55 receitas com aipo para se manter saudável com pratos deliciosos

Por
Atualizado em 21.01.20

O aipo, também conhecido como salsão, é um vegetal aromático com folhas verdes e um tale crocante. Todas as partes do aipo podem ser consumidas: as folhas são muito usadas como especiaria, o talo nas saladas e a raiz, em sopas e caldos.

Publicidade

O ingrediente é também uma excelente fonte de antioxidantes, além de ser saudável e saboroso. É rico em vitaminas A, B, C, E e K e ainda contém minerais, como cálcio, potássio, sódio e fósforo.

Como você pode ver, preparar receitas com aipo é ótimo para o seu corpo. Um queridinho das dietas, esse vegetal também pode ser usado em pratos deliciosos, trazendo mais sabor para o seu dia a dia.

Confira receitas com aipo maravilhosas para aproveitar ao máximo esse ingrediente versátil e saudável:

Saladas com aipo

1. Aveia em grãos com passas e aipo: para variar e fugir das folhas verdes que sempre temos na salada, essa receita saudável e diferente é uma ótima pedida. As passas e o aipo deixam a salada supersaborosa!

Publicidade

2. Salada de kani com maçã e aipo: essa salada é leve e deliciosa, perfeita para o verão. Colorida e bem fácil de preparar, ela é uma opção perfeita se você gosta de saladas crocantes e com um toque de sabor especial.

3. Salada de feijão-fradinho com tomate e aipo: a salada com feijão-fradinho é um prato saboroso e muito saudável. Rica em ferro e proteína, essa salada é maravilhosa para trazer energia para o seu dia a dia.

4. Salada de salsão, batata e frango defumado: essa deliciosa salada com frango defumado pode servir de prato único em um almoço leve de verão ou até mesmo substituir o vinagrete tradicional no churrasco. Saboroso e nutritivo, esse prato é garantia de elogios se você vai receber os amigos em um dia quente.

Publicidade

5. Salada à moda reino veggie: essa receita é tudo que uma salada dever ser – colorida, cheia de vitaminas, bem temperada e deliciosa. Se você quer servir uma salada que encha os olhos e seja saborosíssima, essa é uma opção perfeita!

6. Panzanella do chef Andrea Granzotto: típica da região de Toscana, na Itália, essa salada diferente é preparada com tomates, cebola e croutons. A receita é muito simples de fazer e o resultado é um prato crocante e saboroso.

7. Salada de cenoura e mel: sofisticada e deliciosa, essa salada acompanha um molho de mel muito saboroso. E o melhor é que a receita é muito fácil de fazer, além de ser leve e maravilhosa para servir em recepções e almoços.

8. Salada de batatas com molho barbecue: se você procura uma salada mais encorpada e um molho com sabores mais marcantes, essa receita de salada de batatas é uma ótima opção. O prato fica delicioso e o salsão dá um toque especial na receita por causa de sua textura incrível.

9. Salada crocante de salsão e queijo azul: inspirada na cozinha francesa, essa receita deliciosa utiliza óleos de pistache e nozes para criar um tempero mais do que especial para a salada. Mesmo se você preferir substituir esses ingredientes, esse prato é maravilhoso para servir nos dias quentes.

Molhos, caldos e geleias com aipo

10. Geleia de aipo: essa sofisticada geleia de aipo é perfeita para acompanhar petiscos, como dadinhos de tapioca, por exemplo. Fácil de fazer, requintada e deliciosa, essa é uma receita que certamente vai impressionar quando servida.

11. Molho de tomate clássico: o salsão é um ingrediente indispensável no molho clássico de tomate. Essa receita mostra como fazer esse molho tão versátil de forma simples!

12. Caldo de legumes caseiro: fazer o caldo de legumes em casa é uma opção bem mais saudável do que comprar o tempero em pó ou cubos. Essa receita ensina como! O caldo ainda pode ser congelado em formas de gelo para ser usado durante o mês.

13. Base de legumes para molhos: diversos molhos são criados a partir desta base simples de legumes. É uma receita fácil de preparar e que pode ser congelada para usar quando for preciso!

Publicidade

14. Molho de aipo: esse incrível molho de salsão tem uma base de iogurte natural, resultando em um molho saudável, cremoso e sofisticado, embora extremamente simples de ser feito.

15. Caldo de camarão caseiro: um jeito muito fácil de adicionar uma dose gigante de sabor em risotos, cremes e outros pratos que usam caldos como base. Essa receita é feita com as cabeças do camarão, assim você não desperdiça essa parte do fruto do mar e prepara pratos saborosíssimos.

16. Caldo de frango: essa receita ensina como fazer um maravilhoso caldo de frango para usar como base em diversos pratos diferentes! Dessa forma, você garante uma refeição mais saudável com menos sódio.

17. Molho bolonhesa autêntico: esse é o mais clássico dos molhos e, quando feito da maneira tradicional, não pode deixar de conter aipo. A receita explica passo a passo para preparar o verdadeiro ragù alla bolognese!

Sopas com aipo

18. Sopa de ervilhas com sorbet de aipo: uma variação sofisticada de um clássico, essa receita faz uma releitura moderna do creme de ervilha com salsão. O sorbet dá um toque especial e requintado para o prato, tornando-o perfeito para ser servido em qualquer ocasião.

19. Creme de aipo com cenoura e calabresa: o sabor refrescante do aipo é a estrela principal nesse creme consistente, colorido e delicioso. A calabresa, preparada para ficar crocante, deixa a textura ainda melhor.

20. Creme de batata com aipo: essa deliciosa sopa creme teve como inspiração a vichyssoise, uma sopa fria clássica da culinária francesa. Essa receita inova fazendo uma versão quente que substitui o alho-poró pelo nutritivo aipo.

21. Sopa de tomates: inspirada no bisque de tomates, uma sopa clássica francesa, essa deliciosa receita ensina a fazer um prato famoso. O prato pode ser preparado com ou sem creme de leite, dependendo da sua preferência.

22. Sopa de beterraba: com uma cor incrível e supernutritiva, essa receita pode ser servida tanto fria quanto quente. Se você é uma das pessoas que não resiste ao sabor característico da beterraba, vai amar esse prato simples de fazer e delicioso.

Publicidade

23. Sopa de cenoura e gengibre: feita na panela de pressão, essa sopa é rápida e tem um sabor marcante. Isso porque o processo de cozimento na panela de pressão carameliza as cenouras e cebolas e as combina com o sabor refrescante do aipo e do gengibre. Esse é um prato que você não pode deixar de experimentar.

24. Sopa de tomates premiada: essa receita da clássica sopa de tomates foi premiada em Londres pelo seu sabor marcante e original. Sendo assim, vale a pena experimentar essa variação tão especial de uma mas sopas mais populares do mundo.

25. Caldo de ervilha com bacon e salsão: perfeito para o jantar em uma noite fria, esse caldo de ervilhas é muito saboroso. O bacon e o salsão transformam a receita, que é facílima de fazer, em algo verdadeiramente especial.

26. Sopa de ervilhas: diferente da maioria dos caldos, essa sopa mantém as ervilhas inteiras, dando mais textura ao prato. Com um sabor incrível, essa sopa certamente vai cativar o seu paladar em um dia frio.

27. Caldo de aipim com camarão: essa maravilhosa combinação fica cremosa e deliciosa! Você pode até mesmo substituir o aipim por inhame ou batatas e o caldo ainda ficará delicioso.

28. Sopa de legumes light: cremosa, saborosa e, o melhor de tudo, zero gordura. Essa sopa é maravilhosa para quem está tentando perder aqueles quilinhos a mais e ainda pode ser congelada para armazenar.

29. Sopa de batata com salsão: rápida e fácil de fazer, essa sopa é versátil e saborosa. Pode ser servida como entrada e até mesmo como prato principal, em especial se você adicionar croutons ou fizer uma salada para acompanhar.

30. Sopa de legumes com carne: além de nutritiva, essa sopa tem pouquíssimas calorias e fica deliciosa. O segredo é colocar os legumes aos poucos, nos momentos certos, para que tudo fique no ponto certo e a sopa fique supersaborosa.

31. Creme de batata com bacon: clássico, barato e fácil de fazer, esse creme é uma opção incrível para os dias frios. O prato é muito saboroso e certamente vai agradar a toda a família!

32. Sopa de batata doce assada com tomate e ervas: cremosa e cheia de sabor, essa sopa consistente é uma opção maravilhosa para os dias frios. As ervas trazem uma característica refinada para esse prato delicioso!

Massas e risotos com aipo

33. Risoto de bacalhau com ervilhas frescas e salsão: mesmo sendo um prato cheio de sabor, o risoto é muito simples de fazer. As folhas de salsão usadas como tempero trazem um sabor refrescante e especial para esse prato sofisticado e delicioso!

34. Fettuccine com alho-poró e aipo: se você quer uma opção de massa leve, mas ainda cheia de sabor e personalidade, essa receita é o que você procura. O alho-poró combina muito bem com o aipo e você vai adorar esse molho delicioso e fácil de preparar.

35. Risoto de camarão com alho poró: fácil de fazer, saboroso e muito especial, esse risoto é uma opção maravilhosa para servir para convidados exigentes. O sabor é sofisticado e complexo, a textura é cremosa e a apresentação fica lindíssima!

36. Risoto de tomate seco e salsão: essa receita inova na base do risoto usando molho de tomate. O resultado é um prato saboroso, colorido e único. O destaque do sabor vai para o frescor do salsão! Você não pode deixar de experimentar esse risoto.

Carnes variadas com aipo

37. Frango kung pao: esse prato típico chinês é uma forma deliciosa de preparar o frango. O molho tradicional de soje com saquê tem um sabor adocicado que complementa muito bem o frango apimentado e empanado em féculas de babata. Se você é um fã da cozinha asiática, precisa experimentar!

38. Camarão ao molho de catupiry: o resultado dessa receita é um delicioso camarão ao molho cremoso. O prato lembra strogonoff, porém traz um sabor mais leve e o frescor especial do aipo.

39. Peito de frango a julienne: prático e delicioso, esse é um ótimo acompanhamento para diversos tipos de arroz e massas. O peito de frango é recheado com uma diversidade de legumes, resultando em um prato especial e saboroso.

40. Frango com cenoura: sem gordura e muito prático de preparar, esse frango é feito na panela de pressão. A receita é rápida e não dá trabalho nenhum. Além de tudo, fica muito saboroso e bonito.

41. Carne assada: um clássico da cozinha latina, a carne assada no forno é um prato saboroso e fácil de preparar. Ela fica macia e suculenta e os temperos dão um toque superespecial ao prato.

42. Peru com pêssegos e alecrim: essa receita garante que o peru assado fique impecável. A carne fica macia, o ponto fica perfeito e a aparência é de um prato de revista. O molho fica refinado e delicioso e a receita ainda traz muitas dicas especiais sobre o preparo!

Lanches e aperitivos com aipo

43. Caponata de berinjela: perfeita para servir com canapés, torradas ou pão, a caponata é um antepasto nutritivo e saborosíssimo. Além disso, é muito prática de preparar e fica pronta bem rápido!

44. Terrine de nozes e cogumelos: típico da culinária francesa, o terrine pode ser fatiado e servido com pães. Essa versão de nozes com cogumelos é deliciosa e muito sofisticada.

45. Sanduíche de salada Waldorf: sofisticado, complexo, saboroso, mas simples de fazer. Essas são as características desse delicioso sanduíche, um prato leve e perfeito para os dias quentes.

46. Hambúrguer de siri: se você já ficou curioso com o famoso hambúrguer de siri do desenho Bob Esponja, essa receita é uma deliciosa solução. Inspirado no prato do desenho, o lanche é delicioso, completo e muito bonito. Além disso, certamente vai agradar as crianças!

47. Hambúrguer vegano de quinoa e cogumelos: esse delicioso hambúrguer vegano é prático, nutritivo e ainda pode ser congelado para armazenar. A quinoa e o aipo garantem as vitaminas que seu corpo precisa, sem perder em nada no sabor.

Acompanhamentos e pratos variados com aipo

48. Barquete de aipo lowcarb: cheio de nutrientes e proteínas e com pouquíssimas calorias, o barquete de aipo é uma ótima opção de entrada, ou até mesmo lanche, para quem se preocupa em manter o corpo saudável. Saboroso e refrescante, você vai adorar esse aperitivo!

49. Dobradinha à fiornetinna: a dobradinha é um prato controverso, mas quem gosta ama a receita de paixão. O prato, tipicamente italiano, fica delicioso com o toque de frescor do aipo e é perfeito para dias frios.

50. Farofa lowcarb: essa farofa com poucas calorias é um verdadeiro coringa da cozinha. Você pode servi-la em almoços do dia a dia ou até mesmo na ceia de Natal. Para dar um toque especial a esse acompanhamento tão brasileiro, as folhas de aipo são usadas como tempero.

51. Jambalaya de couve flor: típica de Nova Orleans, a jambalaya é um prato saboroso e picante, cheio de personalidade. Essa versão vegana com couve-flor não fica para trás no gosto, além de ser saudável e nutritiva.

52. Beliscata de batatas com aipo: essa receita italiana de aperitivos é deliciosa, além de prática de preparar. O aipo traz um frescor característico para o prato, além de uma textura crocante inconfundível!

Bebidas com aipo

53. Suco verde: esse suco oferece inúmeros benefícios para seu organismo. Cheio de nutrientes, ele tem efeito desintoxicante, hidratante e muito mais. Além de tudo, seu sabor é refrescante e delicioso. Experimente, seu corpo vai agradecer!

54. Suco detox: entre as diversas opções para preparar o famoso suco detox, o aipo é um dos mais populares ingredientes. Por conter muitos antioxidantes e ser extremamente nutritivo, além de ter um sabor refrescante, esse ingrediente certamente vai turbinar o seu dia.

55. Blood Mary: o aipo também pode ser usado no preparo do Blood Mary, bebida alcoólica à base de vodca e suco de tomate. Caso os coquetéis não sejam a sua praia, você pode experimentar a versão sem álcool, conhecida também como suco de tomate temperado.

Nutritivo, leve, refrescante e com poucas calorias, o aipo é um ingrediente muito popular nos mais diversos tipos de prato. Incorporar esse vegetal na sua alimentação vai trazer muitos benefícios para seu organismo e, certamente, vai ajudar a manter a dieta em dia!