18 receitas de filé de tilápia para um cardápio saboroso

Escrito por                          

O filé de tilápia é um dos peixes mais consumidos no Brasil, especialmente por quem quer emagrecer, já que possui baixo percentual de gordura e taxas elevadas de proteínas. O legal é que ele é encontrado abundantemente no país e não tem alto custo. Por ter um sabor suave e textura firme, é muito versátil e pode servir com uma infinidade de pratos. Por isso, separamos 18 receitas de filé de tilápia saborosíssimas para você incluir mais peixe na sua rotina. Confira:

Filé de tilápia assado

1. Filé de tilápia assado com crosta de castanhas: essa receita é super diferente e, por isso, se destaca. Já comeu um peixe com uma ‘farofa’ por fora dele? É uma forma de deixar uma casquinha crocante, conhecida como farofa de crosta. Composto por ingredientes simples e medidas exatas, esse prato é super equilibrado e delicioso.

2. Filé de tilápia assado com manteigas e ervas: esse prato é muito fácil e ideal para quem está com pressa ou preguiça de cozinhar. O interessante é que não é preciso se fixar às medidas exatas, você pode ir experimentando até ficar no ponto e no gosto ideal para você. Além de ser super saboroso, a aparência é incrível.

3. Filé de tilápia assado com creme de cebolas: sabe aqueles pacotes de creme de cebola? Muitas pessoas desconhecem a singularidade do seu sabor e o benefício que eles trazem para seu prato. Essa receita é um exemplo vivo disso, já que é surpreendente pela cremosidade e simplicidade na produção. Vamos aprender já?

4. Filé de tilápia assado e gratinado: para quem busca uma ideia mais ‘ousada’, essa receita é ideal. O mais curioso é que, embora seja elaborado, é prático e com um gosto incomparável. Por o peixe ser mais leve, o queijo gratinado não pesa tanto e o equilíbrio desses dois é difícil de descrever, só provando mesmo.

5. Filé de tilápia ao forno: às vezes nós não estamos com muita disposição para preparar algo diferente, mas mesmo assim, buscamos algo diferenciado. Esse prato é uma ótima opção, já que é leve e simples, mas saboroso graças à mistura dos legumes. O legal também é que você pode montar ele em um refratário e deixar na geladeira de um dia para o outro, depois é só colocar no forno para assar.

6. Filé de tilápia assado com crosta de parmesão: existem muitas pessoas que ainda não se identificam com o gosto do peixe em determinadas receitas, mas buscam a inovação com essa proteína. Essa receita é perfeita, já que é super saborosa, deixa o filé úmido, suculento e diferenciado daquele sabor tradicional – e forte, na maioria das vezes – do peixe. O parmesão, que serviu para empaná-lo, adiciona ainda mais sabor para esse prato.

7. Filé de tilápia assado com alho poró e molho branco: sabe quando você precisa esvaziar a geladeira ou quer fazer uma receita utilizando tudo o que tem dentro? Então, essa receita é para você. O melhor é que ela fica superdeliciosa. É possível brincar com a escolha dos legumes e depois só despejar o molho branco por cima.

8. Filé de tilápia assado com limão siciliano: esse prato tem um aroma e sabor super especial. A manteiga com ervas traz o tom dourado, mantém a umidade do prato e deixa a receita muito saborosa. Já a cama de limão siciliano afasta o peixe da base, ajudando a preservar a suculência dele e trazendo um toque delicioso e saboroso que só o limão siciliano tem.

Filé de tilápia especialmente saborosas

9. Filé de tilápia crocante: não tem nada mais gostoso do que uma porção de peixe frito para acompanhar com molhos diferenciados, né? Se não quiser comer apenas o peixe, é possível acrescentar um arroz e uma salada e pronto, a refeição está feita. Mas, para que ele fique saboroso, é preciso fazer essa casquinha e fritar da maneira correta. Vamos aprender agora?

10. Filé de tilápia ao panko: essa receita também produz um peixe com casquinha crocante, mas com um sabor mais ousado, já que a mistura do limão siciliano, alho granulado e cheiro verde, trazem uma singularidade para ele. Você pode montar o prato de acordo com os acompanhamentos que mais te agradem.

11. Filé de tilápia com crosta crocante: adoramos compartilhar ideias que saem do comum na cozinha. Por isso, essa receita é uma ótima opção: você vai aprender a fazer um filé de tilápia com crosta de amêndoa, flocos de milho e gergelim. Muito legal para quem não quer empanar com a tradicional farinha/farofa. Vamos aprender?

12. Filé de tilápia com crosta de gergelim: essa mistura ninguém resiste né? O filé de peixe é mais leve e combina perfeitamente com batata doce, pelo toque discreto, mas saboroso. Para empanar, os ingredientes básicos são: queijo parmesão, gergelim, farinha de trigo e farinha de rosca. Um sabor e consistência diferenciados para seu prato. Assista esse vídeo e aprenda já!

13. Filé de tilápia fit: como apresentado na introdução, esse peixe é muito utilizado por quem está na busca de uma dieta mais equilibrada. Mas, engana-se quem pensa que não é possível aliar o sabor a essa restrição de gorduras. Nessa receita, você vai aprender a fazer um peixe assado com legumes, superfit e temperado. Ideia deliciosa e prática!

Filé de tilápia com ideias diferenciadas

14. Moqueca de filé de tilápia: esse prato é uma viagem para uma cidade caiçara, não tem como negar. O sabor único dos ingredientes, como o azeite de dendê e os legumes mais fortes, trazem singularidade para esse prato. Por ter gosto mais acentuado, aproveite aquela data especial e capriche aí.

15. Filé de tilápia ensopado: o peixe ensopado é ideal para aqueles dias que você quer saborear uma comida mais caldosa e, mesmo assim, com sabor irresistível. Nessa receita é preciso tomar um pouco mais de cuidado com o cozimento do peixe, porque ele é mais sensível e pode desmanchar no preparo.

16. Filé de tilápia com legumes: sabe quando temos muitos legumes na geladeira, até mesmo os congelados, e não sabemos o que fazer com eles? Essa receita é ideal. Além disso, possui uma leveza sem tamanho, então, para quem está buscando uma alimentação mais equilibrada, vale a pena aprender.

17. Filé de tilápia com purê de batatas: essa receita é ótima para quem gosta de peixe, mas tem algumas restrições a ele, como o sabor um pouco mais acentuado e a firmeza. Possui uma combinação de elementos que agradam praticamente todas as pessoas, como molho de tomate, batata e queijo. Com a montagem do prato, o peixe vira um mero coadjuvante, que é a base dessa mistura úmida e cremosa.

18. Filé de tilápia na chapa ao molho de mostarda: esse prato é ótimo para preparar e uma opção sensacional e diferente para os convidados. Basta grelhar a tilápia e despejar um molho super saboroso de mostarda. A produção completa está nesse tutorial, assista já!

E aí, o que você achou desses pratos? Depois de conhecer todas essas opções, você não tem mais desculpas para deixar de desfrutar desse peixe tão saboroso e nutritivo. Para ampliar suas ideias, confira 32 receitas com tilápia para se deliciar com o que esse peixe tem de melhor.

PARA VOCÊ