43 receitas de uma panela só para quem tem preguiça de lavar louça

Escrito por Vanessa Herrmann

Receitas de uma panela só podem ser uma ótima alternativa para aqueles dias que o tempo é curto para cozinhar ou para quando não queremos lavar um monte de louça depois de uma refeição. Melhor ainda se for possível preparar algo bem gostoso sem fazer muita bagunça, não é mesmo?

As opções são muito variadas e a lista que preparamos não é feita apenas com pratos super calóricos ou que são muito simples. É possível encontrar receitas nutritivas e que ficam com um sabor tão gostoso, que quem saborear vai pensar que está comendo algo bem elaborado. Você só precisa escolher o tipo de refeição que mais convém com o momento.

Se você busca praticidade, confira algumas alternativas para você preparar em diversos momentos do seu dia e no conforto da sua casa.

Massas feitas em uma panela só

Foto: Reprodução / Panela terapia

1. Macarrão com calabresa: nessa receita, o macarrão é cozido no seu próprio molho. Além disso, a calabresa também entra em cena para incrementar o sabor. O resultado é um prato bem cremoso e com um gostinho de dar água na boca.

2. Macarrão com queijo: o macarrão com queijo é uma ótima opção para uma refeição prática, mas que seja cheia de sabor. Além de precisar de apenas de uma panela, a lista de ingredientes também é bem curtinha.

3. Macarrão à bolonhesa: essa é uma receita em que a massa é combinada com molho vermelho, carne moída, manjericão e outros temperos. O resultado é um prato bem completo, mas que não dá quase nada de trabalho.

4. Macarrão com queijo vegano: essa é uma receita vegana que é cheia de sabor. O macarrão escolhido foi o penne, que é combinado com brócolis, tomate, queijo vegano, mais molho e alguns temperos. Se o tempo é curto, essa é uma boa pedida.

5. Macarrão fácil: já essa aqui é uma receita que leva apenas macarrão, cebola, tomate cereja e cebola. Com uma lista curtinha de ingredientes, é possível saborear uma refeição gostosa e que ainda tem um nível de dificuldade bem baixo.

6. Macarrão de panela de pressão: essa é uma receita em que todos os ingredientes são colocados na panela de pressão, que depois é levada ao fogo. Após o tempo de cozimento, basta saborear sua refeição. O tempo de espera é de aproximadamente 30 minutos.

7. Canelone de abobrinha: já essa daqui é uma receita em que a abobrinha é usada para substituir a massa do canelone. Para o recheio, você vai precisar apenas de requeijão, queijo e presunto. A dica para incrementar o sabor é cobrir tudo com molho branco.

Arroz ou risoto feitos em uma panela só

Foto: Reprodução / Panela terapia

8. Galinhada: essa é uma receita feita com coxinha da asa e peito de frango, mas você pode usar outros cortes de sua preferência, tá? Esse é um prato tão completo que basta preparar uma salada para servir junto e pronto.

9. Arroz carreteiro: o arroz carreteiro muitas vezes é feito com uma carne assada ou de churrasco que sobrou, mas nessa receita você confere como fazer tudo desde o começo, ou seja, até a carne. Mesmo assim, é possível usar apenas uma panela para o preparo desse prato.

10. Arroz com frango: a diferença dessa receita para a galinhada é que aqui apenas o peito do frango é usado, em vez de diversas partes do animal. O resultado é uma refeição cheia de sabor, já que milho e ervilha também entram em cena.

11. Risoto básico: se você quer uma receita de risoto que pode combinar com qualquer ingrediente, essa é uma ótima pedida para deixar anotada no seu caderno de receitas. O sabor é bem neutro, por isso, vale a pena testar em casa.

12. Risoto de pera com gorgonzola: já para quem gosta de um sabor marcante, o gorgonzola é um ótimo queijo para ser usado no preparo de um risoto. Porém, a pera entra em cena para quebrar um pouco esse gosto e ainda dá um toque adocicado ao prato.

13. Risoto de abóbora com carne seca: a combinação de abóbora com carne seca também fica muito saborosa e é uma ótima pedida para quem quer um risoto com uma cara simples, mas que pode surpreender quem experimentar o prato.

14. Risoto primavera: o risoto primavera consiste em uma combinação de diversos ingredientes, como cream cheese, abobrinha, tomate, cenoura, alho-poró, brócolis e alguns temperos para que o prato seja cheio de sabor.

15. Risoto de mignon com shiitake: já para quem gosta de um sabor marcante, combinar o filé mignon com o cogumelo shiitake pode ser uma escolha excelente. Mesmo com um custo um pouco mais elevado, essa é uma receita que vale a pena investir.

Pratos diversos de uma panela só

Foto: Reprodução / Francinha

16. Sopa de frutos do mar: os principais ingredientes usados nessa receita são: salmão, camarão, pescada, mexilhão e lula. Mas, para preparar a sua sopa, você vai vai precisar de tomates, vinho branco e alguns temperos para que o sabor do prato fique incrível.

17. Yakissoba: o yakissoba é um prato oriental que tem feito cada vez mais sucesso aqui no Brasil. Essa é uma receita simplificada que é feita com o auxílio de uma panela de pressão. O sabor não é o mesmo do que o original, mas dá pra enganar.

18. Frittata de batata e calabresa: quer uma refeição que não seja muito pesada? A frittata pode ser uma boa pedida, além disso, sua lista de ingredientes é bem curtinha. Para uma refeição mais completa, você pode servir com uma salada de folhas verdes.

19. Curry de lentilha: se você quer dar um sabor especial para a sua lentilha, o curry pode ser uma boa pedida de tempero. Mas não é só ele que entra em cena para incrementar o prato, viu? Outros ingredientes também são usados para deixar tudo uma delícia.

20. Bolinho de arroz com ricota: sabe quando sobra aquele arroz e você não quer jogar fora, mas quer uma maneira nova de servir esse alimento? Essa receita pode ser uma boa alternativa. Mas claro, você também pode cozinhar um grão novo para esse bolinho.

21. Pizza de panela: essa é uma pizza que é feita na panela de pressão. Isso mesmo, você não leu errado. O legal é que a massa exige o uso de ingredientes de fácil acesso e você pode escolher seu recheio favorito para um prato delicioso.

22. Batata gratinada: essa não é uma receita de uma simples batata gratinada, aqui você vai precisar de três tipos de queijo para incrementar o sabor do legume: gorgonzola, mussarela e parmesão. Creme de leite e temperos também entram em cena para um toque especial.

23. Cogumelos salteados: nesse receita você vai combinar o cogumelo Paris, ou champignon, como também é conhecido com vinho branco. Alguns temperos também são usados para um resultado cheio de sabor.

24. Bifum vegetariano: o bifum é um macarrão feito de arroz muito comum na culinária oriental. Nessa receita ele é combinado com cenoura, berinjela, milho e molho de tomate. Mesmo sendo um prato bem simples, o sabor pode surpreender quem provar.

25. Ratatouille: o ratatouille é um prato que consiste em diversos legumes cobertos por um molho de tomate. Depois disso a combinação só precisa ser levada ao forno. Mesmo com um preparo simples, muita gente pode gostar dessa receita.

Carne de uma panela só

Foto: Reprodução / Sem medida

26. Tirinhas de carne com legumes: jogar alguns pedaços de carne em uma panela com legumes pode render um prato delicioso, sabia? Você vai precisar de carne bovina, ervilhas e outros vegetais de sua preferência, a dica é que tudo seja cortado em um tamanho grande, para que tudo apareça.

27. Vaca atolada: essa é uma receita que consiste em uma combinação de pedaços de costela bovina com mandioca. Esses ingredientes são combinados com caldo e diversos temperos para um sabor incrível. Se o prato ficar bastante tempo no fogo, a textura ficará bem macia e suculenta.

28. Carne de panela com mostarda: uma carne de panela cai muito bem em diversos momentos, não é mesmo? Mas é interessante inovar no sabor do prato, para assim, não cair na rotina. Por isso, a mostarda entra em cena nessa receita.

29. Carne de panela com cerveja: a cerveja preta é outro ingrediente que pode ser usado para o preparo de uma saborosa carne de panela. Aqui cogumelos também entram em cena para que o prato fique ainda mais gostoso.

30. Frango fácil: que tal preparar um peito de frango com um molho bem suculento? Essa é uma daquelas receitas que você só precisa colocar todos os ingredientes na panela de pressão e depois esperar o cozimento. O preparo é simples, mas o resultado é incrível.

31. Bisteca suína: quer inovar no preparo de bisteca suína? Essa é uma receita ideal para isso, já que aqui, maçãs também são usadas no preparo do prato, além, é claro, de outros diversos temperos, como páprica e limão, por exemplo.

32. Peixe goiana: para preparar essa receita, você vai precisar de pescada, ou outro peixe sem espinho, camarão, pimentões, caldo de peixe e temperos. O resultado é um ensopado cheio de sabor e com um preparo prático.

33. Salmão assado: um peixe assado pode ser uma ótima pedida para uma refeição que não dá muito trabalho, mas que é nutritiva e cheia de sabor. Para que o salmão fique ainda mais gostoso, a dica é acrescentar um pouco de alecrim.

Pratos sem ir ao forno de uma panela só

Foto: Reprodução / Cozinha vibrante

34. Guacamole: a guacamole é uma receita típica mexicana e consiste na combinação de abacate com limão, tomate, cebola e alguns temperos. A dica é servir com nachos (pode ser Doritos), mas você pode usar a criatividade e saborear de outras maneiras.

35. Tartar de salmão: o salmão cru é muito comum no preparo de sushis e sashimis. Mas sabia que existem outras alternativas para usar esse peixe fresco? O tartar de salmão é um exemplo disso. Por isso, se você gosta de saborear o salmão sem ser cozido ou frito, experimente!

36. Tabule: o tabule é uma ótima opção de alimento para quem gosta de vários sabores em uma mesma garfada. O alho-poró, por exemplo, é um ingrediente que deixa um sabor bem marcante nessa receita.

37. Quibe: preparar um quibe cru é tão simples, que será difícil não servir em diversas ocasiões esse prato. Se você não gosta de comer carne crua, não deixe de provar essa opção que tem um tempero tão gostoso que pode deixar muita gente babando.

38. Ceviche: o ceviche é um prato tradicional do Peru que consiste um um peixe branco picado em pequenos pedaços, que deve marinando no suco de limão com alguns temperos. Essa é uma receita tão prática que nem precisa ir ao forno.

Doces de uma panela só

Foto: Reprodução / Malas e panelas

39. Geleia de morango: a geleia é um alimento muito versátil, já que você pode servir com pão, usar no preparo de doces, enfim, a variedade é imensa. Além disso, você pode usar a base dessa receita e usar outras frutas para sempre variar no sabor, sabia?

40. Brigadeiro: o brigadeiro talvez seja o doce mais popular aqui do Brasil, mas não é todo mundo que tem uma receita para chamar de sua, não é mesmo? Se esse for o seu caso, confira as dicas dessa opção, pois o resultado com certeza será de sucesso.

41. Pipoca doce: pipoca doce pode até parecer algo bem simples, mas sabe aquela dos pipoqueiros que é vendida nas ruas? Essa é uma receita que imita essa opção. O resultado é tão gostoso que você vai até procurar desculpas para preparar pipoca em casa.

42. Doce de leite: já imaginou colocar uma lata de leite condensado em uma panela de pressão e, quando tirar de lá, sair um doce de leite? O processo é bem simples, porém, é preciso seguir todas as dicas com atenção.

43. Mousse de chocolate: o mousse de chocolate é uma daquelas sobremesas coringas, que pode ser servida em diversas ocasiões. Além disso, muita gente adora o sabor e da textura desse doce, por isso, é preparando essa opção você tem muita chance de agradar muita gente.

Pode até parecer que não, mas é possível preparar refeições muito gostosas usando apenas uma panela, não é mesmo? Se é isso que você procura, não deixe de testar alguma receita dessa lista. Depois disso, que tal vir aqui nos contar o resultado?

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS