25 receitas com tomate para pratos versáteis e deliciosos

Escrito por                          

Sempre presente nas geladeiras de todo mundo, o tomate é um ingrediente muito versátil, que pode ser usado tanto para o preparo de pratos frios como quentes. Por isso, confira estas receitas com tomate e descubra como utilizá-lo de forma prática, criativa e deliciosa!

Receitas com tomate como protagonista

1. Sopa de tomate: os verdadeiramente apaixonados pelo tomate precisam provar esta receita! Ótima para dias frios, a sopa de tomate é muito saborosa e prática de preparar – afinal, é feita com apenas 7 ingredientes.

2. Sopa fria de tomate: muito versátil, a sopa de tomate pode ser saboreada tanto quente como fria. Surpreenda o paladar de seus convidados servindo este prato, que leva croutons de pão e cheiro-verde para um toque especial, como entrada de um jantar!

3. Tomate recheado: traga uma dose extra de cremosidade e sabor ao tomate com esta receita que, além de prática, é superdiferente e criativa! Recheado com muito queijo e temperos, o tomate ganha um sabor ainda mais irresistível.

4. Molho de tomate caseiro: evite os industrializados e experimente preparar seu próprio molho, feito com tomates naturais. Assim, o sabor vai ficar ainda melhor e o preparo é mais saudável e livre de conservantes!

5. Tomate seco: ótimo para ser saboreado com torradas, em sanduíches e, também, em saladas, o tomate seco é ideal para quem busca praticidade na cozinha. Depois de prepará-lo, basta manter em conserva e consumir aos pouquinhos!

6. Tomate verde frito: inove no preparo de petiscos para ocasiões descontraídas com esta receita superdiferente! Empanados e fritos, os tomates verdes ficam crocantes por fora e macios por dentro e podem ser servidos com um molho de maionese irresistível.

7. Geleia de tomate com bacon: diferente e deliciosa, esta geleia salgada vai te impressionar tanto pelo sabor quanto pela criatividade. Com um sabor apimentado, é ótima para temperar carnes assadas, grelhadas ou qualquer prato de sua preferência.

Receitas frias com tomate

8. Salada de tomate: para uma salada fresquinha, saborosa e supercolorida, invista nesta receita: feita com cebola roxa, suco de limão, azeite, sal, pimenta-do-reino, orégano e, é claro, muito tomate, vai deixar suas refeições muito mais saudáveis e deliciosas.

9. Salada de tomate com maionese: deixe sua salada muito mais cremosa com este preparo! Fácil e prático, é uma ótima opção para deixar a correria do dia a dia mais saborosa. Basta fatiar o tomate, temperar com limão, adicionar a maionese e finalizar com os temperos de sua preferência.

10. Salada de tomate, pepino e abacate: traga cor, texturas diferentes e um sabor superincrível às suas refeições misturando frutas e legumes. Com esta receita, é possível aprender a misturar tomate, abacate e pepino em um só prato!

11. Salada de manga e tomate: bem tropical e criativa, esta salada de tomate é feita com manga, cebola roxa, vinagre de vinho tinto, azeite, manjericão e sal. A dica é utilizar tomates bem maduros, para que fiquem mais adocicados e com a textura macia.

12. Salada de tomate, mussarela e manjericão: a montagem deste prato é incrível e o sabor, melhor ainda! A clássica combinação da mussarela de búfala, tomate e manjericão é ideal para uma salada balanceada, saudável e com um sabor irresistível.

13. Salada de grão-de-bico com tomate e pimentão: com diversos ingredientes como grão-de-bico, tomate, cebola, salsinha, cebolinha e pimentão verde e amarelo, a salada fica supercolorida e com sabores diferentes que, juntos, harmonizam e criam um prato delicioso.

14. Salada verde com tomate, presunto parma e queijo: fina e elegante, esta salada pode ser servida em uma ocasião especial, como um jantar ou uma confraternização. As folhas de alface, agrião e radicchio e os tomates-cereja trazem frescor, enquanto o queijo emmental e o presunto de parma deixam tudo com um toque especial!

Receitas quentes com tomate

15. Lasanha de tomate seco: com criatividade, é possível deixar um prato clássico com uma cara completamente nova! Esta lasanha é recheada com um creme de mussarela e ricota, um molho de requeijão, creme de leite e queijo e, para trazer leveza, tomates secos!

16. Risoto de palmito com tomate seco: o tradicional risoto de palmito pode ficar ainda melhor com o toque especial desta receita. Basta preparar o risoto normalmente, adicionar rodelinhas de palmito e, por fim, acrescentar os tomates secos picados. Além do sabor, a cor do prato também fica ainda melhor.

17. Pizza de rúcula com tomate seco: a clássica combinação da rúcula com o tomate seco pode ser usada nas mais diversas receitas, até mesmo no preparo de pizzas! Por isso, aprenda a preparar uma deliciosa massa caseira e um recheio que, juntos, vão te deixar salivando.

18. Bacalhau com tomate: se você procura um prato com tomates mais refinado, encontrou. Este bacalhau é a opção perfeita para unir leveza, sabor e elegância em uma só refeição! Impressione o paladar de seus convidados em um jantar ou uma reunião.

19. Galinhada com tomate: com ervilha, milho, frango e, claro, tomate, este arroz temperado é ótimo para dias preguiçosos, já que pode ser feito com sobras do dia anterior. Basta cozinhar tudo na panela de pressão, para obter uma textura mais macia, e pronto!

20. Creme de mandioquinha, com batata e tomate: em dias frios, não há nada como uma sopa bem quentinha para deixar tudo mais gostoso e aconchegante! Por isso, este creme supersaboroso, denso e prático de fazer. Para chegar à consistência desejada, basta bater tudo no liquidificador e, depois, voltar ao fogo.

21. Frango assado com tomate e cebola: deixe seu almoço de domingo em família mais saboroso e diferente com esta receita, que ensina uma forma criativa de assar o frango, adicionando tomates-cereja e cebola na forma, o acompanhamento já fica pronto com o prato principal!

22. Torta de tomate com manjericão: para saborear um prato quente no café da tarde, experimente preparar esta torta, que é feita com uma massa macia e levinha, um recheio cremoso e com um sabor irresistível que vai conquistar os mais diversos paladares.

23. Linguiça toscana com tomate: equilibre o sabor forte e presente da linguiça com a leveza e a suavidade do tomate. Para colorir e diversificar ainda mais, a receita ainda leva pimentão amarelo, orégano e cebola!

24. Quiabo frito com tomate, cebolinha e bacon: para uma refeição que une crocância, suavidade e sabor, experimente este prato diferente e criativo. Com vegetais, é possível balancear o bacon e, ainda, empratar de uma forma apetitosa!

25. Muffin de azeitona com tomate: inovadora, esta receita muda a forma tradicional de preparar o muffin – geralmente doce – e deixa o sabor salgado! Sem glúten e lactose, o lanchinho pode ser saboreado por quem tem restrições alimentares e é superdelicioso.

Versátil, o tomate pode ser utilizado nos mais diversos preparos! Confira estes de suco de tomate, tomate confit e molho de tomate!

PARA VOCÊ