71 receitas com mel surpreendentes e muito gostosas

Escrito por Leo Oliveira

O mel pode ser usado em uma grande variedade de receitas como, por exemplo, na de adoçantes, chás, bolos e até mesmo na preparação de carnes. Confira agora mesmo setenta e uma opções de pratos com mel!

As opções são para o café da manhã, com carne branca e vermelha, acompanhamentos, aperitivos e, claro, bolos e sobremesas. Assim, você poderá aproveitar todos os benefícios do mel e ainda melhorar o seu cardápio com muita praticidade e sabor. Aproveite!

Receitas com mel para o café da manhã

Foto: Reprodução / Dani [Noce

1. Torrada de maçã verde com mel: servindo até quatro pessoas e com um custo médio, esta torrada de maçã verde com mel leva pão italiano, azeite, cento e cinquenta gramas de queijo brie, duas maçãs verdes, mel e amêndoas. Primeiro, passe azeite nos dois lados do pão, toste, fatie as maçãs e, em seguida, coloque sobre o pão junto do queijo e do mel. Por fim, asse.

2. Biscoito amanteigado com mel: extrato de baunilha, leite, mel, manteiga, sal, bicarbonato de sódio, fermento químico, farinha e farelo de trigo são os ingredientes que você utilizará no preparo deste biscoito. Ele fica pronto em quarenta e cinco minutos e rende mais ou menos quarenta porções, separe o modo de preparo em cinco passos.

3. Biscoito de aveia e mel: este biscoito é delicioso e perfeito para o café da manhã. O rendimento é de vinte unidades e o modo de preparo é supersimples. Utilize fermento para bolo, farinha de trigo, aveia, ovo, manteiga, açúcar mascavo e mel. Você pode servi-los com café ou chá e, além disso, é possível substituir a aveia por laranja, canela ou essência de baunilha.

4. Panqueca americana de banana com mel e aveia: uma panqueca deliciosa feita com duas bananas, três ovos, aveia, mel e canela em pó. É a receita perfeita para um café da manhã em família e você pode recheá-las com queijo e presunto ou outro sabor de sua preferência. Sirva com café ou leite.

5. Barrinha de cereal com passas, banana e mel: sabe aquela receita simples que pode ser preparada por qualquer pessoa a qualquer hora do dia? Pois bem, esta barrinha de cereal com passas, banana e mel é este tipo de receita. Ela é bem nutritiva e é possível modificar o prato e substituir a banana por outra fruta como, por exemplo, a maçã.

6. Granola caseira com mel: a granola é sempre uma ótima alternativa para quem gosta de se alimentar durante a manhã sem perder a noção do tempo e das calorias. Para prepará-la, utilize quinhentos gramas de aveia em flocos, cem gramas de coco seco em flocos, mel, açúcar com canela a gosto, amêndoas tostadas e castanha-de-caju.

7. Sanduíche de queijo e pera caramelizada com mel e gengibre: uma receita simples, saborosa e que pode ser preparada rapidamente. Para dois sanduíches, você vai precisar de quatro pães de forma de quinoa e linhaça, uma pera, mel, gengibre em pó, duas fatias de mussarela e manteiga de leite. É possível alterar alguns ingredientes e também o tipo de pão.

8. Cookie integral de aveia e mel: este cookie é delicioso e leva manteiga, ovo, fermento em pó, mel, açúcar mascavo, aveia em flocos e farinha de trigo integral. A receita toda é simples, tem poucas calorias e leva mais ou menos trinta minutos para ficar pronta. É possível congelá-la e adaptá-la da forma que você desejar, lembre-se de pré-aquecer o forno antes do preparo.

9. Broas de mel: para preparar estas broas, você vai precisar de farinha de trigo sem fermento, açúcar, nozes picadas, azeite, mel, água, sal, erva-doce, canela em pó, farinha para polvilhar e açúcar branco. O rendimento é de até cinquenta e duas broas pequenas, sirva com café ou chá.

Receitas de carne vermelha com mel


Foto: Reprodução / A Casa Encantada

10. Pernil assado com mel e laranja: servindo de oito a dez pessoas e com um tempo de preparo e cozimento de mais ou menos duas horas e meia, este pernil assado com mel é uma boa opção para o almoço de domingo. Você pode variar na escolha de temperos e adaptar a receita de acordo com as suas preferências.

11. Carne desfiada com vinho e mel: esta receita é simples, extremamente saborosa e ideal para um almoço em família ou jantar. Para preparar, utilize um quilo de patinho, cebolas roxas em rodelas, tomate, vinagre de vinho tinto, mel, pimenta, alho, semente de coentro, vinho tinto, água, sal e azeite.

12. Carne de porco assada com manteiga e mel: preparar uma boa carne de porco é sempre um grande desafio, principalmente porque ela precisa ficar macia e saborosa. Nesta, você vai utilizar manteiga, mel, alguns dentes de alho amassados, sal, suco de limão, pimenta-do-reino e água. O tempo de forno para este prato é de quarenta minutos.

13. Costelinha com laranja com mel: uma receita com um sabor agridoce que leva uma laranja, mel, molho de soja, sal, mostarda, colorau, pimenta-do-reino, cebola, alho e mais ou menos um quilo de costelinha de porco em pedaços. O rendimento deste prato pode variar de acordo com a quantidade de carne utilizada. Experimente.

14. Tender com mostarda e mel: um prato mais elaborado e tipicamente natalino. Este tender com mostarda e mel serve uma quantidade razoável de pessoas e leva alho, mostarda djon, mostarda amarela, mel, tomilho fresco, cravos da índia, água morna, mostarda em grãos, azeite e sal a gosto.

15. Bisteca com mostarda e mel: sal, pimenta moída, molho de mostarda e mel, óleo e mais ou menos três bistecas. Esta receita é simples e ótima para o dia a dia, afinal, ela é prática e rápida de ser preparada. Sirva com arroz, salada de legumes ou até mesmo batatas. O rendimento varia de acordo com a quantidade de bistecas utilizada.

16. Lombo com mostarda e mel: vinte minutos – este é o tempo que você usará para preparar este lombo que serve até duas pessoas. Separe dois bifes de lombo de porco, sal, sementes de coentro e mostarda, suco de limão siciliano e um pouquinho de azeite. Sirva com uma salada de verduras.

17. Purê de abóbora cabotiá e mel: se você gosta de purê vai se apaixonar por esta opção com abóbora cabotiá. O tempo de preparo é de até cinquenta minutos! Utilize abóbora cabotiá com casca e cortada em fatias, mel, azeite, sal, pimenta-do-reino e um pouquinho de água. Esta receita serve até cinco pessoas.

18. Lombo de porco com mel e pimenta: mostarda, mel, alho espremido, duas cebolas cortadas, caldo de galinha, sal, pimenta e lombo de porco é tudo o que você vai precisar para preparar este prato delicioso. Não se esqueça de pré-aquecer o forno antes de misturar os ingredientes.

Receitas de aves e peixes com mel

Foto: Reprodução / Gordelicias

19. Sobrecoxas de frango com mostarda e mel: uma receita simples e que pode ser facilmente adaptada para o seu dia a dia. Mostarda dijon, mel, azeite, sobrecoxa ou coxa de frango, sal, pimenta-do-reino e ramos de alecrim fresco é tudo o que você utilizará neste prato que promete encantar toda a família com o seu sabor e praticidade.

20. Camarão com mel e limão: se você gosta de frutos do mar, vai se apaixonar por esta receita de camarão com mel e limão. O prato é excelente e pode ser facilmente servido com arroz. Além disso. ele é ótimo para quem gosta de comidas elegantes e que não deem muito trabalho para preparar. Experimente.

21. Salmão ao molho de mostarda e mel: o salmão por si só já é saboroso e extremamente rico em nutrientes, mas combinado com mostarda e mel ele fica ainda melhor. Primeiro, tempere os pedaços de salmão com sal e pimenta-do-reino, em seguida, coloque em uma frigideira e grelhe. Prepare um molho com mostarda e mel e sirva em seguida.

22. Frango assado com mel: este prato pode ser acompanhado de batatas, arroz ou uma simples salada de legumes. Ele é perfeito para um almoço de domingo com a família ou em uma reunião com os amigos, o rendimento é de cinco porções e o tempo de preparo é de mais ou menos quarenta minutos.

23. Asinhas de frango picantes com mel: uma receita versátil que fica deliciosa tanto frita, quanto assada. Ela é perfeita para uma reunião com os amigos! Pré-aqueça o forno na potência mais alta e separe as asinhas de frango, tempere-as com mel, pimenta, alho, suco de limão, azeite, cebolinha verde e sal.

24. Salmão com mel e gergelim: saudável, saboroso e rápido de ser preparado, este salmão com mel e gergelim leva quantos filés de salmão você desejar, mel, gergelim branco, óleo vegetal, vinagre, molho inglês, sal e um pouquinho de pimenta branca moída na hora. Você pode servi-lo com arroz ou salada.

25. Frango light com mel e shoyu: uma comida leve, saborosa e que combina perfeitamente com uma boa salada de legumes ou verduras. Os ingredientes são bem simples – separe seis pedaços de coxa e sobrecoxa de frango (acrescente mais se necessário), alho amassado, sal a gosto, mel e shoyu.

26. Magret de pato com molho de mel: rendendo até seis porções e com um sabor incrível, este magret de pato é uma receita excelente para ocasiões especiais. Você vai precisar de sal e pimenta-do-reino, raspas de laranja, noz-moscada ralada, gengibre em pó, canela em pó, mel, água e peito de pato.

27. Frango crocante com mostarda e mel: esta receita é divina e leva quatro sobrecoxas de frango sem pele, sal, pimenta-do-reino, dois ovos, leite, farinha Panko, azeite, farinha de trigo e salsinha. Já o molho deve ser preparado com maionese, mel, mostarda normal e mostarda dijon.

28. Asa de frango assada com mel e shoyu: esta asa de frango é simples, ideal para quem gosta de pratos com muito tempero e sabor. Antes de iniciar o preparo, coloque as asinhas em um recipiente e tempere com alho, sal e pimenta. É importante que a carne descanse neste tempero por mais ou menos seis horas.

29. Salmão com shoyu e mostarda de mel: este prato é sofisticado e uma boa opção para quem procura uma receita simples de ser preparada e excelente para um jantar a dois. Use salsa ou cebolinha fresca, sal a gosto, pimenta preta moída, shoyu, mel e um filé grande de salmão limpo com pele. Rendimento: duas porções.

Receitas de acompanhamentos e molhos com mel


Foto: Reprodução / Marola com Carambola

30. Brie empanado com mel: queijo por si só já é uma delícia, mas empanado e combinado com mel, castanhas e frutas secas fica ainda melhor. Este prato fica pronto em vinte minutos e serve de quatro a seis pessoas. Utilize: farinha de trigo, ovo, farinha de rosca, queijos brie e parmesão, sal, pimenta-do-reino e óleo.

31. Bruschetta de brie com mel e castanhas: uma receita fácil e simples, ótima para uma sexta-feira a noite. Você vai precisar de queijo brie, cream cheese, castanha picadinha, uma baguete fina, mel e azeite de oliva. Caso opte por preparar mais de duas ou três porções, separe mais de uma baguete.

32. Brie assado com alecrim e mel: este prato pode ser preparado por qualquer pessoa, afinal, ele é prático e leva apenas quatro ingredientes. Aqueça o forno e, depois, coloque os raminhos de alecrim no queijo, regue com mel, polvilhe sal e leve para assar por mais ou menos quinze minutos.

33. Raviolli de figos com mel e queijo: esta receita é surpreendente, saborosa e leva ingredientes muito simples. Utilize seis figos, azeite de oliva, três dentes de alho, duas colheres de mel, ramos de tomilho, sal, pimenta preta, queijo de cabra, um maço de rúculas, parmesão ralado e molho de tomate.

34. Brie simples e empanado com mel: esta receita é simplesmente fantástica e deixa qualquer um com água na boca. Você vai precisar de queijo brie, dois ovos, uma xícara de farinha de trigo e uma de farinha de rosca, mel e geleia de framboesa para acompanhar.

35. Molho de mostarda e mel para saladas: um molho versátil e que pode acompanhar qualquer tipo de salada, seja de legumes ou verduras. O tempo de preparo é de quinze minutos e você vai precisar de mostarda amarela, mel, alho, vinagre balsâmico, vinagre de maçã, azeite, sal, orégano e pimenta-do-reino.

35. Abóbora assada com mel: excelente como acompanhamento para um churrasco, esta abóbora assada com mel é bem macia e suculenta. Separe azeite extra virgem, sal, mel (pode ser o silvestre) e uma abóbora cabotiá cortada em fatias grossas. O tempo de preparo é de mais ou menos vinte minutos.

36. Salada completa com molho de mostarda, balsâmico e mel: uma saladinha saudável sempre vai bem no almoço e no jantar, mas esta, com molho de mostarda, balsâmico e mel, rende quatro porções e pode facilmente substituir uma refeição mais elaborada.

37. Calda de caramelo com mel: açúcar refinado, mascavo, mel, manteiga e creme de leite fresco são os ingredientes que você utilizará nesta calda de caramelo. Ela pode ser utilizada para finalizar bolos e outras receitas que você desejar. É possível conservá-la por até três semanas na geladeira.

38. Batatinhas picantes com mel: o segredo destas batatinhas picantes está na escolha dos temperos, algumas dicas são chilli, cominho, noz-moscada, páprica, canela e sete pimentas (um tempero árabe delicioso). Você pode usar outras ervas ou especiarias de sua preferência, bom apetite.

39. Cenoura roxa com mel: para preparar este prato, você deve utilizar mais ou menos cinco cenouras roxas ou normais, uma colher de manteiga e sopa de mel, água, suco de limão siciliano e algumas folhas de salsinha. Esta receita é simples, saudável e ótima para acompanhar uma carne grelhada ou outro prato de sua preferência.

40. Molho de iogurte e mel: mais uma opção de molho para quem ama uma salada bem temperada. Esta opção é saudável e pode ser conservada por um bom tempo na geladeira. Utilize sal, pimenta, azeite, suco de limão, mel e mostarda (de preferência a dijon). Com certeza, os seus pratos ficarão ainda mais saborosos com este molho.

41. Abóbora assada com mel e especiarias: uma receita tradicional e sofisticada. Corte algumas fatias de abóbora, em seguida, acomode-as em uma assadeira e coloque azeite, mel e sal. Pimenta também é uma ótima opção, além do coentro e algumas gotinhas de sriracha.

42. Molho de pimenta com mel: combinar mel e pimenta parece estranho em um primeiro momento, mas esta receita é deliciosa e ótima para acompanhar carnes. Você vai precisar de pimenta dedo-de-moça, alho, cebola roxa, vinagre branco, vinho branco, azeite de oliva, noz-moscada, orégano, sal, tomate e uma pitadinha de açúcar.

Receitas de aperitivos e entradas com mel

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

43. Petisco crocante de grão de bico com mel: duas xícaras de grão de bico cozido, uma colher de sopa de azeite de oliva e o tempero de sua preferência. Vale pimenta cayena, vermelha, síria, cominho, um pouquinho de açafrão, alho desidratado e, claro, sal. Este petisco é ótimo e pode ser acompanhado de uma cerveja bem gelada.

44. Brie com mel: é incrível como o mel combina bem com queijo brie, agora imagine poder preparar esta receita utilizando apenas o micro-ondas sem sujar panelas e muito menos muita louça? Esta é a proposta deste prato que fica pronto em até cinco minutos e pode ser servido com torradinhas ou amêndoas.

45. Cenouras salteadas com mel: aquele aperitivo para ninguém colocar defeito. O grande segredo desta receita está em unir cenoura, cebola, mel, shoyu, alecrim e outras ervas de sua preferência. Ela é tão simples que todo mundo pode fazer, não precisa ser um grande expert na cozinha para preparar um bom prato.

46. Terrine de queijo com mel e castanhas-de-caju: o terrine é um excelente aperitivo para reuniões em família e, para esta receita, você vai precisar de queijo, azeite, mel, castanha-de-caju, sal, pimenta-do-reino, cream cheese, ricota, creme de leite fresco e parmesão ralado.

47. Queijo de coalho grelhado com mel e pimenta: com um rendimento de trinta e dois a quarenta cubinhos, esta receita de queijo de coalho grelhado é uma ótima alternativa para quem procura um aperitivo simples e delicioso. Utilize um pacote de queijo de coalho, mel e pimenta rosa a gosto.

48. Brie empanado com mel de trufas brancas: óleo de canola, ovos, mel com trufas brancas, queijo brie e farinha de rosca. Isso é tudo o que você vai utilizar para preparar este brie empanado com mel de trufas brancas. Este aperitivo é simples e pode ser servido com torradas ou qualquer pão de sua preferência.

49. Aperitivo de castanhas e nozes com mel: o rendimento deste prato pode variar de acordo com a quantidade de ingredientes utilizados, mas para um punhado bem generoso de castanhas e nozes com mel e pimenta, utilize uma xícara de castanhas-do-Pará, nozes, manteiga, mel, pimenta rosa moída e uma colher de café de páprica picante.

50. Brie com figos assados no mel e balsâmico: a combinação do queijo com os figos pode, em um primeiro momento, parecer estranha, mas ela é deliciosa e uma ótima opção de aperitivo. Separe um pedaço grande ou uma peça inteira de queijo brie, oito figos, mel e uma colher de sopa de vinagre balsâmico.

51. Camembert empanado com mel: se você está procurando uma receita para uma noite especial, este camembert empanado é uma excelente opção. Utilize um queijo camembert pequeno, um ovo batido, oito colheres de farinha de rosca, mel, óleo de canola e manteiga. Sirva com vinho ou outra bebida de sua preferência.

52. Bruschettas de figo, mel, queijo de cabra e presunto parma: estas bruschettas ficam prontas em menos de dez minutos e são excelentes aperitivos. Para prepará-las, você precisará de pão italiano, figos frescos, presunto parma, rúcula sem os cabos, queijo de cabra curado, azeite extra virgem e mel.

53. Queijo coalho com molho de damasco e mel: uma receita ótima para os finais de semana e ideal para quem ama queijo. Prepare este prato em duas etapas – primeiro, o queijo com farinha de trigo e manteiga e, depois, o molho com damasco seco, água quente e mel.

Receitas de doces e sobremesas com mel

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

54. Maçã assada com mel e canela: saborosa, prática e com um bom rendimento, esta receita é perfeita como sobremesa. Ela fica pronta em menos de duas horas e leva quatro maçãs, mel, açúcar mascavo, manteiga, canela e gorgonzola (mais ou menos cento e vinte gramas).

55. Figos assados com mel e coalhada seca com amêndoas: esta receita serve até seis pessoas e você vai precisar de doze figos maduros bem lavados, quatro colheres de mel, açúcar mascavo, coalhada seca e amêndoas picadas. O prato fica pronto em até quinze minutos e você pode sirvir com mel.

56. Salada de frutas com mel e limão: uma boa salada de frutas é sempre uma excelente sobremesa e, esta, com limão, ameixa, kiwi, uvas, maçã, abacaxi, castanhas e mel, é uma ótima opção. Esta receita rende mais ou menos duas porções e pode ser adaptada da forma que você preferir.

57. Pera assada com mel e limão: uma pera, uma fava de baunilha, mel, suco de limão, casca de laranja e canela é tudo o que você vai precisar para preparar este prato. Deixe no forno por mais ou menos vinte e cinco minutos e sirva com sorvete ou iogurte natural.

58. Sorvete de banana com mel: este sorvete de banana é a receita mais simples que você vai preparar na vida, utilize três bananas e apenas duas colheres de mel. É importante fazer este prato com a banana congelada, é ela quem vai dar a textura e a consistência para o sorvete.

59. Pão de mel: esta receita é uma delícia e pode ser preparada até mesmo pela criançada. Separe leite integral, canela em pó, cravo em pó, noz-moscada, mel, cinco ovos, açúcar mascavo e extrato de baunilha. Utilize também óleo, chocolate em pó, sal, bicarbonato de sódio, fermento em pó e farinha.

Receitas de bolos e pães com mel

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

61. Bolo de maçã com canela, mel e nozes: os apaixonados por bolo vão adorar esta receita. Você vai precisar de três ovos médios, mel, açúcar refinado e mascavo, óleo de girassol, farinha de trigo, canela em pó, fermento, bicarbonato de sódio, sal, nozes picadas e manteiga.

62. Bolo frito de banana com mel: bolo frito é sempre uma ótima ideia para o fim de semana. Neste, utilize farinha de trigo, sal fino, um ovo batido, água com gás fria, bananas, óleo e açúcar em pó. Esta receita serve até quatro pessoas, caso prefira um rendimento maior, dobre os ingredientes.

63. Bolo de mel: este bolo de mel é simplesmente incrível. Antes de prepará-lo, pré-aqueça o forno a cento e oitenta graus, unte uma forma com farinha e manteiga e, em seguida, separe os demais ingredientes. O rendimento é de quinze porções.

64. Bolo de banana com mel: este bolo de banana é maravilhoso e leva manteiga sem sal, açúcar mascavo claro, mel, dois ovos, extrato de baunilha, farinhas de trigo normal e integral, fermento em pó, gengibre em pó e duas bananas médias bem maduras.

65. Bolo pão de mel recheado: uma receita simples de pão de mel, mas que leva um recheio delicioso e que promete agradar toda a família. Este bolo é ideal como prato principal para um chá ou café e também para festas de aniversário. Experimente.

66. Bolo pão de mel recheado com beijinho: este bolo segue o mesmo modo de preparo da receita anterior. Você pode utilizar os ingredientes descritos ou ainda adaptar para os que tem na sua geladeira. O recheio cremoso fica por conta do beijinho (que pode ser facilmente substituído por brigadeiro).

67. Pão de mel vegano: uma opção vegana é sempre bem-vinda e nesta, por exemplo, você vai utilizar fermento químico em pó, melado de cana, cacau em pó, farinha de trigo, vinagre branco, sal, essência de baunilha, cravo e canela em pó, açúcar demerara, óleo vegetal e leite de amendoim.

68. Pão de aveia e mel: neste pão de mel, você vai utilizar fermento biológico ativo seco, sal, mel, manteiga sem sal, água quente, farinha de trigo, aveia em flocos e leite em pó. A cobertura fica por conta do mel (que deve ser aquecido por dez segundos no micro-ondas) e da aveia em flocos.

69. Brie en Croute com mel: este prato que pode ser servido como entrada ou como sobremesa. A receita é diferente, fica pronta em até quarenta minutos e tem uma crocância deliciosa. Você vai precisar de queijo brie, massa folhada, uma gema e mel. Simples, né?

70. Rocambole de pão de mel: este rocambole de pão de mel é muito mais simples do que você imagina. Para prepará-lo, utilize mistura para bolo de pão de mel, leite gelado, ovos, manteiga, chocolate ao leite e doce de leite. Depois da mistura pronta, leve ao forno por mais ou menos quinze minutos.

71. Bolo de chocolate com mel: servindo até dez pessoas e ficando pronto em mais ou menos uma hora, este bolo de chocolate com mel é uma ótima opção de sobremesa. É o tipo de bolo para ninguém colocar defeito! Separe o preparo em três etapas. Primeiro, a massa, depois, a ganache e, por fim, a calda de mel.

Com todas estas opções, o seu cardápio ficará ainda mais variado. Escolha a sua receita favorita e experimente! Lembrando sempre que você pode fazer substituições ou adaptar as receitas com os ingredientes que tem em casa, não é obrigatório seguir toda a lista de condimentos. Bom apetite!

PARA VOCÊ