47 receitas com coentro que vão conquistar de vez o seu paladar

Escrito por                                                              

Amado por uns, odiado por outros, o coentro é um daqueles ingredientes que impressionam pelo seu sabor forte e intenso. Considerado uma erva aromática, é usado em temperos, peixes, saladas, sopas, massas e até pratos agridoces.

A erva pode aparecer em forma de grão, raiz, talo ou folha. Seja da maneira que for, o mais importante é saber equilibrar a quantidade para que ela deixe sua marca sem roubar o sabor dos outros ingredientes.

Então, deixe as polêmicas de lado e confira essa seleção incrível de receitas!

Temperos com coentro

Receitas com coentro

Foto: Reprodução / Laylita

1. Maionese de coentro: entre os ingredientes para essa deliciosa maionese estão ovo, óleo, alho, cebola, coentro, cominho e sal. Bata tudo no liquidificador até formar um creme bem consistente e cremoso. A maionese vai combinar superbem com frutos do mar, carnes ou legumes.

2. Tempero de coentro e salsinha desidratada: esse é um daqueles temperos para fazer uma vez e usar por muito tempo no dia a dia. Separe as folhas do coentro e da salsinha, coloque em um prato com papel toalha e leve ao micro-ondas. Então, espere esfriar e esfarele com os dedos. Por fim, coloque em um vidro com tampa.

3. Molho de coentro para salada: para deixar suas saladas ainda melhores e mais refrescantes, esse molho é a receita ideal. Os ingredientes são todos batidos no liquidificador – azeite, água, coentro, suco de limão, alho, sal, mel e vinagre de vinho tinto.

4. Pesto de cenoura com pistaches e coentro: primeiro, as cenouras picadas são assadas com um pouco de azeite até ficarem douradas. Após esfriarem, misture em um processador com as folhas e os cabinhos de coentro, os pistaches e o alho. Bata até ainda sobrar alguns pedaços crocantes, adicione o suco de limão e o azeite e sirva.

5. Sal temperado com limão, coentro e pimenta: o sal grosso é moído no liquidificador junto com as cascas de limão, o coentro e a pimenta. Então, espalhe o sal em uma assadeira e leve ao forno até secar bem, sem perder o aroma do limão e das especiarias.

6. Pesto de semente de abóbora e coentro: comece tostando as sementes de abóbora até ficarem bem crocantes. Depois, moa no processador com alho, azeite, pimenta-do-reino e coentro. A dica é adicionar algumas pedras de gelo na mistura para manter a cor verde das folhas.

7. Molho chimichurri: esse molho pode ser usado como tempero durante a preparação da carne ou na hora de servir. O orégano seco é misturado com água quente, enquanto o alho é triturado com pimenta calabresa. Depois, são misturados o restante dos ingredientes: azeite, salsinha, coentro e vinagre.

Saladas com coentro

Receitas com coentro

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bó

8. Salada de frango, abacate, pimenta e coentro: essa é uma excelente alternativa para quem está em busca de algo leve e saudável. A salada é montada com folhas de alface, tiras de frango grelhado, fatias de abacate, folhas de coentro e pimenta fatiada. Para temperar, azeite, limão, sal e pimenta-do-reino.

9. Salada de caranguejo com coentro e broto de bambu: essa salada pode ser servida como entrada ou prato principal. Depois de cozinhar o caranguejo, coloque-o em uma vasilha com echalote, cebolinha picada, coentro, cogumelo e os brotos de bambu. Por fim, adicione o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta-do-reino branca.

10. Salada de manga com limão, pesto de coentro e amêndoas: para essa receita, o ideal é escolher uma manga verde e durinha. Descasque-a e corte em tiras bem finas, temperando com sal e limão. Então, finalize com um pesto de coentro e amêndoas tostadas.

11. Salada de cenoura com coentro e laranja: nada mais fácil e prático do que essa salada de cenoura. Em uma vasilha, elas são colocadas já raladas. Após isso, é temperada com uma mistura de suco de laranja, suco de limão e óleo de gergelim. Deixe descansar por 10 minutos e finalize com o coentro picado.

12. Salada de cenoura com coentro e uva passa: primeiro, rale a cenoura e tempere com limão, azeite, sal e pimenta-do-reino. Então, acrescente uva passa, coentro e salsinha. A dica é deixar na geladeira até a hora de servir para ficar bem fresquinha.

13. Salada de pepino com limão e coentro: comece picando o pepino, a cebola e as folhas de coentro. Depois, em um recipiente, tempere com limão, azeite e sal. Para a salada ficar ainda melhor, deixe os ingredientes descansarem por pelo menos meia hora antes de servir, para que o sabor seja melhor absorvido.

14. Salada de grão de bico e coentro: de início, é preciso deixar o grão de bico de molho por um dia antes de cozinhar. Então, misture ao tomate e à cebola. Tempere com azeite, sal, pimenta e suco de limão. Por fim, acrescente o coentro fresco picado.

Lanches e aperitivos com coentro

Receitas com coentro

Foto: Reprodução / A casa encantada

15. Guacamole: o abacate é amassado com a ajuda de um garfo. Depois, são acrescentados a pimenta, a cebola, o suco de limão, o coentro, o sal e o cominho. Os tomates picados devem ser misturados apenas no final do processo. O guacamole deve ser servido imediatamente para manter o frescor dos ingredientes.

16. Biscotti de coentro em pó: entre os ingredientes desse biscotti estão farinha de trigo, farinha de amêndoa, fermento, açúcar, raspas de limão siciliano, sal, ovo, manteiga e laranja cristalizada. O coentro em pó aparece tanto na massa quanto no polvilho final com açúcar de confeiteiro.

17. Fritatta de batata doce com molho de coentro: para essa fritatta, comece cozinhando os pedaços de batata e schalote em uma frigideira, temperados com sal e pimenta-do-reino. Bata os ovos com um pouco de cebolinha e jogue sobre as batatas na frigideira. Sirva com um molho de tomates, cebolinha, coentro, limão, azeite, óleo de gergelim e molho de pimenta.

18. Carpaccio de beterraba com pesto de coentro: o pesto é feito com alho, castanhas, azeite e bastante coentro, batendo tudo em um processador. Depois de assar e fatiar as beterrabas, monte o prato colocando-as uma ao lado da outra. Então, regue com o pesto e finalize com pedaços de queijo de cabra.

19. Hambúrguer de cenoura com coentro: você começará misturando todos os ingredientes em uma tigela. São eles cenoura, farinha de grão de bico, azeite, coentro, assafétida, pimenta chili, cominho, sal e pimenta-do-reino. Após a massa ficar pronta, modele os hambúrgueres e frite em uma frigideira com óleo.

Sopas com coentro

Receitas com coentro

Foto: Reprodução / Gastrolândia

20. Sopa fria de coentro, coco e amendoim: em uma panela, coloque água, cebola, alho e coentro e deixe ferver. Então, retire os ingredientes sólidos e tempere com azeite, vinagre e sal. Bata-os no liquidificador junto com a água do cozimento até obter uma textura mais consistente. Finalize com farofa de amendoim, coco ralado e brotos de coentro.

21. Sopa fria de manga com pesto de castanha e coentro: a sopa é feita batendo no liquidificador manga, iogurte natural, gelo, sal e pimenta-do-reino. Para o pesto, são maceradas as castanhas-do-Pará e as folhas de coentro com azeite. Sirva em um recipiente intercalando sopa e pesto.

22. Sopa de tomate indiana: para essa sopa, você deve começar torrando o cominho e a pimenta preta em uma frigideira. Depois, coloque em um processador junto com alho, gengibre e coentro fresco até virar uma pasta. Por fim, coloque a pasta em uma panela com manteiga, tomates amassados, sal e açúcar e sirva com leite de coco.

23. Sopa de cenoura com castanha-de-caju e raiz de coentro: essa receita resulta em uma sopa deliciosa e bem cremosa. Em uma panela com óleo de coco, refogue cebola, raízes de coentro, gengibre, pimenta, cenoura fatiada e castanha-de-caju. Adicione o caldo de legumes e, depois de 20 minutos, retire do fogo e bata tudo no liquidificador. Uma opção é servir com chips de batata-doce.

24. Sopa tailandesa: em uma panela, coloque o caldo de frango, o frango em cubos, o gengibre, as raízes de citronela, o alho picado e as folhas de limão. O tempero é feito com sal, açúcar, molho nuoc-mâm e suco de limão. Depois, adicione o leite de coco, os cogumelos, o coentro e as pimentas fatiadas sem sementes.

Acompanhamentos com coentro

Receitas com coentro

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

25. Batata assada com molho de coentro: corte as batatas com casca em palito e misture ao azeite, sal e fubá. Leve ao forno até ficarem douradas e bem crocantes. Na hora de servir, o complemento é feito pelo molho de coentro, castanha-de-caju, limão, água, sal, alho e azeite.

26. Purê de batata baroa com coentro: as batatas baroa, ou mandioquinha, são cozidas sem casca em água com um pouco de sal. Depois, são espremidas e levadas à panela com leite, azeite e coentro até formar uma mistura consistente e cremosa. A erva é utilizada em grãos e dá um toque cítrico ao adocicado da batata.

27. Arroz de abobrinha e sementes de coentro: primeiro, refogue o alho, as sementes de coentro, a abobrinha ralada e o tablete de caldo de legumes. Coloque algumas gotas de água para dissolver o caldo e adicione o arroz. Tempere com sal ou com o tempero que preferir e deixe cozinhar até secar toda a água.

28. Arroz com coentro, tomate, cebola e coco: essa receita traz ingredientes com um incrível contraste de sabores. Cebola, alho, tomate e coentro são refogados no azeite. Então, é adicionado arroz, sal e pimenta. Coloque a água e, quando o arroz já estiver secando, junte o leite de coco.

29. Omelete de queijo com coentro: coloque os ovos em uma tigela, tempere com sal e pimenta e bata bem. Quando estiverem cozinhando na frigideira com um pouco de manteiga, adicione a mistura de queijo cremoso, parmesão e coentro.

Carnes com coentro

Receitas com coentro

Foto: Reprodução / Tem laranja na cozida

30. Ceviche de tilápia: o ceviche é uma daquelas receitas versáteis que servem tanto como entrada quanto como prato principal. Nessa versão, as tirinhas de filé de tilápia são misturadas à cebola roxa, pimenta dedo-de-moça, coentro, sal e limão para formar uma combinação incrível. O mais legal é servir pequenas porções em colheres mais decoradas.

31. Frango com coentro e coco: esse frango é supersimples e perfeito para variar nas refeições. O frango é temperado e refogado com alho, cebola, sal e pimenta-do-reino. Durante o processo, são acrescentados polpa de tomate, coentro, água, caldo de galinha, amido de milho e leite de coco.

32. Moqueca de peixe com acaçá e farinha de dendê: essa receita é formada por três processos básicos. São eles a moqueca, a farinha de dendê e o acaça de arroz. A mistura de peixe, azeite de dendê, coco e coentro formam uma combinação explosiva e saborosa.

33. Frango ao curry indiano: o sabor dos cubos de frango é dado pelas sementes de coentro e cominho, gengibre, leite de coco, açafrão, pimenta e castanha-de-caju tostada. Ele é acompanhado de um delicioso arroz negro feito à base de manteiga.

34. Coxa de frango com coentro, gengibre e lima: para o tempero, são processados alho, gengibre, coentro, raspas e suco de limão, azeite, sal e pimenta. Essa pasta é colocada por baixo da pele das coxas de frango, que são dispostas em uma forma e levadas ao forno.

35. Salmão com pasta de coentro e caril: esse salmão, além de apresentar uma cor incrível, fica muito saboroso e suculento. O peixe é assado e temperado com uma mistura de pão, caril, azeite, alho e coentro. O acompanhamento pode ser um arroz com legumes ou uma salada.

36. Camarão tailandês com maçã verde, curry e coentro: o camarão é temperado com limão e alho e frito na manteiga. Ele é acompanhado por um refogado de cebola, tomate, coentro, champignon e maçã verde. Uma boa opção é combiná-lo com um arroz de coco.

37. Filé de badejo grelhado com molho de tomate e coentro: primeiro, lave os filés de badejo com suco de limão e tempere com sal e pimenta-do-reino. O peixe é grelhado na frigideira até ficar bem cozido por dentro. Ele é servido com um molho feito de tomate, azeite, cebola, coentro, pimenta e sal.

Massas com coentro

Receitas com coentro

Foto: Reprodução / Francinha

38. Massa com frutos do mar: o molho de tomate é feito com azeite, alho, açúcar, sal e pimenta e deve ficar com a consistência bem grossa. Ele serve de complemento para a massa, que leva também mexilhões, lula e camarões. O toque especial é dado pelas sementes de coentro e a finalização é feita com salsa picada.

39. Tagliolini de coentro com molho de siri: o siri é refogado no azeite com alho, cebola e tomate e, depois, é adicionado o leite de coco. O diferencial está na massa que já leva o coentro na sua composição. Finalize com brotos de coentro.

40. Massa de camarão ao molho de hortelã e coentro: o diferencial dessa receita está na combinação mega refrescante de ingredientes. O pesto leva, além do coentro e do hortelã, gengibre, alho, raspas de limão, sal, pimenta e azeite. Depois, é só misturá-lo ao linguine cozido com camarões e abobrinha grelhados.

41. Espaguete com camarão, manga, pimentão, coentro e gergelim: em uma frigideira com alho e azeite, o camarão é cozido e, depois, recebe a manga e o pimentão vermelho. As folhas de coentro bem picadas são, então, adicionadas. Por fim, basta misturar tudo ao espaguete e decorar com mais coentro e gergelim preto.

42. Fusilli com siri e limão siciliano: o refogado de siri é feito com alho, tomate, cebola e pimentão. Depois de pronto, ele é adicionado ao macarrão já cozido. Acrescente as raspas e o suco do limão e as folhas de coentro picadas. Finalize com pimenta-do-reino e fatias finas de pimenta dedo-de-moça.

Receitas variadas com coentro

Receitas com coentro

Foto: Reprodução / Simplesmente delícia

43. Bolo de gergelim, erva-doce e coentro: apesar de inusitado, esse bolo traz um sabor incrível e contrastante. As sementes de gergelim, erva-doce e coentro são trituradas antes de serem adicionadas à massa do bolo. O toque de sabor também é dado pelas raspas de laranja e limão. A calda é feita, ainda, com açúcar de confeiteiro e suco de limão.

44. Risoto de limão com sementes de coentro: o tempero desse risoto é feito com manteiga, alho, semente de coentro em pó, sal, pimenta e suco de limão. No caldo durante o preparo, o vinho branco ajuda a compor o prato. Caso queira, você pode peneirar o caldo para que os pedacinhos da semente não fiquem no risoto.

45. Chibé de melancia com coentro: esse chibé é feito e montado dentro das próprias vasilhas que são servidos. Comece com a farinha d´água e, depois, acrescente a salsinha, os talos de coentro, as gotas de limão e o suco de melancia aromatizado. Para decorar, coloque azeite, ervas aromáticas e pimenta-de-cheiro.

46. Curry indonésio de mignon: os cubinhos de carne são temperados com sal e pimenta-do-reino e selados até ficarem bem dourados. Depois, é só misturá-los na frigideira com uma pasta feita de gengibre, shoyu, coentro, óleo de coco, cominho, cúrcuma, cebola, alho e pimenta. Por fim, acrescente o leite de coco e sirva.

47. Cuscuz de couve-flor com coentro: para essa receita, comece triturando a couve-flor em um processador. Ela é misturada a um refogado de cebola, berinjela, abobrinha e tomate. O tempero é feito com especiarias como cominho, coentro, canela e pimenta caiena.

O coentro pode ser um incentivo para você sair do básico e começar a descobrir novos sabores. Seja na entrada ou no prato principal, aproveite e curta ao máximo tudo o que esse ingrediente tem a oferecer!

PARA VOCÊ