40 receitas com salmão que vão te deixar de boca aberta

O salmão é um peixe muito apreciado. Seu sabor e textura são suaves. Além disso, seu consumo traz vários benefícios à saúde, pois é rico em ômega 3, proteínas e reduz o colesterol. Para ter esse alimento presente na sua mesa sem cair na rotina, é importante sempre inovar no modo de preparo. Mas isso não é problema: veja receitas variadas com esse ingrediente cru, assado, grelhado, sozinho ou acompanhado de outros alimentos.

Publicidade

Vá direto ao tipo de receita que você procura:

Grelhado ou no forno

1. Salmão com crosta de gergelim

Salmão com crosta de gergelim
  • Preparo: 30min

Essa é uma opção muito prática para saborear um belo salmão. Basta temperar os filé de peixe, empaná-los com gergelim e levar para grelhar na frigideira.

Publicidade

2. Salmão grelhado ao molho de ervas

Salmão grelhado ao molho de ervas
  • Preparo: 25min

Para quem prefere pratos cremosos, essa versão é perfeita. Eleve o sabor do salmão grelhado com um delicioso molho de ervas. Confira!

3. Salmão com molho de maracujá fácil

Salmão com molho de maracujá fácil
  • Preparo: 30min

Uma receita leve, refrescante e superelegante para servir em ocasiões especiais. O salmão é feito rapidamente no forno e depois é regado com um saboroso molho de maracujá!

4. Salmão com molho de creme de leite

Salmão com molho de creme de leite
  • Preparo: 21min

Esse é um prato prático e delicioso para incrementar seu almoço ou jantar. E o melhor é que você pode preparar tudo em apenas uma panela.

5. Salmão assado com limão

Salmão assado com limão
  • Preparo: 50min

Esse salmão assado com ervas e limão siciliano fica cheio de sabor e vai fazer bonito na sua mesa. Ótimo para impressionar seus convidados.

Publicidade

6. Salmão na crosta de nozes e especiarias

Salmão na crosta de nozes e especiarias
  • Preparo: 30min

Essa é uma receita elegante e sofisticada, mas que conta com um preparo simples. O salmão é assado no forno e ganha uma crosta crocante feita com nozes, temperos e farinha panko.

7. Salmão assado com molho de alcaparras

Salmão assado com molho de alcaparras
  • Preparo: 30min

O sabor marcante das alcaparras combina muito bem com o gosto suave do salmão. Aprenda como fazer esse prato que mistura esses dois sabores únicos.

8. Salmão ao molho de limão-siciliano

Salmão ao molho de limão-siciliano
  • Preparo: 30min

Para preparar essa receita, primeiro você vai temperar e assar o peixe. Depois, basta servir com um molho delicioso feito com amêndoas, limão-siciliano, endro, cebola, manteiga, creme de leite fresco e sal.

9. Salmão com manteiga de alho e ervas

Salmão com manteiga de alho e ervas
  • Preparo: 20min

Essa é uma receita que tem um preparo rápido e fácil. Por isso, é uma ótima opção para quando você não tem muito tempo para cozinhar, mas quer preparar um prato saboroso e com um toque especial.

10. Salmão com creme de rúcula

Salmão com creme de rúcula
  • Preparo: 40min

Essa receita combina o peixe com um delicioso molho cremoso. Para preparar, primeiro você deve dourar os filés em uma frigideira. Depois, é só preparar uma espécie de molho branco incrementado com rúcula.

Publicidade

11. Salmão ao forno com alho-poró

Para quem prefere o peixe feito no forno, essa sugestão traz um prato incrível de salmão com alho-poró que fica supercremoso. O resultado é de dar água na boca.

12. Salmão ao molho de manga

Essa receita traz um prato ideal para o verão. O peixe é selado rapidamente na frigideira e depois ganha um molho tropical e refrescante feito com manga e hortelã.

Entradas e petiscos

13. Salmão ao molho de ostras

Salmão ao molho de ostras
  • Preparo: 15min

Esse prato é sucesso na certa e seu preparo é muito prático, pois é servido frio. Quem ama sabores orientais vai se deliciar com essa receita.

14. Salmão curado caseiro

Salmão curado caseiro
  • Preparo: 30min

Também conhecido como gravlax, esse é um prato de origem escandinava, onde o salmão é marinado e servido cru em fatias bem finas. O preparo é fácil, apesar de longo, mas o sabor vale a pena.

15. Ceviche de salmão

Ceviche de salmão
  • Preparo: 40min

Essa é uma receita de ceviche com um toque oriental. O preparo é simples e ainda rende uma entrada bem levinha e refrescante.

16. Salmão com bacon

Salmão com bacon
  • Preparo: 20min

A combinação de salmão com bacon pode surpreender. Aposte nesse petisco ousado e cheio de sabor.

17. Salmão com cuscuz marroquino e vinagrete de polvo

Salmão com cuscuz marroquino e vinagrete de polvo
  • Preparo: 70min

Os mais exigentes em questão de sabor vão se impressionar com esse prato. Uma entrada perfeita para um almoço em dias quentes.

18. Tartar de salmão

Essa é uma ótima opção para quem busca uma refeição simples e refrescante, já que o peixe é servido cru. Além disso, é possível fazer uma apresentação sofisticada, mesmo sendo um prato com preparo muito prático.

19. Bolinho de salmão

Se você gosta daqueles bolinhos fritos que são típicos nos cardápios de botecos, essa pode ser uma boa pedida. O interior fica bem cremoso e, por fora, o petisco tem uma deliciosa casca crocante.

20. Salada de salmão

Um salada de salmão vai muito bem para uma entrada ou uma refeição mais leve. Nessa receita, o prato fica ainda mais gostoso com croutons e molho de ricota.

21. Canapé de salmão

Um canapé é ótimo para servir em pequenas reuniões ou jantares com amigos. Aprenda como fazer uma versão sofisticada com salmão, cream cheese, iogurte e orégano.

22. Sanduíche de salmão

Para aquela refeição mais descontraída, ou que precisa ser rápida, um sanduíche cai muito bem, não é mesmo? Experimente essa versão deliciosa com salmão, cream cheese e alcaparras.

23. Temaki de salmão

Fazer um temaki em casa pode parecer um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Mas seguindo o passo a passo direitinho, você pode ter um resultado de sucesso. E o bom é que a receita rende várias unidades.

Pratos criativos

24. Salmão com batata na airfryer

Salmão com batata na airfryer
  • Preparo: 30min

O salmão também pode ser preparado de forma prática e rápida na airfryer. Aqui a sugestão é fazer o peixe acompanhado com batatas. Uma delícia para seu almoço ou jantar.

25. Cartoccio de salmão

Cartoccio de salmão
  • Preparo: 60min

Se você gosta de uma refeição completa que é servida em um único prato, essa é uma boa opção. A dica, aqui, é rechear uma massa folhada com postas de salmão e uma mistura de cream cheese, raspas de limão, alho-poró e temperos. Depois, é só assar até dourar.

26. Fettuccine com salmão

Fettuccine com salmão
  • Preparo: 20min

Que tal preparar uma massa com salmão? Em poucos minutos, você faz uma refeição muito saborosa para aproveitar.

27. Pappardelle com salmão defumado

Pappardelle com salmão defumado
  • Preparo: 30min

Essa é outra sugestão de macarrão com salmão. Aqui a massa fica muito mais cremosa, já que o molho é feito com creme de leite.

28. Capellini com salmão e molho de limão

Capellini com salmão e molho de limão
  • Preparo: 20min

Quem ama um toque cítrico, vai se apaixonar por essa receita de macarrão com molho de limão. Afinal, esse é um sabor que combina muito bem com peixe. Vale a pena experimentar.

29. Conchiglione recheado com lascas de salmão

Conchiglione recheado com lascas de salmão
  • Preparo: 30min

Essa receita vai ser sucesso no próximo almoço em família. Os fãs de massa vão se deliciar com esse conchiglione recheado com salmão. A sugestão é servir acompanhado de um molho branco.

30. Conchiglione recheado com salmão e ricota

Conchiglione recheado com salmão e ricota
  • Preparo: 40min

Essa é outra sugestão para rechear o conchiglione. Uma opção mais leve com ricota e salmão e um simples molho de tomate para acompanhar.

31. Salmão Wellington

Salmão Wellington
  • Preparo: 30min

Se você é fã de pratos sofisticados, tem que experimentar essa receita. Aqui o sabor do salmão é combinado com espinafres refogados, depois envolto em massa folhada e assado até dourar.

32. Lascas de salmão com camarão ao molho de nata

Lascas de salmão com camarão ao molho de nata
  • Preparo: 40min

Essa é uma receita perfeita para ocasiões especiais, inclusive a Páscoa. O preparo é simples e a cremosidade do prato é nível máximo!

33. Torta integral de salmão com ricota

Torta integral de salmão com ricota
  • Preparo: 50min

Essa torta de salmão integral fica bem recheada e saborosa. Além do peixe, também leva ingredientes como ricota, requeijão light, chá verde e alho-poró.

34. Panqueca de rúcula com salmão e cream cheese

Panqueca de rúcula com salmão e cream cheese
  • Preparo: 10min

Inove na apresentação e nos sabor da sua próxima panqueca. Essa versão traz uma massa verde feita com rúcula e um recheio cremoso com salmão.

35. Batata recheada com salmão

As batatas podem ficam ainda melhores recheadas com salmão. Para fechar com mais ingredientes deliciosos, a receita também leva cream cheese, molho bechamel e cebolinha.

36. Quiche de salmão

Que tal a combinação de uma massa crocante com um recheio suave e cremoso? Para um preparo bem prático, a dica da receita é usar massa pronta.

37. Hambúrguer de salmão

Se você quer uma refeição mais descontraída, o hambúrguer é uma ótima opção. O preparo dessa versão com peixe é prático e ainda garante uma refeição mais leve.

38. Almôndegas de salmão

A almôndega também pode ser feita com salmão. Uma ótima sugestão para quem quer diminuir o consumo de carne bovina ou apenas deseja inovar nas suas refeições.

39. Quibe de salmão

Essa é uma opção de prato leve e com preparo rápido, já que o quibe é cru. Para melhorar ainda mais, a receita é livre de glúten, pois o trigo é substituído pelo farelo de aveia no preparo.

40. Rosti de salmão

Para um jantar caprichado, confira como fazer uma batata rosti recheada com salmão e espinafre. Para acompanhar, a sugestão é preparar um creme azedo com cebolinha.

Com tantas opções de receitas, não vai ser muito difícil acrescentar esse peixe ao seu cardápio, não é mesmo? Além de ter uma textura muito suave e dar outro sabor aos seus pratos, esse é um ingrediente muito saudável. Aproveite e confira também sugestões de acompanhamento para peixe.