soja. Combine com uma saladinha.

12. Bife de alcatra ao molho de requeijão: nada mais gostoso que um saboroso bife acompanhado de um molho feito com bastante requeijão. A receita ainda leva champignon e vinho branco seco para o molho, que fica muitíssimo cremoso. Para temperar a carne, aposte em uma pitada de sal, coentro, pimenta do reino, cebola e alho.

13. Bife de alcatra ao molho de vinho: aprenda a fazer uma combinação perfeita entre filé, vinho e um creme de manteiga. A receita sugere que a carne esteja mal passada, mas você pode preparar como preferir. Esse prato merece uma apresentação bem charmosa, então, monte com um cuidado especial, hein?

14. Bife de alcatra ao molho de nata: para quem nunca experimentou, o molho de nata pode parecer sem graça, mas o seu sabor é coisa de louco! Para prepará-lo, você também vai precisar de cogumelos, alho, sal e pimenta. Sirva com batatas fritas bem temperadinhas.

15. Bife de entrecote ao molho tinto: o entrecote é um corte especial de carne, perfeito para quem gosta de impressionar. Nessa receita, ele é acompanhado de um molho de vinho tinto com cogumelos. Se você procura um prato sofisticado e elegante, essa é a opção perfeita!

16. Bife de lagarto ao molho de vinho: aqui está outra opção que utiliza um corte de carne diferenciado. Entre os ingredientes principais estão o vinho tinto, a pimenta, o vinagre e a manteiga. Experimente preparar aí na sua casa e varie o cardápio do seu dia a dia.

Receitas de bife ao molho com carne suína

Foto: Reprodução / Bom de beer

17. Bife de filé suíno ao molho de cerveja: esse molho preparado à base de cerveja conta também com um toque de laranja. Perfeito para reunir os amigos ou a família, esse bife ao molho é fácil de preparar e sempre cai bem.

18. Bife de filé suíno ao molho de tangerina: essa receita traz um molho feito com shoyu, mel e tangerina. O preparo é feito na frigideira e fica pronto em menos de meia hora. O passo a passo também ensina a preparar dois acompanhamentos deliciosos para essa carne.

19. Bife de filé suíno ao molho de shoyu, mel e laranja: essa é outra opção deliciosa que utiliza filé suíno. O molho, aqui, é feito com uma combinação entre o shoyu, o mel e o sabor da laranja. O resultado final é uma surpresa gostosa que vai fazer muito sucesso na sua mesa!

20. Bife de lombo ao molho de mostarda: para preparar essa gostosura, você vai precisar de mostarda, creme de leite, salsinha e limão. Capriche no tempero para incrementar o sabor final do prato. Para isso, utilize pimenta e sal à gosto e acrescente os condimentos que você mais gosta. Sirva com um arroz branquinho ou batatas para fechar com chave de ouro!

21. Bife de lombo ao molho de mostarda e mel: o preparo desse prato é tão fácil que vai te deixar de boca aberta! Primeiro, tempere os bifes e frite-os até que fiquem douradinhos. Acrescente a mostarda e o mel e mexa bem até ferver. Junte tudo, sirva e aproveite o sabor!

22. Bife de lombo ao molho de laranja: a sugestão, aqui, é preparar um molho com o suco de três laranjas para acompanhar a carne. O tempero fica por conta do alho, do sal e da pimenta-do-reino. Para deixar o molho mais consistente, acrescente uma colher de amido de milho.

23. Bife de lombo ao molho oriental: o passo a passo desse prato pode ser dividido em duas fases – carne e molho. Para a carne, você vai precisar de lombo suíno, sal, água e pimenta. O preparo do molho leva vinagre de arroz, açúcar, gengibre e shoyu. Essa é a opção perfeita para servir em um momento especial ou saborear com aqueles que você ama!

24. Bife de lombo ao molho de chocolate: é isso mesmo que você leu! Esse bife de lombo é acompanhado de um delicioso molho feito à base de chocolate. Pode parecer estranho, mas o resultado final é um prato muito harmonioso e com um sabor marcante na medida certa. Que tal experimentar e reproduzir essa receita na sua casa agora mesmo?

Receitas diferentes de bife ao molho

Foto: Reprodução / Presunto vegetariano

25. Bife de seitan ao molho madeira: o seitan é um tipo de carne feita de glúten, ótima opção para substituir a carne de origem animal. O molho desse prato é feito com vinho, champignon e o caldo do preparo do seitan. Essa é uma receita que aproveita todos os ingredientes e evita o desperdício. Bom demais!

26. Bife de seitan ao molho de tomate: outra opção que utiliza o seitan é essa, que também leva um molho de tomate bem fresquinho. O bife ainda deve ser empanado em farinha de trigo e farinha de rosca. Acrescente queijo vegano para deixar tudo ainda mais gostoso!

27. Bife de atum ao molho de gengibre: se tem algo que pode deixar o atum mais gostoso, é esse molho de gengibre. O preparo é simples: comece deixando os bifes de atum marinando por uma hora. Depois, junte os outros ingredientes e deixe cozinhar. Sirva um cuscuz bem quentinho para acompanhar.

28. Bife de atum ao molho de camarão e coco: essa receita leva miolo de camarão, leite de coco, cebola, molho de soja e atum. O tempero fica por conta da cebola, do azeite, do sal e do piri-piri em pó. A carne pode ser servida ao ponto ou mal passada, mas você é quem decide!

29. Bife de soja recheado ao molho barbecue: o destaque desse prato é o recheio do bife, feito de cenoura e batata. A carne é feita de soja e temperada com shoyu, molho barbecue e cominho. Além de muito saudável e nutritiva, essa maravilha combina sabores que, juntos, não passam despercebidos por ninguém!

30. Bife de soja ao molho oriental: esse molho oriental é feito à base de shoyu e gengibre. O resultado é uma combinação de leveza e frescor, que harmoniza muito bem com a carne de soja. Experimente e permita-se ter uma surpresa muito gostosa!

Agora, você tem todos os motivos para correr reproduzir essas receitas na sua casa! Simples e rápido de fazer, um bife ao molho vai bem em todas as situações. E para aprender a fazer mais pratos nesse estilo, confira também como preparar um delicioso bife acebolado.

PARA VOCÊ