80 receitas com grão de bico nutritivas que vão de petiscos a doces

Escrito por Priscila Silva

O grão de bico é uma leguminosa com qualidades mais que surpreendentes. Os grãos, castanhos claros ou verdes são pequenos, mas cheios de propriedades nutritivas, como vitaminas do complexo B, proteínas, sais minerais, ácido fólico, ferro e magnésio. Ele também é rico em amido e pobre em água, gorduras e colesterol, ou seja, é perfeito para quem quer seguir as dicas nutricionais à risca e perder uns quilinhos.

Versátil, o grão de bico pode ser usado de várias formas, como no preparo de petiscos, saladas, acompanhamentos, lanches, como ingredientes de pratos principais e até em doces. Suas propriedades também permitem seu uso triturado, como farinha, para a preparação de massas, substituindo a tradicional farinha de trigo nos preparos. A farinha de grão de bico tem um sabor mais amendoado, e é bastante usada na culinária indiana, mediterrânea e em receitas do Oriente Médio.

O segredo do grão de bico é o modo de preparo. A forma correta é, primeiramente, deixar os grãos de molho em bastante água por, no mínimo, 10 horas. Depois disso, basta trocar a água e levar ao fogo para cozinhar, em panela normal ou na pressão. Quando estiver macio, já está pronto para o uso. Escolha uma das receitas abaixo para debutar o grão de bico no seu cardápio:

Petiscos com grão de bico

Foto: Reprodução / Lactose não

1. Empadinha sem glúten e sem lactose: aquela fome de leão sempre bate quando não dá vontade de cozinhar ou fazer cardápios elaborados. Nessas ocasiões, a melhor pedida é fazer um lanchinho. O bom mesmo é fazer um quitute que seja gostoso e saudável, que agradam pelo sabor e leveza, como essa empada super levinha, sem glúten e sem lactose.

2. Falafel (bolinho de grão de bico): que delícia é o falafel, o bolinho de grão de bico frito, perfeito para servir para toda família no lanchinho da tarde. Muito popular no Oriente Médio, o falafel é uma comida de rua tipicamente árabe. Que tal servir em um menu típico?

3. Polenta de grão de bico: tem polenta para todos os gostos: mais cremosa, frita… E se ela for mais saudável, funcional? Melhor ainda! Nessa versão, feita de grão de bico, ainda é super nutritiva: dá para comer sem culpa.

4. Pataniscas de grão de bico: típicas da culinária portuguesa, as pataniscas são feitas tradicionalmente com bacalhau. Nessa versão, é apresentada com grão de bico. Para o dia a dia nada melhor que coisas rápidas práticas e saborosas, como essa. Para acompanhar, vale fazer aquele vinagrete bem temperadinho.

5. Pastel integral de grão de bico e couve: a palavra “integral” já remete à comida de regime, mas não é bem assim. Alimentos integrais são muito gostosos e não perdem em nada o sabor se comparado à versão tradicional – às vezes, o sabor é até melhor. Por isso, a versão integral de pratos convencionais pode surpreender em sabor, além de ser mais saudável, como esse pastel integral de grão de bico e couve. Para ficar ainda melhor, eles podem ser assados ao invés de fritos.

6. Salgadinho de grão de bico: chegou a hora do lanche! E que tal um salgadinho de grão de bico? Nunca experimentou? Essa é a hora! Muito simples de fazer: basta temperar com azeite, sal, páprica e orégano ou cominho, e levar ao forno por 30 minutinhos. Ele vai ficar tostadinho, uma delícia para petiscar (e combina muito bem com uma cerveja bem gelada!).

Prato principal com grão de bico

Foto: Reprodução / Gastrolândia

7. Bacalhau à espanhola: sabe aquele prato que da água na boca só de pensar? Esse aqui vai para essa lista! Um prato lindo e saboroso, e que “para nossa alegria, não é difícil de fazer.  Uma dica para facilitar o preparo é comprar o bacalhau já dessalgado.

8. Hambúrguer de quinoa e grão de bico: existem vários tipos de hambúrguer: de carne, de frango, de peixe… Mas o de quinoa com grão de bico é novidade, não é? E fica uma delícia e leve, perfeito para dias muito quentes, daqueles em que queremos comer coisas que não sejam muito quentes e que satisfaz rapidamente. Para acompanhar, sirva uma porção de fritas e suco natural.

9. Hambúrguer vegano de grão de bico: e aqui vai uma ideia especialmente para os veganos, um hambúrguer de grão de bico para adicionar à lista de receitas preferidas do seu cardápio. Só não esqueça de deixar o grão de bico algumas horas de molho antes de cozinhar, porque ele precisa ficar bem molinho para essa receita.

10. Rigatonis recheados com pasta de grão de bico: massa é um prato rápido e fácil, e ótima pedida para o almoço de domingo ou um jantar a dois, acompanhada de um bom vinho. A ideia é inovar e fazer uma massa recheada com pasta de grão de bico. Para acompanhar, sirva queijo em cubos.

11. Hambúrguer de grão de bico e abobrinha: está buscando inspiração para o cardápio? Aqui vai: hambúrguer de grão de bico e abobrinha. Para essa receita, você vai precisar apenas de uma horinha do seu dia para preparar, e vai amar (muito!) o resultado: um delicioso hambúrguer assado, crocante por fora e macio e suculento por dentro.

12. Nhoque de grão de bico: acordou com vontade de arrasar e impressionar no menu? Lá vai a dica: esse nhoque de grão de bico, que demora um pouco para ficar pronto, mas que vale muito a pena. Reúna a família para se deliciar com esse prato.

13. Almôndegas veganas de grão de bico e nozes: tem a “segunda sem carne”, não é? E que tal instituir o dia vegano na sua casa? Não é difícil entrar nesse estilo alimentar. Uma opção para seu novo cardápio é fazer almôndegas de grão de bico e nozes. Versátil, combina com diversos molhos. Você pode servir também como acompanhamento para um spaghetti ou servir com purê de batatas.

14. Hambúrguer de grão de bico, quinoa e caril: grão de bico, brócolis, cenoura, cebola, pimentão e caril. São esses os ingredientes que você vai utilizar para fazer belos e deliciosos hambúrgueres para o lanche da noite. Você ainda pode comprar pães específicos ou fazer pães caseiros e montar seu lanche inteiro personalizado ao seu gosto.

15. Estrogonofe de grão de bico: strogonoff é um prato super rápido, fácil de fazer e que agrada a quase todos os paladares. Inove na receita e apresente esse estrogonofe de grão de bico. Ele demora só 30 minutinhos para ficar pronto! Sirva com os acompanhamentos tradicionais: arroz branco e batata palha!

16. Hambúrguer de ricota e grão de bico: receita para uma sexta-feira, dia oficial de preguiça na cozinha. Opção para vegetarianos, esse hambúrguer é um mix de ricota com grão de bico. A mistura pode parecer estranha inicialmente, mas dá muito certo. Para acompanhar, a sugestão é um purê de batatas e salada verde.

17. Arroz com bacalhau e grão de bico: o arroz nosso de cada dia pode ganhar uma carinha nova e surpreender à mesa. Com roupa de festa, aqui ele aparece colorido, requintado, cheio de charme e sabor. Ótima ideia para o almoço de domingo, com a família reunida para saborear – e elogiar – seu prato.

18. Nuggets vegano de grão de bico: seu filho combinou com os amiguinhos da escola de fazer trabalho na sua casa, e agora você precisa alimentar a criançada. Nuggets é uma ótima pedida, já que os pequenos adoram. Faça essa receita vegana, cheia de nutrientes. Junto, sirva molhos tradicionais em potinhos, como ketchup e mostarda. Eles vão adorar!

19. Hambúrguer de grão de bico com molho de tahine: o grão de bico, além de ser uma delícia, traz vários benefícios para o corpo, mesmo se for em forma de hambúrguer. Monte com ele um belo lanche, com pão, alface, tomate, e divirta-se!

20. Gratinado de bacalhau com grão de bico: a ideia é fazer um jantarzinho levinho, gostoso e sem muito trabalho? Essa é uma opção, que arrasa no sabor! E se você não é fã de bacalhau, substitua por outra carne branca de sua preferência. Esse gratinado fica perfeito se acompanhado de um bom vinho.

21. Frango com grão de bico: o franguinho de sempre pode ganhar uma nova cara! Junte com grão de bico e faça um ensopado, perfeito para dias frios e considerado confort food. Capriche no tempero, sirva com arroz branco e salada de legumes. Perfeito!

22. Almôndegas de grão de bico com molho de tomate: almôndega é um prato versátil, que fica perfeita com várias combinações. Esta é a parte mais legal da cozinha: poder misturar inventar, criar… então que tal sair do lugar-comum e fazer as almôndegas com grão de bico? Faça também com molho de tomate – de preferência, tomates frescos, para ficar ainda mais saboroso.

Acompanhamento preparados com grão de bico

Foto: Reprodução / Gordelícias

23. Curry fácil de grão de bico e batata: nada melhor do que apreciar um bom tempero em uma bela combinação de ingredientes no prato. É isso que esta receita traz: uma explosão de sabores, com a união da batata e ao grão de bico, para qualquer um se apaixonar.

24. Homus (pasta de grão de bico): a tradicional pasta de grão de bico não poderia ficar de fora dessa lista de receitas! Perfeita para acompanhar em um cardápio árabe! Vai bem com torradinhas e o também famoso pão sírio! Delícia!

25. Grão de bico com molho de tomate: dá para fazer coisas incríveis com molho de tomate não é mesmo se você juntar o molho de tomate ao grão de bico e mais alguns legumes de sua preferência você tem uma sopa deliciosa, e pode colocar na mesa com alguns pãezinhos e torradas vai ficar uma delícia.

26. Batata assada recheada com grão de bico: vontade de comer batata? Olha só que ideia bacana, uma versão recheada com grão de bico. Receitinha super fácil e prática, ótima para ser feita – e devorada – depois de um dia cheio de trabalho.

27. Grão de bico com pasta de curry vermelho e tamarindo: conhece tamarindo? A frutinha tem sabor levemente ácido, e é conhecida como também como “tâmara da Índia”. Inove ao preparar uma receita com esse ingrediente. O prato é perfeito para os amantes de uma comida “quente” (ou melhor, picante!). Para dar um equilíbrio, sirva com arroz branco e bananas assadas.

28. Karê de legumes e grão de bico: karê é um prato de origem japonesa. Mas se acompanhado de legumes e grão de bico, facilmente fica bem brasileiro. Bem saboroso, também tem um ótimo rendimento. Você pode, inclusive, juntar aos ingredientes da receita algum legume que esteja esquecido no fundo da sua geladeira. Vai deixar o karê mais recheado e evitar o desperdício.

29. Arroz com grão de bico e especiarias: a culinária permite o desenvolvimento de pratos de culturas ao paladar brasileiro, apenas adaptando os ingredientes. Esse arroz tem como base um prato típico sírio-libanês. Para variar, você pode preparar em outras ocasiões substituindo o grão de bico por lentilhas.

30. Cuscuz de grão de bico e tomate: cuscuz é uma receita tão simples de preparar, que serve como base curinga, basta variar os ingredientes da combinação. Aqui, grão-de-bico e tomate formam um belo resultado de sabor suave. Sirva como acompanhamento para um filé de frango grelhado ou um peixe de sua preferência.

31. Purê de grão de bico ao curry: o tradicional purê, aquela nuvenzinha amarela e deliciosa, também pode ganhar uma nova versão. Feita com grão de bico e curry, ganha também tonalidade um pouco diferente. Combina com um arroz branco e um bife de carne.

32. Chat masala (grão de bico à moda indiana): para um cardápio típico indiano, você precisa adicionar esse prato ao menu!  Bem temperadinho e cheio de especiarias, pode servir como prato principal ou acompanhamento.

33. Grão de bico com harissa, pimentão e tomate assado: uma misturinha para lá de saborosa, e que vai perfumar toda a sua cozinha: tomate, pimentão amarelo e vermelho, grão de bico, harissa e manjericão. Sirva com uma farofa de couve, fatiada bem fininha.

Saladas feitas com grão de bico

Foto: Reprodução / Veganana

34. Salada de grão de bico com tomate e pimentão: a sua saúde agradece quando você faz as suas refeições em casa, com cuidado e atenção na higiene, e o principal: que é o amor pelo preparo. Sempre que puder, deixe os alimentos da semana preparados ou semi-preparados. Deixe as saladas lavadas ou cozidas e armazenadas na geladeira. Esse simples ato vai deixar sua vida mais prática e simples no dia a dia. O grão de bico, por exemplo, você pode deixar cozido e congelado. Depois, é só descongelar naturalmente e temperar.

35. Salada de grão de bico com legumes: vasculhou a geladeira encontrou aquele monte de coisas que sobrou, como restinhos de legumes? Pronto, já é o suficiente! Pegue tudo e junte grão de bico. O resultado será um prato de colorido e cheio de nutrientes.

36. Salada de cuscuz marroquino com grão de bico e queijo de cabra: quer agradar e inserir comidas saudáveis em casa? Sirva uma salada de cuscuz marroquino com grão de bico e queijo de cabra, o resultado vai surpreender pelo sabor incrível.

37. Grão de bico com atum e abobrinha: a combinação destes ingredientes vai resultar numa salada deliciosa e refrescante, perfeita para dias de calor. Se for de seu gosto, sirva com outras saladas ou legumes refogados ou preparados no vapor. Para beber, prepare uma limonada.

38. Salada de grão de bico, queijo feta e salsinha: queijo feta é um queijo coalhado, típico da Grécia, feito à base de leite de cabra e de ovelha e muito saboroso e requintado. Com ele, é possível fazer essa salada deliciosa com grão de bico e salsinha, além de outras combinações.

39. Salada de grão de bico com atum: se você é amante de saladas e adora receitas rápidas, aqui vai uma: grão de bico com atum, aquele atum de latinha mesmo, para facilitar a vida. Tempere ao seu gosto. Saladinha super rápida, simples e saborosa.

40. Salada quente de grão de bico e espinafre: e salada quente, você já experimentou? Para mudar um pouquinho e sair do tradicional, essa é uma boa pedida, uma salada quente (morna, na verdade) de grão de bico e espinafre.

41. Salada de macarrão e grão de bico: um casamento perfeito e um final feliz e light é a junção de macarrão com grão de bico. Essa receita é daquelas que quando você começa a comer, não quer mais parar! Prato que a família inteira vai amar e repetir.

42. Salada de abacate e grão de bico: o abacate possui diversos benefícios para o organismo, além de vitaminas e minerais. E embora seja mais comum aqui no Brasil consumir a fruta em preparações doces, ela também combina muito com opções salgadas, como uma saladinha.

43. Salada com folhas, grão de bico, provolone e salaminho: para fazer salada todos os dias precisa de muita criatividade para não cair na mesmice e repetir as combinações. Inove nos ingredientes! Misture alface com cebola roxa, grão de bico, salaminho e provolone, todos bem picadinhos e capriche no tempero.

44. Salada de grão de bico com azeitonas gregas e ervas: bem leve, nutritiva e refrescante, essa salada tem a combinação incrível do grão de bico, cebola roxa e azeitona grega picada. Capriche nas ervas para o tempero, como alecrim, salsa, hortelã e coentro.

45. Salada de beterraba, cenoura e grão de bico: uma saladinha básica para acompanhar o jantar com os ingredientes crus e ralados, de fácil preparo. A combinação de beterraba, cenoura e grão de bico traz vários benefícios para o organismo. Invista na sua saúde!

46. Salada de grão de bico e rúcula: o gostinho amargo da rúcula fica uma delícia se combinado com o sabor suave do grão de bico. Se você gostar, adicione sardinha à mistura, o sabor fica incrível. Tempere com salsinha e castanha de caju.

47. Massa com atum, azeitona e grão de bico: atum combina muito com macarrão. E se adicionar azeitona e grão de bico à essa mistura, o sabor fica simplesmente sensacional. A dica de ouro é colocar o prato pronto por um tempinho na geladeira. Servir gelado é a melhor opção para realçar os sabores.

48. Salada de abóbora assada com grão de bico: a novidade para o seu cardápio está aqui, uma salada assada, em uma combinação incrível de grão de bico com abóbora. Sirva com um delicioso molho de anchovas, vai surpreender o paladar!

49. Salada de cuscuz, chorizo e grão de bico: outra opção de salada de preparo bem rápido é essa, de cuscuz combinado com chorizo e aquele grão de bico que estava na geladeira, esperando uma oportunidade para ser usado. É bem simples de fazer!

50. Salada de grão de bico, cogumelo e batata: os médicos avisam que uma dica para uma alimentação bem equilibrada é um prato bem colorido. Cozinhe o grão de bico e misture com batata e cogumelo. Misture com seus temperinhos preferidos e sirva a salada gelada. Você pode variar e substituir algum ingrediente ou adicionar cebola, azeitonas e também cenoura ralada.

51. Salada de grão de bico: com a correria do dia a dia é sempre bom ter na geladeira alimentos pré-prontos e já cozidos, prontos para dias corridos e para receitas geladas, como essa receita, feita à base de grão de bico, tomate cereja e cebola roxa. Use a criatividade para montar essa e outras opções de salada e pratos saudáveis.

52. Salada de tomate levemente assados, grão de bico e feijão: para o jantar, o ideal é que o prato seja leve, para não pesar no estômago na hora de dormir. Uma ideia de sabor bem agradável é essa salada de tomates assados, grão de bico e feijão.

53. Salada grega com grão de bico e rabanete: para montar essa salada grega, além do grão de bico, você vai precisar de pepino em cubos, tomate cereja, azeitona preta e rabanete. Tempere com salsa e hortelã. Seu prato vai ficar saboroso, lindo, refrescante e nutritivo.

54. Salada de bacalhau com grão de bico: bacalhau é um ingrediente muito saudável e curinga, dá para preparar de várias formas, inclusive como salada. Acrescente a ele batata cozida e picada em cubos, pimentão vermelho, azeitonas e grão de bico, vai ficar sensacional.

Para uma noite de inverno

Foto: Reprodução / Gordelícias

55. Ensopado de grão de bico com linguiça: para quem está sem ideia para variar o arroz e feijão de todo dia, ensopado é uma ótima opção – além de ser delicioso e dar aquela esquentadinha no corpo. Essa opção, de grão de bico com linguiça e legumes, é perfeita para um dia de preguiça, inclusive. Acrescente alguma proteína, como batata, cenoura ou carne.

56. Sopa de grão de bico com alecrim: uma das vantagens dos dias frios é a infinidade de pratos que esquentam tudo por dentro. Prepare uma sopinha para o jantar – além de deliciosa, é de fácil digestão.

57. Sopa de repolho e grão de bico: uma opção de prato bem quente é essa sopinha à base de repolho e grão de bico. Adicione bacon em cubos para dar um sabor extra ao caldo cremoso, e tempere com cebola, alho, salsão e pimenta. Na hora de servir, cubra com parmesão ralado e ofereça fatias tostadas de pão integral.

58. Sopa indiana de grão de bico: essa sopa indiana é linda, bem colorida e fácil de preparar, além de muito saborosa e cremosa. Você pode substituir a couve por cheiro verde para variar o sabor. Prepare torradinhas feitas de pão assado para acompanhar.

59. Ensopado de grão de bico com amaranto: sabe aqueles dias de muuuito frio, que parece que você vai congelar? Então, para combater o gelo desses dias, a fica é ingerir esse ensopado de grão de bico com amaranto, nutritivo e cheio de sabor, e que esquenta até os dedinhos dos pés!

60. Sopa de grão de bico com espinafre: uma sopinha no final da noite é tudo de bom! Essa opção, funcional, você pode fazer em três versões: com batata, inhame ou cará. Tempere à gosto e adicione uma pitada de noz moscada.

61. Creme de grão de bico com alho poró: é redundante dizer que o creme fica cremoso, mas é bem essa a definição dessa receita: cremosidade total. Cozinhe e bata (no liquidificador ou mixer) batata e grão de bico, e tempere com alho poró, folhinhas de tomilho e sirva com lascas de parmesão.

62. Sopa de grão de bico e feijão branco com legumes: está de dieta e apostando nas sopinhas? Aqui vai uma ideia, bem gostosinha e nutritiva, além de bem fácil de fazer. Você pode utilizar as sobras que ficaram na geladeira e fazer um jantar super agradável. Divirta-se, invente e crie.

Lanches nutritivos com grão de bico

Foto: Reprodução / Veganana

63. Sanduíche de grão de bico: quer chegar em casa hoje e não ter trabalho? Então defina que esse será dia do sanduíche. Uma opção é esse lanche de grão de bico, que leva apenas 20 minutos para ficar pronto. E a melhor parte: não vai ter um monte de louças para lavar depois.

64. Quibe assado de grão de bico: vai receber os amigos em casa e gosta de sempre inovar? Que tal um quibe de grão de bico? Suas visitas vão amar a novidade! E você ainda pode fazer alguns molhinhos para acompanhar. E ele é tão prático, que você pode fazer antes e deixar armazenado na geladeira por até dois dias.

65. Torta de palmito com massa de grão de bico: torta é um prato super rápido de fazer e que serve para quase todas as refeições. Se estiver sem ideias para o recheio, basta abrir a geladeira, ver o que tem e pronto, só colocar a mão na massa, literalmente. Mude a receita tradicional e faça essa massa de grão de bico, vai ficar uma delícia. Junto com o recheio de palmito, forma a junção perfeita.

66. Empadão de frango com massa de grão de bico sem glúten: empadão de frango com massa de grão de bico parece magica (de tão gostoso que fica), mas não é, claro. É bem possível fazer essa massa irresistível, sem glúten, e com um recheio que é simplesmente maravilhoso. Delicie-se e coma sem culpa!

67. Quiche de espinafre e tomate seco: não quer comer nada gorduroso? Quer algo leve? Vá para cozinha preparar essa quiche de espinafre e tomate seco. Use farinha de grão de bico, que é mais saudável e nutritiva, cheia de benefícios. Você encontra essa farinha em lojas de produtos naturais, ou, se você quiser, pode se aventurar e fazer em casa.

68. Torta de grão de bico com folha de beterraba: Com apenas 35 minutos de forno você consegue fazer uma torta de grão de bico com folhas de beterraba, simples de fazer, utilizando as sobrinhas que normalmente vão para o lixo. Com as folhas, é possível fazer a base para a torta, ou usar forminhas pequenas, de empadinhas. Para acompanhar, uma saladinha verde é perfeita.

69. Quiche funcional de espinafre: alimentos funcionais são ótimos para o organismo. A maioria das quiches são gordurosas por conta do queijo, mas essa é diferente, é funcional, com ricota no lugar do queijo. O recheio, com palmito e espinafre, esse, cheio de vitaminas e nutrientes. Você pode servir em na refeição que preferir.

70. Torta de espinafre com massa de grão de bico: o espinafre é cheio de benefícios para a saúde. O vegetal possui funções antioxidantes que combatem o aparecimento da osteoporose, entre outros benefícios. Inclua essa folha no recheio da sua torta, ela vai ficar deliciosa e nutritiva.

71. Omelete de grão de bico: omelete é um dos pratos mais versáteis e rápidos para fazer. Basta bater os ovos e acrescentar os ingredientes de sua preferência. Mas, nesse caso, em vez do ovo é usado o grão de bico. Você vai se surpreender com o sabor! Capriche nos temperos para uma explosão de sabores.

Doces à base de grão de bico

Foto: Reprodução / Gastrolândia

72. Calzengicchie: as receitas dão água na boca só de pensar. O calzengicchie, como o nome sugere, é uma espécie de calzone, são pequenos pasteis recheados com frutas secas, ou se você quiser substituir por outros recheios, também não há problema. Depois de fritos, cubra com mel. Fica ótimo!

73. Brownie de grão de bico e cacau: brownie é um pedacinho do céu, delicioso! E melhor ainda se ele for saudável, para comer sem culpa. Então, aproveite esta receita deliciosa que leva grão de bico e cacau. Ah, a guloseima é livre de glúten!

74. Torta de grão de bico e pretzels: Sabe aquele domingo à tarde, com aquela preguiça pós-almoço? A gula pede um docinho gostoso, e de preferência, que dê para comer acompanhado de um café. Essa torta de grão de bico e pretzels se encaixa perfeitamente. Você vai se deliciar e descobrir que era isso que estava faltando deixar sua tarde mais gostosa.

75. Biscoito de grão de bico e castanha do Brasil: sua vovó, mãe ou tia adora fazer biscoitos para as crianças? Então lá vai uma receita nova para ela. Bem diferente dos biscoitos convencionais, esse aqui leva farinha de grão de bico e não contém glúten. As crianças vão adorar o sabor!

76. Besan Laddu (Bolos de farinha de grão-de-bico tostados típicos da Índia): quem não gosta de ser elogiada pelos quitutes? Esta receita típica da índia demonstra seu carinho e criatividade na cozinha, e vai render bons elogios. Besan Laddu é um bolo de farinha de grão de bico tostado, que leva ainda coco ralado, avelã, café e açúcar. Não tem como não ficar saboroso!

77. Torta de maçã sem glúten e sem lactose: torta de maçã é um doce tradicional, delicioso e perfumado. E é possível fazer essa iguaria também com grão de bico, ou a farinha do grão, no caso. Sem glúten e sem lactose, ela é liberada para todo mundo!

78. Brownie fit: foi-se o tempo em que o pessoal fit passava vontade! Agora tem uma infinidade de receitas apropriadas ao estilo de vida e alimentação, e tudo é possível! Como devorar um brownie antes de ir para o treino na academia. Não é preciso se privar de nada, desde que você consiga adaptar as receitas para sua realidade.

79. Azevias de grão: azevia é um doce frito, servido muito na época do Natal. A massa é fininha, e o recheio leva grão de bico e fica bem cremoso. Sirva após as refeições! Uma receita só rende bastante, cerca de 35 unidades. Antes de servir, polvilhe uma mistura de açúcar e canela ou açúcar de confeiteiro.

80. Bolo de chocolate sem farinha: depois do almoço a gente sempre procura um docinho para comer. Às  vezes dá até um desespero para comer um doce. A ideia é preparar esse bolo de chocolate, bem levinho e sem farinha! No lugar, grão de bico. Vai saciar a sua vontade de doce e o sabor é incrível!

Como dá para notar, o grão de bico é um alimento que cai bem em qualquer ocasião, inclusive até em salgados. Adicione esse ingrediente ao seu cardápio do dia a dia!

PARA VOCÊ