33 receitas com café saborosas e com um aroma irresistível

Por
Atualizado em 23.01.20

Indispensável para o dia a dia da maioria das pessoas, o café é uma das bebidas mais consumidas pela manhã, após as refeições principais ou durante a tarde para acompanhar um lanchinho ou simplesmente afastar o sono e a preguiça.

Com sabor intenso e um cheirinho maravilhoso, a bebida traz uma série de benefícios para o corpo e a saúde, pois tem efeito termogênico e auxilia no emagrecimento, ajuda a combater dores de cabeça, estimula o sistema nervoso aumentando a capacidade de aprendizado e ainda evita doenças como diabetes e Alzheimer.

Além disso, a boa notícia para os fãs da bebida é que também é possível experimentar todas as versões do grão em pratos doces e salgados nas mais variadas receitas. Pensando nisso, separamos abaixo as melhores receitas com café para você preparar já!

Continua após o anúncio

Receitas de café

Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

1. Café com leite condensado e cravo: tem melhor coisa para enfrentar os dias frios do que preparar bebidas bem gostosas e que aquecem a alma? Essa bebida de café é daquelas bem docinhas e leva entre seus ingredientes leite condensado, leite, café solúvel, cravos e chantilly para decorar.

2. Café cremoso com paçoca e cacau em pó: para deixar o seu café ainda mais saboroso e incrementado, conheça essa receita com paçoca e cacau em pó que leva três colheres de café em pó solúvel e leite batido, que deixa a bebida com uma consistência bem cremosinha. Adoce a gosto e acompanhe com cookies bem crocantes.

3. Café cremoso: aqui você aprende a fazer um café super cremoso igualzinho aos que são servidos em cafeterias. Ele leva pouquíssimos ingredientes, é super fácil de fazer e rende para o mês inteiro. Para o preparo, você vai precisar de café solúvel, açúcar e água morna.

4. Café passado a frio: para quem gosta de café geladinho, essa receita é inspirada no “Cold Brew”, um famoso café passado a frio dos Estados Unidos. O café fica mais saboroso e aromático, e como ele dura um bom tempo, você pode preparar uma vez por semana e aproveitar um café gelado sempre que tiver vontade.

5. Café com doce de leite e chantilly: para os dias mais friozinhos, nada melhor do que deliciosas bebidas bem quentinhas para servir em uma reunião em casa com os amigos. Essa é uma receita de café com doce de leite e chantilly super simples de fazer que fica doce na medida certa e que você pode decorar com chocolate em pó polvilhado.

6. Café Bulletproof saudável: o café Bulletproof é basicamente uma mistura de café filtrado com óleo de coco e manteiga sem sal que fica com uma consistência bem cremosa e especial para quem adora cappuccinos e cafés com leite. É um tipo de receita bastante usado por quem está de dieta e pretende perder peso.

Continua após o anúncio

Receitas de sobremesas com café

Foto: Reprodução / Na Minha Panela

7. Torta de biscoito Maria e ganache da café: o resultado dessa sobremesa é simplesmente fantástico e irresistível devido à deliciosa camada de ganache de chocolate com um toque de café, seguida por uma de doce de leite e finalizada com um creme abaunilhado, tudo isso intercalado com biscoitos de chocolate crocante.

8. Suflê de chocolate com extrato de café: esse incrível suflê de chocolate com extrato de café sem dúvidas vai te deixar com água na boca após a primeira colherada. Além do café, ele é feito com chocolate amargo, ovos, açúcar cristal, sal, extrato de baunilha, leite, cacau em pó e manteiga. Sirva quente com uma bola de sorvete ou com chantilly batido.

9. Sorvete cremoso de café: além de deliciosa e super refrescante, essa receita de sorvete cremoso de café é muito fácil de preparar e você com certeza vai querer repetir diversas vezes. Para um toque especial, sirva a sobremesa em xícaras e surpreenda os amigos depois de um jantarzinho.

10. Pudim de café: apesar de ser um docinho super simples de fazer, o pudim é uma sobremesa incrível e versátil perfeita para o almoço em família aos finais de semana. Essa receita junta a cremosidade do pudim com um toque maravilhoso de café que deixa tudo ainda mais gostoso. Vale a pena experimentar!

11. Pudim italiano de chocolate e café com chantilly de Amaretto: conhecido como Bonet, esse pudim italiano à base de chocolate fica ainda melhor quando combinado com café e biscoitos de amêndoa, e fica ainda mais especial e saboroso com o chantilly de Amaretto, licor italiano de amêndoas. É uma sobremesa incrível para impressionar os convidados!

12. Brigadeiro de café: essa é uma receita vegana e sem glúten de brigadeiro de café, que você pode comer pura ou incrementar recheios e coberturas de diversas sobremesas. Entre os ingredientes, estão itens saudáveis como leite condensado de soja, café, chocolate amargo sem lactose e creme de leite de soja.

13. Torta de sorvete de chocolate, café e baunilha: essa é uma torta de sorvete bonita de se ver, gostosa, refrescante e super cremosa que leva ovos, creme de leite fresco, açúcar refinado, extrato de baunilha, café instantâneo e cacau em pó 100%. Perfeito para servir em festas de aniversário ou ocasiões especiais!

14. Sagu de café gelado com creme inglês: geladinho e macio, esse é um sagu de café gelado delicioso que fica ainda mais irresistível quando combinado com o creme inglês, feito com gemas, leite, açúcar, maizena e manteiga. Para um bom resultado dessa receita, é essencial usar café de boa qualidade.

15. Brigadeiros de café, baunilha e cardamomo: para os apaixonados por brigadeiros, que tal fugir das receitas tradicionais e apostar em ingredientes diferentes como café, baunilha e cardamomo? A combinação resulta em docinhos saborosos e cremosos e o toque final fica por conta do cacau em pó ou chocolate granulado.

Continua após o anúncio

                   

16. Sobremesa cremosa de café: essa sobremesa cremosa é super prática de fazer e conta com chantilly, biscoitos deliciosos recheados com chocolate e creme de café que leva apenas três ingredientes e fica parecido com sorvete. Você pode servir em taças individuais ou colocar em uma travessa grande e servir para toda a família.

17. Sorvete de café da Nigella: fácil e rápida de preparar, essa receita de sorvete de café da Nigella não precisa de sorveteira e leva ingredientes como leite condensado, vodka (o álcool auxilia no congelamento), café solúvel, café concentrado e creme de leite pasteurizado. A sobremesa vira sorvete quando levada ao congelador, porém você pode também servir como uma simples mousse de café.

18. Cobertura cremosa de brigadeiro de café: essa cobertura cremosa de brigadeiro de café é uma ótima receita para você rechear bolos, macarons ou colocar como cobertura de um cupcake. Entre os ingredientes, estão leite condensado, chocolate amargo, manteiga sem sal, extrato de café ou café solúvel, sal e creme de leite fresco.

19. Pudim de café crocante: se você adora a receita tradicional de pudim de leite condensado mas ao mesmo tempo quer inovar e fugir da mesmice, aposte nesse pudim de café crocante que leva ingredientes simples como ovos, leite condensado, leite e café solúvel. É uma receita gostosa e que fica doce na medida certa.

Receitas de bolos com café

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

20. Bolo cappuccino: aqui você vai aprender a fazer em casa um maravilhoso extrato de café para utilizar nas mais variadas sobremesas. Neste bolo cappuccino, por exemplo, o extrato foi usado no bolo de café, na calda para molhar os três bolos, no creme de confeiteiro de cappuccino e também na cobertura de creme de manteiga.

21. Brownie com café: além de extremamente saboroso, esse brownie com café conta com uma textura maravilhosa e super macia, daquelas que chegam até a derreter na boca. Você vai precisar de ingredientes como chocolate meio amargo, manteiga, açúcar mascavo, café bem forte, chocolate em pó, ovos e farinha de trigo.

22. Bolo de café e caramelo: já para quem gosta de adoçar os dias da semana com o imbatível caramelo, essa receita de bolo também não vai deixar a desejar. Ele conta com uma massa de amêndoas, mousse de caramelo e um delicioso creme de café, feito com açúcar, nata, leite, maizena, café solúvel, gemas e baunilha.

23. Bolo de café com glacê de café: perfeito para o café da manhã ou um lanche da tarde acompanhado de uma boa xícara de café, esse bolo com glacê fica com um sabor acentuado e delicioso do grão, além de contar com uma textura perfeita e super macia.

24. Bolo de mel, café e nozes: bolo leve, equilibrado, simples de fazer e super gostoso, ele mistura mel, café, nozes e outras especiarias como canela ou noz moscada, que trazem ainda mais sabor à sobremesa. Após retirar do forno, desenforme o bolo ainda morno e deixa esfriar naturalmente. Além disso, ele fica lindo se feito em formas individuais.

25. Bolo tiramisu: se tiramisu (pavê de café) é uma das suas receitas preferidas, você não pode deixar de conferir este bolo incrível e muito fácil de fazer que leva basicamente os mesmos ingredientes da receita tradicional (café, mascarpone, cacau). Seu resultado fica macio e amanteigado e o recheio e cobertura bem cremosos e com um azedinho discreto.

26. Bolo de canela com creme de café: essa receita de bolo de canela com creme de café e crocante de açúcar fica pronta em apenas 30 minutos, rende para mais ou menos quatro pessoas e exige um pouquinho mais de trabalho na sua preparação. Para o recheio, você precisará apenas de creme de leite fresco, leite e grãos de café arábica.

27. Brownie com Cointreau e café: que tal aprimorar a receita de brownie com chocolate meio amargo e café expresso adicionando um pouco de Cointreau? A sobremesa fica simplesmente irresistível e perfeita para comer a qualquer hora do dia. Entre os demais ingredientes, estão ovos, açúcar demerara, farinha de trigo, avelãs torradas e manteiga.

28. Bolo de café com chocolate: se o objetivo é preparar em casa um bolinho básico para comer no dia a dia e acompanhar frutas e sorvetes, aposte no tradicional chocolate em pó com café solúvel, que leva também açúcar, ovos, farinha de trigo, óleo, leite, fermento para bolos e água fervente.

29. Bolo de café sem glúten e sem leite: esse é um bolinho de café sem glúten e sem lactose super fácil de fazer e ainda saudável para comer sem culpa. Anote os ingredientes: ovos, açúcar demerara, farinha de arroz integral, café solúvel extra forte, fermento químico e óleo de coco. Para incrementar, coloque em cima uma deliciosa calda de cacau ou ganache.

Receitas com café para o dia a dia

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

30. Pão integral de café e grãos: esse é um pãozinho integral saudável e simplesmente delicioso com um sabor marcante de café, um aroma incrível e muitas fibras. A receita leva também farinha de linhaça, mascavo, mel, óleo de coco e diferentes grãos como chia, gergelim e girassol.

31. Frango ao creme de café: para incrementar o franguinho básico de todos os dias, que tal aprender esta receita que conta com um delicioso creme de café? Entre os principais ingredientes, estão café coado, cebola, alho, leite, creme de leite fresco, amido de milho, queijo ralado e óleo. Acerte o sal, acrescente um pouco de cheiro verde picadinho e sirva!

32. Peito de frango ao molho de café: essa receita de peito de frango ao molho de café mostra como usar a bebida em preparações salgadas, especialmente para temperar carnes. Tenha em mãos ingredientes como vinho branco, farinha de trigo, manteiga, cebolas, abobrinha, cenouras, sal e pimenta a gosto. Sirva com arroz branco.

33. Canapé de queijo coalho com melaço de café: para uma entradinha gostosa e sofisticada ideal para servir em ocasiões especiais, prepare este incrível canapé de queijo coalho grelhado com melaço de café, que contrasta o salgado com o doce e fica com um sabor super sutil e agradável.

São receitas encantadoras e variadas que ajudarão os apaixonados por café com seu gostinho incrível e marcante cada vez mais presente no dia a dia. Escolha a sua preferida e bom apetite!