20 receitas de café da manhã vegano deliciosas para começar bem o dia

Escrito por    
Em 17.04.20

Começar o dia com uma alimentação completa e muito gostosa é tarefa fácil quando se tem as receitas certas para um delicioso café da manhã vegano. A lista a seguir traz uma seleção completa das melhores opções sem ingredientes de origem animal: tem bebidas, refeições doces e salgadas para você aproveitar e inovar o seu cardápio matinal!

Continua após o anúncio

1. Zuquini tostado

Popularmente conhecido como abobrinha italiana, o zuquini é uma ótima opção para começar o seu dia bem alimentado. O modo de preparo é supersimples: basta cortar o legume em fatias médias e levar para tostar em uma frigideira bem quente. Tempere com sal e pimenta e aproveite!

2. Pudim de chia

Feito com apenas dois ingredientes – leite de caju e sementes de chia -, este pudim surpreende até mesmo quem torce o nariz para receitas veganas. O ideal é você preparar à noite para deixar na geladeira de um dia para o outro e ter uma comidinha bem gostosa no café da manhã vegano!

3. Pasta de chocolate para pão

Aqui, o que dá uma cremosidade muito gostosa para a pasta de chocolate é a pasta de amendoim (ou de alguma outra castanha que você preferir). Já o doce, fica por conta do melado de cana. E lembre-se de usar cacau em pó, hein? Nada de achocolatado que, muitas vezes, leva leite de vaca em sua composição.

4. Chocolate quente de café cremoso

Quem gosta de saborear aquelas bebidas especiais de cafeteria vai deliciar com esta receita! O marshmallow é feito com açúcar demerara, água e café solúvel em pó. Já a bebida leva leite de castanhas, cacau em pó, amido de milho e um pouquinho de canela para dar um gostinho a mais. Irresostível!

Continua após o anúncio

5. Mingau de aveia

No estilo comfort food, o mingau é aquele tipo de refeição que deixa qualquer um bem quentinho e feliz. E melhor ainda se ele for democrático e liberado para todo mundo, não é mesmo? Feito com leite de amendoim, de amêndoas ou de côco, esta alternativa também é ótima para quem é intolerante à lactose!

6. Mingau de fubá

Extremamente cremoso, este mingau é superprático e rápido de fazer. Você só precisa cozinhar todos os ingredientes até dar um ponto grosso e bem homogêneo. Se quiser dar um brilho extra, a dica é acrescentar um fio de óleo de coco. Sirva ainda quente e com um pouco de canela em pó por cima.

7. Vitamina de frutas

Além de ter um sabor muito gostoso, esta vitamina também é rica em nutrientes ótimos para a saúde do nosso corpo. Um exemplo de ingrediente usado é a castanha do pará, fonte de selênio rico e antioxidante. É só bater tudo muito bem no liquidificador e servir sem coar. Todo mundo vai amar!

8. Golden milk

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do golden milk. Queridinha dos adeptos a dietas fitness, esta bebida é termogênica e ótima para um pré-treino. Muito saborosa e rica em nutrientes, ela vai fazer você ir bem animado para a academia!

9. Tofu mexido

Continua após o anúncio

Um ótimo substituto para o ovo, o tofu mexido tem aquele gostinho maravilhoso de café da manhã de hotel. E como este queijo de soja tem um sabor neutro, o segredo está nos temperinhos: açafrão em pó e sal negro. Uma dica bem legal é usar um pouco de leite de aveia para deixar ainda mais cremoso!

10. Pão de queijo

Sim, é possível fazer pão de queijo sem queijo! E o sabor fica tão delicioso quanto àquele do original. O que dá aquela textura puxa-puxa gostosa é a mandioquinha (batata baroa). Sirva aí na sua casa e surpreenda todo mundo da sua família!

11. Panqueca doce

Nesta opção de café da manhã vegano, apenas quatro ingredientes são usados: leite de côco caseiro, banana nanica, aveia em flocos e fermento químico em pó. Você só precisa bater tudo no liquidificador e levar para fritar em uma frigideira antiaderente. Sirva com geleias e frutas, fica uma delícia!

12. Cheesecake de manga

A cara do nosso clima tropical, esta cheesecake de manga é ótima para comer bem geladinha tanto no café da manhã, quanto no lanche da tarde ou ainda como sobremesa do almoço e da janta. É muito importante deixar no freezer por, pelo menos, seis horas antes de servir, ok? Isso garante a textura perfeita!

13. Waffle

Típico do café da manhã dos EUA, o waffle é uma massinha simples que pode ser servida com frutas e outros doces gostosos. Para quem não consome ingredientes de origem animal, esta receita de café da manhã vegano é perfeita, já que aqui, o leite é substituído pela água e pela banana.

14. Cookies de chocolate

Cookie é aquele tipo de doce que não tem erro. Saboroso e muito diferente, ele faz a alegria de crianças e adultos. E se você é apaixonado por essa delícia, então, não deixe de experimentar essa versão mega chocolatuda sem ovos e leite de vaca.

15. Bolo de côco

Superfofinho e com flocos de côco, este bolo vai te render muitos elogios! Olha só os ingredientes que você vai precisar: farinha de trigo, açúcar, sal, óleo vegetal, leite de coco, essência de baunilha, coco ralado, fermento químico em pó e vinagre de maçã que vai deixar o bolo macio!

16. Brownie de chocolate

O brownie nada mais é do que um bolo sem fermento mega cremoso. O que dá a consistência característica deste doce na opção de café da manhã vegano é a batata doce. Para dar uma crocância gostosa, você ainda pode usar as amêndoas que você mais gostar!

17. Smoothie bowl

O segredo para um smoothie bem consistente é congelar as bananas antes de levar para bater. Entretanto, se você esqueceu de colocar no freezer ou está com pressa, a dica é usar um pouco daquele iogurte vegano. Confira o modo de preparo desta versão e se delicie.

18. Ricota vegana

É isso mesmo o que você leu: ricota vegana! O que substitui o leite de vaca? Um delicioso leite de castanha do pará caseiro facinho de preparar aí na sua cozinha. Tempere com bastante cúrcuma, orégano e pimenta-do-reino e sirva com um pão na chapa bem quentinho.

19. Pão de abóbora

Sempre é bom ter um pãozinho gostoso para saborear no café da manhã, certo? Melhor ainda se ele for mega saudável e simples de fazer. O ingrediente usado no lugar do ovo é a linhaça que deve ser hidratada em água quente antes de ser misturada ao restante da massa. Explosão de sabores!

20. French toast

Para um café da manhã mais elaborado, a dica é investir nestas deliciosas french toasts. O leite vegetal usado é o leite de amendoim que pode ser preparado aí mesmo na sua casa! Já aquele saborzinho especial fica por conta da essência de baunilha ou de canela.

Se você segue uma dieta que não leva ingredientes de origem animal, então, não deixe ainda de conferir estas deliciosas opções de queijo vegano, bolo vegano ou pão vegano.

PARA VOCÊ