39 receitas com farinha de arroz para substituir a farinha de trigo

Por
Atualizado em 20.09.21

A farinha de arroz é feita com o grão moído, ou seja, você pode comprar esse item pronto em mercados e casas de produtos naturais ou até mesmo preparar em casa. Só é preciso ter um pouco de paciência para que o arroz vire uma farinha. Para isso, você vai precisar do auxílio de um liquidificador ou processador.

O uso desse ingrediente é uma ótima opção para quem não pode consumir glúten e precisa deixar a farinha de trigo de lado ou para quem está procurando um cardápio mais equilibrado. Independente do motivo, esse é um alimento que gera vários benefícios à saúde e merece entrar na sua alimentação, pois é rico em nutrientes.

Além de tudo isso, ela pode ser usada no preparo de tortas, pães bolos e vários outros pratos. Confira as melhores opções para você testar em casa:

Publicidade

Pães, tortas e salgados com farinha de arroz

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

1. Pão de milho: o pão de milho é muito comum nos Estados Unidos, mas também pode fazer um grande sucesso na sua mesa. Essa é uma receita que pode ser facilmente consumida no café da manhã com geleias, queijos ou manteiga e até mesmo no jantar, com recheios mas incrementados ou como acompanhamento para uma sopa.

2. Pão integral de liquidificador: se você está procurando por um pão sem glúten que é baratinho e fica com uma textura macia, essa pode ser a opção ideal. O preparo no liquidificador é super simples e leva uma combinação de ingredientes super nutritiva, como linhaça, biomassa de banana verde e um sal verde que é mais saudável.

3. Pão com farinha de arroz e polvilho: que tal combinar a farinha de arroz com o polvilho doce para o preparo de um pão livre de glúten? A lista de ingredientes dessa receita é bem curtinha e seu preparo é feito no liquidificador, por isso, vale a pena

4. Torta básica de liquidificador: você também pode preparar uma deliciosa torta de liquidificador com o uso da farinha de arroz. Aqui, o recheio fica por conta de uma lata de atum e de uma cenoura ralada, mas você pode deixar a criatividade fluir e usar outros ingredientes para incrementar o sabor da sua torta.

5. Torta de maçã: essa é uma receita que leva farinha de arroz tanto no preparo da massa podre quanto para engrossar o recheio de maçãs. É uma alternativa saudável para um lanche da tarde ou até mesmo para uma sobremesa.

6. Pão de batata doce: a batata doce é um ingrediente cheio de nutrientes, por isso, vale a pena ser incluída no cardápio. Aqui, ela é o principal item usado para o preparo do pão, mas a farinha de arroz também entra em cena para deixar essa receita livre do glúten.

Publicidade

7. Torta de maçã sem lactose: essa é uma receita de torta de maçã que leva massa podre na base a na cobertura, já o recheio fica por conta de um delicioso creme de maçãs. Você pode montar essa massa como uma torta grande ou várias tortinhas pequenas para servir em porções individuais.

8. Pão fácil: essa é uma receita de um pão falso, pois ele fica com uma massa bem fininha, mas é ideal para matar aquela vontade de comer esse tipo de alimento. É uma ótima opção para quem está de dieta ou para quem não pode consumir glúten.

9. Coxinha de cará: já pensou em preparar uma massa de coxinha que combina cará e farinha de arroz? Essa é a proposta dessa receita que ainda leva um recheio de cenoura, berinjela e cenoura. É uma ótima opção para quem está procurando por um petisco que seja livre de ingredientes de origem animal.

10. Empadinha: essa é uma receita de empadinha de massa podre que combina a farinha de arroz com a de grão de bico. O resultado é surpreendente e cheio de sabor! Além disso, você ainda pode conferir como fazer um recheio de tofu e legumes.

11. Muffin de cenoura: o muffin salgado é uma ótima pedida para o café da manhã ou até mesmo para aquele lanchinho da tarde. Essa é uma receita que conta com uma lista de ingredientes extensa, mas o modo de preparo é tão simples, que vale a pena testar em casa.

Pratos salgados variados com farinha de arroz

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

12. Hambúrguer de feijão: essa é uma receita de hambúrguer rico em proteínas, mas que ao mesmo tempo é super saudável. A farinha de arroz entra em cena para dar liga ao prato. O resultado é um prato suculento e cheio de nutrientes para a sua refeição.

13. Panqueca salgada: quer preparar uma receita sem glúten para o seu almoço ou jantar? Nessa receita, a farinha de trigo é deixada de lado e dá lugar para a farinha de arroz. Além disso, você pode usar o seu recheio favorito para que seu prato fique ainda mais gostoso.

14. Nhoque de batata: para fazer essa receita sem glúten, é preciso substituir a quantidade usada de farinha de trigo por metadade de farinha de arroz e metade de polvilho doce. O resultado fica super saboroso e rende uma refeição que pode deixar qualquer um com água na boca. Mesmo o preparo não sendo dos mais rápidos, vale a pena testar.

15. Suflê de legumes: o suflê é um prato bem levinho que cai bem em vários momentos do dia, pois pode ser servido no almoço ou jantar e até mesmo no café da manhã. Tudo depende apenas do tamanho da sua fome! Essa é uma receita saudável e que pode agradar os mais variados paladares.

Publicidade

16. Hambúrguer de lentilha: a lentilha é um ótimo ingrediente para ser usado no preparo de um hambúrguer suculento e nutritivo. Aqui, a lista de ingredientes é bem curtinha e não pede o uso de ingredientes de origem animal. Então, quem não come glúten e quem é vegano está liberado para se deliciar com essa receita.

17. Nhoque: os principais ingredientes usados para preparar essa receita são a ricota e o espinafre, porém, a farinha de arroz também entra em cena para dar liga na massa. O resultado é um prato extremamente leve e nutritivo para o seu dia.

Bolos com farinha de arroz

Foto: Reprodução / Frufruta

18. Bolo de cenoura vegano: essa é uma receita sem glúten e que ainda não leva ingredientes de origem animal. Mesmo assim, o resultado é uma massa super fofinha que ainda leva uma cobertura de chocolate. O resultado é tão gostoso, que pode encantar até mesmo quem não tem restrição aos itens que são deixados de lado.

19. Bolo de nozes: que tal preparar uma receita de bolo que combina a farinha de arroz com nozes? Para completar o sabor, a cobertura ainda fica por conta de uma calda de chocolate. A massa é extremamente macia e o sabor pode agradar os mais variados paladares.

20. Bolo de chocolate de caneca: o bolo de caneca é uma ótima pedida para aquele momento em que bate uma vontade de comer um doce em poucos minutos, não é mesmo? Aqui, para substituir a quantidade de farinha de trigo, você vai precisar usar 2 colheres de farinha de arroz e mais 2 de linhaça.

21. Bolo de chocolate: essa é uma receita que usa a farinha de arroz glutinoso, o que faz com que a massa fique com uma textura mais densa do que os bolos tradicionais. É uma opção muito interessante para quem quer testar uma nova densidade para sua massa.

22. Bolo de chocolate sem glúten/lactose: essa é outra opção de bolo em que a farinha de arroz é combinada com o polvilho doce. O resultado é um bolo de chocolate com uma massa extremamente macia e que cresce super bem. Se você adora um bolo de chocolate, mas tem que deixar de lado o glúten e a lactose, pode apostar sem medo.

23. Rocambole: o rocambole é um bolo simples, mas que conta com uma aparência em formato de rolo, o que faz com que a quantidade de recheio usada seja grande. Para esse passo você pode usar diversos ingredientes, como geleias, brigadeiro, doce de leite ou que sua imaginação mandar.

24. Bolo de fubá: que tal preparar uma receita de bolo que combina a farinha de arroz com o fubá? Essa é uma ótima pedida para quem busca por uma opção simples, mas que seja cheia de sabor. Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha.

Publicidade

Bolos com farinha de arroz e frutas

Foto: Reprodução / Pitadinha

25. Bolo de banana e linhaça: essa é uma receita de bolo que combina duas farinhas diferentes: a de arroz e a de linhaça. O principal ingrediente usado é a banana, mas outros itens entram em cena para deixar o sabor mais gostoso, como o iogurte, por exemplo. Mesmo com o uso desses ingredientes que tendem a deixar a massa pesada, ela fica fofinha na medida certa.

26. Bolo de coco: essa é uma receita de bolo que mistura a farinha de arroz com a de coco para o preparo da massa. Além disso, a fruta ralada é combinada com leite condensado para uma cobertura que entra em cena para deixar seu quitute ainda mais gostoso. É uma ótima pedida para quem quer algo simples, mas que tenha um sabor especial.

27. Muffin de banana: que tal preparar um bolinho que é livre de glúten, lactose e açúcar? Para melhorar ainda mais seu dia, essa é uma receita que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha e um modo de preparo super simples, já que só é preciso misturar todos os itens e depois levar ao forno para assar. As medidas usadas rendem 10 muffins!

28. Bolo prestígio: se você está procurando por uma receita mais elaborada, essa opção pode ser a perfeita. A massa desse bolo é feita com chocolate e o recheio fica por conta de um creme de coco. Mas a delícia não para por aí, já que o bolo também é incrementado com uma cobertura de ganache. Além disso, essa é uma receita que não leva ingredientes de origem animal.

29. Bolo de limão siciliano: essa é uma receita que mesmo sem glúten, fica com uma massa bem fofinha. Isso acontece porque a farinha de arroz é combinada com o amido de milho, a famosa maisena.

30. Bolo de arroz e coco: se você quer inovar e surpreender na cozinha com uma massa de bolo, deve parar para conhecer essa receita. Aqui, a farinha de arroz glutinoso entra em cena. Esse é um item muito comum na confeitaria asiática e que deixa a textura meio puxenta, tipo a de um bolo de mandioca.

31. Bolo funcional de maçã: se você está procurando por uma receita de bolo saudável e que tenha um toque aromatizado, essa pode ser uma ótima pedida para o seu dia porque esse prato combina o sabor da maçã com o da canela. Além disso, os ingredientes usados são super saudáveis e podem te ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada.

32. Bolo de banana: se você está procurando uma receita bem simples de ser feita, em que a massa do bolo leva farinha de arroz e banana, essa pode ser a opção ideal. Aqui, a massa é feita no liquidificador, o que faz com que seu tempo na cozinha seja bem curtinho. Mesmo assim, o resultado é de dar água na boca.

Pratos doces variados com farinha de arroz

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

33. Panqueca de farinha de arroz e mel: essa é uma receita de panqueca estilo americana, sabe? É aquela que conta com uma massa bem fofinha e que pode ser servida com os mais variados ingredientes. A sugestão aqui é usar uma cobertura de mel e morangos para a sua massa, mas você também pode usar outros itens de sua preferência.

34. Waffle sem glúten e lactose: essa é uma receita de waffle que além de ser livre de glúten, também deixa a lactose de lado. A ideia é que o prato possa ser consumido por quem tem alergia ou intolerância a esses ingredientes. O resultado é tão gostoso, que até quem não precisa seguir uma alimentação com essas restrições pode ficar encantado com o sabor.

35. Pudim de farinha de arroz: o pudim é uma sobremesa muito comum na mesa dos brasileiros, por isso, é interessante conhecer diversas maneiras de aprender a preparar esse doce que agrada os mais variados paladares. Aqui, a receita rende bastante, por isso, é importante ficar atento a quantidade de ingredientes, e se você quiser, pode diminuir as medidas.

36. Cake donuts: a diferença dessa receita para a tradicional de donuts é que aqui, a massa é feita com fermento de bolo e não com o biológico. Isso faz com que o resultado seja uma textura um pouco diferente do tradicional, mas que pode surpreender quem experimentar. Além disso, não são usados ingredientes de origem animal e a quantidade de óleo é bem pequena.

37. Waffle sem glúten na frigideira: se você não tiver uma máquina de preparar waffles em casa, pode fritar sua massa na frigideira, pois o resultado também ficará bem gostoso. Então, não ter esse utensílio em casa não te impede de testar essa receita, viu? O resultado é uma massa crocante por fora e bem macia por dentro. Para melhorar ainda mais, o prato pode ser servido em diversos momentos do seu dia, como café da manhã ou até mesmo jantar.

38. Panqueca: sabe aquele café da manhã que você não está com pressa e quer comer algo bem gostoso? Essa opção de panqueca cai muito bem nesse dia. Seu preparo não é difícil de ser feito, porém, é preciso ter um pouco de tempo sobrando para fritar a massa. Sirva com uma calda de sua preferência e com frutas.

39. Galette integral de maçã: essa é uma receita que usa farinha de arroz integral e outras farinhas também. Se você não conseguir encontrá-las, pode usar a de arroz tradicional sem problemas. O resultado desse prato é uma massa bem fininha e crocante com um recheio bem suculento de maçãs.

A farinha de arroz pode entrar no seu cardápio de diversas maneiras e nos mais variados momentos do seu dia. Isso porque as opções são bem variadas! Se você não pode comer glúten, que tal conferir algumas receitas que são livres desse item?