29 receitas de berinjela no forno para refeições mais leves e saudáveis

A berinjela é um vegetal muito saboroso e altamente nutritivo. Ela pode ser preparada de diversas maneiras – refogada, assada, frita e até mesmo como patê. De sabor único, a berinjela agrada diferentes paladares.

Publicidade

Além de ser rica em vitaminas e sais minerais, a berinjela também é uma boa pedida para quem quer inovar nos pratos.

Com versões recheadas, empanadas, clássicas e até mesmo inovadoras, essa lista tem 29 receitas de berinjela no forno para você aproveitar!

Berinjela recheada ao forno

Receiteria

1. Berinjela recheada com carne: uma receita simplesmente deliciosa que vai te deixar de queixo caído. Você vai precisar de berinjela, carne moída, cebola, tomate, salsinha, sal, pimenta, molho de tomate e, para deixar tudo mais cremoso, requeijão light. Fica uma delícia!

2. Berinjela recheada com frango: a carne de frango é uma ótima opção para rechear a berinjela. Saborosa, ela combina com diversos temperos e, aqui, o orégano dá um toque todo especial. Outro ponto positivo dessa receita é a berinjela ser assada no micro-ondas, ficando pronta em um minuto e meio.

Publicidade

3. Berinjela recheada com queijo: essa versão é simples, porém muito saborosa. Corte as berinjelas ao meio, cozinhe em água e sal e deixe escorrer. Retire as polpas e reserve. Faça um molho refogando a cebola, o alho, o tomate sem casca e uma pitada de sal. Pique a polpa da berinjela e misture com o ovo, o parmesão e o molho de tomate. Recheie as cascas com essa mistura, salpique com parmesão e leve ao forno médio até o queijo começar a dourar.

4. Berinjela recheada com ricota: esse prato é simplesmente delicioso e superleve. A queridinha, aqui, é a ricota, que combina perfeitamente com a berinjela. Para ficar mais crocante e saborosa, acrescente a aveia em flocos. Vale a pena experimentar!

5. Berinjela recheada com linguiça: essa receita é perfeita para inovar no almoço ou na janta. Você vai precisar de berinjela, linguiça de porco, queijo mineiro meia cura, tomatinho uva, pimenta-do-reino e sal. O resultado é um prato muito colorido e saboroso.

Publicidade

6. Berinjela recheada com proteína de soja: essa versão vegana da berinjela recheada vai agradar até mesmo quem não dispensa carne. A azeitona e o pimentão verde dão um sabor a mais para a receita. Essa receita como prato principal serve duas pessoas e como acompanhamento serve quatro. É uma delícia!

7. Berinjela recheada com arroz frito e tofu: outra receita vegetariana que vai agradar todo mundo, essa berinjela é recheada com arroz frito e tofu. Uma dica para tirar o amargo da berinjela é deixá-la de molho antes do preparo submersa em água com uma pitada de sal e vinagre por aproximadamente 15 minutos.

Berinjela simples ao forno

8. Miniberinjela parmegiana: além de muito bonito, esse prato é saudável e uma ótima opção para quem não come carne. Essa receita leva apenas alguns ingredientes (miniberinjelas, queijo de búfala, farinha de pão, azeite, alho, orégano ou tomilho e molho de tomate caseiro) e é perfeita para servir como prato principal.

9. Quibe de berinjela vegano simples: essa alternativa de quibe é perfeita para os veganos, pois não leva nenhum ingrediente de origem animal. Aqui, a carne é substituída pela berinjela, que além de dar liga à massa dá um sabor todo especial para a receita.

10. Quibe de carne com berinjela: esse quibe de carne com berinjela é o prato ideal para servir em um almoço de família. Versátil e muito gostoso, ele é muito simples de preparar. Para dar o sabor típico de quibe, faça um tempero com alho, cebola, salsinha, tomate e, claro, hortelã.

11. Torre de berinjela gratinada: receitinha simples, mas que vai surpreender todo mundo. Você vai precisar de berinjela, sal, pimenta, tomate, queijo e azeite. A dica para um sabor a mais é regar as rodelinhas com um delicioso molho pesto.

12. Minipizza de berinjela : perfeita para quem está de dieta, essa receita pode ser servida como acompanhamento do prato principal ou como aperitivo. Corte as berinjelas em rodelas e leve para uma forma antiaderente. Cubra as rodelinhas com molho de tomate, presunto, cogumelo, queijo e orégano. Leve ao forno por 15 minutos ou ao micro-ondas até derreter o queijo.

13. Berinjela à parmegiana: essa receita de berinjela à parmegiana vai te deixar com água na boca. Tudo aqui é caseiro: o molho de tomate e a farinha de pão com queijo parmesão. Mesmo sendo assada no forno, ela fica supercrocante e saborosa. Experimente!

14. Berinjela à parmegiana fit: o sabor grelhado dessa berinjela é simplesmente irresistível e você não precisa sair da dieta para comer essa delícia. Ela pode ser servida como aperitivo ou acompanhamento de um prato principal. Vale a pena testar em casa!

Publicidade

15. Berinjelas crocantes: outra maravilhosa opção vegana. Essa berinjela fica pronta em menos de meia hora e promete inovar o seu cardápio. Você vai precisar de berinjela, farinha de rosca, alho em pó, sal, pimenta e óleo vegetal. Ela é ótima também para rechear sanduíches ou cobrir pizzas.

16. Berinjela empanada: se você gosta de receitas simples, mas deliciosas, vai se apaixonar por essa berinjela empanada. O segredo, aqui, está na hora de empanar. Separe três tigelas: em uma coloque a farinha de trigo, em outra, o ovo batido com sal e pimenta e na última, uma farofinha de bolacha salgada.

17. Berinjela gratinada: berinjela, mussarela fatiada, alho, azeite e temperos a gosto são os ingredientes que você vai precisar para preparar essa deliciosa berinjela gratinada. Ela fica pronta em vinte minutos e vai te surpreender. Aproveite!

18. Berinjela gratinada com molho branco: a combinação entre a berinjela e o queijo branco é simplesmente irresistível. Essa receita leva os dois ingredientes e, além de saudável, é muito fácil de fazer e fica uma delícia. Você só vai precisar de berinjela, tomate, alho, salsa, queijo branco, azeite de oliva, sal e pimenta.

Berinjelas especiais ao forno

19. Caponata: tradicional da culinária italiana, a caponata ganhou as mesas e o paladar dos brasileiros. A receita tradicional dessa delícia é feita com berinjela, salsão, pinoli, tomate italiano, azeitonas e alcaparras. Para essa versão, você vai precisar de berinjela, cebola, pimentões – verde, vermelho e amarelo – alho, ervas frescas, uvas passas, sal, pimenta-do-reino e azeite de oliva.

20. Antepasto de berinjela: o antepasto é uma receita de caponata típica da Sicília. Ele é servido para acompanhar pratos de peixe, como recheio de pizza, ou como um prato leve, levado ao forno ou frio. Aqui, você aprende a fazer um delicioso antepasto ao forno.

21. Antepasto de berinjela com especiarias: que tal inovar um pouco na sua receita de antepasto? Essa versão traz um delicioso mix de especiarias que deixam o prato com um sabor ainda mais especial. Entre os ingredientes, estão orégano, vinho branco, azeitonas, uvas passas e cheiro-verde.

22. Antepasto de berinjela com abobrinha: a combinação de abobrinha com berinjelas gera uma explosão de sabores única. Perfeita para servir como acompanhamento de um almoço ou jantar – como pasta para uma deliciosa torrada -, essa receita vai te conquistar.

23. Berinjela com queijo feta, pimenta rosa e mel: para quem está procurando uma versão mais light de berinjela ao forno, essa receita é perfeita. Feita apenas com cinco ingredientes extremamente saborosos, esse prato resulta em combinações de sabores incríveis. Anote aí: berinjela, pimenta rosa, azeite, queijo feta e mel.

Publicidade

24. Salada de berinjela com abobrinha: que tal preparar uma salada totalmente diferente? Essa vai ao forno e leva apenas alguns ingredientes – berinjela, abobrinha, tomate, azeite, azeitona, ervas a gosto, sal e pimenta. O resultado é um prato colorido, saudável e muito gostoso.

25. Chips de berinjela com gergelim: esse petisco vai agradar todo mundo, seja pela versatilidade do preparo ou pelo sabor delicioso. O segredo para deixar as rodelas de berinjelas bem crocantes está em usar gergelim, aveia em flocos e queijo parmesão.

26. Ratatouille: essa receita é para os fãs do ratinho mais querido dos desenhos animados: o cozinheiro francês Ratatouille. O prato é típico da culinária francesa, da região da Provence, do século XVIII. É muito simples de fazer, não precisa ser um chefe de cozinha. Vale a pena experimentar!

27. Babaghanoush: quem gosta da culinária árabe, vai amar essa receita. Ela é muito simples de preparar. Você só vai precisar de berinjela, tahine, limão, alho e sal. Asse a berinjela por meia hora e retire a poupa. Adicione-a aos outros ingredientes e misture bem até formar uma pastinha. Está pronto!

28. Almôndegas de berinjela: perfeita para acompanhar um macarrão e substituir a carne, essa receita vai te deixar com água na boca. Então, atenção para os ingredientes: berinjela, queijo cottage, ovo, farinha de aveia, farinha de rosca, alho e sal. Confira!

29. Lasanha de berinjela: lasanha é uma das massas mais gostosas e versáteis para se preparar. Essa versão vegana vai, com certeza, conquistar o seu paladar. Feita com berinjela, massa integral e queijo vegano cremoso, ela é uma ótima opção para servir como prato principal – você vai se surpreender.

Se você é um amante dessa delícia que é a berinjela ao forno, agora pode prepará-la de 29 maneiras diferentes. Com essas receitas incríveis, você está pronto para fazer os mais diversos pratos e surpreender todo mundo.