19 receitas com couve para levar uma vida mais saudável e saborosa

Por
Atualizado em 23.01.20

A couve é uma daquelas verduras superversáteis, que combinam com qualquer misturinha. E agora, com a onda fit que nos rodeia, esse vegetal pode ser nosso aliado mais fiel, já que se encontra presente em grande parte dos sucos detox e saladas devido a sua composição rica em vitaminas e antioxidantes.

Publicidade

Além disso, a couve também é uma peça chave em diversos caldos e sopas e quem nega uma sopinha de janta, não é mesmo? Ainda mais no inverno!

Então, confira 19 receitas com couve que darão aquela ajudinha para levar uma vida mais saudável e saborosa!

Sucos com couve

1. Suco de laranja, cenoura, couve e goji berry: essa receita de suco, além de fazer um mix de coisas saudáveis com laranja, cenoura e couve, auxilia no emagrecimento por utilizar essa frutinha pouco conhecida chamada goji berry.

2. Suco de maracujá com couve: este suco tem a combinação perfeita do maracujá, e todas as suas vitaminas, com a couve, que combate a inflamação do organismo, melhora a circulação e deixa as paredes dos vasos sanguíneos mais resistentes, além de ser um suco supersaboroso e refrescante.

Publicidade

3. Suco de casca de abacaxi com couve: o suco, além de reaproveitar a casca do abacaxi que dificilmente é consumida, tem um alto teor de vitamina C, encontrada tanto na casca da fruta, quanto na couve, que aumenta sua imunidade, combate o stress e promove uma regulação do metabolismo.

4.  Suco de laranja, beterraba e couve: outro suco que além de colorido e supersaudável, traz um combo de vitaminas para a sua dieta, entre elas, a C, A, B1, B2, B3, K e outras. Sem contar os nutrientes que podem te dar uma energizada durante o dia, como o ferro, cálcio, potássio, magnésio e fósforo.

5. Limonada suíça com couve: a limonada suíça por si só já é maravilhosa, pois combina o azedinho do limão com a textura supercremosa e refrescante que só quem já experimentou sabe. A couve chega para somar todas suas vitaminas e nutrientes a essa receita.

Publicidade

6. Suco de melão, couve e linhaça: este suco super refrescante dá sensação de saciedade devido às fibras presentes tanto no melão quanto na couve e na linhaça.

Saladas com couve

7. Salada de couve com repolho, cenoura e hortelã: essa salada linda e cheia de cores pode te ajudar a começar a levar uma vida mais saudável hoje. E, além de reunir todos os nutrientes dos ingredientes, é incrivelmente saborosa.

8. Salada de couve com manga e molho de limão: as saladas são uma ótima opção para quem está tentando perder peso, pois são ricas em água e fibras, que ajudam a manter a saciedade e levam a um menor consumo de calorias ao longo do dia. Não há nada melhor que fazer uma saladinha que te dê gosto ao comer!

9. Salada de couve com casca de abóbora: esta receita passa, em um piscar de olhos, de uma simples entradinha ao prato principal da noite. Ela utiliza a casca de abóbora e a combinação dessa textura com a couve para se tornar supernutritiva, saborosa e saudável.

10. Salada de couve com laranja: a combinação saudabilíssima da couve com o molho de laranja ajuda a uma melhor absorção do ferro presente na verdura devido à grande quantidade de vitamina C presente na fruta.

11. Salada de couve com jiló: essa saladinha vai fazer com que você olhe para o jiló com outros olhos. A receita ajuda a reduzir o amargor do fruto (sim, jiló é um fruto) e traz a couve como protagonista para isso.

Receitas de pratos quentes com couve

12. Chips de couve: esse chips é uma ótima opção para quem quer fugir da textura tradicional da folha da couve, ele fica crocante e supersaboroso, podendo substituir a tradicional pipoca em um filminho ou o amendoim de aperitivo. Tudo isso sem deixar de ser uma receita saudável, fácil e nutritiva.

13. Charuto de folha de couve: sabe aquele dia que dá uma vontade de comer algo diferente e que não te deixe fugir tão feio da dieta? O charutinho de folha de couve pode ser uma escolha certeira para não pisar na bola. Ah, e você também pode soltar sua criatividade e incrementar o recheio da maneira que mais gostar.

14. Sopa de fubá com couve e gengibre: você vai se surpreender com a rapidez que é para fazer essa receita, em menos de 15 minutos já terá a janta ou o almoço prontos. O fubá deixa a sopa bem cremosinha, o gengibre ajuda a aliviar os sintomas de resfriados e a dar uma energizada aos dias muitos estressantes e o toque final fica por conta da couve com seu gostinho delicioso.

Publicidade

15.Quinoa com couve, amêndoas e limão siciliano: essa receita brinca com diferentes texturas e sabores de alimentos que se complementam. Isso a transforma em uma refeição completa e que fica pronta em menos de 30 minutos!

16. Virado de couve: o virado é um prato típico do estado de São Paulo e pode ser o sabor que estava faltando em suas refeições para deixá-las completinhas. Esse prato se assemelha bastante a uma farofa, mas vão alguns ingredientes extras, como o ovo, que deixam um gostinho de quero mais àqueles que experimentam.

17. Sopa detox de cenoura e couve: a sopa detox é uma combinação de ingredientes que auxiliam o seu organismo a eliminar as toxinas que prejudicam o bom funcionamento dos órgãos. Essa sopinha, além de desintoxicar seu corpo, é superfácil e rápida de fazer (outro ponto positivo é que não suja panela, mas isso pode ser um segredinho nosso).

18. Couve refogada: a couve refogada é uma ótima opção para quem quer fugir das saladas cruas e adicionar um sabor a mais às folhas picadinhas. O truque dessa receita é fritar cebola e alho, deixando o refogado com um gostinho caseiro.

19. Caldo verde: se existe melhor coisa para fazer de janta no inverno que o caldo verde, eu desconheço. É um caldo com uma explosão de sabores que se torna quase impossível comer só um prato. O truque de mestre nessa receita é a presença do bacon, da calabresa e da batata que deixam o caldo bem grossinho e uma delícia.

A couve pode ser protagonista ou coadjuvante nesse filme cheio de sabores que é nossa vida na cozinha, a verdade é que ela é supersaborosa e saudável e isso é inegável. Se você tem uma vontadezinha aí dentro do seu coração (e estômago) de se aventurar por outros vegetais, que tal conhecer também algumas receitas com quiabo?