40 receitas com salmão que vão te deixar de boca aberta

Por
Atualizado em 27.08.21

O salmão é um peixe muito apreciado. Seu sabor e textura são suaves. Além disso, seu consumo traz vários benefícios à saúde, pois é rico em ômega 3, proteínas e reduz o colesterol. E essas são apenas algumas das vantagens que esse alimento pode fornecer.

Para manter um cardápio equilibrado, é interessante variar no tipo de proteínas que consumimos no dia a dia, e o peixe é uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável e também para quem quer emagrecer, pois tem uma quantidade de calorias menor do que as carnes vermelhas, por exemplo.

Para ter esse alimento presente na sua mesa sem cair na rotina, é importante sempre inovar no modo de preparo. Mas isso não é problema: veja receitas variadas com esse ingrediente cru, assado e grelhado, sozinho ou acompanhado de outros alimentos.

Salmão grelhado ou assado

Foto: Reprodução / Mel e pimenta

Foto: Reprodução / Mel e pimenta

1. Salmão com crosta de castanhas: depois que seu filé já estiver temperado, acrescente castanhas de caju trituradas – cuidado com o tamanho, os pedaços não precisam ser muito pequenos. A combinação tem o contraste da textura suave do salmão com a crocante da castanha.

2. Salmão com ervas: essa é uma receita que tem um preparo rápido e fácil. Por isso, é uma ótima opção para quando você não tem muito tempo para cozinhar, mas quer preparar um prato saboroso e com um toque especial.

Publicidade

3. Salmão com aspargos: que tal embrulhar o peixe com aspargos e fatias de limão em papel alumínio e levar ao forno para assim? Além de ser uma receita muito simples, o gosto fica muito interessante e sua cozinha não fica com cheiro forte do salmão.

4. Salmão ao molho de mostarda e mel: quer preparar seu prato em apenas 10 minutos? É só seguir essa receita que você consegue saborear um peixe acompanhado de um molho bem gostoso nesse tempo.

5. Lombo de salmão asiático: o que dá o toque asiático ao peixe são os temperos usados, como gengibre, molho de soja e mel, que dá um toque agridoce ao prato.

6. Salmão ao vinagrete: para preparar essa receita você vai precisar de dois temperos: lemon pepper e vinagrete desidratado. É preciso temperar o peixe com 3 horas de antecedência, para que ele absorva os sabores. Para completar o seu prato, você ainda confere o modo de preparo de um couscous de legumes.

Publicidade

7. Salmão com alcaparras: para que sua refeição seja completa, além do peixe com alcaparras, a dica é acrescentar legumes no fundo de uma assadeira e levar tudo ao forno. O sabor marcante das alcaparras combina muito bem com o suave do salmão.

8. Salmão ao molho de limão-siciliano: para preparar essa receita, primeiro você vai temperar e assar o peixe. Depois, basta servir com um molho delicioso feito com amêndoas, limão-siciliano, endro, cebola, manteiga, creme de leite fresco e sal.

9. Salmão com molho de laranja: com um preparo muito simples, essa é uma receita que tem um sabor que combina doce e salgado. O peixe é grelhado, então o preparo é muito prático.

Entradas e petiscos com salmão

Foto: Reprodução / Cozinha vibrante

Foto: Reprodução / Cozinha vibrante

10. Tartar de salmão: esse é um prato da culinária francesa e é uma ótima opção para quem busca uma refeição simples e refrescante, já que o peixe é servido cru. Além disso, é possível fazer uma apresentação sofisticada, mesmo sendo um prato com preparo muito prático.

11. Salmão com molho de mostarda: essa é uma versão em que o peixe é servido com com duas mostardas, as escolhas são dijon e l’ancienne. A sugestão é deixar marinando por 24 horas.

12. Gravlax de salmão: esse é um prato de origem escandinava, onde o salmão é marinado e servido cru em fatias bem finas. O preparo é de aproximadamente 10 minutos, mas o peixe deve marinar no tempero por aproximadamente 36 horas. Aqui a dica é servir com pão.

13. Ceviche de salmão: essa é uma receita de ceviche com um toque oriental. O preparo é mega simples e ainda rende uma entrada superlevinha e refrescante.

14. Quiche de salmão: que tal a combinação de uma massa crocante com um recheio suave e cremoso? Para um preparo bem prático, a dica da receita é usar massa pronta.

15. Barquinhos de salmão: você vai precisar de pães do tipo baguete para esse receita. O pão é recheado com o salmão, ovos, queijo e temperos. Além de ficar muito saborosa, essa é uma entrada bem prática de ser preparada.

Publicidade

16. Canapé de salmão: os canapés são uma opção de entrada sofisticada, charmosa e com preparo simples. As camadas são as seguintes: pão torrado, creme de ricota com cream chesse e temperos e salmão defumado em fatias.

17. Pirulitos de salmão: palitos de pão sírio são usados para fazer a haste dessa receita, já o topo é feito com fatias de salmão defumado. Ótimo petisco para quem não quer sujar muita louça no momento de servir.

18. Salada de salmão: essa é outra receita de gravlax, em que o salmão precisa ser comprado fresco e curado. Depois de terminar esse processo, você vai precisar fazer a salada, que é composta por lentilha, agrião, queijo branco e cebola roxa.

19. Bolinho de batata e salmão: se você quer uma opção de entrada que tenha mais consistência, esse bolinho que tem batatas como base é uma ótima pedida. Esse é um petisco frito.

20. Ceviche de salmão com maracujá: essa é uma receita em que o peixe é marinado no suco de maracujá e de limão. Com um preparo muito rápido e simples, você vai adorar saborear essa entrada refrescante e fresquinha.

21. Salada de macarrão com legumes e salmão: os principais ingredientes para o preparo dessa salada são: macarrão de concha, salmão grelhado e tomates cereja. É outra opção refrescante para os dias quentes.

22. Bolinho de salmão: se você gosta daqueles bolinhos fritos que são típicos nos cardápios de botecos, essa pode ser uma boa pedida. O interior fica bem cremoso e, por fora, o petisco tem uma deliciosa casca crocante.

Pratos principais criativos com salmão

iStock

23. Salmão com creme de rúcula: essa receita combina o peixe com um delicioso molho cremoso. Para preparar, primeiro você deve dourar os filés em uma frigideira. Depois, é só preparar uma espécie de molho branco incrementado com rúcula.

24. Cartoccio de salmão: se você gosta de uma refeição completa que é servida em um único prato, essa é uma boa opção. A dica, aqui, é rechear uma massa folhada com postas de salmão e uma mistura de cream cheese, raspas de limão, alho-poró e temperos. Depois, é só assar até dourar.

Publicidade

25. Batata recheada com salmão: é difícil encontrar quem não goste de batatas. Se eles forem recheadas com salmão, podem ficar ainda mais saborosas. Para fechar com mais ingredientes deliciosos, a receita também leva cream cheese, molho bechamel e cebolinha.

26. Farfalle com salmão: essa é outra opção de massa que é acompanhada pelo peixe. O molho é simples e ainda leva um toque de vodca.

27. Quibe de salmão: essa é uma opção de prato leve e com preparo rápido, já que o quibe é cru. Para melhorar ainda mais, a receita é livre de glúten, pois o trigo é substituído pelo farelo de aveia no preparo.

28. Fettuccine com salmão: que tal preparar uma bela macarronada com peixe e um toque de vinho branco? Com menos de 30 minutos de preparo é possível servir esse prato. Você pode servir como uma refeição completa, ou acrescentar uma salada de acompanhamento.

29. Salmão à Brás: o peixe e a batata-palha são os principais ingredientes desse prato, que também leva tomates, ovos e diversos temperos. Todos os ingredientes são misturados em um tacho.

30. Ravioli de salmão e queijo: que tal preparar uma massa de ravioli em casa? O recheio é de salmão com queijo cremoso e o molho de nata com vinho e cogumelos. É um prato demorado de ser preparado, mas o sabor compensa cada minuto.

31. Sanduíche de salmão: para aquela refeição mais descontraída, ou que precisa ser rápida, um lanche cai muito bem, não é mesmo? A dica é usar para o recheio além do peixe defumado, pepino, queijo, tomate e cheiro verde.

32. Noodles asiáticos com salmão: preparar um macarrão asiático em casa pode levar poucos minutos e ainda ser uma refeição completa e saborosa. Você vai sujar apenas uma panela para fazer esse prato.

33. Torta de salmão: essa torta de salmão com vegetais fica bem recheada e saborosa. Além do peixe, também leva ingredientes como queijo parmesão, brócolis, ervilha e tomate-cereja. Para acompanhar, você ainda aprende como preparar uma salada grega.

34. Torta de iogurte recheada com salmão: a massa dessa torta é muito saborosa, pois é feita com manteiga, ovos, sal, farinha de trigo, iogurte e queijo parmesão. Já o recheio cremoso leva apenas salmão, cream cheese e temperos.

35. Temaki de salmão: fazer um temaki em casa pode parecer um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Mas seguindo o passo a passo direitinho, você pode ter um resultado de sucesso. E o bom é que a receita rende várias unidades.

36. Escondidinho de salmão: sabe aquele purê de batata supercremoso? Recheá-lo com esse peixe pode ser uma boa alternativa para inovar no cardápio do dia a dia. Para completar sua refeição, basta preparar uma saladinha.

37. Hambúrguer de salmão: se você quer uma refeição mais descontraída, o hambúrguer é uma ótima opção. O preparo não é demorado e você ainda pode acrescentar os ingredientes que mais te agradam para preencher o seu pão.

38. Almôndegas de salmão: além de aprender a preparar as almôndegas, você também vai conferir nessa receita o passo a passo de um molho de maionese e iogurte que pode ser usado como acompanhamento.

39. Bagel de salmão: esse é outra receita de sanduíche que use esse peixe como recheio. Bagel é o pão escolhido, e para completar o sabor, você também vai precisar de tomate, alcaparras, cream cheese, cebola e cebolinha.

40. Tacos de salmão: que tal inovar no preparo desse tradicional prato mexicano? Além do peixe, as tortilhas levam guacamole e alface. Essa é uma sugestão nutritiva e saudável.

Com tantas opções de receitas, não vai ser muito difícil acrescentar esse peixe a sua dieta, não é mesmo? Além de ter uma textura muito suave e dar outro sabor aos seus pratos, esse é um ingrediente muito saudável.