46 receitas de uma panela só para quem quer mais praticidade

Receitas de uma panela só podem ser uma ótima alternativa para aqueles dias que o tempo é curto para cozinhar ou para quando não queremos lavar um monte de louça depois de uma refeição. Melhor ainda se for possível preparar algo bem gostoso sem fazer muita bagunça, não é mesmo?

As opções são muito variadas e a lista que preparamos não é feita apenas com pratos super calóricos ou que são muito simples. É possível encontrar receitas nutritivas e que ficam com um sabor tão gostoso que quem saborear vai pensar que está comendo algo bem elaborado. Você só precisa escolher o tipo de refeição que mais convém com o momento.

Se você busca praticidade, confira algumas alternativas para você preparar em diversos momentos do seu dia e no conforto da sua casa.

Massas

Para essa receita, a panela será necessária apenas para cozinhar o macarrão, visto que todo o restante do preparo se dá no forno. Esse prato fica uma delícia se finalizado com manjericão fresco e parmesão ralado na hora de servir.

O purê de batata é um excelente prato de acompanhamento e essa receita com queijo é bastante simples e, acima de tudo, saborosa. Tudo o que você vai precisar é de cinco ingredientes, 50 minutos e, é claro, uma única panela. Confira!

Essa clássica receita, além de ser mais fácil do que parece, também é deliciosa. Você pode preparar a massa do nhoque, deixá-la reservada e usar a mesma panela para fazer o molho. A receita traz o molho de carne moída, mas você pode fazer uma versão vegetariana, se preferir.

A receita de massa de panqueca é bastante simples e tudo o que você precisa é de uma frigideira para o seu preparo. Você pode fazer o recheio de sua preferência e servir esse prato delicioso no seu almoço ou jantar. Dê uma olhada!

A panqueca doce, também conhecida como panqueca americana, precisa de apenas uma frigideira assim como sua versão salgada. Essa receita deliciosa de panqueca americana de banana é facinha de fazer e vai ser um sucesso no seu café da manhã.

A polenta é um prato prático e bastante nutritivo que é ideal para um almoço em família, por exemplo. Ele é bem rápido de se preparar, precisando de apenas 30 minutos para isso, além de ser bastante versátil, podendo ser cortado em palitos e frito também.

O risoni é outra massa fácil e rápida de se preparar e, nessa deliciosa receita, tem uma apresentação que não denuncia sua praticidade. Em apenas 30 minutos você vai ser capaz de preparar esse prato e se deliciar com ele.

Carnes

A carne de panela é um prato típico da mesa do brasileiro e só precisa de uma panela para o seu preparo. Tanto a carne quanto os legumes que a acompanham serão cozidos juntos e ficam deliciosos se servidos com arroz branco, farofa de alho ou polenta cremosa.

Esse acompanhamento feito de peito bovino cortado em cubos vai muito bem quando servido com arroz branco e é muito fácil de preparar. Você vai precisar de cerca de uma hora e meia para fazer a receita e ela rende 4 porções.

Com 6 ingredientes e 30 minutos você pode preparar esse prato delicioso que vai fazer sucesso com seus convidados. Como acompanhamento, você pode servir arroz branco e salada, para deixar o prato mais leve. Dê uma olhada!

Você vai precisar de uma frigideira e não muito mais que isso para preparar essa receita incrível de fígado de galinha ao molho. Para deixar o molho ainda mais delicioso, você pode adicionar molho de tomate ou shoyu. Confira!

Essa é uma receita bastante simples e rápida de fazer que, ainda assim, pode impressionar os seus convidados. O molho é feito na mesma panela (e sem lavar!) onde o filé mignon foi frito. Você pode adicionar ervas frescas ao molho para ainda mais sabor.

Mais uma receita rapidinha de fazer, você precisa de apenas 35 minutos para o preparo desse bife de contrafilé. Você não precisa adicionar água à panela, visto que a carne e a cebola soltarão água suficiente para o cozimento. Confira!

Receitas na panela de pressão

Para essa receita de macarrão na panela de pressão, tudo o que você precisa fazer é adicionar os ingredientes aos poucos na panela e deixar cozinhar. Adicione azeitonas verdes picadas para um sabor especial e sirva com queijo parmesão ralado.

Essa receita leva poucos ingredientes e 30 minutos de preparo. Ela fica deliciosa se servida com arroz branco, com farofa ou até mesmo purê de batatas. A receita rende oito porções e é muito fácil de fazer. Dê uma olhada!

A sardinha é, provavelmente, o peixe mais popular no prato do brasileiro por seu baixo custo e carne deliciosa. Essa receita de sardinhas serve 4 porções e precisa de apenas 15 minutos de preparo na panela de pressão. Confira!

Mais uma receita de macarrão na panela de pressão que vai fazer você se apaixonar, essa com calabresa. Você vai precisar de 20 minutos para o preparo e, se quiser dar uma cremosidade a mais ao prato, pode adicionar requeijão culinário.

Você pode usar fraldinha, lagarto, maminha ou cupim para esse delicioso prato de carne com vinho na panela de pressão. Se quiser dar um gostinho especial ao prato, você pode adicionar bacon em cubinhos à parte interna da carne.

Essa receita leva 1kg de lombo suíno e rende cerca de 6 a 8 porções. Se você gosta de pratos com bastante tempero, você provavelmente vai adorar esse lombo, que leva um maço de cheiro-verde, louro e colorau, além de vinho branco no cozimento.

Não podia faltar um docinho por aqui, não é? Você vai precisar de 10 bananas, açúcar, limão, cravo, canela e água para essa receita que rende de 10 a 12 porções. Em 20 minutos você terá esse doce saboroso para se deliciar. Sirva acompanhado com queijo meia cura.

Receitas de frigideira

Essa receita simples, rápida e saudável de pizza de frigideira com certeza vai te deixar apaixonado. Além do recheio da receita, você pode usar frango e milho ou brócolis com queijo, por exemplo. Ervas finas também deixam a pizza ainda mais aromática.

O pão de queijo é um lanchinho bastante popular para o brasileiro e essa receita rápida e fácil na frigideira vai tomar conta do seu café da tarde. Você vai precisar de seis ingredientes e cerca de 20 minutos para o preparo. Sirva com cream cheese, fica uma delícia!

Essa é uma ótima - e bastante prática - opção para o seu almoço. Você precisa apenas de um liquidificador e uma frigideira para preparar esse fricassê de frango, além de cerca de 45 minutos. Sirva com batata palha de acompanhamento.

O ratatouille é um clássico da culinária francesa que geralmente é levado ao forno, mas nessa versão mais simples do prato, você pode prepará-lo na frigideira e em apenas 30 minutos. Além de muito colorido, ele é bastante saudável e saboroso. Confira!

A lasanha é um prato que, apesar de delicioso, geralmente precisa de várias panelas e uma assadeira para a sua execução, mas, nessa receita, tudo o que você precisa é de uma frigideira e um processador. Você pode substituir o frango por calabresa ou carne moída.

Essa é uma excelente opção para quem quer um docinho de rápido preparo e fácil execução. Em 15 minutos e com seis ingredientes você pode preparar esse delicioso bolo de banana usando a sua frigideira. Despeje ganache de chocolate amargo por cima para um sabor a mais.

Mais uma sobremesa saborosa feita na frigideira, essa torta de maçã chega a render até 6 porções e fica ainda mais deliciosa com canela em pó adicionada à receita. Se preferir, você pode servir a torta com uma bola de sorvete de creme, fica uma delícia.

Vegetarianos

O risoto é um prato famoso por seu sabor e sofisticação e, com essa receita bastante simples de risoto de alho-poró, você poderá se deliciar e impressionar convidados e familiares. O preparo leva 40 minutos e você pode finalizá-lo com queijo ralado e fios de azeite.

Outro prato delicioso e sem carne que precisa de apenas uma panela para o seu preparo é essa receita de batata gratinada com milho. Ela precisa de apenas 35 minutos para a execução e é bastante fácil de se preparar. Fica uma delícia se acompanhada com vinho branco gelado.

Esse típico prato de fim de ano tem uma versão vegetariana e ela é tão saborosa quando a original! Você vai precisar de uma frigideira para refogar os legumes e, depois disso, apenas o liquidificador. A receita é rápida de ser preparada, precisando de apenas 20 minutos.

Quem não adora um bom strogonoff? Com essa receita à base de berinjela, você vai agradar a todos, independente de comer carne ou não. Ele fica ainda mais delicioso se servido com arroz branco cozido no leite de coco ao invés de água.

Esse bolo de carne vegano à base de lentilha precisa de apenas uma panela e uma forma de bolo inglês para o preparo, além de 55 minutos do seu tempo. A receita fica ainda mais deliciosa se adicionar cenoura à lentilha. Dê uma olhada!

Esse queijo vegano feito com castanha-de-caju é um excelente substituto ao queijo derivado de leite animal e também é muito fácil de fazer, precisando de apenas 20 minutos para o preparo. Tempere com ervas a seu gosto para um sabor a mais.

Esse delicioso aperitivo é fácil e rápido de fazer, além de bastante versátil e uma ótima pedida no seu lanche da tarde. A receita rende 12 unidades e pode ser assada no forno em 180º ao invés de frita, se preferir. Dê uma olhada!

Receitas fit

Uma ótima pedida para comer com pão ou até com legumes no almoço, essa receita de hambúrguer de frango fit com aveia precisa de apenas uma frigideira para dourar os hambúrgueres. Adicione ervas de sua preferência para um gostinho especial.

A coxinha é um sucesso nacional e essa receita prova que ela pode ser saudável e nutritiva também. Ela leva um pouco mais de tempo para ser preparada, mas rende oito unidades e fica deliciosa se servida com creme de ricota ou requeijão light.

Essa deliciosa e nutritiva receita de purê de abóbora cabotiá vai fazer sucesso no seu almoço. Tudo o que você precisa fazer é levar os ingredientes à panela e cozinhar até formar o purê. Ele pode substituir o purê de batata em um escondidinho, fica ótimo!

Se você quer algo docinho e delicioso para dias frios, mas não quer sair da dieta, essa receita de chocolate quente é ideal para você. A receita não vai açúcar, usa cacau em pó 100% e ainda assim fica bem cremosa e é uma delícia. Confira!

Mais um docinho delicioso e nutritivo que precisa apenas de uma frigideira para ser preparado, essa receita de panquecas americanas é feita tendo bananas como base e Whey de cacau para o sabor de chocolate. Tente usar Whey de outros sabores para variações.

Essa é uma excelente opção para o seu almoço que é saborosa, rápida de fazer e muito saudável. O prato fica pronto em apenas 20 minutos e precisa de apenas uma frigideira para o preparo. Fica uma delícia se servido com arroz branco e chips de batata doce feitos no forno.

Doces

Quem não adora um bom brigadeiro de colher? Esse doce tão popular e tão simples de se fazer não podia ficar de fora dessa lista. Tudo o que você precisa para o preparo é de leite condensado, chocolate 50% ou achocolatado e creme de leite. Confira!

Essa receita de doce de leite caseiro é tão simples de se preparar que você nunca mais vai querer comprar no mercado. Você vai precisar de quatro ingredientes e uma hora na panela para o seu preparo. Vale muito a pena.

Aqui, você vai precisar de uma panela se for preparar o mousse em banho-maria. Fora isso, o seu mousse de chocolate vai passar a maior parte do tempo na geladeira para endurecer e o resultado é delicioso. Adicione raspas de laranja para um gostinho a mais.

Essa receita de brigadeiro foge da convencional, mas é igualmente saborosa. Feita com leite Ninho ao invés de chocolate, seu preparo é muito parecido com o original, mas essa receita vem recheada com um morango. Dê uma olhada!

Outro docinho clássico das festas infantis, o beijinho também tem um preparo muito simples que precisa de uma panela só. Se quiser, você pode fazer os seus beijinhos no dia anterior ao consumo e deixá-los congelados, mas sem passar no coco.

Você só vai precisar de morangos, maçãs, açúcar e suco de limão para o preparo dessa deliciosa geleia de morango. Se mantida na geladeira em potes de vidro esterilizados, a geleia pode durar até três meses. Retire a espuma da superfície para que a geleia tenha mais brilho.

Com essas receitas super fáceis e práticas com uma panela só, você pode se aventurar na cozinha e matar a fome sem se preocupar em ter muita louça para lavar. Escolha suas receitas favoritas e vá para a cozinha sem peso na consciência!

Para mais ideias de refeições simples e práticas, dê uma olhada nessas receitas para airfryer e se delicie com pratos rápidos de preparar e deliciosos.