49 receitas com gelatina para uma dieta muito mais saborosa

Por
Atualizado em 23.08.21

Um dos alimentos prediletos quando o assunto é dieta, a gelatina é refrescante, leve, saborosa, conta com poucas calorias e pode ser considerada uma ótima aliada na hora de combater uma vontade por doces ou guloseimas, sem contar que é de baixo custo e também muito simples de preparar.

Publicidade

Se consumida com regularidade, ela traz inúmeros benefícios não somente para a boa forma, como também para a saúde, pois é rica em nutrientes como proteínas e colágeno, e combate problemas como colesterol alto e glicemia. Além disso, ela fortalece os ossos e contribui para que você tenha uma pele, cabelos e unhas mais bonitos.

Existem diversas opções de receitas com gelatina, desde as mais simples e básicas com sabores variados, até as mais incrementadas, já que é um ingrediente versátil e pode contar com diferentes combinações. Ela também é super utilizada na preparação de doces e sobremesas como mousses, sorvetes, balas, bolos e pudins. Confira abaixo as melhores receitas com gelatina e inspire-se!

Receitas de gelatina

1. Copinho de gelatina bicolor: essa é uma ótima receita para dar um visual diferente à gelatina simples e “sem graça”, pois metade dela é feita com um creminho branco que leva leite condensado, iogurte natural e gelatina incolor. Já a outra metade fica por conta da gelatina normal, que você pode escolher o sabor ou a cor. Simples de fazer e super charmosa!

2. Gelatina de morango com rosas: para tornar uma simples gelatina de morango em uma sobremesa saborosa, charmosa e bonita para servir em festas de aniversário ou ocasiões especiais, conheça essa receita que leva água de rosas entre seus ingredientes. Para incrementar ainda mais no visual, sirva em potes transparentes e decore com pétalas de rosa orgânica.

Publicidade

3. Gelatina de espumante: se você é fã de doces combinados com bebidas alcoólicas, com certeza vai se apaixonar por essa gelatina de espumante (ou prosecco), que é feita com gelatina em pó incolor e sem sabor, açúcar refinado, água e açúcar cristal colorido para polvilhar no final.

4. Gelatina colorida cortada: que tal preparar a gelatina de uma forma diferente e super saborosa para fugir das receitas mais simples e tradicionais? Você pode escolher três sabores da sua preferência, cortar em quadrados e servir em porções individuais. Dica: corte as gelatinas somente na hora de servir ou um pouco antes e nunca a deixe exposta na geladeira.

5. Gelatina de chocolate: essa é uma deliciosa gelatina de chocolate que rende uma forma pequena ou de seis a oito tacinhas e conta com ingredientes como chocolate meio amargo, água, gelatina em pó sem sabor, leite condensado e creme de leite. Leve à geladeira para firmar por pelo menos umas quatro horas antes de desenformar ou servir.

Publicidade

6. Gelatina com fruta: adicionar frutas variadas nas receitas de gelatina também é uma boa alternativa para deixá-las ainda mais gostosas, saudáveis e refrescantes. Anote os ingredientes para uma receita que rende dez copinhos: gelatina de morango, gelatina de pêssego, morangos, pêssegos e água.

7. Gelatina natural feita com suco de fruta: para quem não gosta de produtos com corantes ou aromatizantes com sabor artificial, essa receita ensina a preparar uma incrível gelatina natural feita com suco de fruta e gelatina incolor, que é mais saudável e conta com um sabor muito mais delicado.

8. Gelatina de pitaya: a pitaya é uma frutinha exótica que, além de linda, é também super nutritiva e saborosa, perfeita para comer no dia a dia. Além da pitaya, essa receita de gelatina leva outros ingredientes como água, agar agar, açúcar demerara ou adoçante natural stevia. Coloque em forminhas e espere esfriar até ficar durinha.

9. Gelatina de abacaxi com mousse de limão: essa gelatina é super prática de fazer em casa e com certeza vai fazer o maior sucesso com todo mundo que experimentar, pois combina gelatina de abacaxi com um delicioso e refrescante mousse de limão. É uma receita ideal para quem não tem muito tempo a perder na cozinha e precisa de uma boa sobremesa para ocasiões especiais.

10. Gelatina de iogurte: essa gelatina de iogurte é super gostosa e vira um ótimo lanchinho para comer a qualquer hora do dia sem peso na consciência, já que é feita com iogurte natural desnatado e é zero açúcar. Além disso, sua textura fica cremosa e levinha, simplesmente de dar água na boca!

11. Gelatina de morangos e leite condensado: essa é uma sobremesa fresquinha e deliciosa feita com ingredientes como morangos frescos, água, leite condensado e gelatina neutra em pó. Despeje em tacinhas transparentes, deixe na geladeira até solidificar, desenforme e decore com morangos.

12. Gelatina de frutas: essa é uma receita incrível de gelatina que conta com um mix poderoso de frutas e, além de nutritiva, fica super gostosa e também muito leve e refrescante. Aqui, foram utilizados morangos, maçãs, bananas e uvas sem semente. Já a gelatina é de sabor que você preferir, perfeita para quem está de dieta.

13. Gelatina de iogurte com morango: o que acha de uma opção de receita saudável, gostosa e diferente para preparar no café da manhã ou lanchinho da tarde? Anote os ingredientes: iogurte natural desnatado, gelatina incolor, morangos picados em cubos e adoçante à gosto. Antes de servir, deixa na geladeira por três horas.

14. Gelatina cremosa com leite de coco: essa gelatina cremosa fica docinha na medida certa e é super leve e geladinha, perfeita para comer nos dias quentes do verão. Fácil de fazer, ela leva ingredientes como gelatina com sabor vermelha (morango, framboesa, etc), leite condensado, creme de leite e leite de coco.

Publicidade

15. Gelatina de guaraná: apesar de ser uma versão de gelatina mais calórica, essa é uma receita super gostosa e cremosa que sem dúvidas todo mundo vai amar! Ela é feita com uma latinha de refrigerante de guaraná, leite condensado e gelatina em pó sem sabor (incolor ou vermelha).

Receitas de gelatina mosaico

16. Mosaico de gelatina de Natal: essa receita fácil e rápida sempre agrada todo mundo e pode ser feita com as gelatinas nas cores e sabores que você preferir. Essa aqui é feita com morango e limão, para ficar com as cores tradicionais do Natal e servir nas festas de fim de ano. Você vai precisar também de leite de coco, leite condensado e creme de leite.

17. Gelatina mosaico: quer fazer bonito na sobremesa para a família aos finais de semana mas está sem tempo para preparar algo muito elaborado? Aposte nessa receita de gelatina mosaico, que é extremamente simples e prática e também conta com poucos ingredientes. Ela serve sete pessoas e demora em torno de 25 minutos para fazer.

18. Mosaico de gelatina colorido: além de super fácil de fazer, esse mosaico de gelatina fica delicioso e também muito bonito, ideal para servir em qualquer ocasião. Para um toque especial, prepare a sobremesa com pelo menos cinco cores diferentes de gelatinas e dê preferência para usar as versões zero açúcar.

19. Mosaico de gelatina com leite de coco: essa sobremesa fica linda, colorida, leve, geladinha e muito refrescante, ótima para comer a qualquer momento do dia. Entre os ingredientes, estão quatro gelatinas de sabores diferentes, leite condensado, creme de leite sem soro, leite de coco e gelatina em pó sem sabor.

Receitas com gelatina surpreendentes

20. Gelatina de espumante moscatel e creme de mascarpone: essa é uma gelatina de espumante com morangos que pode ser uma sobremesa ideal para as festas de fim de ano em casa. Ela conta com um delicioso creme de mascarpone que adiciona um toque doce e macio e ajuda a deixar a gelatina com uma bela combinação de sabores e texturas.

21. Gelatina de champagne e frutas vermelhas: essa é uma sobremesa fácil, elegante e que pode ser feita de véspera, ideal para impressionar os amigos em um almoço preguiçoso de fim de semana. Você vai precisar de suco de romã ou cranberry, açúcar, gelatina em pó, champagne, e framboesas congeladas, além de chocolate branco e creme de leite fresco.

22. Espetinhos de gelo e gelatina: parecem cubos de gelo fincados em um palito de churrasco, mas na verdade são gelatinas! As pedras transparentes trazem docinhos, frutas ou hortelã para imitar fósseis congelados, já que a receita foi inspirada no filme “A Era do Gelo: O Big Bang”. Sobremesa diferente, saborosa e muito refrescante!

23. Gelatina de tangerina com especiarias: essa é uma receita caseira de gelatina de tangerina super aromática e saborosa, pois conta com especiarias como anis, mel e canela, que garantem um toque especial à sobremesa. É fácil de fazer e fica com uma textura maravilhosa!

Publicidade

24. Gelatina de maracujá na casca do maracujá: que tal inovar bastante e servir uma deliciosa gelatina de maracujá na casca da própria fruta? O sabor em questão foi de maracujá, mas você pode fazer, por exemplo, de morango na casca da laranja, para ficar parecendo uma melancia. Já a semente de gergelim preto você pode acrescentar para imitar sementes de maracujá.

25. Gelatina de espumante com frutas: essa receita de gelatina de espumante com frutas é uma ótima opção para o Natal ou até mesmo para o Réveillon. Você pode varias nas frutas a cada preparo e substituir os morangos por cerejas, amoras, pêssegos, mirtilos, framboesas, entre outras. Leve à geladeira para endurecer e quando firmar, sirva.

26. Gelatina de mexerica com iogurte e chocolate: essa é uma deliciosa gelatina de mexerica que fica doce na medida certa, leve e com uma textura incrível. A receita conta com gelatina, suco fresco de mexerica orgânica, açúcar cristal orgânico a gosto, gengibre, essência de baunilha, iogurte natural e chocolate amargo.

Receitas de sobremesas com gelatina

27. Sobremesa de gelatina com morangos e chantilly: que tal uma sobremesa rápida e prática para adoçar o fim de semana? A receita ensina a preparar uma gelatina com morangos e chantilly que fica super leve e deliciosa, perfeita para matar a vontade de doce com estilo e sem perder tempo, pois fica pronta em poucos minutos.

28. Pudim de gelatina: para fazer em casa esse incrível pudim de gelatina rosa com calda de morangos e vinho do porto, você vai precisar dos seguintes ingredientes: leite condensado, leite, água, gelatina sem sabor em folhas incolor, gelatina sem sabor em pó vermelha e óleo para untar.

29. Bala de gelatina: essa é uma deliciosa balinha de gelatina para comer sem culpa a qualquer hora do dia, pois ajuda a matar aquela vontade de doce sem escapar da dieta. Ela é feita com gelatina em pó sem açúcar e fica com uma consistência super gostosa. Ótima opção para o lanchinho da tarde!

30. Bala de gelatina de coco com coco: essa é outra receita de bala de gelatina, porém essa foge um pouco do óbvio e utiliza frutas frescas na preparação. Você irá precisar dos seguintes ingredientes: leite desnatado, leite de coco, gelatina sem sabor, coco fresco ralado e adoçante a gosto.

31. Sorvete de gelatina: essa receita ensina a preparar um sorvete de gelatina de amora que rende bastante, pois com apenas três ingredientes (creme de leite com soro, leite condensado e gelatina de amora) você consegue fazer dois litros de um sorvete bem cremoso e saboroso. Porém, você pode usar a imaginação e utilizar o sabor que preferir.

32. Mousse de limão: nos dias quentes do verão, nada melhor do que sobremesas cremosas e refrescantes, que é o caso desta mousse de limão feita com gelatina. Ela fica deliciosa, levinha e rende bastante (em torno de dois recipientes grandes), perfeita para preparar para a família inteira no final de semana.

33. Sorvete de gelatina de limão: essa é uma receita de sorvete muito cremosa e super fácil de fazer, que leva ingredientes simples como leite condensado, creme de leite com soro, gelatina de limão e raspas de limão. Para dar um toque especial à sobremesa, sirva com calda de chocolate.

34. Bolo de gelatina de limão: esse é um bolinho feito com gelatina de limão que é perfeito para acompanhar uma xícara de chá ou café no lanchinho da tarde. Fácil de preparar, ele leva também ingredientes como iogurte natural, óleo, ovos, açúcar, farinha de trigo e fermento em pó. Para a cobertura, aposte em leite condensado, limões sicilianos e gotinhas de corante verde.

35. Panna Cotta de coco com gelatina: que tal preparar para uma festa de aniversário uma panna cotta super gostosa, leve e sofisticada? Ela é feita com leite de coco, gelatina e acompanham uma clada de maracujá que enfeitam a sobremesa e a deixam ainda mais saborosa.

36. Sorvete de gelatina de morango: essa é outra receita de sorvete com gelatina super fácil de preparar, gostosa, cremosa, doce na medida certa e ideal para refrescar os dias quentes. Basta ter em mãos ingredientes como leite condensado, gelatina em pó de morango e creme de leite sem soro.

37. Bala de gelatina de morango: aqui você aprende como preparar em casa rapidamente uma deliciosa balinha de gelatina sabor morango, feita com suco em pó, dois envelopes de gelatina sem sabor, água e adoçante (opcional). Fica com um gostinho muito bom e rende de 50 a 60 unidades.

Receitas saudáveis com gelatina

38. Pudim de chia com gelatina natural: esse lindo pudim é uma alternativa saudável e deliciosa para quem quer comer algo doce após o almoço ou ainda um lanchinho da tarde. Além disso, o mesmo pudim pode servir para fazer um picolé fácil e delicioso. Entre os ingredientes, estão purê de framboesa, gelatina em pó sem sabor, leite de coco, chia e agave.

39. Gelatina de chia: essa gelatina é uma boa opção de docinho saudável no dia a dia, pois é feita com sementes de chia (que são super nutritivas e ajudam a controlar os compulsivos por açúcar), leite de coco, manga, amoras, melado ou mel para adoçar e canela em pó a gosto. Se preferir, você pode usar outros leites vegetais, como de amêndoas ou castanhas.

40. Suco de gelatina: pretende fazer um suco bem gostoso e refrescante mas está sem frutas em casa? Resolva o problema com essa incrível receita de suco de gelatina, feito com um pacotinho diet do sabor da sua preferência, água fervendo, água gelada e adoçante a gosto. Beba imediatamente após pronto e evite deixar na geladeira.

41. Mousse de gelatina diet: essa é uma receita de sobremesa perfeita para quem está de dieta ou não pode consumir açúcar, pois é uma mousse feita com gelatina diet de morango que rende dez porções e leva apenas mais dois ingredientes: creme de leite light e água. Você pode também substituir o creme de leite por iogurte, que deixa o sabor mais leve e diminui as calorias.

42. Gelatina com suco de fruta natural: essa é uma incrível gelatina caseira sem glúten e sem lactose feita com suco natural de limão, açúcar demerara e gelatina incolor. Se quiser incrementar, acrescente pedacinhos de frutas antes de servir.

43. Gelatina funcional de chá verde: essa é uma receita funcional maravilhosa pois conta com todos os benefícios já conhecidos do chá verde, que combinados com gelatina, suco de limão e adoçante ficam ainda melhores. Deixe na geladeira por no mínimo três horas antes de desenformar.

44. Bolo de gelatina diet: além de delicioso, esse bolo de gelatina diet de morango tem o preparo super simples e não toma muito o seu tempo na cozinha. A dica aqui é utilizar três xícaras de farinha integral, que deixam a textura do bolo simplesmente irresistível. Além dela, você precisará também de ovos, adoçante, óleo, água e gelatina de morango sem açúcar.

45. Mousse de gelatina sem ovos: essa é uma receita rápida e super fácil de mousse de gelatina sem ovos, sem glúten e sem lactose, que conta com uma textura perfeita, aerada e deliciosa. A sobremesa lembra muito o gosto de danoninho, porém com um leve sabor de soja no final. Se você não gosta de soja, substitua por leite condensado de coco e creme de leite de arroz.

46. Bala de gelatina light: essa bala de gelatina light é um ótimo petisco para matar a vontade de doces ao longo do dia sem peso na consciência, pois tem poucas calorias, é rica em colágeno e conta com gelatina sem sabor. É um docinho fácil de fazer, gostoso e também saudável.

47. Bolo gelado de limão com gelatina sem glúten e sem lactose: esse é um irresistível bolo gelado de limão sem glúten e sem lactose feito com ingredientes como gelatina, ovos, limão tahiti, farinha sem glúten e creme de soja. Para a cobertura, você vai precisar de leite de coco, açúcar, extrato de baunilha e limão. Depois de pronto, decore com raspinhas de limão e deixe na geladeira até a hora de servir.

48. Milk shake de gelatina diet: essa é uma daquelas receitas que ajudam a manter uma certa redução calórica, porém que saciam o desejo por doces e sobremesas. É um delicioso milk shake de gelatina diet (que pode ser do sabor de sua preferência) feito com iogurte desnatado e água gelada. Vale a pena experimentar!

49. Docinhos de gelatina: esse docinho de gelatina é ótimo para quem tem restrições alimentares, pois não leva leite, soja, nem contém glúten. Além disso, ele é rápido e simples de preparar e ainda fica refrescante, saboroso e super viciante. Mantenha na geladeira até o momento de servir.

Se você achava que gelatina era uma sobremesa sem graça, agora já pode mudar de ideia, já que as receitas listadas são bastante saborosas, variadas e também muito surpreendentes com diferentes combinações.