Com um alto teor proteico, a quinoa também é rica em fibras, aminoácidos essenciais, vitaminas, cálcio e zinco, o que a torna um cereal saudável e nutritivo. Esse ingrediente é versátil e precisa estar presente na sua dieta equilibrada. Confira estas receitas com quinoa e aproveite!
Vá direto ao tipo de receita que você procura:
Saladas com quinoa
Inspirada na famosa dieta mediterrânea, essa salada de quinoa combina diversos vegetais coloridos e queijo feta cortado em cubinhos. Ela fica uma delícia para servir nos dias mais quentes!
Publicidade
Outra salada ideal para o verão, essa receita de salada de quinoa com manga também leva folhas de hortelã picadinhas e deixa o sabor mais refrescante e gostoso.
Sirva essa salada de alface com quinoa e frutas no almoço em família de domingo. A crocância gostosa fica por conta da granola salgada com mix de sementes.
Uma combinação inusitada que dá certo, essa salada de quinoa junta camarão com abacate e resulta em uma explosão de sabores que você nunca viu igual.
Prefere uma opção mais simples? A salada de quinoa é a versão mais básica dessa lista, pois leva ingredientes que você tem aí na sua casa, como rúcula, cenoura e tomatinhos.
Publicidade
Também chamado de couve-grega, couve-nacional ou couve-frisada, o kale é originário do Mediterrâneo com um sabor amargo levemente picante. Aqui, ele ajuda a compor uma salada com quinoa diferente e especial.
Quem gosta de saladinhas mais refinadas vai se apaixonar por essa salada de quinoa com lascas de salmão. Outro ingrediente que eleva o nível do prato é a mussarela de búfala.
Essa salada morna de quinoa é tão gostosa que pode ser servida como um almoço rápido e saudável. Capriche no cheiro-verde na hora de comer e aproveite.
O tabule é uma salada tradicional do Oriente Médio, especificamente associada à culinária libanesa e a síria. Famoso no mundo inteiro, ele pode ser feito de diferentes formas, como no caso desse tabule de quinoa delicioso!
Lanches e acompanhamentos com quinoa
Para a massinha desse wrap saudável você só vai precisar de dois ingredientes em mãos: a quinoa e um pouco de água. Use uma frigideira antiaderente para garantir folhas de massa uniformes, viu? O recheio fica totalmente ao seu critério.
Publicidade
O sabor marcante do queijo parmesão desse bolinho de quinoa é algo irresistível que você precisa provar. Leve de lanche para o trabalho ou faculdade.
Crocante por fora e macio por dentro, o bolinho de quinoa com ervilha também leva queijo parmesão. Mas atenção: tente optar por um queijo fresco, ok?
Sem farinha de trigo, esse pão com quinoa cozida é totalmente liberado para quem é celíaco ou segue uma dieta low carb. No lugar do trigo, coloque a farinha de linhaça e a de aveia.
Outra versão sem farinha de trigo, o pão de quinoa leva farinha de aveia e amido de milho. Além disso, ele também é feito com psyllium, o que ajuda a deixar a massa mais incorporada e saudável.
Ideal para saborear com doces e salgados, o pão com farinha de quinoa sem glúten é uma alternativa saudável para o café da manhã e lanche da tarde. O segredo da massa fofinha está na fermentação, então respeite o tempo de descanso da mistura.
Publicidade
Sem ingredientes de origem animal, esse pão vegano é feito com quinoa e farinha de arroz integral. Essa misturinha ajuda a deixar a massa macia e com um sabor delicioso. Você vai amar!
O pão funcional de sementes sem glúten é a opção perfeita para quem busca um café da manhã mais balanceado. Essa receita combina quinoa e diversos grãos.
Para essa torta low carb de palmito e alho-poró você vai precisar de quinoa em flocos que também é encontrada em lojas de produtos naturais. O resultado é uma massa leve! Já o recheio fica cremoso e uma delícia.
É isso mesmo, chegou a hora de aprender a fazer a famosa empanada da Paola Carosella! Já adiantamos um segredinho: ela leva farinha de quinoa e o recheio é sem carne.
Tenha em mãos uma massa da panqueca integral feita com farinha de quinoa. Por ter um sabor neutro, ela pode ser recheada tanto com opções doces, quanto com salgadas!
Opção perfeita para quem não come carne, o hambúrguer de quinoa é rico em nutrientes e fica bem gostoso. Para uma versão vegana, use uma mistura de farinha de linhaça com água no lugar do ovo.
Totalmente vegana, essa versão de hambúrguer de quinoa com chia também leva farinha de castanha na composição para deixar a massa mais consistente e leve.
Um acompanhamento ideal para pratos vegetarianos, essas almôndegas de quinoa assadas são leves com um sabor intenso de orégano, pimenta-do-reino e páprica. Uma delícia!
Fácil de fazer, a farofa de quinoa é o tipo de acompanhamento que vai bem com pratos mais saudáveis, como saladas, arroz integral e molhos lights. Rale bem a cenoura para dar um aspecto mais bonito.
Quibes e petiscos com quinoa
Publicidade
Uma espécie de petisco, os biscoitos salgados de quinoa são uma ótima alternativa para quem segue uma dieta mais leve e quer passar longe das entradas gordurosas. Feito com um mix de ervas especiais, ele fica suave.
Crocante, o biscoito integral salgado é liberado tanto para celíacos, quanto para quem não consome ingredientes de origem animal. Confira a lista completa do que você vai precisar e prepare já!
Essas bolinhas de grão e tofu também contam com quinoa para ajudar a massa a pegar o ponto de enrolar. Já a crocância exterior fica por conta de sementes de gergelim (pode ser a branca ou a preta).
Quem gosta de comida árabe precisa testar esse quibe de frango com quinoa em casa. Para dar um sabor bem característico de um quibe, use um maço inteiro de hortelã.
Sem carne, o quibe de abóbora e quinoa com recheio de ricota fica com consistência cremosa e possui um sabor marcante de especiarias diversas. Finalize com gergelim para dar o toque especial.
Para esse quibe assado de quinoa low carb, você vai precisar de patinho moído. Ele é uma carne mais saudável e com menos gordura então se encaixa como opção leve e diferente para o almoço.
Um mix de sabores sem igual, esse quibe assado com quinoa e cream cheese é temperado com alho, cebola, salsinha, hortelã, azeite, sal e suco de limão. Ou seja, combinações deliciosas e acessíveis.
Ainda mais saborosa que um quibe tradicional, essa receita de quibe de abóbora recheado com gorgonzola vai deixar todo mundo pedindo um pedacinho a mais. O sabor levemente adocicado do legume combina com o gosto intenso do queijo.
Uma opção prática de fazer, o quibe recheado com creme de ricota tem um sabor marcante de zaatar, que é um tempero árabe gostoso e diferente.
Pratos principais com quinoa
Uma explosão de cores e sabores, a quinoa com frango e legumes é perfeita para você servir como prato principal no almoço rápido do dia a dia. Acompanha bem uma saladinha de folhas, viu?
A cara de restaurantes chiques, o salmão assado com quinoa é uma ótima alternativa para quem quer fugir da carne vermelha e investir em um prato rico em vitaminas, nutrientes e ômega-3.
Eleve o nível dos seus jantares com esse atum com crosta de quinoa. O sabor intenso do peixe é ressaltado graças a um molho shoyu com óleo de gergelim delicioso. Você vai amar!
Nem nos melhores restaurantes do país você encontra um prato tão gostoso e diferente quanto esse arroz de grãos com camarão. Nessa receita, a quinoa torna tudo mais nutritivo, juntamente com o amaranto e a ervilha holandesa.
De origem itailiana, o risoto é um arroz mais cremoso com um cozimento mais demorado. Para os amantes de cogumelos e quinoa, essa versão é a escolha ideal.
Os cogumelos secos, também conhecidos como funghi secchi, têm um sabor intenso e terroso. Combinam demais com pratos mais refinados, como o risoto de quinoa.
Para uma união de Itália com Brasil da melhor maneira possível, a dica é esse risoto de quinoa com carne-seca finalizado com queijo minas em cubos. Confira a receita completa.
Se você procura um sabor de comida oriental, o frango com quinoa é a escolha certeira. O moyashi também conhecido como broto de feijão, broto de soja ou alfafa, dá uma textura interessante para o prato.
Com um toque de comida mediterrânea todo especial, a quinoa à grega é uma ótima pedida para quem está em busca de uma alimentação equilibrada. O colorido fica por conta dos pimentões amarelo, vermelho e verde.
Essa abobrinha recheada fit é um tipo de prato que se come, primeiramente, com os olhos de tão linda que ela fica. Já o recheio fica por conta de uma combinação gostosa de vários ingredientes, dentre eles quinoa, cenoura e ervilha.
Chaufa é um prato de origem peruana que combina influências da culinária chinesa com ingredientes e técnicas do país latino. Se você nunca provou essa delícia, então experimente essa chaufa de quinoa com vegetais!
Sobremesas com quinoa
É totalmente possível fazer quinoa doce! Para isso, você vai precisar fazer uma espécie de mingau com leite de amêndoas e gemas de ovos. O sabor inclui especiarias e raspas de limão-siciliano.
O treino foi puxado e tudo o que você quer é um docinho gostoso e prático de ser feito? Então, faça esse mingau de aveia e quinoa. Finalize com banana em rodelas, canela e coco em lascas. Teste e conta para gente!
Uma receitinha adaptada da torta alemã tradicional, essa cuca de banana fit é leve e saudável. A quinoa entra em cena para compor a massa, que também leva cranberry ou passas. Sem dúvidas, os colonos vão aprovar essa maravilha.
Os chocólatras de plantão precisam provar esses bolachões de chocolate saudáveis, que são alternativas melhores do que as bolachas industrializadas. Nessa receita, a quinoa é um dos ingredientes que ajudam a deixar a massa mais nutritiva.
Com uma massa fofinha e um sabor marcante, o muffin sem glúten com frutas secas vai aveia em flocos, farinha de linhaça e quinoa em flocos no lugar da tradicional farinha de trigo. Para dar um toque mais especial, adicione um pouco de canela em pó.
Viu só? A quinoa é uma ótima maneira de montar pratos variados e que são mais leves para o seu dia a dia.
A dica é sempre procurar na parte de produtos diets do mercado ou em lojas de produtos naturais da sua cidade.
Aproveite o embalo e confira estas receitas de arroz integral que vão te ajudar a manter uma alimentação mais saudável.
Publicidade
Oi, eu sou a Juliana! Nessa vida, cafés, almoços e jantares marcam encontros que podem ser relembrados preparando e comendo a mesma comida servida naquele dia. Cresci vendo minha mãe cozinhar delícias e muito do que sei sobre preparos, aprendi com ela. Guardo isso com carinho e hoje tento cozinhar mais!
minhas listas